italia veneza-por-do-sol

Guia de Veneza

Veneza: 10 dicas para quem quer a experiência completa

Nenhum visitante de primeira viagem está preparado para Veneza. A Serenissima requer uma estratégia específica de aproximação. Não existe jeito fácil: Veneza não pode ser ‘ticada’ do alto de um ônibus de dois andares ou num passeio de balão. Mas quem puser mãos (e sobretudo pés) à obra desvendará a cidade mais singular do Ocidente. Para não errar, siga nossas 10 dicas de Veneza.

1. Evite o alto verão

10 dicas de veneza

Não se trata apenas do calor ou do mau cheiro: o maior problema são as multidões. Se puder, evite julho e sobretudo agosto. (Se quiser a cidade quase vazia, vá no inverno.)

2. Hospede-se em Veneza, não em Mestre

Sim, os hotéis em Mestre (no continente) são mais confortáveis e têm diárias em conta. Mas dormir num prédio multicentenário numa viela insalubre é parte indispensável da experiência veneziana.

3. Fique três noites

Veneza só se revela a quem não tem pressa. Não é uma cidade que se resolva num city-tour. Com três dias você vai se desencumbindo aos poucos dos lerês (Palácio Ducal, Basílica de São Marcos, Campanário da Praça São Marcos, museu Ca’ Rezzonico, Galerias da AccademiaColeção Peggy Guggenheim, Museu do Vidro em Murano, Bienal se houver) e ainda fica com tempo para ver o que realmente importa, que é a Veneza do lado de fora desses lugares todos 😀 Lá pelo terceiro dia, a cidade começa a fazer algum sentido. A primeira vez que você acerta um caminho em Veneza é incrível.

4. Pegue instruções de chegada com o seu hotel

Só se chega a um endereço em Veneza com manual de instruções. Os hotéis têm prontos os itinerários para você ehcgar até eles desde o aeroporto, a estação de trem e o ponto de ônibus da Piazzale Roma. Se não estiver disponível no site, peça por email.

5. Deixe a mala na estação

Veneza

As pontes em Veneza têm escadas: rodinhas não adiantam. Organize o que vai precisar numa bolsa ou mochila e deixe a mala principal no guarda-volumes da estação de trem. O depósito é operado por funcionários e abre das 6h às 23h. Cada volume vai custar € 20 por dia. (A alternativa é contratar o serviço de transporte de bagagem da cooperativa Trasbagagli ou um carregador avulso.)

6. Não siga o fluxo

San Polo

Da estação até a Piazza San Marco as vielas principais são um mar de gente comparável ao da saída de estádio de futebol. Escape. Saindo à esquerda, você chega aos canais atrás do Canareggio e também ao Gueto. Atravesse pontes. Saindo à direita, você dá em San Polo, Santa Croce e Dorsoduro, onde a densidade demográfica é menor e o que sobrou da Veneza de verdade dá as caras. (E em algum momento você vai dar no Campo Santa Margherita, a praça mais animada da cidade.) Enfim, perca-se. Quem não se perde em Veneza acaba perdendo Veneza.

7. Não tenha medo da acqua alta

A acqua alta só acontece nas marés mais altas em Veneza, no pico máximo da maré, durante menos de duas horas de cada vez. A cidade está preparada (seu hotel avisará e você poderá se precaver com calçados impermeáveis) e as passarelas são montadas e desmontadas rapidamente. Um espetáculo.

8. Compre o passe do vaporetto

Veneza

Uma viagem avulsa de vaporetto custa 9,50 euros. Um passe de 72 horas sai 45 euros e se paga em cinco viagens. Leia mais sobre como chegar e como se locomover em Veneza.

9. Descubra seus ‘bacari’

Campo Santa Margherita

Bácaro é o botequim de Veneza. Vende “ombra” (vinho em copo), “cicchetti” (canapés tipo tapas) e spritz (que em Veneza é preparado Aperol ou Campari — você decide — e leva azeitona ). Aparece nos caminhos mais obscuros. Aproveite essa listinha de 5 bacari em Veneza.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    10. Se já não estiver na Itália, voe

    Vindo de Milão, Florença ou Roma, chegue de trem. De qualquer outro ponto da Europa, vá de avião: Veneza está longe demais das capitais.

    Na minha opinião, Veneza é um ótimo ponto final de um tour pela Itália; dá para programar o vôo de volta ao Brasil saindo de lá. Leia Giro pela Itália: comece ou termine em Veneza para saber como organizar sua viagem dessa maneira.

    395 comentários

    Olá,vamos eu e meu marido para Veneza ja vindo de trem de Florença. Vamos passar duas noites, chegando dia 29/12 e saindo 31/12.
    Duas são as dúvidas: qual o melhor lugar para nos hospedarmos? a principio eu tinha pensado perto da estação. mas seria melhor na Plaza San Marco?
    outra dúvida, como faço para ir de Veneza para o aeroporto? Obrigadaaaa

    Olá, estou seguindo várias sugestões suas para minha viagem a Roma em outubro. Vindo de Roma de trem, vou passar duas noites em Veneza. Depois irei também de trem para Florença. Gostaria muito de ir até Verona, qual o melhor modo de encaixar?

      Olá, Juliana! Você pode ir a Verona no caminho de Florença. Dá 1 hora de trem de Veneza a Verona e 1h30 de Verona a Florença.

    Olá Boia!!! Estou indo em maio p/ Italia 14d. Um dos objetivos é visitar Oderzo cidade de meu bisavo. Antes vamos passar na Croácia. Volto de ferry para Ancona. Pretendia ficar em Veneza como base. Depois iria para Verona. Verona-Milão. Milão-BR Mas me preocupa a locomoção, visto que temos 61 e 71anos e tb os valores. Teria uma dica? Obs.: Vi que vai ter uma sagra em Bassano del Grappa…pensei dar passadinha. Obg

    Oiiii Bóia!!
    Meu hotel em Veneza fica (de acordo com o Google Maps) há 15min a pé da estação Santa Lúcia, no Dorsoduro. To viajando com uma mala P e uma mochila. Nesse caso, ainda é recomendável deixar a mala na estação ou seria tranquilo ir com ela para o hotel?
    Obrigaadaa!!!!

      Olá, Milagres! Estando ciente de que você vai encarar algumas escadas, dá pra ir sim.

    Olá, estou gostando muito de seguir seus roteiros, estamos nos preparando para ir a Italia em novembro, vamos ficar apenas 7 dias, chegando em Roma e voltando de Napoli para o Brasil, queremos ver com certeza Veneza, pensamos em Verona, Sorrento você teria um roteiro melhor, mantendo Veneza principalmente,.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito