Passagens de trem na Europa: Raileurope x ferrovias nacionais

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

AVE

A pesquisa de passagens de trem na Europa usada neste comparativo é de 2014, mas a idéia continua a mesma: sempre compare as tarifas de passagens de trem da Raileurope com aquelas oferecidas pelas cias. ferroviárias europeias, para conferir se aparecem as mesmas tarifas promocionais, ou se há sobretaxas.

Graças ao site da Bahn alemã, um dos pioneiros da era mesozóica da  internet, pesquiso passagens de trem na Europa desde 1998 (quando usei para fazer os roteiros do Viaje na Viagem de papel). Compro passagens de trem online desde 2006, quando fui para a Alemanha fazer campo das cidades-sede da Copa para a Viagem & Turismo. Em 2008, quando passei três meses pela Europa, comprei passagens online nos sites da Renfe espanhola, da SNCF francesa, da Trenitalia e da Bahn. (Na Holanda e na Bélgica, comprei passagem diretamente nas estações, porque não consegui comprar online.) Em viagens subseqüentes, andei comprando também na SBB suíça, na ÖBB austríaca e no portal britânico The Train Line.

Justamente por ter destrinchado quase todos os sites das ferrovias nacionais européias, nunca morri de amores pela Raileurope, uma joint venture entre a SNCF francesa e a SBB suíça que comercializa passagens (e passes) de trem para não-europeus (e tem um site em português para os brasileiros). Tinha meus motivos, a saber: a cobrança de sobretaxas salgadas, a omissão de tarifas promocionais, a morosidade no envio dos bilhetes físicos. Em 2009, este blog virou muro de lamentação de consumidores que não conseguiam receber seus tickets nem se comunicar com a empresa.

Nos últimos anos, porém, conforme os próprios leitores vieram testemunhar, muita coisa mudou no site da Raileurope. Tarifas promocionais começaram a aparecer, e em muitos casos passou a ser possível imprimir o bilhete em casa. As sobretaxas também parecem ter diminuído. Ao mesmo tempo, começaram a aumentar as reclamações sobre dificuldade de compra com cartão de crédito em várias ferrovias nacionais.

Já estava mais do que na hora, portanto, de uma comparação na prática entre a Raileurope e os sites próprios das cias. européias. Passei o dia de ontem inteiro nessa função. Pesquisei passagens para o dia 12 de abril (60 dias a partir de ontem) e fui até a última página antes da efetivação da compra para ver o preço final.

O que constatei? Que as cias. ferroviárias nacionais continuam mais em conta -- mas em alguns casos essa diferença está negligível: se a sobretaxa de 8 euros (R$ 26) compra a sua paz de comprar em português, então está bem pago. Em outros casos, porém, a diferença continua bastante significativa.

Entenda esta pesquisa como aleatória: para ser científica, precisaria ser refeita sistematicamente com várias outras datas e trechos. A conclusão que deve ser tirada deste levantamento é que sempre se deve pesquisar as duas alternativas, simulando até a última página antes de fechar a compra. Só assim você poderá estabelecer a relação custo x benefício de comprar em português ou enfrentar o site da cia. européia.

Dos resultados que obtive na pesquisa de ontem:

  • Fiquei surpreso em ver tarifas promocionais de Renfe e Trenitalia na Raileurope; é uma boa notícia para quem não consegue completar compras nos sites da espanhola e da italiana (que são notoriamente cricris com cartões brasileiros);

  • Também me surpreendeu a taxa de serviço camarada (apenas 2 euros por bilhete) do trecho do Eurostar entre Londres e Paris;

  • Nos trechos germânicos, porém, as tarifas promocionais da Bahn e da ÖBB não apareceram na Raileurope. (Menos mal que os sites alemão e austríaco costumam aprovar nossos cartões sem lero-lero);

  • No único trecho pesquisado com origem no Leste Europeu, a Raileurope continua praticando o sobrepreço pornográfico de antigamente. (Ou seja: pelo jeito, continua valendo a recomendação de comprar a passagem do trecho seguinte na estação, ao chegar)

Não fiz comparações com a NS Hispeed holandesa porque sei que eles encrencam com cartões brasileiros. Trechos originados na Bélgica podem ser comprados pela SNCF. Para saber tudo sobre passagens de trem na Suíça, leia este post.

Aí vai o resultado de todas as comparações feitas ontem. Todas as pesquisas foram feitas para duas pessoas e envolvem a menor tarifa encontrada em trens diretos. Guardei prints de todas as páginas da pesquisa mrgreen

(E sempre lembrando: para melhores resultados, comece suas pesquisas com 120 dias de antedência. Provavelmente as tarifas mais descontadas aparecerão com 90 dias de antecedência.)

LONDRES-PARIS | Eurostar x Raileurope

Eurostar

Eurostar: 78 libras para duas pessoas

Oanda

Segundo o Oanda, 78 libras = 93 euros ontem

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 101 euros para duas pessoas

A comparação tem a pegadinha da moeda: no site britânico do Eurostar (eurostar.co.uk) os preços estão em libras; no da Raileurope, em euros. Neste trecho a Raileurope cobra uma taxa de serviço pequena (2 euros por bilhete, ao invés dos 8 euros habituais) e permite a impressão dos bilhetes em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 4 euros (13 reais) mais cara por pessoa.

MADRI-BARCELONA | Renfe x Raileurope

RenfeRenfe: 98 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 114 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais individuais da Renfe apareceram iguaizinhas no site da Raileurope. (Mas a tarifa promocional M4, para quem compra 4 passagens de uma vez só ao redor de uma mesma mesa, só apareciam no site da Renfe.) Neste trecho a Raileurope permite a impressão do bilhete em casa. A diferença então ficou por conta apenas da taxa de serviço de 8 euros por passagem. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

LISBOA-PORTO | CP X Raileurope

CPCP: 37 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 82 euros para duas pessoas

No levantamento de ontem, as passagens descontadas da CP portuguesa não apareceram no site da Raileurope. Tampouco era possível imprimir o bilhete em casa, o que faz incorrer numa taxa de entrega de 12,70 euros (para o conjunto de bilhetes), além dos 8 euros de taxa de serviço por bilhete. Resultado desta pesquisa: Raileurope 22,50 euros (73 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens. Na compra de apenas uma passagem, 28,85 euros (94 reais) mais cara.

ROMA-VENEZA | Trenitalia x Raileurope

TrenitaliaTrenitalia: 78 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 94 euros para duas pessoas

Na Itália aconteceu como na Espanha: os mesmos preços apareceram nos dois sites. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, então a diferença ficou apenas por conta da taxa de serviço, mesmo. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

PARIS-AVIGNON | SNCF X Raileurope

SNCFSNCF: 90 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 160 euros para duas pessoas

Surpresa: achei que encontraria as mesmas tarifas da SNCF na Raileurope, mas não: as tarifas do IDTGV, o TGV low-cost, só apareceram na SNCF. As outras tarifas eram parecidas. A Raileurope permite imprimir o bilhete deste trecho em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 25 euros (91 reais) mais cara por pessoa.

BATE-VOLTA PARIS-BRUXELAS-PARIS | SNCF X Raileurope

SNCF SNCF

SNCF: 180 euros ida e volta em 1a. classe para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 244 euros ida e volta em 2a. classe para duas pessoas

De vez em quando você encontra uma promoção em primeira classe mais em conta do que segunda classe (ou muito próxima). Na SNCF, achei essa tarifa de 45 euros por trecho na primeira classe entre Paris e Bruxelas tanto na ida quanto na volta. Na Raileurope, porém, o mais barato que encontrei foi 50 euros na segunda classe. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, mas como cobra taxa de serviço por bilhete, o passageiro para a taxa de 8 euros para ir e mais 8 euros para voltar. Resultado desta pesquisa: Raileurope 32 euros (104 reais) mais cara por pessoa, numa classe inferior.

BERLIM-AMSTERDÃ | Bahn x Raileurope

Bahn

Deutsche Bahn: 88 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 283 euros para duas pessoas

A Bahn alemã tem tarifas promocionais para a Europa a partir de 39 euros. Com 60 dias de antecedência, encontrei essa de 44 euros entre Berlim e Amsterdã. No site da Raileurope, porém, as tarifas promo alemãs não apareceram. E ao escolher o menor preço, ainda cometi uma burrada: o trem tinha baldeação (rapidíssima), e como a baldeação gera mais um bilhete, a Raileurope vai lá e cobra mais uma taxa de 8 euros. Some-se a isso o fato de não ser possível imprimir o bilhete da Raileurope em casa (mais 12,70 euros de Fedex, taxa única para todos os bilhetes), e já viu. Resultado desta pesquisa: Raileurope 97 euros (317 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

VIENA-PRAGA | ÖBB X Raileurope

ÖBBÖBB: 104 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 178 euros para duas pessoas

As tarifas promocionais das ferrovias austríacas não apareceram no site da Raileurope. Além da taxa de serviço (8 euros por bilhete), há a taxa de entrega por Fedex (12,70 para o conjunto de bilhetes), já que não é possível a impressão do bilhete Raileurope em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 37 euros (121 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

BUDAPESTE-VIENA | MAV X Raileurope

MAVMAV: 26 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Raileurope: 124 euros para duas pessoas

Eu sempre soube que não valia a pena comprar passagem originada no Leste Europeu na Raileurope; as ferrovias do Leste são lentas e as tarifas, bem camaradas. Pelo jeito, continua assim. No site da MAV húngara (sem possibilidade de compra online), achei passagens a 13 euros por pessoa (a mesma tarifa para pesquisas nos próximos dias). Na Raileurope, a mais barata era de 48 euros por pessoa -- mais taxa de serviço (8 euros por bilhete) e entrega por Fedex (12,70 euros para o conjunto de bilhetes). Ou seja: compre suas passagens de continuação no Leste ao chegar ao Leste. Resultado desta pesquisa: Raileurope 49 euros (160 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

Leia mais:

381 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Estou tentando comprar passagem de trem Budapeste x Viena Westbahnhof. Reservei um hotel ao lado dessa estação em Viena e agora não consigo comprar a passagem. Na Rail Europe só tem opção chegando por MEIDLING para 16 de agosto. Será que não tem mais vagas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Trechos partindo de Budapeste devem ser comprados lá, ao chegar na cidade. Não dá para comprar online.

Ricardo Santiago
Ricardo SantiagoPermalink

Diante de certas dificuldades na aquisição de trem nos trechos entre Budapeste/Viena e Viena/Praga, não é mais cômodo avião? Período de setembro/2014. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Compre a passagem Budapeste-Viena na estação ao chegar em Budapeste. Viena-Praga é facilmente comprável em http://www.oebb.at/en . Ir de avião levará mais tempo do que de trem. Falamos deste roteiro há mais de 5 anos e ninguém jamais apareceu aqui para dizer que não conseguiu comprar passagem.

Luciana Oliveira
Luciana OliveiraPermalink

Olá, Ricardo!
Você tem sido luz em todas minhas viagens! Infelizmente, tive o mais desgosto com a raileurope e não recomendo a ninguém! Na frança os trens ficaram de greve em junho de 2014. Até agora não consigo me comunicar com a emrpesa para ter, ao menos, o reembolso do trem!Os demais custos como hotel e passagem de avião de volta já estão todos perdidos, pelo visto! Ja mandei mil emails e a resposta é sempre que não é o contato certo, que tem que ser a raileurope francesa! Naõ encontro email, telefone, NADA! Uma absoluta falta de respeito com o consumidor! Não consegui viajar a Paris com toda minha familia! Não aconselho jamais esse trem! Vamos de avião, ainda é mais seguro!

Mariana
MarianaPermalink

Olá, vou fazer um viagem pela europa em agosto e já estou pesquisando as passagens de trem. Eu comprei uma passagem de Bruxelas para Amsterdan pelo site da RailEurope, eu comprei a opção de @print home. Eu recebi um email confirmando a minha compra, e nesse mesmo email estava dizendo que eu receberia um outro email com as passagens em PDF para impressão, mas até agora não recebi esse segundo email. Vc sabe me dizer quanto tempo demora pra chegar esse email com as passagens? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Desculpe, não temos experiência com o atendimento da Raileurope. Entre em contato com eles antes que seja tarde demais.

Janaina
JanainaPermalink

Olá Mariana, vc recebeu o segundo email ? Estou na mesma situação e estou desesperada. Preciso comprar outro trecho, mas estou muito na duvida. Obrigada

Beth
BethPermalink

Olá Janaina e Mariana. Como ficou a situação de vcs? Estou na mesma situação. Gostaria de saber se deu tudo certo. Já estou me arrependendo do print home...

DUANE
DUANEPermalink

olá boia, qual site recomenda a compra? no caso o mais seguro .
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Duane! Os sites nacionais dão infinitamente menos reclamação do que a Raileurope. A vantagem da Raileupe é estar em português e costumar aceitar todos os cartões.

Rita Martins
Rita MartinsPermalink

Boa tarde,
Comprei as passagens pela Trenitalia e recebi o e-mail com o anexo com código de barras.
Gostaria de saber se este já é o bilhete ou se com este papel troco pelo bilhete na estação de tem.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Não precisa trocar. Suba direto no trem com o seu recibo.

Rita Martins
Rita MartinsPermalink

Obrigada !

Amanda de Souza Ramalho

Olá! Qual sua dica para ir de Munique para Frankfurt? Pesquisei na RailEurope e na BAHN e os preços estão bemmm diferentes para dia 30/10. Avião sem chance, já desisti. Caro demais. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Compre por onde apareceu o menor preço grin

Pedro Calixto
Pedro CalixtoPermalink

Olá, eu fiz um comentário e fui moderado nao sei por quê. Disse que sim é possível comprar o ticket online no site da MAV húngara. Fiz o processo todo online e no fim ele gera um código de 8 dígitos o qual em qualquer estação de trem de busdapeste basta digita-lo no terminal de auto atendimento que o bilhete lhe é entregue.

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada, Pedro! Vamos testar e atualizar a informação.

(Em tempo: seu comentário não apareceu para nós, não. Deve ter havido uma falha no upload. Obrigada por insistir!)

Pedro
PedroPermalink

O site é esse mesmo, é que as informações são um pouco escondidas, depois se quiserem mando um passo a passo de como fazê-lo.

Mariana
MarianaPermalink

Olá Pedro, eu acabei de comprar no site da MAV o trecho BUD-VIE, mas não gerou nenhuma confirmação satisfatória, apesar de já aparecer a cobrança no cartão de crédito.

Nem sei quais foram os assentos marcados para mim e meu marido.

Na verdade, a única coisa que recebi foi um email super resumido com os dados da "Invoice" (meu nome e endereço) e um código de 10 dígitos (e não 8), com o nome de "Számlaadat ügyfélkód".

Foi assim com você também?

Vc só conseguiu ver os assentos na hora da impressão na estação?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Segundo as instruções do site, você digita esse código para imprimir a sua passagem numa máquina de uma estação.

https://jegyvasarlas.mav-start.hu/eTicketV2/EN/Hogyan_vasarolhatok_i-Ticket.html

As palavras em húngaro que você transcreveu significam, segundo o Google Tradutor, "dados da conta".

Mara
MaraPermalink

Acabei de comprar passagens de trem para 3 trechos na França através do site da SNCF, e comparei com o passe e os bilhetes individuais da RailEurope e a diferença era grande mesmo. Não tive problemas para usar o cartão de crédito internacional, logo de primeira consegui fechar a compra. Espero que dê tudo certo ao retirar os bilhetes ao chegar em Paris!

Patricia Esteves
Patricia EstevesPermalink

Li o post e as perguntas além de outros posts aqui no blog . Viajo para Madri em outubro e quero fazer o trajeto Madri-Granada-Sevilha sei que tem ser comprados separados mas a minha duvida e com relação ao cartão credito pela Renfe, tenho cartão de credito Itau será que consigo ? Para fazer o bate volta a Toledo posso comprar na hora na estação ? Nunca fiz viagens de trens estou um pouco confusa ...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Você pode comprar no site da Renfe com um cartão de crédito internacional. Para Toledo, você pode comprar na hora, sim.

Marilia
MariliaPermalink

Olá tudo bem Ricardo? eu comprei duas passagens trem Viena - Budapeste pela obb, e recebi o codigo de reserva por email, e ele não vale como ticket, não consigo imprimir? Só posso retirar lá?
Tambem não consegui comprar o trecho Praga- Viena pela obb , o que vc sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marília! Quem responde é A Bóia.
É possível comprar Praga-Viena na cia. tcheca, http://www.cd.cz/en .

Quais foram as instruções que vieram com o código de reserva?

Vinicius R.
Vinicius R.Permalink

Só uma dica pro pessoal: simulei o trecho Praga-Frankfurt na Bahn.de e também na cia. tcheca, http://www.cd.cz/en , e os preços deram bem diferentes.

Patricia Esteves
Patricia EstevesPermalink

Tentei fazer a compra na Renfe com meu cartão internacional Itau e não consegui , tentei pelo Paypal deu um erro pediu para tentar mais tarde . Fiz a simulação pelo Raileurope brasileiro mas a taxa de serviço é muito alta 30 euros lendo esse post onde está a taxa de 8 euros !!! me ajudem !!!
Estou pensando em comprar na hora (Madrid-Granada-Sevilha) será q sairá muito mais caro !!!!Viajo em outubro .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Sai mais caro comprar na hora, sim. Veja aqui algumas alternativas: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/comprando-no-site-da-renfe-os-macetes-do-achados

Jose Roberto
Jose RobertoPermalink

Já comprei diversas passagens no RailEurope e nunca vi taxa de 8 euros.

Ivana
IvanaPermalink

Marília
Acabei de chegar da Europa, deixa eu te dizer que para o trecho Viena- Budapeste, tu vais ter que trocar teu ticket pela passagem somente na máquina dentro da estação de trem de Viena. Vais digitar o cód e a passagem vai ser impressa na hora com teu nome , se houver qualquer problema existe um escritório da OBB lá para tirar dúvidas.

Tania Maria
Tania MariaPermalink

Comprei as minhas passagens de trem com a ajuda das dicas de voces, tanto na companhia Alemanha como Austriaca.
Agora as passagens já chegaram, e fiquei na duvida, percebi que no canto inferior da pagina impressa tem a especie de um codigo de barra, então sera necessario algum tipo de validacao quando chegar na estacao, vou precisar ir ao guiche da companhia. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tania! Esse código de barras é para ser lido pelo fiscal quando passar, já dentro do trem. Ele sempre passa em algum momento da viagem.

Sérgio
SérgioPermalink

Olá..Ricardo estamos indo pra Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha e estamos pensando me comprar um passe de 8 a 10 dias por esses paíse...nesse caso vale a pena comprar? ou é melhor comprar separado, sendo que gostariamos de ter flexibilidade...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sérgio! Os únicos passes que recomendamos são os de um país só, notadamente Alemanha e Suíça. Os outros só valem a pena se você tiver deixado super para a última hora e só vá conseguir comprar passagens caras em tarifa cheia. Ainda assim, note que terá que pagar suplementos e terá que reservar em alguns trens; e que há uma cota de portadores de passe em certos trens.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa

helio ludwig
helio ludwigPermalink

Obrigado pelas dicas. Tentarei comprar viena - budapeste pelo site. Não sei se e facil retirar os tickets nas maquinas, caso possa me orintar te agradeço de antemão

Ivana
IvanaPermalink

Se você tiver dúvidas ou ficar inseguro na hora, existe um caixa bem ao lado do escritório da OBB, vc entra e pede ajuda que algum funcionário vai lá para ajudar. No final dá tudo certo. É aquele velho ditado: quem tem boca vai a Roma. No seu caso é até Budapeste.
Boa viagem vai dar tudo certo!

Ivana
IvanaPermalink

Helio ludwig
Se você tiver dúvidas ou ficar inseguro na hora, existe um caixa bem ao lado do escritório da OBB, vc entra e pede ajuda que algum funcionário vai lá para ajudar. No final dá tudo certo. É aquele velho ditado: quem tem boca vai a Roma. No seu caso é até Budapeste.
Boa viagem vai dar tudo certo!

Cláudio Melo
Cláudio MeloPermalink

Oi! Estou tento problemas com a Rail Europe. Gostaria de sugestões de empresas de trem para os trechos:
Paris -> Aix-en-Provence
Aix-en-Provence -> Chamonix
Praga-> Budapeste

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! De Paris a Aix e de Aux a Genebra use http://www.voyages-sncf.com . Siga de ônibus de Genebra a Chamonix. De Praga a Budapeste é melhor ir de avião. De trem, compre em http://www.cd.cz/en .

Provence, Suíça, Leste Europeu? Sua viagem está bastante complicada. Pressinto um roteiro picado e apressado demais, com mais tempo em trânsito do que em passeio.

Fernanda
FernandaPermalink

Ola, alguem pode me ajudar? estava fazendo uma compra de passagens de tren no site da raileuropa - cheguei a colocar o numero do cartao e codigo de segurança, me foi emitido um numero de reserva mas a pagina voltou a aparecer as informaçoes de inserir dados do cartao. Nao recebi email confirmando a compra. Minha duvida é , sera que minha compra foi ou não foi efetuada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Confirme com a operadora ou banco do seu cartão de crédito se a compra foi efetivada. Se não foi, tente de novo. Caso tenha sido confirmada, entre em contato com a Raileurope.

Natalia
NataliaPermalink

Fiz uma compra agora e deu o mesmo problema! E o pior: a compra foi sim autorizada pelo cartão de credito, mas não recebi a confirmação do site, e receio que não consiga receber uma resposta dele, pois so há um canal de comunicação no site, e sequer confirmam o envio da minha mensagem. Alguma sugestão?? Não sei o que fazer!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! Você pode contestar a compra junto ao cartão e comprar outra passagem no site da cia. nacional.

Gessykka
GessykkaPermalink

E o eurail global pass?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gessykka! Passes, em geral, não valem a pena. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Renata
RenataPermalink

Bom dia! Estou na dúvida se compro online ou se deixo para comprar quando chegar na cidade passagens de Amsterdã-Bruxelas e Bruxelas-Paris. O que você acha?? Tem alguma referência de onde posso comprar passeios nessas cidades? Tipo empresas de turismo locais? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Consulte a oferta de passeios em Paris, Bruxelas e Amsterdã no site da Viator.

Eliane
ElianePermalink

Olá! Tenho uma viagem marcada para a Europa no início de janeiro/2015, somos um grupo de 10 adultos e um bebê. Faremos 03 trechos de trem: Lisboa/Madri - Madri/Barcelona - Barcelona/Marselha. Não consigo fazer a compra através do site da Rail Europe. Peço a sua ajuda. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! De Lisboa a Madri, vá de avião. De Madri a Barcelona, e de Barcelona a Marselha, compre a passagem de trem pela Renfe. https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Smara
SmaraPermalink

Olá, Bóia! Minha dúvida é qual estação de trem é melhor para desembarque (com malas e criança em janeiro de 2015) em Lisboa vindo do Porto, considerando as opções : Santa Apolônia, Oriente ou Entrecampos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Smara! Depende do hotel em que você ficar hospedada, e se vai continuar a viagem de metrô ou táxi. Se vai continuar de táxi, provavelmene Entrecampos seja a mais indicada.

Camila
CamilaPermalink

Olá!

Vou viajar para a alemanha/belgica/holanda e vou passar por 10 cidades e totalizando 10 dias de viagem de trem. Qual seria a melhor opção para mim?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! 10 cidades em 10 dias é uma maratona e não uma viagem. Para ajudar a montar o seu roteiro, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Camila
CamilaPermalink

Mas vai ser durante 50 dias.... desses 50 10 seriam os dias de passagem que eu iria precisar para fazer as trocas de cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O passe que dá direito a 10 dias de viagem nesses países é o http://www.eurail.com/eurail-passes/regional-pass/benelux-germany . Custa 400 euros, fora eventuais suplementos (Thalys e ICE). Se você conseguir trechos avulsos por um preço médio inferior a 40 euros, o que acreditamos ser superpossível se você comprar com 3 meses de antecedência, vai pagar mais barato. A vantagem do passe seria não depender de horários fixos em trens em que a reserva não fosse obrigatória.

camila
camilaPermalink

Obrigada!

Pablo Menezes
Pablo MenezesPermalink

Olá, estou com dúvida na compra, vou comprar 1 classe, pois o valor está com diferença pequena, mas a dúvida que fica é qual acento pegar para eu e minha esposa, e se de Bruxelas para Amsterdam, eu posso descer em Schiphol???
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! Normalmente o sistema já aloca assentos, com dois "s", juntos numa compra conjunta.

Para descer no aeroporto, compre a passagem até Amsterdam Schiphol, pode ser que saia até um pouco mais em conta do que a Amsterdam Centraal. Mas mesmo se a sua passagem for até Centraal, você pode descer antes sem problema.

Nalu
NaluPermalink

Estou encontrando dificuldades para comparar os preços. Consigo navegar no site da Raileurope. Porém, não consigo finalizar meu cadastro na Renfe para simular as compra. Os preços ficam muito mais caros se os bilhetes (Madri/Barcelona) forem comprados na estação, com apenas uma semana de antecedência? Somos seis pessoas e faremos esse trajeto em janeiro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nalu! Comprando na estação você não conseguirá tarifas promocionais. Você não precisa fazer cadastro para simular uma compra no site da Renfe. wink

Antonio carlos
Antonio carlosPermalink

Vamos estar na França em maio de 2015.Pretendemos fazer o Vale do Loire indo de Paris a Tours onde ficaríamos e daí para Amboise, Blois e outras cidades próximas aos castelos. Queríamos fazer tudo de trem.Fica difícil comprar pela internet antecipado porque não temos a certeza das datas. O que fazer? Comprar um passe? comprar na hora? peço a sua ajuda para encontrar a melhor solução.
Desde já muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio Carlos! Na hora a passagem custará mais caro. Para conseguir passagens descontadas, compre com antecedência (a partir de 90 dias).

Leia sobre o Vale do Loire:
https://www.viajenaviagem.com/destino/vale-do-loire

Diego Melo
Diego MeloPermalink

Olá, Ricardo! Estou precisando de uma ajuda. Estarei na Itália e Suíça em março de 2015 e estou pesquisando a melhor forma de me locomover internamente nesses países. Em pesquisa na Raileurope não gostei da cobrança de 30 euros para cada passagem, como farei Roma-Florença, Florença-Veneza, Veneza-Milão e Milão-Sion/Suiça (ida e volta) só de taxa eu pagaria 150 euros. Será que tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Quem responde é A Bóia. Você chegou a ler o texto? A sugestão está nele.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Diego. Resumindo, a raileurope é uma besteira, é jogar dinheiro fora. Os trechos Roma-Florença, Florença-Veneza e Veneza-Milão custam 19 Euros comprando com tempo, tanto na Trenitalia (Freccia) como na Italotreno. Imagina ainda por cima pagar 30 Euros, mais que a passagem, por gastos de cobrança!!

Alex Rodrigues
Alex RodriguesPermalink

Olá Ricardo, A Bóia, ou algum leitor,

Alguém saberia me dizer se é possível comprar passagem de Londres p/ Paris direto na Eurostar com a opção de imprimir o bilhete em casa?

E no Thallys? Irei fazer o trecho Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã; seria possível comprar e já imprimir o bilhete em casa?

Obrigado!

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Alex!! Sim, em ambos casos você imprime o bilhete em casa e mostra para o fiscal no trem. Não é preciso validar, é muito fácil.
Lembre-se de comprar antecipadamente para conseguir melhor preço. No Eurostar se pode comprar 180 dias antes e no Thalys 90 dias.

Alex Rodrigues
Alex RodriguesPermalink

Obrigado Neftalí!!!

Leonardo de Arruda Caetano

Boa noite, queria saber se com o InterRail (sou brasileiro mas tenho dupla nacionalidade) preciso de imprimir alguma coisa ou é só chegar no trem, entrar e depois mostro o passe? Tenho dúvidas nisso! Sei que para alguns trens noturnos e de alta velocidade tenho que fazer uma pré reserva paga, mas em trens que não necessito disso é só entrar e mostrar? Estou inseguro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Não entendemos de InterRail, mas se funcionar que nem o Eurail você precisa ter impressos os comprovantes de reserva e suplementos devidos.

Edu Abreu
Edu AbreuPermalink

Olá Bóia! Gostaria de uma imensa ajuda, pois ficaremos na Europa de 10/04/15 até 23/04/15 e estamos com muitas dúvidas de como adquirir as passagens de trem. Primeiramente, postarei o trecho que estamos com muitas dúvidas e em breve postarei o restante, pois certamente ajudará aos outros viajantes.
Sairemos de Amsterdã ( hospedagem ao lado da estação central) para Berlim (hospedagem em Mollstrasse perto da Alexanderplatz). Qual o melhor site de trem para esta compra? As estações que interligam os dois países ficam próximas aos hotéis que ficaremos hospedados?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edu! Os trens podem sair de Amsterdam Centraal ou de Amsterdam Zuid. O destino é Berlin Hauptbahnhof.

Leia sobre Amsterdã e Berlim nos destinos Amsterdã e Berlim:

https://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda

https://www.viajenaviagem.com/destino/berlim

Odete lenz
Odete lenzPermalink

estou indo para europa em abril degenova queremos ir até milão depois até lugano luzertna zurique voltando belinzona como milao De milão voltamos a napolis la ficamos ancorados e dali fizemos o passeio a capri positano e regiao pompeia.Quero re pedir é possivel me deslocar de trem ou de onibus comprando as passagens de trem lá mesmo com os trens regionais? como faço ? Como peço as passagens nos locais ? Que nome de trem cada regiao devo comprar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odete!

Compre com antecedência para conseguir descontos. Siga as instruções do texto ou procure um agente de viagem.

Odete lenz
Odete lenzPermalink

depois queremos voltar de Napolis a Roma e dali para Istambul.Que onibus ou trem devo pegar para ir de Napolis ate o aeropórto Fiumancino? Espero a tua boa vontade....Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odete! De Nápoles você precisa ir de trem ao Termini, lá você pega o trem para Fiumicino.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/roma

Odete lenz
Odete lenzPermalink

Se possível os valores dos trajetos Desde já muito obrigado.

Odete lenz
Odete lenzPermalink

Nos trens regionais existe passagens com desconto para maiores de 60 anos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odete! Nos sites de cada cia., ao comprar a passagem, você indica a faixa etária do passageiro, então aparecem as tarifas correspondentes.

Carolina Campos
Carolina CamposPermalink

Olá! Como já comentei em outro post do site, vou para a Itália em Julho de 2015 e já estou começando a olhar os trens (sempre pelo site trenitalia). Enquanto testava, vi que existia a opção: Studenti valle d'aosta e eu clique achando ser um desconto para estudante, entretanto o preço é muito mais caro que o Economy. Não existe desconto para estudante ao comprar trens? (Eu tenho aquela carterinha mundial de estudante) E essa Economy/Super Economy é ok? Provavelmente nao é reembolsavel, mas voces recomendam? Obrigada desde já (:

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Não existe desconto para estudante. As tarifas descontadas são promocionais e têm essas restrições de reembolso.

Paula Arnaud
Paula ArnaudPermalink

Ola, to qrendo comprar passagem de trem pra fevereiro, amsterdã X Belgica ( to vendo ainda a cidade) , copenhage X Malmö...dx pra comprar na hora ou compro no site?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Na hora, como a gente já explicou inúmeras vezes, você pagará tarifa cheia. Comprando com antecedência você ainda pode conseguir algum desconto. O ideal é comprar com 120 a 90 dias de antecedência.

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Paula Arnaud, estou há 40 dias na Europa. A minha base é Leeds no norte da Inglaterra. Só comprei passagem antecipada, ainda no Brasil, no Eurostar para ir de Londres até Rotterdam porque a viagem era dia 23 de dezembro e nessa época a procura é grande. A volta Bruxelas/Londres ( no início de janeiro) comprei separada também pelo site e como a procura era menor o preço caiu pela metade. As passagens de trem de Rotterdam para Bruxelas comprei no dia anterior no guichê da estação de Rotterdam. E de Bruxelas/Gent e Bruxelas/Bruges comprei na hora no guichê da estação. Para ir a Bruges e Gent a passagem é muito mais barata nos finais de semana. Comprei na hora também para ir a Oxford. Tem trem a toda hora. Compra, espera um pouco e embarca ou compra e sai correndo. O trem já vai partir. Rsrsrs

Rejane Camargo
Rejane CamargoPermalink

Boa tarde, vamos viajar em maio/2015 para a Itália em cinco pessoas, e queremos comprar com antecedência passagens de trem Veneza-Florença (05/05) e Florença-Roma (12/05), ontem verifiquei que já podem ser reservadas, mas pelo site da Trenitalia só tem horário no período da tarde no dia que queremos, mostrando horário de manhã somente no dia seguinte ao pesquisado, nos dois trechos, mas no site RailEurope tem passagens disponíveis no período da manhã no dia desejado, mas é cobrada uma taxa de serviço. Será que no site Trenitalia esses horários que queremos pela manhã ainda serão colocados à venda mais próximos à data desejada, ou será que essas passagens disponíveis no raileurope já são reservados para venda apenas em sites que cobram taxas de serviço? E o nome e sobrenome que devemos colocar no momento da compra deve ser igual consta no passaporte? ou pode colocar apenas o primeiro nome e o último sobrenome? Desde já obrigada!

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Rejane. Você está pesquisando errado, tem um monte de passagens para a manhã dos dias que vocês querem, é só mudar o horário quando você pesquisar, pois na Trenitalia o horário fica pré-estabelecido as 11 da manhã. Apaga o 11 e coloca 7, por exemplo, mas evite a Rail Europe.
Tente também a Italotreno, as vezes tem preços mais em conta, seus trens são ótimos e demoram o mesmo que a Trenitalia (Freccia).
Quanto ao nome, tanto faz, os inspetores nem revisam os passaportes.

Rejane
RejanePermalink

Obrigada Neftali, seguindo a sua dica deu certo!

Neftalí
NeftalíPermalink

De nada Rejane! Curiosamente nós vamos nos cruzar no caminho, pois no dia 05/05 eu vou de Florença a Veneza.
A época é muito boa! Abraço!

Liliane Moreira
Liliane MoreiraPermalink

Dá pra pagar as passagens em débito ou só crédito? Porque eu fico sujeita à cotação da moeda até a fatura fechar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liliane! Ou você se sujeita à flutuação da moeda no cartão, que pode talvez nem acontecer e dificilmente vai passar de 10%, ou você se sujeita a certamente pagar tarifa cheia na hora, o que pode resultar em aumento de 100% ou 200% com relação à tarifa descontada.

Não é possível usar cartões de débito pela internet.

Daniel Santos
Daniel SantosPermalink

Primeiramente, parabéns pelo site! Com as dicas deste post consegui evitar gastar alguns Euros (ou seja, muitos Reais), desnecessariamente, com a Raileurope. No trecho Bruxelas x Londres, EUR99 pela Eurostar contra EUR138,5 (passsagem + taxa de serviço + envio via Fedex). E, na hora recebi as passagens por e-mail. Já sou fã de vocês!

Marcelle
MarcellePermalink

Será q pode me ajudar com uma dúvida? Não consegui resposta clara no site da eurail. Comprei um eurail global pass e fiz reserva de alguns trechos,no entanto tivemos imprevistos e não usarei 2 trechos q reservei,e irei pra outro lugar,preciso cancelar essas reservas, ou posso simplesmente não ir e reservar os novos trechos? Obrigada,marcelle.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelle! É só reservar outros trechos. Quando o ocupante não aparece depois de 15 minutos da saída do trem do destino reservado, o assento é considerado vago e pode ser ocupado por alguém sem reserva.

lorena
lorenaPermalink

Olá! Você falou pra começar a pesquisar com 120 dias de antecedência, antes disso pode estar mais caro? Eu pesquisei pra novembro e achei meio caro, mas só olhei na rail europe...Ah e acontece o mesmo com passagens de avião?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Todos os trens entram no sistema mais ou menos com esta antecedência, e as melhores tarifas costumam aparecer 3 meses antes. Sobre passagens de avião, leia: https://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-comprar-passagens-areas-nacionais-internacionais

Talita
TalitaPermalink

Olá,
Comprei passagens pelo site da SNCF de TGV Paris - Aix ida e volta.
Coloquei apenas o meu nome e o último sobrenome. Mas acabei me confundindo com o Name e Forename, e ficou registrado meu nome como sobrenome e vice e versa. Li em alguns sites americanos que isso não deve ser um problema, afinal é um erro comum.

Vocês já souberam de alguém que passaram por isso? Será que vai ser um problema?

obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita! Vale a pena entrar em contato com a cia. ferroviária para saber como proceder.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Talita. Nem se preocupe, você não vai ter absolutamente nenhum problema por isso. Fora que o fiscal no trem raramente vai pedir um documento de identificação, ele só se interessa em que a passagem tenha o código de barras ou o código QR pra passar no seu leitor. Relax!

Marcelle
MarcellePermalink

Oi!! Perguntei se precisava cancelar reservas de trechos q não usarei com eurail global pass, mais uma pergunta: consigo transferir os valores q paguei para os novos trechos? Desde já agradeço a atenção e dou os parabéns pelo site, é excelente, sempre pesquiso aqui!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelle! Aí eu já não sei. Entre em contato com o serviço ao cliente da Raileurope -- e se puder nos avise aqui o que rolou!

Amanda
AmandaPermalink

Olá bóia, tentei comprar duas passagens de Bruxelas a Paris pelo site da SNCF e, depois de passar o meu cartão Visa do Bradesco, apareceu uma mensagem dizendo que o cartão havia sido recusado. Porém, poucos minutos depois, recebi em meu celular a confirmação da compra das passagens.

Não recebi nenhuma confirmação no meu e-mail, já mandei e-mail pra eles, mas ainda não responderam.

Já aconteceu alguma vez esse problema? Vou tentar cancelar a compra no cartão.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Insista no contato com a cia. ferroviária.

Carlos
CarlosPermalink

Boa noite. Depois de pesquisar bastante no site do Eurostar, Thalys e NS Hispeed, acabei de comprar três passagens Amsterdã X Londres (só ida) para julho no site da Holandesa NS Hi Spseed. Paguei com cartão Santander Visa Internacional, antes entrei no site do banco e liberei o cartão para uso internacional na Inglaterra e Holanda. Paguei 184,00 pra mim, esposa e filha de 15 anos. Recebi o email de confirmação com o ticket para impressão em casa. Ao abrir o arquivo, notei que existe apenas o e-ticket do Eurostar (Bruxelas - Londres). O trecho Schipol até Bruxelas não tem e-ticket, constando apenas no email de confirmação e no mapa da rota. No e-mail de confirmação que recebi veio a seguinte nota (traduzi para o português); " Nota: bilhete sem reserva de assento, você não está vinculado ao tempo de partida selecionado. Você pode viajar de / para a Bélgica com qualquer comboio IC desde que você viajar no mesmo dia e sob os termos da tarifas e (aplicável) as condições de desconto." Pergunta: como faço para embarcar nesse primeiro trem, de Schipol para Bruxelas sem ticket? Tenho que retira-lo na estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! A sua passagem dá direito a embarcar em qualquer InterCity, que são trens que não requerem reserva de assento. Você pode pegar qualquer um desses trens no dia de validade do bilhete e se sentar em lugares que não estejam reservados. Não poderá pegar nenhum trem Thalys, porque esses trens exigem lugar marcado. O site da cia. alemã, http://wwww.bahn.de/international detalha quais são os trens IC e THA da rota.

Carlos
CarlosPermalink

Bóia, obrigado.
Isso até entendi, porém minha dúvida é como faço para embarcar no Intercity em Schipol se não recebi nenhum ticket desse trecho por email?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Mostre ao fiscal o email que você recebeu e detalha a passagem que você comprou.

Se você estiver receoso, passe antes numa bilheteria internacional da estação em Amsterdã e confirme se o seu recibo é válido para viajar no trecho até Bruxelas pelo Intercity. (Você pode aproveitar e reservar um assento.)

Carlos
CarlosPermalink

Boa tarde gente.
Tentei comprar Londres x Bruxelas no site do Eurostar, ao finalizar com os dados do cartão para pagamento, a tela ficou toda branca e travou, não concretizando a compra (eu acho). Entrei no site da NS Hispeed Internacional (cia. holandesa), versão em inglês e consegui comprar com o cartão VISA internacional. Antes só entrei no site do banco e fiz o desbloqueio para uso no exterior Holanda e Inglaterra. Ontem já tinha conseguido comprar Amsterdã x Londres nesse mesmo site (relato acima). Fica a dica para quem estiver tendo dificuldade para finalizar a comprar no site do Eurostar.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

Carlos, peguei a sua dica e estou tentando comprar londres bruxelas pelo NS Hispeed, mas vc conhece alguem q tenha feito isso? Achei que apenas a eurostar fizesse esse trajeto...

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Ana. Efetivamente, só o Eurostar faz esse trajeto, mas outras empresas também o vendem.

Carlos
CarlosPermalink

Olá Ana Luisa, desculpe, só agora vi o seu comentário.
Como a outra colega disse, só o Euro Star faz o trajeto, poré outras cias. podem vendê-lo. Como disse, comprei pela NS, mas recebi os e-tickets do Eurostar.