Passagens de trem na Europa: Raileurope x ferrovias nacionais

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

AVE

A pesquisa de passagens de trem na Europa usada neste comparativo é de 2014, mas a idéia continua a mesma: sempre compare as tarifas de passagens de trem da Raileurope com aquelas oferecidas pelas cias. ferroviárias europeias, para conferir se aparecem as mesmas tarifas promocionais, ou se há sobretaxas.

Graças ao site da Bahn alemã, um dos pioneiros da era mesozóica da  internet, pesquiso passagens de trem na Europa desde 1998 (quando usei para fazer os roteiros do Viaje na Viagem de papel). Compro passagens de trem online desde 2006, quando fui para a Alemanha fazer campo das cidades-sede da Copa para a Viagem & Turismo. Em 2008, quando passei três meses pela Europa, comprei passagens online nos sites da Renfe espanhola, da SNCF francesa, da Trenitalia e da Bahn. (Na Holanda e na Bélgica, comprei passagem diretamente nas estações, porque não consegui comprar online.) Em viagens subseqüentes, andei comprando também na SBB suíça, na ÖBB austríaca e no portal britânico The Train Line.

Justamente por ter destrinchado quase todos os sites das ferrovias nacionais européias, nunca morri de amores pela Raileurope, uma joint venture entre a SNCF francesa e a SBB suíça que comercializa passagens (e passes) de trem para não-europeus (e tem um site em português para os brasileiros). Tinha meus motivos, a saber: a cobrança de sobretaxas salgadas, a omissão de tarifas promocionais, a morosidade no envio dos bilhetes físicos. Em 2009, este blog virou muro de lamentação de consumidores que não conseguiam receber seus tickets nem se comunicar com a empresa.

Nos últimos anos, porém, conforme os próprios leitores vieram testemunhar, muita coisa mudou no site da Raileurope. Tarifas promocionais começaram a aparecer, e em muitos casos passou a ser possível imprimir o bilhete em casa. As sobretaxas também parecem ter diminuído. Ao mesmo tempo, começaram a aumentar as reclamações sobre dificuldade de compra com cartão de crédito em várias ferrovias nacionais.

Já estava mais do que na hora, portanto, de uma comparação na prática entre a Raileurope e os sites próprios das cias. européias. Passei o dia de ontem inteiro nessa função. Pesquisei passagens para o dia 12 de abril (60 dias a partir de ontem) e fui até a última página antes da efetivação da compra para ver o preço final.

O que constatei? Que as cias. ferroviárias nacionais continuam mais em conta -- mas em alguns casos essa diferença está negligível: se a sobretaxa de 8 euros (R$ 26) compra a sua paz de comprar em português, então está bem pago. Em outros casos, porém, a diferença continua bastante significativa.

Entenda esta pesquisa como aleatória: para ser científica, precisaria ser refeita sistematicamente com várias outras datas e trechos. A conclusão que deve ser tirada deste levantamento é que sempre se deve pesquisar as duas alternativas, simulando até a última página antes de fechar a compra. Só assim você poderá estabelecer a relação custo x benefício de comprar em português ou enfrentar o site da cia. européia.

Dos resultados que obtive na pesquisa de ontem:

  • Fiquei surpreso em ver tarifas promocionais de Renfe e Trenitalia na Raileurope; é uma boa notícia para quem não consegue completar compras nos sites da espanhola e da italiana (que são notoriamente cricris com cartões brasileiros);

  • Também me surpreendeu a taxa de serviço camarada (apenas 2 euros por bilhete) do trecho do Eurostar entre Londres e Paris;

  • Nos trechos germânicos, porém, as tarifas promocionais da Bahn e da ÖBB não apareceram na Raileurope. (Menos mal que os sites alemão e austríaco costumam aprovar nossos cartões sem lero-lero);

  • No único trecho pesquisado com origem no Leste Europeu, a Raileurope continua praticando o sobrepreço pornográfico de antigamente. (Ou seja: pelo jeito, continua valendo a recomendação de comprar a passagem do trecho seguinte na estação, ao chegar)

Não fiz comparações com a NS Hispeed holandesa porque sei que eles encrencam com cartões brasileiros. Trechos originados na Bélgica podem ser comprados pela SNCF. Para saber tudo sobre passagens de trem na Suíça, leia este post.

Aí vai o resultado de todas as comparações feitas ontem. Todas as pesquisas foram feitas para duas pessoas e envolvem a menor tarifa encontrada em trens diretos. Guardei prints de todas as páginas da pesquisa mrgreen

(E sempre lembrando: para melhores resultados, comece suas pesquisas com 120 dias de antedência. Provavelmente as tarifas mais descontadas aparecerão com 90 dias de antecedência.)

LONDRES-PARIS | Eurostar x Raileurope

Eurostar

Eurostar: 78 libras para duas pessoas

Oanda

Segundo o Oanda, 78 libras = 93 euros ontem

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 101 euros para duas pessoas

A comparação tem a pegadinha da moeda: no site britânico do Eurostar (eurostar.co.uk) os preços estão em libras; no da Raileurope, em euros. Neste trecho a Raileurope cobra uma taxa de serviço pequena (2 euros por bilhete, ao invés dos 8 euros habituais) e permite a impressão dos bilhetes em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 4 euros (13 reais) mais cara por pessoa.

MADRI-BARCELONA | Renfe x Raileurope

RenfeRenfe: 98 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 114 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais individuais da Renfe apareceram iguaizinhas no site da Raileurope. (Mas a tarifa promocional M4, para quem compra 4 passagens de uma vez só ao redor de uma mesma mesa, só apareciam no site da Renfe.) Neste trecho a Raileurope permite a impressão do bilhete em casa. A diferença então ficou por conta apenas da taxa de serviço de 8 euros por passagem. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

LISBOA-PORTO | CP X Raileurope

CPCP: 37 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 82 euros para duas pessoas

No levantamento de ontem, as passagens descontadas da CP portuguesa não apareceram no site da Raileurope. Tampouco era possível imprimir o bilhete em casa, o que faz incorrer numa taxa de entrega de 12,70 euros (para o conjunto de bilhetes), além dos 8 euros de taxa de serviço por bilhete. Resultado desta pesquisa: Raileurope 22,50 euros (73 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens. Na compra de apenas uma passagem, 28,85 euros (94 reais) mais cara.

ROMA-VENEZA | Trenitalia x Raileurope

TrenitaliaTrenitalia: 78 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 94 euros para duas pessoas

Na Itália aconteceu como na Espanha: os mesmos preços apareceram nos dois sites. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, então a diferença ficou apenas por conta da taxa de serviço, mesmo. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

PARIS-AVIGNON | SNCF X Raileurope

SNCFSNCF: 90 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 160 euros para duas pessoas

Surpresa: achei que encontraria as mesmas tarifas da SNCF na Raileurope, mas não: as tarifas do IDTGV, o TGV low-cost, só apareceram na SNCF. As outras tarifas eram parecidas. A Raileurope permite imprimir o bilhete deste trecho em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 25 euros (91 reais) mais cara por pessoa.

BATE-VOLTA PARIS-BRUXELAS-PARIS | SNCF X Raileurope

SNCF SNCF

SNCF: 180 euros ida e volta em 1a. classe para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 244 euros ida e volta em 2a. classe para duas pessoas

De vez em quando você encontra uma promoção em primeira classe mais em conta do que segunda classe (ou muito próxima). Na SNCF, achei essa tarifa de 45 euros por trecho na primeira classe entre Paris e Bruxelas tanto na ida quanto na volta. Na Raileurope, porém, o mais barato que encontrei foi 50 euros na segunda classe. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, mas como cobra taxa de serviço por bilhete, o passageiro para a taxa de 8 euros para ir e mais 8 euros para voltar. Resultado desta pesquisa: Raileurope 32 euros (104 reais) mais cara por pessoa, numa classe inferior.

BERLIM-AMSTERDÃ | Bahn x Raileurope

Bahn

Deutsche Bahn: 88 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 283 euros para duas pessoas

A Bahn alemã tem tarifas promocionais para a Europa a partir de 39 euros. Com 60 dias de antecedência, encontrei essa de 44 euros entre Berlim e Amsterdã. No site da Raileurope, porém, as tarifas promo alemãs não apareceram. E ao escolher o menor preço, ainda cometi uma burrada: o trem tinha baldeação (rapidíssima), e como a baldeação gera mais um bilhete, a Raileurope vai lá e cobra mais uma taxa de 8 euros. Some-se a isso o fato de não ser possível imprimir o bilhete da Raileurope em casa (mais 12,70 euros de Fedex, taxa única para todos os bilhetes), e já viu. Resultado desta pesquisa: Raileurope 97 euros (317 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

VIENA-PRAGA | ÖBB X Raileurope

ÖBBÖBB: 104 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 178 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais das ferrovias austríacas não apareceram no site da Raileurope. Além da taxa de serviço (8 euros por bilhete), há a taxa de entrega por Fedex (12,70 para o conjunto de bilhetes), já que não é possível a impressão do bilhete Raileurope em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 37 euros (121 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

BUDAPESTE-VIENA | MAV X Raileurope

MAVMAV: 26 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 124 euros para duas pessoas

Eu sempre soube que não valia a pena comprar passagem originada no Leste Europeu na Raileurope; as ferrovias do Leste são lentas e as tarifas, bem camaradas. Pelo jeito, continua assim. No site da MAV húngara (sem possibilidade de compra online), achei passagens a 13 euros por pessoa (a mesma tarifa para pesquisas nos próximos dias). Na Raileurope, a mais barata era de 48 euros por pessoa -- mais taxa de serviço (8 euros por bilhete) e entrega por Fedex (12,70 euros para o conjunto de bilhetes). Ou seja: compre suas passagens de continuação no Leste ao chegar ao Leste. Resultado desta pesquisa: Raileurope 49 euros (160 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

Leia mais:

381 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Helaine
HelainePermalink

Obrigada pela dica, acho que vou arriscar, depois volto para contar minha experiencia!

Priya Mariana
Priya MarianaPermalink

Olá
Eu e meu namorado vamos fazer uma viagem pela Europa de 09 de junho a 13 de julho. Depois continuamos para India.
Nossa rota é Lisboa para Barcelona. Barcelona para Berlim (ver melhor trecho de países) Berlim para Basel.
Vimos a opção de Eurail pass. Opção de 10 viagens em 1 mês.
(opção 1)
Vale a pena?
Tenho visto nos comentários que podem ocorrer várias sobretaxas.
e sites direto de cias pode sair mais barato.
(opção 2)
Ou ainda a opção de cia aérea.
(opção 3)
Alguém sabe me responder qual opção tenho o melhor custo benefício?

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pryia! Trens não foram feitos para essas viagens longas. Passes multipaíses vêm cheios de pegadinhas. Melhor ir de avião.

petter
petterPermalink

Voltei aqui para agradecer a força da Boia e falar da minha experiência!

Acabei de comprar duas passagens Bruxelas - Londres para maio e ficou um pouquinho mais barato pelo site da Rail Europe que do próprio Eurostar.

Ainda fuçando o site, descobri uma tela onde você consegue um cupom de desconto http://www.raileurope.com.br/special-offers/great-deals-to-tour-Europe O valor do cupom é pequeno (5 Euros) mas cobriu as taxas de serviço, que foram de 2 euros por bilhete.

Já fui nessa tela várias vezes e sempre é gerado o mesmo cupom. Para quem quiser aproveitar os 5 euros de desconto, aqui está o código: TAE4553

Verônica
VerônicaPermalink

Obrigada pela dica do código promocional!
Usei para comprar os bilhetes pra Amsterdam. smile

petter
petterPermalink

Por nada Verônica!

Eu usei o cupom duas vezes e funcionou! Inclusive a segunda foi para Amsterdam também! Vamos nos encontrar no trem ó. grin

Regiane
RegianePermalink

Olá Boia, eu estou com uma passagem comprada de Londres até Bruxelas pelo Eurostar. Eu fiquei sabendo por um amigo que a passagem Eurostar dá direito de usar free (sem pagar) outras viagens de trem pela Belgica (exceto trens Thalys e ICE) dentro do período de 24horas após o embarque. Você sabe dizer se a informação procede? Por exemplo, se eu viajar de Londres a Bruxelas com a minha passagem e seguir no mesmo dia de Bruxelas até Antuérpia, este trecho final (Bruxelas - Antuérpia) sai "free" mesmo que eu troque de trem? E ultima pergunta, será que essa regra vale para passagens especiais da Eurostar ou vale para qualquer passagem comum dessa empresa? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regiane! Não é verdade.

O bilhete "Belgium any station" dá direito a que você prossiga viagem, NO MESMO DIA, de Bruxelas a qualquer outra estação que esteja NO MESMO SENTIDO. Você poderia continuar, sim, a Antuérpia, desde que chegasse lá antes da meia-noite do dia da viagem.

Regiane
RegianePermalink

Bóia, a minha única dúvida agoa é se a passagem que eu comprei é essa "Any Belgian Station", pois no processo de compra eu não lembro de ter sido solicitada a fazer esta opção. Onde eu poderia checar isto? Obrigada pela ajuda até aqui, vocês são mesmo sensacionais!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regiane! Veja o que está escrito na passagem. Se estiver Belgium Any Station, ou Any Station Belgium, você pode seguir a Antuérpia. Se não estiver escrito, pode tentar mudar num guichê em Londres.

Marcelo
MarceloPermalink

Boinha, essa promoção é para ida e volta de Bruxelas até outra cidade ou somente a ida? No caso de ser round trip, ambos os trechos devem ser completados dentro de 24 horas, ou somente a ida?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo? Não é uma promoção. O Eurostar vende passagens de Londres a qualquer estação na Bélgica. Para deslocamentos avulsos pela Bélgica, você compra o bilhete entre as estações de saída e chegada como em qualquer lugar.

Verônica
VerônicaPermalink

Olá! Parabéns pelo post muito bem explicado!!!
Estou pesquisando passagem de trem Paris - Amsterdam, ida e volta, pra maio, e tanto pela SNCF como direto pela Thalys fica no mesmo valor... Qual vc acha que devo escolher?

E minha dúvida na verdade, é sobre os assentos, eles dão as opções "duo côte à côte" e "carré ou famille". Mesmo traduzindo, não entendi muito bem... Estou indo com marido e filha de 8 anos.

Ambos os sites dão opção de imprimir o bilhete em casa?
Eu seguindo essa opção tenho que validá-lo na estação ou não?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica! Tanto faz o site. Côte à côte é lado a lado; carré são quatro poltronas voltadas duas a duas com um mesinha no meio.

Só na penúltima página antes de fechar a transação você conhecerá as modalidades de entrega daquele bilhete/trecho/tarifa.

Verônica
VerônicaPermalink

Olá!
Acabei de tentar comprar os bilhetes de Paris para Amsterdam, e tanto pela Thalys como pela SNFC meu cartão foi recusado...
Liguei pra Mastercard e está td certo pra compras no exterior, aliás já efetuei em outros sites...
Como proceder agora?

Muito Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica!

Você pode tentar de novo, tentar de outro computador, tentar com outro cartão ou comprar na Raileurope.

Verônica
VerônicaPermalink

Entendi... Vou tentar com o cartão do meu marido e outro computador, se ainda assim não conseguir vou pela Raileurope... Fiquei com medo por alguns relatos, mas vcs recomendam né?

Outra dúvida...

Tentei comprar tb, bilhetes de Paris pra Le Havre e para Blois.
Mas nas datas que preciso, não tem horários... Será que ainda é cedo e mais pra frente abre novos horários? Le Havre seria 19/05/14 e Blois 29/05/14. Praticamente faltam só 2 meses...
Se eu não conseguir pelo site e deixar pra comprar lá, na hora, na própria estação corro o risco de não encontrar bilhetes?

Desculpe-me por tantas perguntas... É a primeira vez e estou bem perdida... Obrigada novamente!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica! Tente comprar com antecedência para conseguir tarifas descontadas.

Se você não conseguir com o seu cartão, é porque ele não é Verified by Visa nem MasterCard SecureCode.

Maria
MariaPermalink

Chego em Londres (15:15h ) e quero ir de trem direto para Edimburgo. Qual a melhor opção?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! A melhor opção é dormir esta noite em Londres. Coordenar a chegada de um vôo com a partida de um trem envolve ou reservar para um horário razoável e viajar no stress de perder a conexão, ou reservar com um horário muito folgado e perder o dia em chá de banco na estação ferroviária. Aproveite seu dia em Londres para passear sem compromisso e descansar da viagem. Veja horários e compre passagens de trem em http://www.thetrainline.com .

Verônica
VerônicaPermalink

Olá, boa tarde!
Estou tentando comprar os trechos Paris - Blois, pela Raileurope, já que a SNFC não aceita meu cartão.
Mas me surgiu outra dúvida...
O trecho de ida tem disponível direto, mas o da volta, só com conexão, e me aparece o seguinte:

31/05/2014 13:19 BLOIS
31/05/2014 13:50 ST PIERRE DES COR
TER 16817 - Reserva no incluida
31/05/2014 14:15 ST PIERRE DES COR
31/05/2014 15:16 PARIS MONTPARNASSE
TGV Atlantique 8430 - Reserva incluida

O que seria essa reserva não incluída?
Essa conexão é rápida de fazer? Pq diz tb pra verificar se o tempo de conexão será suficiente para a troca de trens.

Obrigada pela atenção! Verônica.

Verônica
VerônicaPermalink

E continuam minhas dúvidas...

Fui dar uma espiada no site da SNFC e lá tem opção do Intercités, que é muito mais barato.
Na estação eu conseguiria comprar bilhete desse trem em cima da hora?

Outra coisa... Fui simulando a compra até o final na Raileurope e vi que a taxa de serviço deles foi 48 euros e mais 12,70 euros de Fedex... Mesmo com todas essas taxas, ainda assim é mais barato comprar pelo site do que na estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica! O trem que não tem reserva incluída é porque é um trem local, não aceita reservas.

Intercités é outro trem local, a passagem não muda se comprada na hora.

As taxas estão realmente muito caras. Simule no site da SNCF quanto custa uma passagem para Tours hoje, e você saberá quanto pagará na estação.

Verônica
VerônicaPermalink

Ah, vou fazer essa simulação sim! Obrigada!

E no Intercités tem limite pra bagagem? Pq faremos check out no hotel em Paris e iremos para o Vale do Loire com todas nossas malas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica! Não há limite de bagagem em trens. Mas não viaje com mais do que uma mala tamanho M (65 cm quando de pé) e uma bolsa ou mochila pequena. Mais do que isso você vai se arrepender amargamente (enfatizo: amargamente) de ter pego trem.

Verônica
VerônicaPermalink

Olá! Acabei de receber meus bilhetes Paris - Amsterdam - Paris via Fedex.
Efetuei a compra pela Raileurope dia 18 e hj dia 20 recebi. Confesso que estava insegura, mas agora fiquei surpresa com a rapidez!!! smile

Última dúvida, rs...
Eu preciso validar esses bilhetes em algum lugar na Gare ou simplesmente embarco no trem com eles desse jeito?
É bom chegar quanto tempo antes do horário da partida?

Muitíssimo obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Verônica! Na França, bilhetes físicos precisam ser validados. Há uma maquininha na entrada de cada plataforma que serve para isso. Se você não validar o seu ticket físico, ele será considerado inválido e você pagará multa e precisará comprar uma nova passagem do cobrador.

Ana Gabriela Nasser
Ana Gabriela NasserPermalink

Ricardo, nem sei como te agradecer por esta pesquisa meu amigo! Acabei de ler ! Ontem tentei fechar com a rail europe 3 passagens Vienna/Praga, 3 Praga/Buda e 3 Buda/Viena e ficou em €1.050 !! No final da compra, não tive a chance de digitar o cartao e recebi um email assim: "
"Obrigado pela reserva .
Recebemos sua solicitação. A mesma não está confirmada e portanto não realizamos nenhum débito em seu cartão de crédito. É possível que algum trajeto solicitado não se encontre disponível na tarifa solicitada. Para que possamos confirmar sua reserva por favor entre em contato no telefone 0800 892 3012 de segunda a sexta de 10hs a 13hs ou de 14hs a 17:30." Estava ligando lá mas so dava ocupado qdo li sua pesquisa. Tinha muito medo de comprar pelas empresas locai de trem, de não receber os tickets... Mas vc tem experiencia vasta nisso né? Posso confiar que os tickets chegam? Porque se acontecer algo, extravio por exemplo, onde reclamarei?
Outra duvida, preciso dos tickets pro dia 18/05 daqui a 62 dias, eles so vendem pra 60 dias ?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Gabriela! Recomendamos comprar com as cias. locais. Os bilhetes originados no Leste compre localmente. As cias.locais começam a vender com 90 dias de antecedência geralmente.

Ana Gabriela Nasser
Ana Gabriela NasserPermalink

Nossa , esse post evitou que eu gastasse uma fortuna na Rail Europe! Vou de Vienna para Praga, depois de Praga para Budapeste e depois de Buda para Viena com minha mae e meus dois irmaos.Tenho receio de comprar em um site de ferrovia nacional, de por exemplo nao mandarem os bilhetes a tempo. Vou dia 18 de maio de Viena para Praga , ainda faltam 62 dias ,será que ainda não é possivel a venda ? E existe o risco dos bilhetes nao chegarem a tempo?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Gabriela! Você pode comprar a passagem de Viena para Praga online e imprimir o ticket em casa: https://www.viajenaviagem.com/2010/12/viena-a-praga-de-trem-como-comprar-passagem-pela-internet/

Gabriela Galvão
Gabriela GalvãoPermalink

Riq, tudo bem?!

Comprei passagens online de Budapeste para Viena pela MAV em novembro da ano passado. De fato eles não te dão a possibilidade de impressão, mas vc paga com cartão (e foi tudo OK com o cartão brasileiro), eles te dão um código e chegando à estação você vai ao um terminal de autoatendimento, coloca o código e a passagem é emitida sem problema algum. Tenho até uma foto da operação, se você quiser posso mandar.
Na mesma viagem comprei também pela internet passagem de Praga para Budapeste pela Cia de Trem Tcheca (não me lembro do nome agora). Foi super prático e pude imprimir a passagem assim que comprei, num sistema muito parecido com a Bahn alemã.

Juliana
JulianaPermalink

Gabriela,
obrigada por compartilhar sua experiência! Vou comprar agora minhas passagens de Budapeste-Viena, Viena-Praga e Praga-Berlim, e seu relato veio em bom momento!

Pollyanna
PollyannaPermalink

Estou fazendo pesquisa no site da Trenitalia, e me surgiu uma dúvida.
O mesmo trecho (La Spezia - Roma) está apresentando diferenças enormes de preço, variando do modelo do trem. Enquanto o "Intercity" está 18 euros, o "Frecciabianca", o "Regionale", o "Frecciargento" estão por 83 euros. E nem é porque um é mais parador, e outro menos, porque todos fazem muitas paradas.
Alguém sabe dizer a diferença entre os trens?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pollyana! Os Freccie usam os trilhos rápidos e provavelmente passam por Gênova ou Florença ou ambas. O Intercity usa trens lentos e vai pingando por uma ferrovia mais antiga. Os Freccie são bem mais confortáveis que os Intercity, mas dá para encarar o Intercity sem problema.

Ana Gabriela Nasse
Ana Gabriela NassePermalink

Gabriela Galvão:
Otima dica! Nunca comprei pqssagens de trem pela net, então fico insegura... Vou tentar comprar e imprimir!
Obrigada!

leonor machado
leonor machadoPermalink

Ricardo, todos os anos compro minhas passagens na SNFC pagando com meus cartões mas nesse ano não estou conseguindo. A diferença entre os preços da SNFC e da Raileurope na passagem escolhida é significativa (mais de 70 Euros).
Você já comentou sobre as dificuldades entre a SNFC e os cartões brasileiros, existe alguma explicação lógica sobre esse desencontro?
Estou desanimada pois já fiz inúmeras tentativas com cartões diferentes e nada.
Esse comentário é mais um desabafo. Bom seria se você tivesse alguma fórmula mágica que resolvesse esse problema.
abs!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonor! Já tentou com algum cartão Itaú ou Bradesco, que são Verified by Visa?

leonor machado
leonor machadoPermalink

Ricardo, o pior é que tenho muitas passagens para comprar e quando considero que vou perder todos aqueles descontos nas compras feitas com antecedência, saio do desanimo e entro em desespero...rsrsrs

Ana Gabriela Nasser
Ana Gabriela NasserPermalink

Também estou neste dilema... Mas daí um primo me deu uma alternativa, contratar uma van com motorista que achei interessante mas preciso que alguém que tenha tido a experiência diga se vale a pena. Verifiquei no site da ferrovia tcheca o preço da passagem primeira classe Praga / Budapeste para 4 pessoas ficou em 490 euros. Pesquisei um serviço de taxi ( http://www.prague-airport-transfers.co.uk/city-transfers.htm ), ficou em 345 euros e eles disseram que fazem em 4 horas e meia. Será que setia confiavel ?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Gabriela! O Ricardo Freire usou esse serviço, mas para ir ao hotel: https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo/

Nublia
NubliaPermalink

Olá!

Fiz s compra online de 2 passagens através do
site da RailEurope do Brasil já a mais de 2 semanas.
Paguei taxa de serviço destaca de envio que supostamente
seriam 4 dias. Jô entanto já estou na Europa e nada
das passagens já enviei trilhões de emails e a única
resposta que tive e que nao ha reembolso, sem qualquer
esclarecimento de onde estão as passagens ou porque
do atraso ou qualquer suporte. Uma das passagens seriam
utilizadas daqui a 1 semana e não sei o que fazer acredito
ter sido roubada. Ha alguma dica de como poderei proceder
nesse caso, estou chateada com tanto descaso da parte da empresa,

Obrigada .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nublia! Tente o juizado de pequenas causas ao voltar.

(Caso esteja na França, pode tentar também ir a uma agência da SNCF e explicar sua história; de repente eles emitem para você aí.)

Camilla
CamillaPermalink

Olá!
Seu blog é fantástico e tem me ajudado muito =) Queria tirar uma dúvida sobre trens na Itália. Eu vou chegar em Roma e de lá preciso correr pra Veneza, algumas pessoas me recomendaram comprar a passagem antes, já outras estão dizendo pra eu chegar lá e comprar na hora. Queria sua dica! Obrigada!

Vanessa
VanessaPermalink

Camilla, eu nao deixaria para comprar de ultima hora nao, os precos podem estar bem mais caros. Ontem mesmo postei no meu blog um passo a passo para compra de passagem de trem na Italia: www.ciaoviaggio.blogspot.com.br.

Camilla Moreira
Camilla MoreiraPermalink

Vou correr lá Vanessa! Obrigada =)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camilla! Tem que comprar com antecedência para garantir os descontos. Por favor, dê uma lidinha no texto, tudo o que está escrito aqui é quente e recente.

Camilla Moreira
Camilla MoreiraPermalink

Ah sim, eu já comprei, mas as pessoas falaram tanto que fiquei receosa! To baseando grande parte do meu roteiro nas suas dicas, é a minha primeira viagem à Itália! Muito obrigada!

mayra
mayraPermalink

oi. Vamos, em cinco pessoas, fazer o norte da Itália, de Veneza, parando em Florença, e chegando em Roma DIA 24/04. Nossa vontade é comprar as passagens pela trenitalia, na hora, para não amarrar muito a viagem. Porém, além da questão de preços, que parece que são maiores na hora, estamos preocupados com a possibilidade de pegar os trens lotados, devido ao grande evento ( Canonização dos Papas)em Roma, dia 26. Procede esta minha preocupação?

Vanessa
VanessaPermalink

Mayra, eu não arriscaria...além da grande probabilidade de os preços estarem mais altos, você pode não conseguir bilhete para a data/horário desejado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mayra! Com sinceridade: se você ainda não sabe o dia exato em que quer sair de Florença, é um problema de planejamento de viagem. Para 24 de abril você já deveria ter comprado passagem. Os descontos vão ficar menores a cada dia.

mayra
mayraPermalink

Os dias estão confirmados, a dúvida eram os horários, mas vou seguir os conselhos e comprar minhas passagens!Não sei mais viajar sem passar por aqui!
Muito obrigada!

Sergio
SergioPermalink

Olá comprei uma passagem no site da SNCB (https://www.b-europe.com/) de Amesterdam para Brugges, na passagem tinha opção de trem da Thiles e da Ice, mas para minha surpresa no bilhete eletronico vem somente do trecho Amesterdam - Bruxelas.
Não veio a parte de Bruxelas - Brugges apesar dela aparecer no momento em que fiz a compra, mas tinha esta condição abaixo, da Any Belgian Station (ABS, e não entendi mais nada.
Por favor peço a sua atenção. Poderei viajar tranquilo, ou tenho que comprar algo mais?

Abaixo a mensagem da passagem...

Sergio
Fare conditions
Semi Flex ABS (BI) Comfort 2:

• Purchase at least 1 day before travel date. Includes the fixed Any Belgian Station (ABS) supplement allowing you to travel to and from any Belgian station via Bruxelles-Midi, Antwerpen-Centraal (for Paris and the Netherlands) or Liege-Guillemins (to Paris and Germany),
• Exchangeable once up to the day before the departure*. *Subject to availability of these fares.
• 50% refundable before departure and up to one hour afterwards in the Thalys departure station, 0% in all other cases. Cancelled tickets can be refunded up to 60 days after departure.
• Thalys Comfort 2 : Free WiFi

Maíra
MaíraPermalink

Olá Sérgio!
Se eu não estiver errada, pela SNCB vc pode viajar "livre" dentro da Bélgica, no dia da validade da passagem. Ou seja, vc compra um trecho e pode descer no meio e pegar outro trem no mesmo dia. Já os trens da Thalys não, esses são só o trecho comprado e pronto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! É como a Maíra disse. Só o Thalys tem lugar marcado. Os trens regionais belgas têm assento (e horário) livre. Você pode pegar qualquer trem até o seu destino dentro do mesmo dia (só não pode fazer voltas e ziguezagues).

Eneida
EneidaPermalink

Olá,
Onde posso verificar as estações que os TGVs param?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eneida! No site da cia. alemã você não consegue comprar trens franceses, mas você encontra os itinerários completos de todos os trens. Basta fazer a pesquisa do itinerário e clicar em "show stops".

Saiba, porém, que não adianta nada saber onde o TGV pára. Se você quiser descer e subir num trem mais tarde, terá que comprar outra passagem para o segundo trecho. TGVs exigem assento marcado.

ENEDA
ENEDAPermalink

Olá,
Muitissimo obrigada!
Queria esta informação porque quando retornar de Bruxelas a Paris,não queria parar no CDG e sim em uma estação mais perto do Hotel.

Fabíola
FabíolaPermalink

Olá, Bóia,

É necessário comprar tickets antecipadamente para o TGV, ou pode ser na hora?
Viajaremos daqui 20 dias, ainda daria tempo para envio das passagens?
Outra coisa: Berna-Paris vale a pena fazer de trem?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! É interessante comprar com antecedência. Na hora, as tarifas são mais caras. Compre pela SNCF e imprima o bilhete em casa.

Você não comenta sobre o seu itinerário, mas a princípio vale a pena ir de trem. São cerca de 4h de viagem entre Berna e Paris.

Fabíola
FabíolaPermalink

Muitíssimo obrigada, Bóia.
Meu itinerário é Itália - Suíça - Paris.
Faremos o panorâmico Bernina Express, Tirano - Chur, seguindo para Berna. Base em Berna 3 noites, depois seguindo para Paris.

Me indicaram a compra das passagens de trem pela "Central de Intercâmbio", vocês tem informações?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabíola! Você pode comprar direto pela internet. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

richard stambuk
richard stambukPermalink

Olá!

Acabei de emitir e imprimir passagem de Viena para praga pelo site da obb com meu cartão internacional. Paguei 39 euros cada passagem de primeira classe. (A de segunda classe era 10 euros mais barata). No site da eurail custava 113 euros cada! essa tarifa promo nao pode ser alterada) Realmente existem alguns trechos como Viena - Bratislava q não podem ser emitidas online! Uma duvida! Nao consegui emitir pelo site da obb o trecho Budapest - Viena, será que só conseguiria pelo site da cia húngara (q nao existe) ou deveria conseguir pela obb?

richard stambuk
richard stambukPermalink

Outra duvida! Nao reservei o assento nesse trecho para não pagar o valor da reserva! Algum problema com isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Richard! Sem assento reservado você corre o risco de viajar de pé.

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Pelo que li em alguns comentários, como é na primeira classe, não terei problemas! Mesmo assim mandei email para a Obb para reservar assento. Ainda sem resposta!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Richard! As passagens de Budapeste a Viena não podem ser compradas online. Você deverá comprar ao chegar em Budapeste.

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Encontrei a opção de comprar no site da cia hungara, mas só para até 2 meses! Daqui um mes tento novamente!
Teste a compra lá!

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Ola Boia!

Finalmente comprei as passagens de budapeste para viena!
Pelo site da mav tem aquele prazo de até 60 dias antes para comprar!.

Consegui comprar online! O bilhete foi pago pelo meu cartão visa platinum do banco do brasil. Comprei duas passagens de primeira classe pelo valor de 29 euros cada.

Primeiro tem que fazer o cadastro no site. Quando entra na tela de pagamento, deve selecionar que não deseja cadastrar o cartão e selecionar uma opção de pagamento bancário. Coloquei os dados do meu cartão e abriu uma tela dentro no site do banco hungaro com os dados do banco do brasil para eu inserir minha senha do cartão, (coisa nunca vista pela internet). Apos colocar os dados recebi a mensagem de confirmacao do BB e o email com meu vocher para eu imprimir os tickets quando chegar na hungria.

Richard

Maria
MariaPermalink

Oi Richard, vocÊ comprou para que data? O meu itinerário é ao contrário, de Praga pá Viena e só aparece para segunda classe e somente um horário, as demais diz not available.

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Estou pesquisando passagens para junho!

Maria
MariaPermalink

Oi Bóia
. Encontrei opção de comprar na OBB, Viena Budapeste, só que tem duas opço?s, Eu não sei a diferença, vocês sabem a diferença entre Sparschiene Ungarn e standardpreis internacional?

SparSchiene Ungarn
2nd class 29.00 EUR
1st class 39.00 EUR

Standardpreis International
2nd class 39.00 EUR
1st class 62.40 EUR
Muito obrigada
MariaJ

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Oi! Estava com essa dúvida ontem e pesquisei sobre esse "SparSchiene". É um tipo de tarifa promocional que não pode ser cancelada e que são pouquíssimas passagens por trem semelhantes as promoções de passagens aéreas que encontramos por aí! A outra (standardpreis) é um preço padrão que provavelmente pode ser cancelada/reembolsada/alterada sem problemas.
Ontem comprei o trecho viena-praga promocional. Paguei 39 euros para a primeira classe já que são 5 horas de viagem e qualquer conforto por 10 euros a mais deve compensar!

Maria
MariaPermalink

Oi Richard
Nosso muito obrigada, vou comprar a de 39 Euros.
Também aparece a mensagem que o ticket não pode ser impresso, agente pega quanto chegar lá.?
Quando você conseguir comprar a de Praga Viena da um alô por aqui.o engraçado que na raileurape dá prá comprar, só que é muito caro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! "Ungarn" quer dizer Hungria. "Spar" é econômica.

Richard Stambuk
Richard StambukPermalink

Comprei o trecho Viena-Praga e imprimi em casa. Acho que para o trecho Praga-Viena você tem que tentar no site da cia tcheca.

O trecho viena-bratistava que comprei tambem não podia ser impresso. Pelo que eu li, deve ter aqueles totens igual tem em aeroporto para imprimir o ticket ou retirar na bilheteria.

Rita Vicente
Rita VicentePermalink

A odisseia da compra de passagens pela SNCF - França
Resolvi fazer este relato, porque levei 5 dias para conseguir descobrir os macetes do site da SNCF e comprar meus bilhetes Paris-Mont St Michel!!! E olha que não sou tão inexperiente em internet ou viagens... Bem, primeiro eu escolhi, é claro, os bilhetes mais baratos. E aí, quando fui tentar pagar, o site recusou o pagamento nos meus dois cartões. Nem me lembro como descobri que precisava do Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para fazer a compra. Fui pesquisar na internet para saber do que se tratava e, após ligar para o meu banco, descobri que ele não trabalha com esses sistemas. Entre sugestões de usar cartões de amigos ou ir a uma agência de viagens, tentei agências, que não me responderam até hoje. E lá se foi mais um dia. Depois, enviei twitter para a SNCF e descobri que se eu marcasse para retirar os bilhetes lá, na França, não precisaria desses códigos. Só que só me aparecia a opção de receber pelo correio. Testando tudo o que podia no site, descobri que era porque o bilhete era um IDTGV, leia-se preço especial. Aí, troquei para um outro, um pouco mais caro, marquei para retirar lá e tentei novamente. Cartão recusado. Tentei o outro cartão. Nada. Lembrei que tinha que liberar novamente o cartão no banco, para compras internacionais, pois havia sido liberado só por 24 horas. Depois fiz todo o procedimento de novo. Nada. Mais troca de twitters e e.mail e aí descobri que, quando vc tenta uma compra por mais de duas vezes, o site do SNCF bloqueia o seu cartão a partir da última vez por 24 horas!!! Então, liguei prá lá, mas não falo francês e a opção que me passaram para falar em inglês estava errada! Só então me lembrei que nas últimas vezes eu tinha usado um cartão e me restava o outro. Liguei para o banco, liberei o outro cartão e FINALMENTE comprei minhas passagens!!! Entre isso tudo, comecei a 'compra' na quinta e só concluí hoje, terça! Então, resumindo: antes de tudo, ligue para o seu banco e libere o cartão para compras na França. Se, ao concluir o processo de compra, o site pedir o Verified by Visa ou MasterCard SecureCode e vc não tiver, opte por receber o bilhete lá. Se não aparecer essa opção, mude para outro bilhete, provavelmente um pouco mais caro. Se vc já fez duas tentativas de compra, aguarde 24 horas. Se tentar de novo antes desse prazo, o bloqueio vai se prorrogando por 24 horas a cada nova tentativa. Enfim, é isso. Boa sorte e boas viagens a todos!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Ufa, que trabalheira! Obrigada pela dica!

Joal Aramburu
Joal AramburuPermalink

Primeiro, parabéns pelas informações precisas. Vou fazer Paris-Liege-Brujes-Amsterdan-Paris entre 21 de agosto e 06 de setembro. Tudo de trem. Os trechos entre paises abrem para compra com quantos dias de antecedência ? Hoje, só consigo comprar Liege-Brujes tanto na raileurope quanto na SNCF. Grato.

Rita Vicente
Rita VicentePermalink

Pelo que eu li, abrem 90 dias antes.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joal! As vendas começam com 60 a 120 dias de antecedência, dependendo da cia. ferroviária. Detalhes aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

ENEIDA
ENEIDAPermalink

Olá
Comprei uma passagem de trem de Bruxelas até Bruges.
Fiz a compra na máquina e não apareceu lugar para escolher o horário,apareceu o horário impresso de ida mas não de volta.
Saberia me dizer se tem trens de hora em hora?
Muito obrigada! O seu site já me foi muito útil,há mais de um ano atrás,quando viajei a primeira vez de trem aqui e ia trazer uma mala média,desisti após ler seu tópico sobre bagagens e trouxe uma P,não me arrependi.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eneida! Sim, o trem é de hora em hora. Para mais dicas: https://www.viajenaviagem.com/2009/08/um-pulinho-em-bruges/

Gustavo
GustavoPermalink

Olá Boia!
Preciso de uma ajuda. Faço todos os trechos aéreos em executiva ou primeira classe. No caso dos trens, compensa utilizar a Business Premier da Eurostar no trecho Londres - Paris?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Se você pode, compensa grin

Antonio Reis
Antonio ReisPermalink

Oi Rick! Obrigado por você existir, minhas viagens dependem totalmente de você.

Preciso de uma ajuda.

Comprei duas passagens pela Raileurope Porto/Lisboa em 29/04/2014 às 15:47 horas. A Raileurope enviou email de confirmando o trecho, data e horário e dizendo que os dois assentos seriam juntos se possível. Indicaram o produto vendido como "2 x Open Ticket".

Recebi os bilhetes, e neles não há dia, horário nem assento marcado, apenas origem, destino e validade entre 29/04 e 13/05.

Anteriormente eu havia tentado comprar pelo site dos Comboios Portugueses e não consegui pagar com meu cartão, mas vi que havia possibilidade de reserva de assento.

Será que eu tenho que ir na estação com antecedência para marcar data e assento ou fazer alguma espécie de reserva?

Será que "Open Ticket" significa que posso usar a passagem em qualquer dia entre 29/04 e 13/05? E se o trem estiver lotado?

Dúvidas, dúvidas, dúvidas! Agradeço dicas suas ou dos leitores!

Um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Você precisará marcar um assento se quiser ter certeza de que viajará sentado.

Passe numa estação ao chegar para fazer a marcação.

Aimorá
AimoráPermalink

Olá Ricardo! Primeiro quero dizer que seu blog é referência para todas as viagens que faço. Parabéns!!!
Desta vez estou indo com meu marido para uma viagem mais longa (50 dias) e resolvemos com pouco tempo de antecedência....está marcada para 06/05... as dúvidas principais estão na compra dos trechos de trem....acha que ainda dá tempo de comprar pela internet? Os trechos são: Praga/Viena/Buda/Zagreb...sei que depois na Croácia não há trens.....de split vamos de ferry para a Itália...então vou precisar de Salerno/Positano/Roma/Veneza.....de Veneza vamos de avião para Barcelona...aí preciso Barcelona/Valência/Madri....de Madri vamos de avião para Lisboa...depois Lisboa/Porto de trem....qual tua sugestão?....e ainda...na Croácia achas conveniente alugar carro ou os meios de transporte locais nos atenderiam?
Abç

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aimorá! Quem responde é A Bóia. Copre Praga-Viena em http://www.cd.cz/en , Viena-Budapeste em http://www.oebb.at/en . Budapeste a Zagreb, compre ao chegar. Barcelona a Valência e Madri compre em http://www.renfe.com . Lisboa ao Porto compre em http://www.cp.pt . Trechos aéreos compre a partir de http://www.kayak.com.br .

Tudo na hora fica mais caro.

Na Croácia dá certo dos dois jeitos.

Leia sobre os destinos a partir de https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

camila
camilaPermalink

Olá Bóia, tudo bem?

Comprei minhas passagens de trem pela raileurope porém não recebi nenhuma confirmação e a cobrança já foi feita no meu cartão.

Você sabe o que devo fazer nesse caso? Não consigo entrar em contato com a empresa por email e não tenho nenhum telefone para contado.

Você pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Infelizmente não temos como ajudar. O pós-atendimento da Raileurope é bastante criticado. Já tentou esta página de contato?: http://www.raileurope.com.br/spip.php?page=contact

Kátia
KátiaPermalink

Li as dicas aqui e procurei segui-las. Acabo de comprar passagens Milão-Roma pela Trenitalia. Achei melhor do que no site da RailEurope, porque mostrava mais opções de classe de bilhete (e, portanto, mais opções de preços) e também com mais explicações sobre cada classe. Probleminha: não consegui pagar com cartão de crédito. Então, paguei com PayPal. Aí foi super fácil. Com relação à antecedência, estou comprando com cerca de 60 dias de antecedência e acho que consegui um bom preço, mas há classes de bilhetes em que o preço mais descontado (super economy) já está esgotado. Para quem não se sente confortável com o site em italiano, mas encara o inglês, há uma versão em inglês do site da Trenitalia (basta clicar na bandeirinha da Inglaterra).

Kaká
KakáPermalink

Olá, estou tentando comprar passagens para Reims (região da champanhe) de TGV pelo site do SNCF e aparece a opção de escolher o assento. Não tenho a mínima ideia do qual escolher: "Beside", "Dual Side by side" ou "Facing or Family seating". Só é eu e meu marido, portanto acredito que esta última está descartada, mas o que seria as duas primeiras? Sendo que se eu colocar a opção "Beside", aparece para eu colocar o "carriage" e o "seat number". Não tenho idéia de número de assento, nada disso...estou desesperada sem entender a disposição desse TGV. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kaká! Beside é para alocar um assento ao lado de um já reservado. Coloque side by side, e o sistema alocará os dois juntinhos.

Ione
IonePermalink

Amigos do VnV,
Estou com duas dúvidas que talvez vocês possam me ajudar:
- Quero fazer reservas em trens panorâmicos e possuo um Swiss Pass. Como minha experiência com a Rail Europe foi angustiante, gostaria de fazer direto no site da empresa ferroviária porém não há a opção para discriminar que sou passholder e obter o desconto na reserva. Como faço, gosto de fazer tudo com antecedência...tentar na estação, na hora não é uma opção smile
- Vou fazer o pit-stop sugerido pelo Ricardo Freire Zurique-Vaduz-Chur. O passe dá direito ao ônibus para Vaduz? Pelo o que deduzi teria que pegar o trem com parada em Sargans e de lá pegar o ônibus. Na volta é só voltar pra Sargans e pegar o trem para Chur?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ione! O passe dá direito a você pegar o ônibus. A volta é como você imaginou.

Faça as reservas para os trens panorâmicos que necessitam de reserva diretamente nos sites dos trens.

Este post explica:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Kaká
KakáPermalink

Bóia, Vc é a melhor de todas! Nem sei como agradecer! Grande abraço!

Aimorá
AimoráPermalink

Olá!!!
Obrigada pelas dicas de compra, 5 trechos já comprados...Optamos por comprar as passagens do Leste Europeu quando chegarmos lá..Ainda nos falta o trecho Bari/Salerno,a caminho de Positano... como preciso para 22/05, já não dá para imprimir e como sairemos do Brasil já dia 06/05 fico com medo que o bilhete físico não chegue a tempo.Será que é muito arriscado deixar para comprar na hora? Alguém já fez este trecho sem ser de trem ou dá alguma sugestão? Grata!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aimorá! Compre em http://www.trenitalia.com . Selecione "tutti i treni". Se houver algum trecho operado por trem regional, a venda só será feita com uma semana de antecedência.

maria
mariaPermalink

Oi Bóia.
Comprei ticket Trenitalia, escolhi 07/06 Napoles/Roma finalizei compra, "tudo ok". Fui comprar Veneza/Lugano, 28/6, escolhi o horário veneza/milão apareceu 28/06 e milão/lugano 29/06 achei muito estranho. Resolvi olhar o ticket da Napóles e saiu o ticket em vez de 07/06, como pode acontecer isso?. Alguem já passou por isso? Só que agora perdi o ticket porque era promocional. Eu já li em algum lugar no site que deve salvar a última página da compra( help como é que faz esse comando e o nome desse procedimento?/)Eu esqueci como faz e agora não tenho como provar que a falha foi deles.
Se algum puder me dizer como faz e como faz esse esse "salvamento"" da comprar final. Agradeço muitissimo.
Maria

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Você deve ter pesquisado um horário tardio no trecho Veneza-Milão, o que fez com que o trecho a Lugano só pudesse ocorrer no dia seguinte.

Não entendi o que aconteceu com o seu bilhete de Nápoles.

Acho que o pessoal se refere a fazer um "print screen" (fotografar a tela) da página de conclusão do negócio, para ter a prova de que foi feito. Veja se o seu computador não tem essa tecla (prt sc).

maria
mariaPermalink

Muito obrigada Bóia é isso mesmo "print Screen" .
Quanto ao bilhete eu escolhi a data de 07/06, conferi muito bem data, nr. assento, só que o bilhete impresso saiu com data 08/06, só que a tarifa não permite modificações. Sinceramente não sei como pode acontecer isso?
Eu não consigo email da trenitalia para tentar uma mudança. Li em alguns comentários que entram em contato com a Trinitalia, só que nó site não consigo encontrar. Por favor se alguem tem o email Deles.
Muito obrigada
Maria

deles.
ntatono

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria!

Use este formulário:

http://reclami-e-suggerimenti.trenitalia.com/Reclami/Default.aspx

GUSTAVOW
GUSTAVOWPermalink

Boa noite. Tento comprar uma passagem Florença - Venaza; dia 16/06 a primeira classe está 29 euros. Mas ao tentar fazer o registro no site, pede endereço da Itália. Não consegui fazer o registro para depois comprar. Sempre segui a orientação de vocês e comprei pelo site da empresa nacional, mas na Raileurope está o mesmo preço, mas com taxa de 8 euros. Alguém sabe como registrar sem precisar esse endereço na Itália?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavow! O Ricardo Freire explica como comprar passagens da Trenitalia aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/passo-a-passo-como-comprar-passagens-de-trem-online-na-trenitalia/

Porém, não é mais preciso se registrar. O registro é só para quem quer o cartão da Trenitalia, que é disponível apenas para residentes.

Michelle
MichellePermalink

Olá! Gostaria de deixar registrado que efetuei diversas compras de bilhetes de trem pele Rende, usando Visa, nenhum problema nas emissões!
Estou com todos os bilhetes impressos e o processo todo foi muito rápido.
Antes de comprar, li sobre a dificuldade em fechar as compras pela Renfe, mas comigo deu tudo certo!!!!

maria goretti polcheira

Comprei passagens de railtrain de Madri/Barcelona/Madri, porem o meu email do cadastro ficou errado, a passagem foi comprada pelo paypal, mas nao recebi os bolhetes porque o email esta errado.Não consigo realizar a alteração no site.Alguém sabe como posso fazer?,tenho o numero da reserva, mas nao consigo ter acesso aos bilhetes

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Goretti! Recomendamos entrar em contato com a Renfe.

Daylana
DaylanaPermalink

Olá pessoal ! preciso de uma sugestão de uma cidade entre Amsterdã que saio dia 26/08 e milão que preciso estar no dia 30/08 que é a cidade de meu retorno para o Brasil,preferencialmente que eu possa fazer de trem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daylana!

Da próxima vez, compre passagem certo, com volta do último destino que você vai efetivamente visitar:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

O caminho mais reto de trem entre Amsterdã e Milão passa por Colônia, na Alemanha, e Zurique, na Suíça.

Hewert
HewertPermalink

Ola,

Tentei comprar uns bilhetes na Trenitalia, mas na hora de fechar a compra, dava erro. Tentei comprar com meu cartao mastercard internacional e nada. Tentei comprar na trenitalia, pois algumas taxas de raileurope sao quase o preço da passagem.

Farei o circuito: Roma-Bologna, Bologna-Verona, Verona-Milão, Milão-Florença e Florença-Roma.

Pela sua experiencia, vale a pena comprar pelo site ou é melhor arriscar comprar na própria estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hewert! A vantagem de comprar com antecedência pela internet é conseguir tarifas promocionais. Na hora, os preços estarão mais caros.

O Ricardo Freire explica como comprar passagens da Trenitalia aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/10/passo-a-passo-como-comprar-passagens-de-trem-online-na-trenitalia/

Porém, não é mais preciso se registrar. O registro é só para quem quer o cartão da Trenitalia, que é disponível apenas para residentes. Leia também os comentários dos nossos leitores. Eles tem dicas também.

erik
erikPermalink

Olá comprei pelo site da raileurope com bilhete print@home, mas não recebi email de comfirmação para impressão, como faço????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erik! Se você criou uma conta na Raileurope para comprar o bilhete, é só fazer o login, acessar o seu pedido e imprimir a passagem. Caso não tenha criado uma conta, entre em contato com a Raileurope para comunicar o problema.

Velize
VelizePermalink

Bóia,
Me ajuda com a minha primeira viagem para a Europa ? Fico em Paris de 26.06 a 01º.07 e passo por Bruges, no dia 02.07, antes de seguir para Amsterdam de 02 (noite) à 05.07.
Confesso que estou insegura quanto às opções de viagem de trem. Achei que tinha lido aqui que existe uma viagem sem escala entre Paris e Bruges, mas não tem esta opção no raileurope.com.
Me ajuda com esta logística ?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Velize! De trem você fará Paris-Bruxelas e depois Bruxelas-Bruges. Normalmente não há como ir direto. Já houve um trem direto nos fins de semana, não sabemos se ainda está em vigor; simule no site da SNCF.

Neftalí
NeftalíPermalink

Desculpe Bóia, mas a www.thalys.com tem sim um trem diário direto (com algumas paradas, mas sem baldeação) de Paris a Bruges, que sai as 18:25 e chega as 20:51.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neftalí! Obrigada pela dica. wink

Mas pelo o que entendemos, a Velize quer passar o dia em Bruges e depois seguir para Amsterdam. E isso significa que ela tem que pegar um trem saindo pela manhã.

Cândida Silva
Cândida SilvaPermalink

Olá! Estou planejando viajar para a Europa em setembro/outubro. serão 3 adultos e pensamos o seguinte roteiro (nesta ordem)saindo de Salvador:
Munique, Praga, Paris, Madri e Lisboa. Vale a pena olhar passagens de trens entre as cidades? Viajar a noite de trem vale a pena?
obrigada, Cândida

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cândida! O Ricardo Freire não recomenda viajar em trens noturnos (aqueles em que se dorme a bordo).

Para ajudar no seu roteiro, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa/
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Priscilla Assunção
Priscilla AssunçãoPermalink

Olá! Primeiramente, parabéns pelas informações, são de grande valia!!! Vou viajar em agosto e estou sofrendo para comprar as passagens de trem, rs... Preciso dos seguintes trechos: Budapeste - V iena (tentei ver pela MAV, mas não consegui), Viena - Munique (acho que uma boa opção seria a OBB, correto?) e Munique - Praga (não sei qual a melhor empresa). O que acham e como podem me ajudar? Muitíssimo obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscilla! As passagens de Budapeste a Viena não podem ser compradas online. Compre ao chegar em Budapeste.

O trecho de Viena a Munique você compra no site da ÖBB. O trecho de Munique a Praga, na Deutsche Bahn (mas de ônibus). A regrinha é sempre comprar a passagem no site da cia. ferroviária do país de origem do trajeto. Dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Carlos
CarlosPermalink

Comprei três passagens ida e volta Paris Londres na opção print@home, imprimi os tickets, que vem com key code. Preciso trocar estes tickets ao chegar na estação ou embarco com eles mesmos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Esses tickets bastam!

Amanda
AmandaPermalink

Olá boia!
Você acha inviável fazer os trechos noturnos Budaspeste - Innsbruck ( chegada as 3:30am), Viena- Praga ( chegada as 4:00am)e Praga- Cracóvia (chegada as 6:20am) ? é melhor avião?

obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Não recomendamos viajar em trem noturno. Não é confortável: o trem chacoalha, você não chega descansado e ainda passa uma noite preocupado com a sua mala. Ao chegar, o seu quarto de hotel dificilmente será liberado antes de meio-dia. Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/