Passagens de trem na Europa: Raileurope x ferrovias nacionais

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

AVE

A pesquisa de passagens de trem na Europa usada neste comparativo é de 2014, mas a idéia continua a mesma: sempre compare as tarifas de passagens de trem da Raileurope com aquelas oferecidas pelas cias. ferroviárias europeias, para conferir se aparecem as mesmas tarifas promocionais, ou se há sobretaxas.

Graças ao site da Bahn alemã, um dos pioneiros da era mesozóica da  internet, pesquiso passagens de trem na Europa desde 1998 (quando usei para fazer os roteiros do Viaje na Viagem de papel). Compro passagens de trem online desde 2006, quando fui para a Alemanha fazer campo das cidades-sede da Copa para a Viagem & Turismo. Em 2008, quando passei três meses pela Europa, comprei passagens online nos sites da Renfe espanhola, da SNCF francesa, da Trenitalia e da Bahn. (Na Holanda e na Bélgica, comprei passagem diretamente nas estações, porque não consegui comprar online.) Em viagens subseqüentes, andei comprando também na SBB suíça, na ÖBB austríaca e no portal britânico The Train Line.

Justamente por ter destrinchado quase todos os sites das ferrovias nacionais européias, nunca morri de amores pela Raileurope, uma joint venture entre a SNCF francesa e a SBB suíça que comercializa passagens (e passes) de trem para não-europeus (e tem um site em português para os brasileiros). Tinha meus motivos, a saber: a cobrança de sobretaxas salgadas, a omissão de tarifas promocionais, a morosidade no envio dos bilhetes físicos. Em 2009, este blog virou muro de lamentação de consumidores que não conseguiam receber seus tickets nem se comunicar com a empresa.

Nos últimos anos, porém, conforme os próprios leitores vieram testemunhar, muita coisa mudou no site da Raileurope. Tarifas promocionais começaram a aparecer, e em muitos casos passou a ser possível imprimir o bilhete em casa. As sobretaxas também parecem ter diminuído. Ao mesmo tempo, começaram a aumentar as reclamações sobre dificuldade de compra com cartão de crédito em várias ferrovias nacionais.

Já estava mais do que na hora, portanto, de uma comparação na prática entre a Raileurope e os sites próprios das cias. européias. Passei o dia de ontem inteiro nessa função. Pesquisei passagens para o dia 12 de abril (60 dias a partir de ontem) e fui até a última página antes da efetivação da compra para ver o preço final.

O que constatei? Que as cias. ferroviárias nacionais continuam mais em conta -- mas em alguns casos essa diferença está negligível: se a sobretaxa de 8 euros (R$ 26) compra a sua paz de comprar em português, então está bem pago. Em outros casos, porém, a diferença continua bastante significativa.

Entenda esta pesquisa como aleatória: para ser científica, precisaria ser refeita sistematicamente com várias outras datas e trechos. A conclusão que deve ser tirada deste levantamento é que sempre se deve pesquisar as duas alternativas, simulando até a última página antes de fechar a compra. Só assim você poderá estabelecer a relação custo x benefício de comprar em português ou enfrentar o site da cia. européia.

Dos resultados que obtive na pesquisa de ontem:

  • Fiquei surpreso em ver tarifas promocionais de Renfe e Trenitalia na Raileurope; é uma boa notícia para quem não consegue completar compras nos sites da espanhola e da italiana (que são notoriamente cricris com cartões brasileiros);

  • Também me surpreendeu a taxa de serviço camarada (apenas 2 euros por bilhete) do trecho do Eurostar entre Londres e Paris;

  • Nos trechos germânicos, porém, as tarifas promocionais da Bahn e da ÖBB não apareceram na Raileurope. (Menos mal que os sites alemão e austríaco costumam aprovar nossos cartões sem lero-lero);

  • No único trecho pesquisado com origem no Leste Europeu, a Raileurope continua praticando o sobrepreço pornográfico de antigamente. (Ou seja: pelo jeito, continua valendo a recomendação de comprar a passagem do trecho seguinte na estação, ao chegar)

Não fiz comparações com a NS Hispeed holandesa porque sei que eles encrencam com cartões brasileiros. Trechos originados na Bélgica podem ser comprados pela SNCF. Para saber tudo sobre passagens de trem na Suíça, leia este post.

Aí vai o resultado de todas as comparações feitas ontem. Todas as pesquisas foram feitas para duas pessoas e envolvem a menor tarifa encontrada em trens diretos. Guardei prints de todas as páginas da pesquisa mrgreen

(E sempre lembrando: para melhores resultados, comece suas pesquisas com 120 dias de antedência. Provavelmente as tarifas mais descontadas aparecerão com 90 dias de antecedência.)

LONDRES-PARIS | Eurostar x Raileurope

Eurostar

Eurostar: 78 libras para duas pessoas

Oanda

Segundo o Oanda, 78 libras = 93 euros ontem

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 101 euros para duas pessoas

A comparação tem a pegadinha da moeda: no site britânico do Eurostar (eurostar.co.uk) os preços estão em libras; no da Raileurope, em euros. Neste trecho a Raileurope cobra uma taxa de serviço pequena (2 euros por bilhete, ao invés dos 8 euros habituais) e permite a impressão dos bilhetes em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 4 euros (13 reais) mais cara por pessoa.

MADRI-BARCELONA | Renfe x Raileurope

RenfeRenfe: 98 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 114 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais individuais da Renfe apareceram iguaizinhas no site da Raileurope. (Mas a tarifa promocional M4, para quem compra 4 passagens de uma vez só ao redor de uma mesma mesa, só apareciam no site da Renfe.) Neste trecho a Raileurope permite a impressão do bilhete em casa. A diferença então ficou por conta apenas da taxa de serviço de 8 euros por passagem. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

LISBOA-PORTO | CP X Raileurope

CPCP: 37 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 82 euros para duas pessoas

No levantamento de ontem, as passagens descontadas da CP portuguesa não apareceram no site da Raileurope. Tampouco era possível imprimir o bilhete em casa, o que faz incorrer numa taxa de entrega de 12,70 euros (para o conjunto de bilhetes), além dos 8 euros de taxa de serviço por bilhete. Resultado desta pesquisa: Raileurope 22,50 euros (73 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens. Na compra de apenas uma passagem, 28,85 euros (94 reais) mais cara.

ROMA-VENEZA | Trenitalia x Raileurope

TrenitaliaTrenitalia: 78 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 94 euros para duas pessoas

Na Itália aconteceu como na Espanha: os mesmos preços apareceram nos dois sites. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, então a diferença ficou apenas por conta da taxa de serviço, mesmo. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

PARIS-AVIGNON | SNCF X Raileurope

SNCFSNCF: 90 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 160 euros para duas pessoas

Surpresa: achei que encontraria as mesmas tarifas da SNCF na Raileurope, mas não: as tarifas do IDTGV, o TGV low-cost, só apareceram na SNCF. As outras tarifas eram parecidas. A Raileurope permite imprimir o bilhete deste trecho em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 25 euros (91 reais) mais cara por pessoa.

BATE-VOLTA PARIS-BRUXELAS-PARIS | SNCF X Raileurope

SNCF SNCF

SNCF: 180 euros ida e volta em 1a. classe para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 244 euros ida e volta em 2a. classe para duas pessoas

De vez em quando você encontra uma promoção em primeira classe mais em conta do que segunda classe (ou muito próxima). Na SNCF, achei essa tarifa de 45 euros por trecho na primeira classe entre Paris e Bruxelas tanto na ida quanto na volta. Na Raileurope, porém, o mais barato que encontrei foi 50 euros na segunda classe. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, mas como cobra taxa de serviço por bilhete, o passageiro para a taxa de 8 euros para ir e mais 8 euros para voltar. Resultado desta pesquisa: Raileurope 32 euros (104 reais) mais cara por pessoa, numa classe inferior.

BERLIM-AMSTERDÃ | Bahn x Raileurope

Bahn

Deutsche Bahn: 88 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 283 euros para duas pessoas

A Bahn alemã tem tarifas promocionais para a Europa a partir de 39 euros. Com 60 dias de antecedência, encontrei essa de 44 euros entre Berlim e Amsterdã. No site da Raileurope, porém, as tarifas promo alemãs não apareceram. E ao escolher o menor preço, ainda cometi uma burrada: o trem tinha baldeação (rapidíssima), e como a baldeação gera mais um bilhete, a Raileurope vai lá e cobra mais uma taxa de 8 euros. Some-se a isso o fato de não ser possível imprimir o bilhete da Raileurope em casa (mais 12,70 euros de Fedex, taxa única para todos os bilhetes), e já viu. Resultado desta pesquisa: Raileurope 97 euros (317 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

VIENA-PRAGA | ÖBB X Raileurope

ÖBBÖBB: 104 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 178 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais das ferrovias austríacas não apareceram no site da Raileurope. Além da taxa de serviço (8 euros por bilhete), há a taxa de entrega por Fedex (12,70 para o conjunto de bilhetes), já que não é possível a impressão do bilhete Raileurope em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 37 euros (121 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

BUDAPESTE-VIENA | MAV X Raileurope

MAVMAV: 26 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 124 euros para duas pessoas

Eu sempre soube que não valia a pena comprar passagem originada no Leste Europeu na Raileurope; as ferrovias do Leste são lentas e as tarifas, bem camaradas. Pelo jeito, continua assim. No site da MAV húngara (sem possibilidade de compra online), achei passagens a 13 euros por pessoa (a mesma tarifa para pesquisas nos próximos dias). Na Raileurope, a mais barata era de 48 euros por pessoa -- mais taxa de serviço (8 euros por bilhete) e entrega por Fedex (12,70 euros para o conjunto de bilhetes). Ou seja: compre suas passagens de continuação no Leste ao chegar ao Leste. Resultado desta pesquisa: Raileurope 49 euros (160 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

Leia mais:

381 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Maíra
MaíraPermalink

No final do ano comecei a pesquisar as passagens de trem e percebi exatamente isso. Os preços nas companhias nacionais eram mais em conta e preferi comprar todas as passagens que precisava nelas. Felizmente em nenhuma tive problemas com o cartão. Passou de primeira e sem problemas algum.
Usei a Bahn, Trenitália e Belgian Rail. Em todas consegui imprimir o ticket em casa sem precisar trocar nas estações. Gostei bastante e recomendo.
Acabei usando o site da rail europe só pra descobrir quais eram as companhias de cada país!

Erika - Próxima Trip
Erika - Próxima TripPermalink

Nossa é tanta informação que fiquei até tonta : D

Eu sempre compro os tickets de trem direto nos sites das companhias, mas como está no post, acho que comprar pela Raileurope pode ser um bom negócio para quem não lida bem com outros idiomas ou quem teve seu cartão negado na compra no próprio site da companhia ( como renfe ou trenitalia).

Post muito informativo, completo!

Abs,

Erika

Celina Martins
Celina MartinsPermalink

Uau! Isso sim é dedicação. Eu sempre prefiro comprar nos sites das cias ferroviárias. Já comprei passagem em holandês e não tive nenhum problema. Agora, a maioria tem versão em inglês.

Pedro
PedroPermalink

A passagem de trem sofre muita flutuação de preços? Se eu deixar pra comprar em cima da hora vai estar mais cara?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! É como avião: em cima da hora, você paga tarifa cheia.

Algumas tarifas, porém, não variam -- trens metropolitanos, trens regionais para distâncias curtas, trens originados no Leste Europeu com destino ao Leste Europeu.

A.L.
A.L.Permalink

Em trens regionais, não. Mas em trens de alta velocidade, longa distância e internacionais, a variação é grande. Pode chegar a mais de 400%.

Danilo
DaniloPermalink

Atualmente, com a tradução instantânea do google chrome é possível comprar passagens em sites de qualquer lingua sem maiores dificuldades, a pessoa não precisa nem dominar o inglês.

A.L.
A.L.Permalink

Cuidado... essas traduções às vezes tem erros básicos, principalmente quando se trata de traduções automáticas que mudam todo o texto incluindo nome de botôes etc.

Cristina
CristinaPermalink

Isso mesmo. Eu uso o google translator para uma tradução básica - sempre da língua para o inglês (que a tradução é melhor).

MARCELO
MARCELOPermalink

Muito boa a pesquisa.Eu já havia reparado que os preços de Viena para Republica Tcheca e Hungria pela raileurope eram bem mais caros que os da OBB austriaca, mas tem também a opção do ônibus entre as cidades do leste europeu que parece ser mais rápido e mais barato que o trem, segundo eu venho pesquisando. Segundo a minha pesquisa na OBB não há diferença de preço entre comprar a passagem para o mesmo dia e com 60 dias de diferença. Eu também já comprei passagens da SNCF, pela internet, inclusive com desconto e não enfrentei problemas

Izabel Mendonça
Izabel MendonçaPermalink

Bóia e Marcelo,

Vou para o Leste Europeu (Praga, Budapeste), Berlim e Viena agora no carnaval, ficarei 15 dias lá.
Como você, percebi que a viagem de ônibus é mais barata e rápida do que os trens por lá. Irei de ônibus nos seguintes trechos: Berlim para Praga; Praga para Viena (Austria); Viena para Budapeste. Ainda não comprei as passagens pela Internet.
Vocês me recomendariam alguma empresa de ônibus específica? Acham que seria mais interessante a compra pela internet ou comprar por lá mesmo?
Agradeço desde já a atenção.
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Izabel! Recomendamos o ônibus entre destinos do leste; mas entre destinos do leste e Alemanha ou Áustria, o ônibus só é melhor na linha Praga-Munique (e mesmo assim, há um ônibus operado pela cia. ferroviária alemã, a Bahn). O trem é infinitamente mais confortável que o ônibus: você pode caminhar, ir ao vagão-bar; é melhor para ler e para dormir.

Talvez agora esteja em cima demais da hora para conseguir bons preços, mas o ideal teria sido comprar os trechos de trem com 90 dias de antecedência.

Você pode comprar ônibus em http://www.eurolines.com .

Adriana
AdrianaPermalink

Acabei de comprar um trecho pela raileurope e tive uma ótima experiência. O preço estava na média e foi muito simples efetivar a compra. Agora preciso comprar dois trechos dentro da Austria. Os preços da raileurope estão absurdos para esse país. Pesquisei no site da OBB e os preços estão muito mais baratos. Só estou em dúvidas porque não sei se terei que trocar os bilhetes antes de embarcar ou se consigo imprimir ou receber os bilhetes em casa. Não achei essa informação no site. Se alguém puder me ajudar, agradeço. Viajo em meados de abril.
Aproveito para parabenizar pelo post. Ajudou muito.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Dá para imprimir em casa, sim. Sempre na última página antes de completar a compra você vê as opções de entrega.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/viena-a-praga-de-trem-como-comprar-passagem-pela-internet/

Danilo Fernando
Danilo FernandoPermalink

Sensacional! Parabéns pelo trabalho. Sempre comprei também direto no site das empresas específicas de cada país. Como disse a colega acima, o raileurope e o bahn são usados apenas para descobrir se existe trechos e horários entre determinados lugares. Comprando com a devida antecedência, vejo que os sites são imbatíveis. Nem mesmo comprar os passes parece ser atrativo se você se planejar e já começar a simular com 120 dias de antecedência. Em tempo: Nunca tive problema com qualquer compra com nossos cartões de crédito!

Pollyanna
PollyannaPermalink

Excelente post, só pra variar!
Aproveito e tiro uma dúvida.. há semanas tenho tentado comprar no site da Trenitalia passagem de Florença para Manarola.. e simplesmente não aparecia nada! Tentava para La Spezia e também nada...
Agora fui tentar novamente, e vi o seguinte: para alguns horários, não é possível comprar, pois aparece a mensagem "The regional travel solution is not purchasable if the travel solution departure date is after 7 days from current date". Ou seja, só seria possível comprar com uma semana de antecedência.. é isso mesmo? Achei tão absurdo que resolvi checar!
Mas para outros horários, parece que dá pra comprar.. aqueles em que aparece o trem FRECCIABIANCA.
Alguém poderia me explicar melhor essa situação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pollyana! A linha para La Spezia é regional. Você só conseguirá comprar no site da Trenitalia com uma semana de antecedência. O preço varia muito pouco, você pode comprar na hora. O Frecciabianca é o trem de alta velocidade, por isso é reservável com antecedência e oferece preços promocionais em compra antecipada. Deve ter aparecido num trajeto que desvia por Milão...

Leia sobre Cinque Terre:
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/cinque-terre/

Camila
CamilaPermalink

Olá. Pretendo ir de Barcelona para Paris dia 27/4 mas quando procuro passagem pela Raileurope diz que não existe. Tenho que fazer a pesquisa por trecho entre cidades espanholas e depois entre cidades francesas até Paris?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! No site da Renfe aparece como "trem completo ou bloqueado". É volta de férias de Páscoa; os trens diretos devem estar lotados.

Camila
CamilaPermalink

Olá!! Achei que fosse por conta do feriado de Páscoa, mas procurei uma semana antes do feriado, dia 16 (quarta) e 17 (quinta) e dá a mesma resposta: Trem completo ou bloqueado. Será que não liberaram as vendas ainda? Esse trem é o de 6h de duração, não consigo achar opção de viagem noturna para ver se tem vaga..
Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Então as vendas ainda não iniciaram... (estranho)

Camila
CamilaPermalink

Pois é! Vou ficar de olho todo dia..rsrs
Tô tentando trechos alternativos, mas quando coloco Paris no destino diz que tá bloqueado. Vou ficar no aguardo.
Muito obrigada!

Rogério Silva
Rogério SilvaPermalink

Oi Camila passei pela mesma situação quando fui a Europa, alguns trechos não estavam disponíveis, mas foi devido estar longe da data, vá entrando diariamente q com certeza vc vai conseguir comprar.

Gabrielle Garcia
Gabrielle GarciaPermalink

Muito Obrigada pelo post! Ontem mesmo estava pesquisando essa informação. Achei mais barato comprar diretamente nos sites das ferrovias. O único trecho que não encontro info de como comprar é o trecho Veneza - Liubliana (Eslovênia). Vocês poderiam me ajudar???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle! As conexões ferroviárias entre Itália e Eslovênia são muito ruins. De Veneza a Ljubljana, vá de ônibus. São 5 horas de viagem:

http://www.drd.si/en/default.aspx?ID=199

Isa
IsaPermalink

Oi,gente,
Ótimo post, extremamente útil. Quanto às passagens aqui na Itália,é legal conferir além da Trenitalia, o Italotreno que costuma a ter boas ofertas. Minha experiência no site da Trenitália é péssima, acho pouco funcional, confuso e as ofertas desaparecem como mágica de um click para outro... infelizmente... Ciao

Raíssa
RaíssaPermalink

Vale a pena também comprar diretamente no site da Thalys.
Paguei metade do que pagaria no Raileurope pelo trecho Paris - Amsterdam e vc ainda imprime em casa o cartão de embarque, é super prático.

Marília Lucena
Marília LucenaPermalink

Estava fazendo isso hj pela manhã. Meus pais vão sair de frankfurt para praga e depois praga-viena. Estava olhando os sites das cias e rail europa e nessa última e é mais caro mesmo. Este post explicou tudo! obrigada!

Neyde
NeydePermalink

Boia,
vou para italia em maio/14 e preciso comprar uma passagem de milao para florença e outra, em outro dia, de florença para veneza. Como dependo de chegada de avião daqui do Brasil e tenho medo do atraso do voo e deslocamento até a estação ferroviária, no caso de milão para florença e dependo da chegada em florença devido a uma viagem de carro pela toscana estou preocupada de comprar já aqui no brasil e perder o horário. pergunto: sabe se dá para comprar aqui somente com data marcada e horário em aberto? Ou se nestes trechos não precisa comprar daqui do Brasil porque não tem diferença de preço comprando na hora?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neyde! Só trens regionais, lentos, aceitam passageiro sem reserva de horário e assento. O que sempre recomendamos é pernoitar na cidade onde você desembarca e dormir na véspera na cidade de onde você volta. É um dos motivos pelos quais recomendamos comprar passagem de ida ao primeiro destino a ser visitado com volta do último destino a ser visitado.

No seu caso você pode comprar passagens de tarifa cheia, que são bastante flexíveis em termos de reembolso.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Edivaldo Ferreira
Edivaldo FerreiraPermalink

O jeito mais barato para comprar é com 4 ou 3 meses de antecedência. Não importa onde você compre sempre vai achar promoções e preços BEM mais baratos. Eu compro passagens de trem para Europa desde 2010 e minha tática é entrar todo o dia nos sites até aparecer o dia que eu quero comprar. Agora mesmo estou indo para Italia comprei trechos com a Trenitalia e outros com RailEurope consegui bons preços e imprimi os tickets em casa sem problemas.

CARLOS ALBERTO
CARLOS ALBERTOPermalink

Olá, boa noite.
Em dezembro comprei 03 passagens Paris X LOndres (ida e volta) pelo RAILEUROPE. Foi tudo bem simples e intuitivo e não notei diferença significativa de preço para o site da SNCF. Imprimi os bilhetes em casa. Só tive uma dúvida quanto aos nomes que sairam nos bilhetes. O espaço para digitar os nomes no site é pequeno, e no bilhete os nomes saem cortados. Consultei o atendimento telefônico da RAILEUROPE para o Brasil, que é feito através da Argentina (rápido e eficiente), e o atendente me informou que esse fato não geraria problema na imigração antes do embarque, uma vez que o bilhete é ao portador e não nominal. Alguém já teve esse problema comprando pelo RailEuropE?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Alberto! Não tem problema não. A atendente tem razão.

Fábio
FábioPermalink

É só comigo ou site da Renfe deu pt?
Não consigo encontrar trechos Madri - Barcelona;

:=(

Para el trayecto de IDA no existe conexion directa o este tren no circula en la fecha solicitada, si lo desea puede consultar el mismo trayecto con transbordo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Para que data você está tentando? Se está muito longe, os trechos podem ainda não ter entrado no sistema. Se for durante o feriado de Páscoa, os trens já podem ter lotado.

Fábio G
Fábio GPermalink

Oi Bóia, final de abril, após a Páscoa.

Era pt mesmo.

Agora esta normal.

Obrigado.

Fábio G
Fábio GPermalink

A classe Preferente na Renfe, é a primeira classe?
Estou pesquisando trechos e horários que esta mais barato que a classe turistica.
É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! É sim. E pode acontecer (em todos os sites, quando a procura pela 1ª estiver fraca).

Carol Akemi
Carol AkemiPermalink

Olá!
Ótimo post. Parabéns!!!
Minha dúvida é... viajarei na segunda quinzena de agosto para Budapeste, Viena e Praga. Você acha muito arriscado deixar para comprar os trechos de trem entre as cidades lá mesmo? Ou sabe se lota tudo antes?
E pensei em passar um dia na Bratislava. Há trem diretobpara ir de Budapeste para lá? Ou apenas de Viena, sendo melhor ir de carro?
Super obrigada
Bjos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Compre Budapeste-Viena ao chegar a Budapeste. Viena-Praga compre com 90 a 60 dias de antecedência. Bratislava é um bate-volta fácil a partir de Viena: 1 hora em trem regional.

(De Budapeste a Bratislava são quase 3 horas, o mesmo tempo de viagem a Viena, por uma ferrovia lenta.)

Carol Akemi
Carol AkemiPermalink

Oi boia!
Muito obrigada pelas dicas!
Mas é arriscado comprar lá a passagem Viena Praga nessa época?
De qualquer forma, verei antes. É que tenho um voucher de desconto que só pode ser utilizado na bilheteria, mas tudo bem. Fica pra próxima.
Bjos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Compare o desconto do seu voucher na tarifa cheia (que é a que você vai conseguir próximo à partida) com a tarifa promocional que você consegue na web.

Para ver qual é a tarifa cheia, simule uma viagem para o mesmo dia.

Os trens transportam passageiros em pé também.

Rosália
RosáliaPermalink

Olá! Chego no aeroporto de Roma às 07:30 h da manhã. Me deslocarei até a Estação Termini (do trem que sai do aeroporto) e comprarei no local, bilhete para Siena com saída às 13 h. Acha que este procedimento vai funcionar? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosália! Existem duas maneiras de ir de trem de Roma a Siena. Este horário das 13h01 é o trem mais em conta -- um trem regional que envolve baldeação em Chiusi-Chianciano. Este pode ser comprado na hora, o preço não varia muito (custa em torno de 17 euros).

A outra maneira, com saídas mais freqüentes, é via Florença. Mas daí o trecho Roma-Florença é feito em trem veloz, cuja tarifa varia e deve ser comprado com antecedência se quiser evitar tarifa cheia.

No seu caso, para não ficar mofando tanto tempo na estação, o melhor seria ir de metrô do Termini à rodoviária Tiburtina (metrô Tiburtina) e pegar o ônibus das 10h30 ou das 12h30 para Siena. A viagem leva menos tempo (2h30) e deixa você na porta do centro histórico (a estação de trem é um pouco mais longe). Compre em http://www.sena.it/Autobus/Roma/Siena/219-234/49-1.html .

Cleci Maria Avanzi
Cleci Maria AvanziPermalink

Bom dia .... Só para elogiar o trabalho de vocês! Dedicação e profissionalismo = serviço bem feito.
Parabéns. Cleci, de Morro Reuter (RS)

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigadíssima, Cleci grin

Fabio Augusto
Fabio AugustoPermalink

Viajo frequentemente para a Europa, e (quase) sempre comprei passagens de trem online sem problemas em praticamente todas ferrovias nacionais. Fujo dos Raileurope da vida como o diabo da cruz...

O segredo é tentar comprar EXATAMENTE 90 dias antes da viagem - e quando digo exatamente quero dizer, no dia e - se possível - horário exatos. Recentemente fui de Paris até Bruxelas com o Thalys (trem de alta velocidade) que parte às 6:25 h da Gare du Nord. Comprando a passagem em outubro no site da SNCF paguei 22 euros pelo bilhete de 2a classe; olhei agora e o mesmo bilhete para a próxima 2a feira (daqui a três dias - também viajei numa 2a feira) custa 91 euros = 314 % a mais !!!

Quando falo de 90 dias antes da viagem exatamente, inclusive dia e hora, não estou brincando. Para trens de longa distância a maioria das empresas européias trabalha com alguns poucos lugares com tarifas superdescontadas, que são disponibilizados pelo sistema de reserva 90 dias zero horas antes da partida. Numa viagem na Alemanha há uns cinco anos no trecho Frankfurt-Leipzig, aconteceu de tentar comprar a passagem no site da DB e achar um assento em 1a classe e com preço irrisório. Quando ia finalizar, a rede caiu e voltou quatro horas depois - os assentos com aquele preço já eram, e os assentos disponíveis na 2a classe, ainda que com preço descontado, eram bem mais caros.

E tem mais, para trechos com várias partidas durante o dia o preço muda com o horário. Para trechos com muitos viajantes de negócios, passagens com partida e chegada em horários comerciais são muito mais caras que os mesmos assentos em horários exóticos. A economia que fiz indo com minha filha de Paris a Bruxelas às seis da matina com bilhete comprado antes, apesar da manhã gelada, rendeu dois belos jantares em Bruxelas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigadíssima por compartilhar, Fabio! Acho que vai virar post mrgreen

Risoleta Julião
Risoleta JuliãoPermalink

Aprendi que viajar de trem na Europa não é um bicho de sete cabeças. Com essas informações então...

Carla
CarlaPermalink

Infelizmente não consegui concluir a compra pelo site do Eurostar, que deu aquele famoso problema "threeds callback". Liguei para meu banco solicitei autorização para compra no site, mas mesmo assim o erro persistiu. Tive que apelar para o RailEurope. Achei a taxa realmente amistosa. Só fiquei preocupado, pois não pude marcar assento; comprei LON X PAR 2ª classe(a mais baratinha); somos 3 pessoas; será que sentaremos juntas; tenho receio de ficarmos em vagões diferentes. Bóia o que acha?
abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Dê uma olhada no recibo, é provável que o site tenha alocado os assentos automaticamente.

Há um link no site da Raileurope para apenas fazer reservas de assentos, se for necessário.

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

A Raileurope vende um passe. Embora vc escolha o horário qdo compra a passagem, o passe q eles enviam não tem horário nem assento marcado. Ou seja, há o risco de vc não viajar se não houver assento disponível no horário desejado. Sem falar q algumas companhias exigem a reserva do assento. O pior é q o escritório da Raileurope aqui no Brasil não explica nada disso.

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Mirella, você pode passar o telefone da Raileurope aqui no Brasil? comprei as passagens ontem e recebi um e-mail que nao e ainda o definitivo, que deve chegar em 72h. Fiquei tensa com o seu comentario...no e-mail de confirmacao nao existe a opcao de marcar assentos? Eu nao comprei passe, apenas passagens avulsas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Se não tiver havido marcação automática de assentos (em vários trechos isso é automático), existe uma área no site da Raileurope apenas para reserva de assentos.

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Olá, Bóia! Para os trechos que comprei ( Granada-Ronda; Cádiz-Sevilha;Sevilha-Madrid), a Raileurope informa que a marcacao de assentos é automatica. Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirella! Neste post explicamos por que os passes entre vários países europeus são desvantajosos, inclusive com esse detalhe da limitação de assentos nos trens para usuários de passes:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Fabiola
FabiolaPermalink

Oi Bóia, tudo bem?
Estava pesquisando viagem de Madri a Barcelona em abril. Mas, primeira classe mais barato do que a segunda? E com o tempo de viagem similar: 2h 40min? Será que isso pode ser???
Obrigada,
Fabiola.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiola! Pode acontecer, sim, se a demanda pela primeira classe estiver baixa. Isso ocorre em todas as cias de vez em quando.

Michele - planejandoaviagem

Também sou do time que compra direto com as cias e com a maio antecedência possível. Já viajei muito com a Treitalia com as passagens descontadas a 9 euros. Mas tem que fazer como o Fabio Augusto falou, comprar assim que as mesmas são disponibilizas. Uso essa regra inclusive para comprar trechos aéreos com milhas e sempre funciona. Ótimo post!

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Estou há dias tentando comprar passagens pela renfe/raileurope sem sucesso com os cartões do BB. Ao finalizar a compra, aparecia uma msg informando que o PC não estava cadastrado para compras no exterior. Depois de atualizar o Java e Firefox, consegui, através do "helpdesk", do banco, efetuar a compra. A seguir, tentei comprar entradas para a Alhambra (aprendi a lição, viu, Riq?). Nada!!! Comprei sem dificuldade alguma com o Personalite. É difícil de entender o BB, já que com o Booking não tive problema algum.

Marceli
MarceliPermalink

Olá, boa noite !
Estou muito preocupada , estarei viajando daqui a uma semana para
Paris com um grupo de 7 pessoas e preciso comprar as passagens de trem
De Paris para Amsterdã , como deixei muito pra cima da hora não sei o que fazer .
Ontem tentei comprar raileurope e não me deu a opção de imprimir em casa só chegando
Com 5 dias úteis não arrisquei . Tão em cima da hora qual seria a melhor opção ?
Posso comprar Paris / Bruxelas com antecedência e Bruxelas / Amsterdã lá na hora ,isso e simples?
Muito obrigada !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marceli! Você pode comprar em http://www.voyages-sncf.com ou http://www.thalys.com .

Mirella Cozzi
Mirella CozziPermalink

Já fui lesada pela Raileurope e não confio nunca mais. Não adianta o site ser em português e quando surge um problema o escritório aqui não saber resolver e dar as informações necessárias.
Na impossibilidade de comprar pelos sites das ferrovias, acho melhor procurar uma agência de turismo.

Luciana
LucianaPermalink

Boia,

Eu comprei três passagens de trem não reembolsável de Amsterdam para Bélgica, e sem querer coloquei o mesmo nome em duas delas. É possível trocar ou eu tenho que comprar outra? não posso usar a passagem com o nome errado né?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não tem problema, desde que a pessoa esteja no grupo.

Luciana
LucianaPermalink

No caso vamos viajar eu e os meus pais, uma tem o nome do meu pai e as outras duas aparecem o meu nome. Nesse caso não teria problema?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não há problema, contanto que as pessoas cujos nomes aparecem nas passagens façam parte do grupo.

Ricardo Drygalla Moreira

Parabéns pelos excelentes posts. Este blog é sem dúvida o melhor blog de viagens especialmente para viajantes não muito experientes como eu. Estamos indo em 4 pessoas para a Itália no inicio de abril, onde ficaremos 14 dias. Na Toscana ficaremos 4 dias (com base em Florença), sendo que o roteiro a principio será:
1º dia: Florença
2º dia: Assis e arredores (Arezzo e Cortona)
3º dia: Siena e arredores (Chianti e Montepulciano)
4º dia: Pisa e arredores (Lucca, San Giminiano)
Pergunto se alguém poderia dar uma opinião/ sugestão se vale a pena alugar um carro para executar este roteiro (considerando as dificuldades de estacionamento e limitações no consumo de vinho) ou se ainda vale a pena usar o transporte publico local (trem + ônibus locais).
Outra duvida é se vale a pena comprar tickets individuais (garantia da reserva) ou passes (liberdade de horário e custo), considerando que estaremos viajando em 4 pessoas e no total dos 14 dias, segundo nossa previsão, usaríamos trem em pelo menos 7 dias/ 15 trechos por pessoa (ida e volta e/ou multi-locais a serem visitados no mesmo dia) caso aluguemos um carro em Florença. Caso não aluguemos o carro, o uso de trem sobe para 11 dias/ de 26 a 31 trechos...
Agradeço se alguém puder dar uma dica, pois só falta isso para finalizar o plano de viagem. Avião, hotel e seguro já estão resolvidos.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Passes não são boa idéia.

Leia aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Você tem poucos dias e muitos objetivos. Não dá para fazer Assis, Arezzo e Cortona num dia só por nenhum meio. Idem Chianti e Val d'Orcia, ainda mais com Siena no pacote. Escolha entre Pisa e Lucca ou Pisa e San Gigmignano.

Os posts desta categoria mostram quais os passeios factíveis de trem e carro (falta o do Chianti):

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana (carro)

https://www.viajenaviagem.com/2012/05/florenca-5-bate-voltas-de-trem-ou-onibus/ (trem ou ônibus)

Os trens desta área são todos regionais. São baratos e podem ser comprados na hora.

Ricardo Drygalla Moreira

Obrigado pelas dicas!

Tamara
TamaraPermalink

Olá! Em primeiro lugar parabéns (e obrigada!) pelo ótimo post!
Vou para a Alemanha em abril, e comprei uma passagem de Colônia para Berlim pelo site da Bahn, e não tive grandes dificuldades com o pagamento (só não consegui pagar com cartão pré-pago). Acabei comprando de primeira classe, pois estava dois euros mais barata que a segunda classe, pela "saving fare". Após finalizar a compra fiquei um pouco confusa se tinha feito tudo certo, já que a passagem impressa é em alemão... As "saving fare" são pra qualquer pessoa? Ou é preciso ter o Bahncard? Também não consegui reservar os assentos... É possível reservar após a compra?
Mais uma vez obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tamara! As savings fares são tarifas promocionais como a que você comprou. Se fosse necessário Bahncard, teriam pedido o número dele. Você pode entrar no site e fazer apenas as reservas de assento:

http://reiseauskunft.bahn.de/bin/query.exe/en

(No item Reservation, clique no quadradinho Seat only)

Tamara
TamaraPermalink

Que ótimo!
Obrigada!!

Gabi
GabiPermalink

Até hoje não usei a RailEurope. Sempre pesquiso, e as cias locais acabam sempre sendo melhor opção. Como isso não é novidade no post, vou falar de um país que não li aí...Polônia. Fiz algumas viagens de trem no país. O trem que sai de Berlim para lá é da Bahn, tem passagem antecipada e recomendo. Já os trens internos, de uma cidade pra outra, não rola internet. Alias, até tem, mas tudo em polonês, não consegui comprar com meu cartão, e no fim, chegando 5 minutos antes do horário, consegui comprar nas estações com o mesmo preço do antecipado na internet. Os preços não são caros (e os trens não são uns ICE, hehe) - como na Polônia de forma geral.

Flávia
FláviaPermalink

Olá Bóia!
Adoro seus post...
Estou indo para Paris e Londres, mas não consegui comprar minha passagem de trem na eurostar...da erro, liguei pro cartão...não consegui...
Fui até uma agência de turismo pra comprar e consta na passagem TGT e as referências da viagem...o que significa TGT?
Vi que TGV é trem de alta velocidade...Tem alguma saída...kkkkkk...
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! TGT é o código do Eurostar.

http://updates.raileurope.com/newspage/systems/Euronet_Equipment_Codes.pdf

lilian figueiredo
lilian figueiredoPermalink

Comprei passagens Praga - Bratislava pelo site www.cd.cz e bratislava - Budapeste pelo http://czech-transport.com no ano passado

Mariana G
Mariana GPermalink

Olá, Bóia.. será que pode me ajudar com uma dúvida?
Cotei uma passagem de trem de Tours pra Milão no site da Rail Europe por 79 euros, o trem vai de Tours até Paris (Montparnasse)e Paris(Gare Lyon)até Milão, só que apareceu uma mensagem informando que o tempo de conexão é curto e que eu deveria me certificar que haveria tempo de embarcar no outro trem.. bom, pelo que eu entendi eu deveria desembarcar em Montparnasse e ir por conta própria até Gare Lyon, certo? É possível fazer esse trajeto em pouco tempo?
Ou seria mais interessante ir de Tours pra Paris de trem e de lá pegar avião pra Milão?
Obrigada, Bóia, mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Sim, a locomoção entre as estações é por sua conta. Entre Paris e Milão, o avião é uma solução melhor.

Mariana G
Mariana GPermalink

Obrigada, Bóia!!

Lili
LiliPermalink

Olá! Comprei uma passagem de Paris para Genebra diretamento pelo site SNCF (tava 30 euros mais barato que na Raileurope). No entanto, após ter efetivado a compra, percebi que havia cometido uma pequeno equívoco: no campo sobrenome coloquei o meu primeiro nome e vice-versa. Sei que o ticket impresso da SNCF é nominal (ao contrario da Rail Europe que é ao portador). Será que esse pequeno equívoco poderá me dar problema? Levarei o meu passaporte e o cartão de crédito que fiz a compra.Ahhh...Parabéns pelo site!Sempre recorro a ele como fonte de informações para minhas viagens!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lili! Não haverá problema. Leve o cartão de crédito usado na operação.

Luciana
LucianaPermalink

Só compro direto no site. Já fiz isto com França , Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Suíça, Rússia, Noruega , Reino Unido, Austria, Alemanha, Finlândia. Sempre sem problemas, sempre mais barato.

Renata Monteiro
Renata MonteiroPermalink

Adoro viajar de trem pela Europa e já saio do Brasil com os principais trechos comprados direto das empresas.
A dica dos 90 dias é preciosa! Já fui de Florença a Roma por 9 euros.
Achei a compra na empresa Alemã (Bahn)a mais fácil, vc imprime em casa o bilhete sem nenhum problema,mas atenção a informação de estar de posse do cartão de crédito usado no site por que eles pedem mesmo para ver o cartão.
Fiz o trecho Praga Munich de onibus e também comprei no site da Bahn que dá a opção do horário do onibus e do trem. No onibus o tempo de viagem é menor e a viagem é muito tranquila numa estrada que parece um tapete. A parada do onibus nas duas cidades é na estação de trem Susto neste caso foi "ler" o bilhete em alemão e torcer para tudo estar certo rsrs

Leila
LeilaPermalink

Vou viajar para Londres em maio, e de lá irei seguir para Paris. Comprei hoje através da Rail Europe o trem para Paris. E ao fazer a simulação proposta, me surpreendi ao encontrar na Rail Europe uma promoção, onde ficou mais barato do que comprar direto pela Eurostar.... Já recebi o e-mail e já imprimi meu bilhete!!!
Obrigada pelas dicas

Patricia Oliveira
Patricia OliveiraPermalink

Ola estou indo a Europa no mes que vem, e estou comprando as passagens de trem pera rail europe, so que uma delas nao consigo imprimir diz que tem que ser entregue por FEDEX, mas nao tem fedex na minha cidade. Sabe me dizer o que eu faço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Já tentou comprar pela cia. nacional do país onde começa a sua viagem?

France Dias rocha
France Dias rochaPermalink

Boa noite. Vcs saber imam me informar se posso ir de barco de viena para bratislava e retornar de trem? Se possivel, me indiquem os sites para compras. Li que para usar trem entre bratislava e viena Tem que ser a companhia austriaca, pois os trens the os Sao muito prioress, bem sucateados. Essa informacao procede? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, France! A viagem leva 1h, sai da estação central (Wien hbf). A cia. é a http://www.oebb.at/en , mas pelo que verifiquei agora não permite imprimir em casa este trecho. Ida e volta sai 30 euros. Compre localmente, há vários trens por dia, é uma viagem regional.

Stefan Levi
Stefan LeviPermalink

Bom Dia,
Excelente trabalho, resta me porém uma duvida básica...
O pacote da Eurail n?o neutraliza eventuais diferenças de preço e tornam atraentes viagens em paises limitrofes?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stefan! Só recomendamos os passes domésticos de Suíça e Alemanha.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Carlos
CarlosPermalink

Olá Ricardo . Parabéns pelas informações . Pf melhor maneira para Berlin / Praga - Praga / Munique , é mesmo o trem ? Alguma observação em especial ? Consultei os percursos direto no sido da Bahn
Abs. Carlos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Quem responde é A Bóia. De Praga a Munique a viagem é feita de ônibus, apesar de comprada no site da cia. ferroviária.

Carlos
CarlosPermalink

Bóia ... Isso eu desconhecia , obrigado ! Mesmo assim voce acha que é ainda a melhor opção em participado e tempo entre assíduas cidades ?
Grato Carlos

Carlos
CarlosPermalink

Me desculpe .. Praticidade e tempo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Sim, é.

Felipe
FelipePermalink

Boa tarde

Acabei de comprar as passagens, deu super certo minha única duvida e no campo de nome não coloquei o DE no nome coloquei nome e sobrenome corrido,terei problemas no trecho paris londres e você versão? Os nomes estão corretos só que estão corridos sem DE

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Não tem problema.

Felipe
FelipePermalink

Mesmo no passaporte estando o nome com De?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Você fez esta pergunta, a gente já respondeu grin

Cris
CrisPermalink

Voltei de viagem no início desta semana e só hoje vi este post.

Em todas as minhas viagens para a Europa, a minha experiência sempre foi comprar as passagens de trem on-line nos sites das próprias companhias.

No planejamento da minha primeira viagem em 2011, minha primeira idéia era comprar os passes da Rail Europe, mas ao telefonar para a central deles em busca de informações, o atendente não me passou muita confiança nas respostas e então eu fui atrás de outras informações na internet (e isso foi bom, porque foi nesta ocasião que eu descobri o site Viaje na Viagem!). Desde então, eu sempre compro passagens de trem diretamente no site das ferrovias nacionais europeias, pois a comparação entre os sites nunca favoreceu os preços oferecidos pela Rail Europe. E como eu não tenho dificuldade em comprar em sites em inglês, alemão ou francês, para mim é até divertido comprar nos sites originais.

Já comprei na SNCF, Trenitalia, Deutsche Bahn, ÖBB, e no site do Thalys. Só não consegui comprar no site da RENFE, que encrencou com meus cartões. Com as outras companhias, não tive nenhum problema de aceitação de cartão (até VTM funciona). No caso da RENFE, eu simplesmente desisti e acabei por fazer o trecho Barcelona - Madrid de avião, pela low cost Vueling.

Na minha viagem agora de fevereiro de 2014, eu usei o trem alemão ICE entre Munique e Colônia e o Thalys entre Colônia e Bruxelas e Bruxelas e Amsterdã. As tarifas do Thalys, com antecedência, são mesmo incríveis (paguei 29 Euros no trecho Colônia - Bruxelas, na 1ª classe, mais barato que o trecho de trem regional entre Bruxelas - Bruges).

Aliás, para os trens regionais (Inter City), nos trechos Bruxelas - Bruges e Bruxelas - Antuérpia, eu deixei para comprar na estação Bruxelles Midi mesmo. Isso porque não haveria diferença de preço entre compra antecipada e compra na hora da viagem e também porque eu poderia mudar o planejamento dos dias das "day-trips" para essas duas cidades a partir de Bruxelas, o que realmente aconteceu (em cima da hora, preferimos visitar Bruges num domingo e não na segunda-feira, como tinha planejado inicialmente).

E assim como o Ricardo Freire, eu também sou louca por uma "maquininha" de tickets! Na estação Bruxelles-Midi, foi super fácil comprar os trechos regionais nas máquinas e nem precisei ir nos guichês! A maquininha belga aceitou nossos cartões sem problemas e até descobri na maquininha que minha mãe tinha direito à tarifa descontada para a "melhor idade", pois há tarifas especiais para pessoas acima dos 65 anos. No trecho Bruxelas - Bruges, o ticket da minha mãe custou 30 Euros mais barato. Se tivesse ido direto ao guichê, teria pedido direto três passagens para adulto e provavelmente nem iria saber da opção do ticket com desconto para ela (já que ela não aparenta a idade que tem, hehe).

OBS: esse ticket com desconto para quem tem mais de 65 anos, no trens regionais (IC ou RE) da Bélgica funcionam para viajar nos horários a partir das 9h.

Abs,

Cris (já preparando a próxima viagem!)

Eliane
ElianePermalink

Posso comprar no dia da viagem no escritório da Rail Europe em Milão o passe de Milão para Paris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Não recomendamos passes.

Regiane
RegianePermalink

Nossa, vocês arrasaram com este post tão bem feito. Eu tenho uma pergunta pra Boia. Eu estou aflita, porque tenho que comprar uma passagem de trem de Amsterdã para Paris pelo site NSHispeed e não consigo, o site não finaliza a compra. Como eu faço? Estou preocupada , porque não quero comprar em cima da hora, nem direto no balcão, pois se trata de um trem de alta velocidade e mais caro. Como eu faço, please!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regiane! Tente no http://www.thalys.com . Se não conseguir, vai ter que ser na Rail Europe mesmo ou ao chegar.

petter
petterPermalink

Olá comunidade do VnV! smile
Estou pesquisando passagens de Bruxelas para Londres para maio e fiz algumas simulações. No site Eurostar belga está custando 44,00 euros, no Eurostar "Rest of the World" está custando 50,00 e na Rail Europe 40 euros.

Vocês sabem se a Rail Europe ainda adiciona alguma taxa até eu chegar ao fim da compra - e assim ficando com o mesmo preço da Eurostar - ou isso é uma mini-promoção mesmo?

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Petter! Na nossa simulação, a taxa da Raileurope neste trecho (saindo de Londres) era muito pequena, praticamente negligível. Basta ir até a penúltima página antes de fechar a compra que você terá o preço total.

petter
petterPermalink

Brigadin Boia!
Só mais uma coisa: nunca viajei nos trens Eurostar. Você sabe se as prateleiras sobre os assentos comportam uma mala M, ou só bagagem de mão? As malas M devem ficar naqueles bagageiros nas entradas do vagões como em outras companhias?

Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Petter! Você leva suas bagagens com você. Tem direito a duas peças. Nenhuma pode ter comprimento maior que 85 cm.

Helaine
HelainePermalink

Oi Bóia, vou para o Leste Europeu em maio e não estou conseguindo comprar a passagem de trem entre Budapeste e Viena pela Internet. Estou com receio de deixar para comprar quando chegar lá. Tem algum site onde eu consiga fazer esta compra com antecedência? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helaine! Este blog fala do assunto passagens de trem na Europa há 9 anos. Até hoje não apareceu ninguém para dizer que teve dificuldade em comprar passagem de trem de Budapeste a Viena. Compre ao chegar.