Zoológico de Luján: por que não recomendamos a visita

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Luján

O Viaje na Viagem nunca tinha ido ao zoológico de Luján. Até que a Elisa, CEO do site, calhou de ir com a filhota passar o Carnaval em Buenos Aires, e resolveu conferir essa atração que está no roteiro de tantos brasileiros. O que ela viu? Animais fora do seu ritmo normal de alimentação e sono, expostos a uma interação que mais constrange do que entusiasma. É mais do que a pena que você sente no zoológico; é a pena que você sente no circo. [Riq Freire]

Texto e fotos | Elisa Araújo

A visita ao zoológico de Luján estava na programação da minha semana em Buenos Aires porque minha filha (8 anos) e eu tínhamos ouvido falar nesse local onde se podia "abraçar filhotes de leão". Ela ficou com essa idéia na cabeça e eu comecei a pesquisar o assunto. Além das informações práticas (como chegar, etc.) encontrei relatos negativos, denúncias e críticas sobre o local em si e sobre as condições em que os animais são mantidos. Alguns blogs não falam sobre o passeio e deduzi que essa é a maneira que encontraram de não divulgar o local, não estimular as visitas. Decidi manter o zôo na agenda para ver com meus próprios olhos e formar uma opinião sobre esse programa tão popular entre os brasileiros que viajam para a capital argentina. Optei por não prevenir minha filha sobre as questões que geram as denúncias (as crianças não vêem as coisas como os adultos, percebem detalhes que não vemos e não dão atenção a coisas às quais ficamos atentos).

Nosso balanço final, após a visita, ponderando a opinião da minha filha e depois de conversar com o comandante Ricardo Freire, é que se trata de um passeio que o Viaje na Viagem não recomenda. Leia abaixo a minha experiência e as minhas impressões.

Estrutura e aparência

Não há bilheteria. Quem entra a pé ou de carro paga diretamente para funcionários que ficam circulando no caminho da entrada. Os carros, táxis e algumas vans entram dentro do zôo e estacionam nas vagas espalhadas nas áreas mais próximas da entrada. Não há um estacionamento em separado, os carros passam (devagar) entre as filas de pessoas esperando para entrar nas jaulas dos tigres, da leoa e dos leõezinhos.

A impressão que me deu foi de estar em um grande sítio mal cuidado. O chão é de terra batida (quando chove deve virar lamaçal) ou grama não aparada. Algumas espécies circulam soltas -- patos, gansos, lhamas -- por isso é melhor olhar onde pisa porque os bichos passam o dia inteiro sendo alimentados pelos turistas. Logo, há grande produção de… cocô. É como andar numa fazenda. Em alguns locais, o cheiro também lembra o de uma fazenda.

Os locais que vendem comida oferecem basicamente fast food, empanadas e sanduíches. Há um restaurante, mas não cheguei até ele. Tínhamos optado por levar sanduíches feitos por nós no hotel (nosso quarto tinha uma pequena cozinha), frutas e biscoitos. Compramos lá suco de laranja feito na hora (estava ótimo) e água. Há mesas livres para sentar e comer, além de espaço para piquenique.

Os banheiros não agüentam o volume de pessoas -- os papéis usados vão sendo jogados no chão e formam pilhas. Não há limpeza na freqüência que seria necessária para suportar um dia de visitação pesada (eu fui numa segunda-feira de Carnaval, o local estava cheio de brasileiros e de argentinos).

Fila das elefantas

Fila para as elefantas

Preços

Em março de 2014, a entrada custava 200 pesos (cerca de R$ 45 no paralelo) para não-residentes acima de 2 anos de idade. Além disso, paga-se a comida comprada lá, o passeio de carrossel (fraquinho) e em todas (absolutamente todas) as "atrações" há uma cestinha em que os funcionários pedem "una colaboración" (as pessoas deixam 5 ou 10 pesos ou notas de reais de baixo valor).

Bebedouro do filhote

Filhote de leão no bebedouro

O que tem pra fazer além de ver os animais

Há um parquinho infantil do tipo que se encontra em praças: balanços e outros brinquedos para as crianças menores ou para as que não querem ficar horas em filas. Há um carrossel bem pobrezinho, mas esse é cobrado por fora (são 10 pesos). Um trenzinho aberto dá uma volta em torno do jardim dos tratores e dos carros antigos e também da grande jaula dos leões. As crianças gostam da experiência. Já o passeio de pônei é de chorar -- a criança é colocada sobre o pônei, anda 2 metros pra lá, 2 metros pra cá e pronto. Minha filha achou bobo e disse que é "uma exploração" do pônei.

Os carros antigos, carroças e tratores são uma parte interessante do local (e aumentam a sensação de se estar numa fazenda ou num sítio). As crianças podem subir em alguns e fazer pose de "estou dirigindo esse trator enorme, olha só!". Lhamas e gansos circulam por ali, passeando entre os humanos.

Comendo na mão dos turistas

Comendo na mão dos turistas

Os animais

Há animais domésticos e selvagens "domesticados". Logo na entrada está um grande cercado onde ficam cavalos, ovelhas, lhamas, pôneis, cabras e bodes. Um pouco mais à frente estão as jaulas dos tigres, da leoa e dos filhotes de leão. Os leões adultos ficam um pouco mais à frente. Dromedário e elefantas ficam no final. A tal interação com os animais se dá de duas maneiras: você pode alimentar os animais domésticos (com a comida específica que é vendida por 10 pesos em saquinhos logo na entrada) ou você pode acariciar e tirar fotos com os selvagens "domesticados".

Está aí um dos primeiros problemas na nossa opinião: os animais passam o dia inteiro comendo nas mãos dos turistas. E o zôo abre 7 dias por semana, todos os dias do ano. Ou seja, os bichos comem o dia inteiro, todos os dias. Pelo comportamento deles, são completamente condicionados a isso. Basta você se aproximar do cercado dos animais de fazenda para que eles venham tentar comer na sua mão.

Temos então as fotos e interação com os selvagens domesticados. No caso das elefantas, a experiência é assim: você fica na fila, na sua vez, avança, pega pedaços de banana já cortados e se posiciona onde o funcionário manda. Outro funcionário fica com sua câmera. Quando ele comanda, você levanta a mão com o pedaço de banana e a elefanta pega com a tromba. Faz isso uma vez, uma foto. Segunda vez, segunda foto. Terceira vez, terceira foto. Para a quarta foto, o funcionário dá um comando de voz e a elefanta levanta a tromba bem para o alto. É a pose final. O resultado são fotos divertidas, mas pense só: as elefantas (são duas) fazem isso o dia todo, 7 dias por semana, todos os dias do ano…. para que você, turista, tire fotos divertidas.

Os grandes felinos são a principal atração. Logo após termos chegado (entramos no zoo as 11 da manhã) a fila para a leoa estava tão grande que encerraram a "atração" (o numero de pessoas na fila era suficiente para o horário do expediente dela).

Filhote come

Leãozinho se alimenta

A interação com os filhotes de leão foi assim: entramos na jaula (entram as familias juntas) onde havia 4 filhotes de 5 meses. Dois dormiam, um estava comendo pedaços de carne crua e o outro estava deitado ao lado do bebedouro. Era nesse que podíamos passar a mão e tirar foto. O bichinho ou estava sonolento ou estava deprimido, porque tinha a cabeça virada para o lado oposto, quase enfiada no bebedouro. O filhote que comia estava com cara de triste e o filhote que dormia no fundo da jaula estava acorrentado (foi minha filha quem viu e me mostrou perguntando porque, isso a deixou incomodada). Na jaula ficam também dois cachorros. O funcionário me disse que os filhotes são criados com cachorros para que fiquem mais dóceis. A experiência não teve nada de fofinha, de segurar no colo uns bebezinhos de leão (bebês de leão foram feitos para isso?). A visão do filhote dormindo acorrentado foi super deprê.

Tigre

Señor Tigre

A jaula dos tigres (branco e de Bengala) é um ponto focal do zôo. Muita gente na fila, muita gente apenas olhando e fotografando. São animais enormes, lindos e parecem ser os menos dóceis. Não fiquei na fila, mas vi que o esquema é o mesmo -- eram três animais em rodízio, um para acariciar e posar, um dormindo e um se alimentando (coxas e sobrecoxas de ave). Só adultos podem entrar, só se pode por a mão no dorso do bichão.

lujan-pablo-dormindo

Pablo zzzzzzzz......

No final do nosso passeio fomos até a jaula do Pablo, um leão adulto. De novo, só adultos podem entrar. Eram 3 da tarde, Pablo estava dormindo, dormindo pesado. De vez em quando balançava o rabo ou movia um pouco uma das patas para espantar as moscas. A jaula é enorme, larga e alta, em forma de cilindro. Pablo dormia sobre uma plataforma de cerca de 1 metro de altura (atrás dessa jaula há outra, onde ficam outros leões e leoas fora de expediente, dormindo ou acordados). A semelhança do espaço com um picadeiro de circo é óbvia. Só não tem chicote e domador.

Você entra na jaula e segue as orientações do funcionário: sobe numa plataforma intermediária que deixa você de pé atrás do leão. Sorria, faça pose. Tem gente que faz V, tem gente que mostra o muque. O funcionário tira fotos. O resultado final das minhas fotos são imagens em que apareço sorrindo atras de um leão chapadão. Me senti péssima ao ver as fotos. É um troféu ruim.

Eu ficaria mais animada se Pablo estivesse acordado? Acho que não. É uma experiência falsa. O leão não é ele mesmo ali, não está em seu estado natural. É quase como tirar uma foto com a estátua de cera da rainha Elizabeth. Não é a rainha, você pode até se divertir exatamente por ser uma rainha fake de cera, mas no caso do leão, é diferente. É um animal vivo.

Leoa dorme

A leoa dorme

A opinião da minha filha (8 anos)

No dia seguinte, ela avaliou o passeio como "mais ou menos". Gostou de ter feito "amigas novas" (duas meninas argentinas com as quais brincou um pouco). Gostou do trem, dos carros antigos e do balanço. Achou as filas "enormes e ruins" e não gostou de não poder entrar nas jaulas dos bichos grandes. Disse que os filhotes de leão são "fofinhos, mas estavam tristes porque não estavam com a mãe deles". Nem se lembrou da elefanta.

Avaliação final

Não é um lugar ao qual quero voltar. Não recomendaria a amigos, mas descreveria o que vi, para que cada um tome sua decisão. Há denúncias pela internet de que os animais são dopados para que fiquem mansos. Não dá para afirmar isso porque eu não vi. Pode-se especular. O que vi são animais em ambientes que nem de longe lembram seus habitats naturais, fora seus ritmos naturais de alimentação e sono. Pense em você fora do seu ritmo de alimentação e sono… O que vi foram animais expostos a uma "interação" que não deve ser agradável para eles, especialmente os felinos (quem tem gatos sabe o quanto é estressante para eles o contato com estranhos) ou condicionados a uma interação motivada pela comida. Na minha opinião é um preço muito alto para pagar por fotos divertidas ou bonitas. Não o preço que você paga pelo ingresso ou o tempo que você fica nas filas. Quem paga preço alto são os animais.

Leia mais:

297 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mariana G
Mariana GPermalink

Ótimo post!! Nunca visitei esse zoológico (e nem pretendo), mas sempre que alguém relata o passeio, só consigo pensar em como é possível um lugar desse permanecer aberto e continuar a atrair tanta gente.. tenho a impressão de que quem entra lá deixa a sensibilidade do lado de fora, já que o sofrimento físico e psicológico dos animais é mais do que evidente.

Jussara
JussaraPermalink

Concordo plenamente. Só de ver as fotos eu já fico triste... minha sensibilidade não me deixaria entrar num lugar desses, muito menos curtir e achar divertido. E eu sou fascinada por felinos, adoraria ver um de perto, mas não dessa forma e sob essas condições.

Roberta
RobertaPermalink

Muito se fala em lobotomia nesse zoológico.

Fafá Soares
Fafá SoaresPermalink

Estive no Zoo de Lujan em 2011 e voltei horrorizada. Escrevi um post no meu blog justamente falando das péssimas condições e não indicando.
http://tecontonavolta.blogspot.com.br/2011/08/argentina-2011-buenos-aires_4967.html?m=1

Vladimir
VladimirPermalink

Recomendo na própria Buenos Aires uma visita ao Bioparque Temaikén, em que há uma proposta de interação muito interessante e respeitosa com os animais. Nunca vi com bons olhos essa domesticação do Zoo de Luján. Muito bom o texto!

Marcia Palhares
Marcia PalharesPermalink

Que tristeza....perdi a vontade de ir...

Christian Lino
Christian LinoPermalink

Passei uma temporada em BsAs e durante todo tempo que lá passei não fiz a menor questão de conhecer o lugar. É deprimente. Entretanto, o Bioparque Temaikèn é sensacional.

Desde então, sempre digo aos amigos que estão indo para BsAs que é preferível não ver a Casa Rosada do que ir embora sem conhecer Temaikèn.

Karine
KarinePermalink

Quando fui a Buenos tb nem cogitei incluir o zoológico no roteiro. O jeito que os bichos ficam não dá a menor margem de dúvida de que eles dopam os bichos pra poder ter contato com seres humanos. Uma pena que ainda existam atrações assim.

Jussara
JussaraPermalink

Nunca fui a esse zoológico nem pretendo. Animais extremamente agressivos e ferozes por natureza, como leões e tigres, deixarem ser acariciados (mesmo que sejam filhotes) é sinal de que há algo MUITO errado. E como disse a Mariana G, eu também fico perguntando como esse local continua aberto e atraindo tanta gente. Eu teria vergonha de tirar foto ao lado de algum desses bichos (e eu sou fascinada por felinos, daria tudo pra tirar foto perto de um, mas jamais dessa forma e sob essas condições). Mais triste é ver tanta gente defendendo o lugar, devem acreditar também em papai Noel e coelho da páscoa.
Bom saber que esse é um programa que o VnV não recomenda.

Luiz Eduardo
Luiz EduardoPermalink

Respeito a opinião de todos e a do BLOG... Quando estive no Zoo de Lujan em 2012 gostei do passeio... Tudo é a forma como se vê... Vocês acham que os bichos do Zoo do Rio ou de qualquer cidade do Brasil gostam de estar em jaulas? A diferença do Zoo de Lujan é que os felinos, por exemplo, são criados com cachorros para que se espelhe nas atitudes deste dócil animal... Convivem com pessoas desde o primeiro minuto de vida... Existe um veterinário que fica com ele desde o nascimento, dormindo e se alimentando... Tirando o elefante e a foca são pouquíssimos os animais que são alimentados os dia inteiro... As filas são grandes se vocês chegar muito tarde... Ou você acham que aqui no RJ as visitas ao Corcovado e ao Cristo Redentor não tem filas? Recomendo a visita ao Zoo de Lujan...Vale a pena... Abs

Mariana G
Mariana GPermalink

E vc é do tipo que acreditava, por exemplo, que os animais de circo eram treinados com muito amor e carinho, até esse tipo de atração ser proibida, por ter sido comprovado que os mesmos viviam sob tortura diária. Então, já que os animais são mal tratados em outros lugares, justifica a forma desumana que são submetidos a todo esse stress só pra ser mais uma atração de BsAs? Animais são seres vivos e pensar neles como objetos para diversão das pessoas, não é apenas triste, chega a ser ridículo! Além disso, acho que BsAs tem muito mais pra ser visto e admirado...

Karilyn Ito
Karilyn ItoPermalink

Estive no Zoo Lujan em fevereiro de 2014 e fico feliz de não ter lido esse post antes de conhecer a realidade do local pois iria me influenciar negativamente e pensaria duas vezes antes de ir lá tirar minhas próprias conclusões. O que seria um erro fatal pois foi um dos passeios em que mais me diverti nessa viagem entre Chile e Argentina.
Amo os animais e sou contra qualquer tipo de mau trato a eles. Logo de início imaginei que os felinos estivessem dopados mas quando entrei na jaula dos tigres, tinham dois completamente ativos, andando de um lado para o outro, de olho em uma vicuña da jaula ao lado.
O que vi e que, talvez, pudesse categorizar como maus tratos seria o inconveniente de o bicho estar sendo "alisado" o dia inteiro pelos turistas ou quando o tratador borrifou água próximo ao leão para ele levantar a cabeça. Fora isso, o que vi foram diversos animais soltos, livres de corrente e em jaulas bem grandes.
O fato desse zoo se assemelhar a uma fazenda é um dos pontos diferenciais dele. Se querem ver os animais em seus habitats naturais, não vão a um zoológico, minha gente! E nem esperem caminhos livres de terra, fezes ou qualquer tipo de mal cheiro.
Só para finalizar, não poderia deixar que mencionar que achei que o título "O que tem pra fazer além de ver os animais" ficou um pouquinho incoerente em um depoimento cujo passeio era, justamente, visitar um zoo. Assim, só um pouquinho.

Cristiane
CristianePermalink

Olá, pessoas.
Fiquei muito incomodada ao ler esse post e principalmente os comentários. Sensacionalista demais. Opinião é opinião, mas afirmar que os animais "só podem estar dopados"... vocês são veterinários? Nem vou comentar sobre ser "desumano" (estamos falando de humanos???).
Eu fui ao Zôo de Lujan, fora de temporada, em período mais frio e durante a semana. Estava super vazio, sem nenhuma fila. Portanto esses animais não são submetidos a essa rotina "7 dias por semana"... E os leões estavam correndo, brincando, numa espécie de jogo. Estavam tão agitados que não pudemos entrar na jaula. Os filhotes estavam sonolentos, normal para um felino no horário matutino, ainda mais filhotes.
Eu trabalho com animais silvestres e digo que é possível não domesticá-los, mas condicioná-los a certos comportamentos mais dóceis sim. As onças no CIGS-Manaus são extremamente mansas a ponto de se poder passar a mão, mesmo adultas. Tudo questão de treinamento. Não de dopping wink
Mas se querem ver leões em vida livre e no seu ambiente natural, acho que devem procurar em outro lugar, não num Zôo. Que tal a savana africana??? Boa sorte! Por que não é fácil encontrar, nem se aproximar (dentro do carro), e proibido sair do carro para chegar perto.

Jose Valente
Jose ValentePermalink

Luiz Eduardo
Qualquer tipo de cativeiro e cruel. No Rio, em Bs As, nao importa.
Hoje, a tendencia e diminuir cada vez mais a pratica dos Zoologicos.
Nao se pode acabar abruptamente, os animais nao teriam como sobreviver autonomamente.
Os grandes parques, em que o animal pode ser visto em seu habitat,tambem ja sofrem restricoes.
O que a coluna questiona, mas nao afirma, e que os animais possam estar dopados. Tendo viajado um pouco, nunca tive noticia de algo similar. Aqui na Argentina ha muitas instituicoes empenhadas no fechamento do Zoo de Lujan, por sua forma de trabalhar.
Abs
Jose Valente

Agnes
AgnesPermalink

Eu estive no zoo em 2011 e 2012 e não concordo com a maior parte do que foi escrito não só na matéria mas inclusive em muitos comentários.
Qualquer pessoa que busque um pouco de informação sobre os hábitos dos grandes felinos sabe que eles dormem durante o dia e que TODOS os mamíferos quando são criados em ambientes que não estimulem os instintos de caça podem ter comportamento muito tranquilo e dócil.
Agora gostaria de esclarecer alguns pontos para que as pessoas entendam por que algumas coisas.
1- O convívio com os cães não fazem os animais ficarem mais doceis o que faz isso é o contato dês de jovens com os tratadores e os turistas, eles estão ali pois no caso de um eventual ataque o predador sempre vai escolher a presa mais suscetível ou seja neste caso os cães este também é o motivo pelo qual nunca entra somente uma pessoa nas jaulas.
2- Não sou especialista em comportamento animal mas pela experiencia que tenho não acredito que os animais estivessem dopados pois quando estive ali em 2012 os tigres que estavam em uma jaula onde tinha mais sombra e estava mais fresco começaram a "brincar" de uma maneira que eu descreveria como intimidante para quem estava na jaula, o que acontece é que os animais estão tão acostumados com os turistas e bem alimentados que fazem o que todos temos vontade de fazer quando não temos nada para fazer, dormir.
3- Por ultimo gostaria de comentar um comentário em que a pessoa diz que é contra os zoos, não que seja o caso do zoo de Lujan especificamente mas quase todos os zoos desenvolvem um papel fundamental no estudo do comportamento animal e também na conservação de certas especies, então sugiro que antes de dar opinião sobre alguma coisa que você não sabe, se informe primeiro.

Vanessa
VanessaPermalink

Acho um pouco contraditório seu relato. Você considerou alguns animais sonolentos ou "deprimidos" (o que é de se esperar já que felinos possuem hábitos noturnos)e depois disse que preferia mesmo que o leão não estivesse acordado por parecer uma experiencia forçada. O que de fato você esperava ao visitar o local? Eu já estive em Lujan, e é minha melhor lembrança de BA. Fui de ônibus , que parou na porta, no meio da semana em Outubro de 2011. Tinha uma bilheteria simples. O chão de fato é de terra batida mas já parou pra pensar o desconforto dos animais andando em terreno que não esse? Quanto ao valor da entrada acho o preço mais que justo, é só compara-lo aos preços das atrações turísticas do nosso pais. Sobre a alimentação excessiva acho que deve-se levar em consideração que o que se está dando ao elefante são cenouras (o que tinha quando eu fui)e bananas e a quantidade que esses animais de fato devem comer. Na minha visita o único alimento fornecido aos felinos eram alguns poucos mls de leite portanto o substancial o zoo deve responsavelmente administrar já que não vi nenhum mal tratado/magro e quanto aos patos que comem toda a ração que os turistas quiserem pagar por 10 pesos (o que não é muito já que um parque lindíssimo e cheio de recursos como o Sea World cobra 15 dólares por meia duzia de peixinhos para os golfinhos) nem deve ser considerado, não é o mesmo que se faz numa fazenda aqui?! Fiquei triste em ver esse relato e nunca fiz um comentário desse mas teria me arrependido em deixar de visitar um lugar como Lujan por causa de um relato como esse. Recomendo a visita a todos.

Luciana
LucianaPermalink

Estive no zoo de Lujan há menos de seis meses, e é facilmente perceptível por todos os turistas o quanto os felinos se encontram dopados. Quando os animais ficam mais ativos, logo é oferecido "leite" a eles, muitas vezes dado pelos próprios turistas, e em pouco tempo eles voltam a dormir. Acariciar um leão, um tigre, foi uma grande emoção, mas é triste ver um animal tão ágil e forte, numa condição tão deprimente. Sem contar os abusos praticados por alguns turistas, como se percebe em fotos postadas na internet.

Ana C.
Ana C.Permalink

Fui no Zoo de Luján em novembro de 2013, fui porque amo felinos e tinha muito interesse em vê-los de perto e poder ao menos passar a mão neles. O acesso não foi difícil, peguei um ónibus na Praça Itália que me deixou na porta do zoo. O local não é mau cuidado, tudo é feito para que pareça uma fazenda, portanto, tem um jeito rústico, mas não me incomodei com isso. Quanto aos leões e tigres, fiquei maravilhada com a beleza dos animais, pude tirar muitas fotos, inclusive com um tigre branco que se levantou quando eu entrei. Foi maravilhoso. Li muito a respeito da questão dos animais estarem dopados antes de ir lá, mas na minha opinião eles não estão dopados, mas sim, muito cansados da rotina de ficar comendo o tempo todo e de toda hora alguém mexendo com eles, enquanto querem tirar uma soneca (dormir durante o dia todo é muito comum para felinos, quem tem gato sabe que eles dormem o dia todo). Enfim, recomendo muito, e se pudesse voltaria lá novamente.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Esclarecedor! Das poucas coisas que nunca fiz em Bue, agora sei que jamais farei! Não troco pela onça pintada que vi no Pantanal!

Fabiana
FabianaPermalink

Não conheço o zoo de Lujan, mas recomendo o Temaiken, principalmente pela estrutura para crianças pequenas. Durante o tempo que estive lá, diversas atividades foram feitas com as crianças para estimular o aprendizado e tornar o passeio mais interessante. Voltei muito impressionada com a limpeza do lugar e organização. Além de perceber como os bichos são cuidados. Recomendo!

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Fiquei deprimida. Já tinha lido sobre e não quis ir nenhuma das vezes que vim a BsAs.
Agora que não vou nem a pau, Juvenal.

denise castor
denise castorPermalink

ja fui 4 vezes em BsAs e nunca fui a este zoologico, porem irei com minha mae em abril e ela disse querer ir para interagir. Ja contei a ele coisas que li. e esse relato aqui no VnV, só veio confirmar..Sinto muito mãe! mas no LUJÁN nem pensar. Se não posso fazer nada pra mudar essa situação, pelo menos nao vou participar. BsAs tem muita coisa boa e com certeza encontrarei lugares maravilhosos para levar minha mãe. É não ao Luján..

Tatiane Ramos
Tatiane RamosPermalink

Também ja fui ao zoo de Lujan em 2012 e adorei. O local era muito bem tratado com aparência de rústico e Assim como os animais. Triste foi voltar ao zoo do Rio, com animais mal tratados. Respeito a opiniao dos outros, mas acho que algumas pessoas ja vão com julgamento formado. Fui ao zoo por indicação de vários amigos de vários lugares do mundo. Péssima reportagem.

Alex serpa
Alex serpaPermalink

Será que todas as pessoas que est?o aqui criticando este zoo nunca foram no sea world? Será que lá o tratamento é melhor só porque est?o nos EUA? E brincar com golfinhos? Também n?o é degradante para os animais? Sabiam que eles tem que tomar anti depressivos, pois apesar de parecerem felizes ficam transtornados de viverem fora do habita natural? Apesar disso, há post em que o comandante ensina aonde nadar com golfinhos: https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

E outro onde ele fala das maravilhas do sea world: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/parques-aquaticos-em-orlando-precisar-nao-precisa-mas/

Eu concordo que n?o se deve recomendar este passeio para este zoo. Com tanta coisa em buenos aires, me parece perda de tempo. Mas acho que deveriam, ent?o, rever os posts onde est?o enaltecendo a exploraç?o animal. Seria mais coerente.

Bruna
BrunaPermalink

Concordo plenamente! Acho triste a exploração animal em todas as suas formas, tanto no Zoo de Lujan, como no Sea World, sendo este último ainda mais bizarro. Captura ilegal e cruel dos animais, morte de adestradores e outros tantos absurdos que só são ignorados qnd se trata dos EUA. Triste, triste, triste. Nunca botarei meus pés na Disney.

Luciana
LucianaPermalink

Estive em Buenos Aires em dez/2010 e visitei tanto o Temaiken quanto o Zoo de Lujan.
O Bioparque Temaiken é realmente um passeio maravilhoso! Bem cuidado e onde pela primeira vez tive a oportunidade de ver um tigre branco! Fora o aquário com 1 milhão de litros d´'agua" Realmente fascinante.
O Zoo de Lujan realmente tem terra batida,pagamento na entrada pra um funcionário sem problemas.
Visitei quase todas as jaulas (exceto a do leão adulto pois o tratador não estava disponível).
O que vi , foram animais que interagiam, sem que em nenhum momento parecessem dopados.
O alimento que dei aos filhotes, adolescentes e adultos foi uma mamadeira com um pouco de leite, somente. Num momento inclusive, quando não quis mais leite, o adolescente saiu de perto.
Os elefantes, comeram umas cenouras e chuchus, numa quantidade que para eles era menos que um aperitivo, já que é um animal que consome de 70kg a 150kg /dia
Os felinos tem hábito noturno de fato, e mesmo assim, todos os que vi estavam acordados e interagindo. Não vi nenhum animal acorrentado.
Já estive mais de uma vez no zoo do Rio e numa dessas visitas quase todos os animais estavam dormindo. Nenhum estava estressado por interação humana, mas fazia muito calor, o que com certeza afeta o comportamento da maioria.
A visita a Lujan foi uma das melhores coisas nessa viagem. Recomendo a ida sim a quem quiser conhecer.
Respeito as opiniões postadas, mas acho que vale tirarmos as conclusões por experiência própria

Rafael Bertoni
Rafael BertoniPermalink

Olá Luciana! Concordo com o que relata, em Fevereiro estive no Zoo Luján e momento nenhum tive suspeita de funcionários dopando os animais ou relatei maus tratos a eles. Em todas as jaulas que fui vi tratadores que mostravam intimidade e respeito com os animais,por exemplo, na jaula dos tigres adultos tinha 4 tigres andando pela jaula desses 4 um estava deitado mas acordado, o tigre que tirei foto depois de 2 fotos se cansou levantou e saiu, o tratador na mesma hora chamou outro dos "15" tigres com um pedaço de frango cru e começou a brincar com ele. Fui e não vi animal molenga ou caindo pelos cantos, é um grande passeio sem dúvida, uma experiencia única com animais que seguem a doutrina canica por isso são tão calmos e não causam estranhamento com pessoas no convívio.

Marina
MarinaPermalink

Conheço tanto o Zoo Lujan quanto o Bioparque Temaikén e posso dizer que não dá para comparar, pois são propostas completamente diferentes. Ambos são excelentes, dentro daquilo a que se propõem. Como o assunto aqui é Lujan, estive lá em 2013, conheci o simpático Jorge Semino, idealizador do Parque, com quem conversei e também fui testemunha ocular do amor que aqueles animais tem por ele. Se estivessem dopados ou maltratados, não demonstrariam tamanho amor. Não vi nenhum animal dopado, muito pelo contrário, eles estavam bem ativos, rugindo, brincando, movimentando-se normalmente. De fato concordo que a interação diária com os turistas deve ser estressante para os animais, neste ponto concordo. Mas daí a dizer que os animais estão sendo maltratados, ou dopados, é outra coisa. Quanto a ser um local simples, de terra, não vejo problemas nisso. Acho até positivo, já que a ideia e a interação com os animais, e não o luxo. Amei o Zoo Lujan, recomendo fortemente, voltarei lá com certeza!

Juliana
JulianaPermalink

Estive em Lujan duas vezes, em 2010 e 2011. Amei a experiência em ambas as vezes. Interagi com os animais que não estavam dopados, pois era possível ouvir os rugidos, alguns passeavam pela jaula e etc, exceto os que estavam dormindo porque sabe-se que felinos possuem hábitos noturnos. Peguei no colo bebês leões, alimentei os elefantes...que mais se espera da 'interação' com esses animais? Sentar-se como He Man faz com o gato guerreiro? Realmente, não é legal manter animais em cativeiro, mas estes não foram retirados da Natureza (porque já adultos não seriam domesticados) e se fossem entregues a ela, certamente não sobreviveriam. Tenho fotos e vídeos fantásticos destes momentos que jamais esquecerei, recomendo muuuuito a visita!

Marcos Pereira
Marcos PereiraPermalink

Penso que se os animais são dopados, são animais muito especiais e resistentes. Como pode um bicho viver anos e anos dopado, todos os dias, durante 24 horas? Alguém já se questionou isso? O que vi foram animais mais bem tratados do que em qualquer zoológico.

Creio que está coerente quem seja contra qualquer tipo de zoológico ou ambiente que mantenha animais em cativeiro. E isso inclui aquários, como o Oceanário de Lisboa, ou espetáculos com golfinhos, como o Seaworld. Espero encontrar aqui no blog artigos que igualmente contra-indiquem a visita a todas essas atrações.

Abs.

Vinicius
ViniciusPermalink

Gostaria muito de visitar esse Zoo, adoro animais, mas, desisti por saber que os animais poderiam estar dopados, não poderia afirmar que isso é um verdade, mas, concordar que um Tigre ou um Leão poderia ser mansos da forma que esse ZOO apresenta, não consigo acreditar. Temos vários casos de animais selvagens domesticados que mataram seus próprios tratadores, acho que esse ZOO só funciona assim porque é na América do Sul, acho que em nenhum pais desenvolvido teriam algo desse tipo. Tem uma dezena de reportagens na Internet sobre o assunto ou vocês acham que essa questão do "doping" é boato? Por fim, acho que o ZOO tem várias outras atrações que não devem estar relacionadas com essa polemica, mas, Tigre e Leão mansos, não acredito que existam!!!

vanessa
vanessaPermalink

Excelente post. Sempre tive muita vontade de conhecer esse zoologico mas nao havia lido a respeito. Certamente eu me sentiria pessima ao ver os animais sendo tratados dessa forma, eh mesquinho e revoltante.

Mariana
MarianaPermalink

Estive no Lujan aos 8 anos de idade, assim como a sua filha, porém isso foi ha 20 anos.
Obviamente nao me recordo de detalhes como a conservacao do zoo, filas ou o estado dos animais mas o fato é que tanto eu quanto minha irma (de 5 anos, na epoca) amamos o passeio.
Foi uma das recordacoes mais agradaveis que tive de BsAs.
Amo os animais e sou contra todo o tipo de maus tratos mas acredito que se houvesse algo que pudesse condenar o Lujan, ja teria sido interditado, no entanto, funciona ha decadas.
Apesar de estar sempre em BsAs nunca mais voltei aquele zoo... Mas voltarei com meus filhos um dia.

Rogério Silva
Rogério SilvaPermalink

Minha querida qualquer passeio num zoo vai ser assim. No ano passado eu estive na Disney no parque animal kingdom, e vou te dizer os animais parecem todos tristes.A variedade de espécies impressiona, mas todos estavam inertes, até os grandes grupos. Não tem acesso dos turistas aos animais, mas como já disseram aqui, quem ficaria contente enjaulado. Mas acredito q quando vc vai num passeio deste tipo tem q estar preparado pra aproveitar o seu programa. Acho q se não te anima muito ver animais encarcerados era melhor não ter ido mesmo. Agora não podemos desmerecer o passeio e desestimular quem curte esse tipo de programa. Se vc está afim de ver animais ativos e "alegres" vá na África fazer um safári de verdade.

Helena Monteiro
Helena MonteiroPermalink

Como chama mesmo o lugar onde animais são mantidos para entretenimento humano? Hum? Lembrei! Circo!

Denis
DenisPermalink

Já que ele não é recomendado, seria interessante avisar isso nos post antigos sobre Buenos Aires.

Lá no post "Primeira viagem a Buenos Aires: um roteiro completo" (
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/ ) tem ele como opção de passeio:

"UM DIA NO ZÔO DE LUJÁN

A 70 km do centro de Buenos Aires, o zoológico de Luján não tem jaulas tradicionais. Os bichos vivem soltos em ambientes mais ou menos grandes. É possível ter contato direto com muitos animais.

Abre todos os dias do ano. Dá para ir de ônibus de linha (número 67, saindo da Plaza Italia, em Palermo; é preciso avisar o motorista que quer parar no zôo) ou pela van Fabebus. São duas horas de viagem de ônibus ou uma hora com a van."

Obrigado
Denis

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denis! Estamos corrigindo grin

Alan
AlanPermalink

Não está na hora de unirmos e denunciarmos este parque aos órgãos/ ongs internacionais tipo a Peta?

Aline
AlinePermalink

Por que recomendo a visita. Primeiro para que cada um tire suas próprias conclusões. Eu adorei. Eles cobram porque os os animais precisam de cuidados e de alimentos. Eles inclusive resgatam alguns animais que antes sofriam maus tratos. E também da pra ver que algumas famílias é quem cuidam de alguns bichos e que estão com eles a vida toda!Existe uma questão que está por trás de algumas difamações. É concorrência que o Zoo de Lujan traz ao principal zoo de Buenos Aires. É muito mais interessante ir ao de Lujan. wink

Wagner Cordeiro
Wagner CordeiroPermalink

Bom galera
É legal ver gente se preocupando com o Bem-Estar dos animais , pensando até no tamanho da Jaula e Nutrição...

Mais tem questões que seriam respondidas facilmente se procurasse alguém da equipe de Médicos veterinários ( que tem especialização em animais selvagens), ou Biólogos também especializados nessa area.

Logicamente que eles estariam dormindo o dia todo, como os do zoológico da sp, os zoológicos do Brasil e do mundo todo, até mesmo os selvagens. Sendo que eles tem Hábitos Noturnos e dormem durante o dia.

Outro ponto é a alimentação, o Lions Park, na Africa do Sul, alimenta os animais 1X por semana, eles são magros como são em vida Livre, como Deve ser. Não foi possível introduzir isso aqui por que a população começou a reclamar, achando que animal saudável quem que esatr gordo. Eles precisam ver a alimentação... No ZL os animais estão com um ECC mto bom, livres de fome, infecções, lesões, doenças, etc.

Nenhum animal consegue expor suas características dentro de nenhum zoológico.O que deveria ser pensando seria " É realmente necessário ter animais pra exposição??"
Bem, o ser humano vem destruindo e extinguindo a muito tempo, existem várias especies que só existem hoje em cativeiro( e esse numero só aumenta), e então os profissionais tentam mto arduamente reproduzi-los( Não é nem um pouco fácil).

Bem, caminhamos pra um mundo onde não á lugar pra eles, falar sem ter o minimo de conhecimento do assunto é fácil e lindo. Mais a verdade é outra galera, a globalização é isso.
Ainda hoje colocamos o seres humanos na ponta da piramide, e os outros animais e o ambiente abaixo dele. Só vamos sentir faltar e tentar igualhar isso quando for muito tarde.

Esse post foi tentando esclarece-los e fazerem vocês refletirem... Não estou protegendo os zoológicos muitoo menos criticando nenhum de vocês, pelo contrario, apenas peço essa reflexão..

Grande Abraço

thais
thaisPermalink

sou leitora assidua, adoro o blog!
e hoje quero parabenizar pelo texto, acho um desrespeito com os animais sad

Anne
AnnePermalink

Ainda bem que nao li esse relato qnd decidi visitar Buenos Aires.
Estive no zoo em 2010 e amei a visita.
Tenho fotos com animais ativos, muito diferente do que foi retratado no post.
Sinceramente em qlq zoo do mundo os felinos nao são nada animados após o almoço. Quando fui, fui bem cedo e entrei logo nas jaulas dos felinos. Na parte da tarde deixei para ver os outros animais q tb estavam bem animadinhos.
Bem, é notório que os felinos são domesticados, pois desde bebe tem contato diário com humanos, mas creio que eles ainda carregam o seu instinto animal de defesa e outras coisas. Um exemplo disso é uma jaula de Tigres que já nao aceitam mais ter contato diário com os visitantes.
Sinceramente amei o passeio e voltei unhada por um felino bebê.
Senti muito medo ao dar mamadeira para um tigre, pois os outros nao paravam quietos.
O Leão realmente nao estava muito animado, mas nao chega a ser o estado deplorável q o Blog mostra.
Quanto a preço, comida, condições do banheiro, eu achei tudo muito compatível com qlq zoo que já visitei.
Resultado, ótima experiência! Testei meus medos de me ver frente a frente com um felino (mesmo que domesticado), sai arranhada por um felino bebe, levei cuspe de llama e me diverti a bessa com a galera da excursão.
Eu continuo recomendando o passeio. Tanto é que vários amigos meus foram por recomendação minha e amaram.
É, talvez os bichos também nao gostem de carnaval!rs

Dayane
DayanePermalink

Estive lá a pouco tempo e discordo com o post.Realmente não tem bilheteria,pois se tivesse o governo metia a mão.Eles recebem uma verba muito pouca,que não é suficiente nem para bancar os funcionários ,nem o local e nem sustentar os animais.A pessoa que escreveu o post se contradiz em vários pontos,um deles é o de infra estrutura.1º ela gostaria de um estacionamento (que para comportar o tanto de gente que visita,teria que ser beeeem grande),ela queria um chão que não fosse de terra (peraí,queria asfalto?),não queria ter cuidado para pisar nos cocôs dos animais (sendo que ficam soltos) ,queria grama aparada,um restaurante self service,ou uma churrascaria? (tb levei lanchinho do hotel). Mas no final ela reclama que o local não se parece nada com o habitat natural dos bichos (imagina se fosse do jeito que ela queria). Se fosse chegar perto de ser parecido com a habitat natural deles seria uma safari na África e não um zôo.Não sei ela,mas nós fomos de micro bus,com um guia,de BsAs até o zôo é + ou - 1 hora.O caminho inteiro o guia foi explicando como funciona tudo lá dentro,inclusive como se corportar com os animais.Os felinos grandes são criados com cachorros desde que nascem (aliás,todos os animais nasceram no zôo,nenhum é retirado da selva,domado e domesticado para ter contato com humanos).Eles tem extinto selvagem claro,mas nunca precisaram caçar e matar para comer.Então sabem como é isso. Sobre alimentação e sono.Se essa cidadã não sabe,felinos ,desde gatos até leões,sentem sono durante o dia e ficam mais agitados a noite,enchergam melhor a noite inclusive.Então ficam sonolentos,estão de barriga cheia,e desde que nasceram estão acostumados a ver humanos.. porque seriam dopados? o zôo tem 22 anos,animais nascem e chegam a idade adulta lá dentro,se fosse dopados o dia todo,7 dias por semana (que é o horario de funcionamento) como chegariam a idade adulta? aguentariam?. Sobre alimentação eles tem horário para tudo.Exemplo:chegamos no zôo 12:30, às 14hs fomos na fila do tigre branco (felino enoorme),nos informaram que era hora da pausa,iriam reabrir 16h para o bicho comer tranquilo,descansar.Assim fazem com todos.Quando chegamos no zôo,ofereceram um saquinho para alimentar alguns animais (lhamas,patos,ponêis) era uma mistura,um farelo ,pedacinho de pão,amendoim.. nada como um pedaço de bife,nada que vá empanturrar o bicho.Para fotografar com a elefanta,demos ramas,elas não comem bananas o dia todo.
Minha conclusão do passeio: Gostei muito,quero voltar e levar minha filha.Quem não tem vontade de acariciar os bichinhos?Não existe outra oportunidade parecida.Tem o sáfari na África que vc vai ver os animais soltos,porém bem longe e sem poder passar a mão e tem também o zôo/safari de Sp que os animas são totalmente encarcerados e domados.No Luján os animais tem aparência saudável,são bonitos,fortes e os tratadores demonstraram muito carinho com eles.As contribuições que pedem nas jaulas,é uma cestinha que fica apenas na jaulas dos animais que dão mais trabalho,que precisam de mais atenção,não fica em todas as jaulas.Prova de que o municipio não os sustenta.Porque é um trabalho duro.No zôo/safari de São Paulo é completamente diferente,é bancado,ninguém pede contribuição.O prefeito não permitiria,eles já "metem a mão" o suficiente onde podem.Mas se se o governo da Argentina,mesmo do municipio ajudasse,desse recursos, a infra estrutura do zôo estaria bem melhor.Lembrando que a àrea não pertence ao municipio,é uma area particular,tem um dono.
Enfim,fica minha opnião,minha indignação,pois acho que antes de falar qualquer coisa é preciso pesquisar sobre o assunto e saber como realmente funciona das fontes certas.

Enoisa Veras
Enoisa VerasPermalink

Elisa, nunca irei a esse lugar. Nunca!

Fran
FranPermalink

O que as pessoas esperam?!
Que animais selvagem sejam felizes em zoológicos?
Que se sintam livres em jaulas? Que um animal selvagem vai deixar ser acariciado por centenas de pessoas, todos os dias da semana sem estar acorrentado ou sedado?
O relógio biológico deles é todo invertido!
Não são animais de estimação! Existem para serem livres em seu habitat natural, contribuindo com sua função num ecossistema, não posando com pessoas para foto!
Eu respeito a opinião de cada um, mas sou contra zôo. Sou a favor de um local para reabilitação, mas depois deveriam ser reintegrados em seu habitat. E os que por algum motivo não conseguir, poderiam ser soltos em pequenas áreas de preservação, ou reservas para que possam ser monitorados.

Rafael Bertoni
Rafael BertoniPermalink

Eu fiz o passeio no Zoo Lujan e ao contrário do post, relatei em todas as jaulas animais ativos, acordados e tratados com respeito pelos funcionários. Os animais são chamados pelos tratadores com pedaços de frango cru, eles sentam e as pessoas tiram as fotos dão mama essas coisas. No momento que se cansam daquilo eles simplesmente levantam e saem, o tratador então busca outro animal que esteja afim do aperitivo, eu vivi isso na jaula dos tigres adultos, tinham 4 tigres e somente um estava deitado mas acordado. Como falei, fiz o passeio, aconselho e não relatei animais caindo pelos cantos, machucados ou tratados de forma agressiva! Respeito as opiniões aqui expostas, essa é a minha. Sem dúvida uma experiencia unica e incrível!

Janaina
JanainaPermalink

Também visitei Lujan e sai de totalmente deprimida, muita do dos animais no dia que fui estava praticamente vazio mas mesmo assim os bichos estavam letárgicos e os leões bebês então praticamente desmaiados, pareciam drogados inclusive tinha um muito novinho e pequeno que até pedi para o tratador tirar dali e levar para algum lugar tranquilo o bichinho estava muito molinho com o calor insuportável e passando de mão em mão
Não recomendo de forma alguma a visitação, não há administração séria, nem cuidados profissionais, ali está claro que é um empreendimento caseiro visando lucro e só.
Se quer ver bichos, Vá a temaiken.

Rita Rodrigues
Rita RodriguesPermalink

Estive no Zoo de Lujan em julho de 2012, não se parece realmente com um Jardim Botânico, é de fato um lugar mais caidinho, simples, carecendo de mais infra-estrutura, inclusive nas jaulas dos felinos, mas por se tratar de um Zoo particular, sem ajuda do governo, talvez lhe falte a verba necessária para ser um lugar melhor.
Fui com o pé meio atrás por causa de comentários sobre os animais serem dopados, mas o desejo de estar tão próxima a esses animais me fizeram querer comprovar tudo com meus próprios olhos.
De fato não achei que estivessem dopados, alguns sonolentos, outros dormindo, outros mais ativos, até demais andando pra lá e pra cá, a experiência de estar dentro da jaula deles, acariciando-os é única, se deixam acariciar como um gatinho e realmente acho que são como gatos grandes, tratados como tal desde que nascem, acostumados com o convívio humano desde sempre, normal serem mais dóceis, há vídeos no youtube mostrando como é a criação desses animais e o porque dessa mansidão toda. E por todo o zoo vamos vendo vários felinos em diferentes estágios de crescimento e idade tratados da mesma forma, sempre com pessoas ou outros animais como cachorros e até gatos por perto.
Só pude entrar na jaula do leão após o soninho dele e almoço dos tratadores, a gorjeta que deixamos nas cestinhas pelo que entendi é para compensar a atenção que os tratadores nos dão ao nos fotografar com os animais, nos auxiliando com a mamadeira, nos ensinando como estender a mão para que a lambam, essas coisas, dependendo da camaradagem do tratador podemos até dar beijinhos nos felinos e não parecem sofrer ou se incomodar com isso, até pq tem outros animais para revezarem na função.
As elefantas não pareciam estressadas ou fazendo algo forçado, pareciam até se divertir, os ursos qdo se davam por satisfeitos com suas sardinhas iam dormir, só me incomodei mesmo com o dromedário, recebendo visitantes para um pequeno passeio em sua corcova, esse sim creio que se cansava e não foi legal ver.
Enfim é aquilo, cada um pode sentir essa experiência de jeitos diferentes e ter suas próprias conclusões mas não dá para generalizar e simplesmente dizer que não vale a pena, que é isso e ponto. Vc indo ou não o Zoo continuará a ter movimento pq outros irão e vc deixará de ter essa oportunidade desse contato tão especial e mágico, bem como de ver com seus próprios olhos se tudo que vc lê ou fica sabendo é realmente verdade.

Luciana
LucianaPermalink

Vou relatar também o que vi quando eu fui em 2012.
Eu fui em uma segunda-feira, estava vazio.Os felinos filhotes, alguns dormiam outros brincavam, os que estavam dormindo acordavam brincavam, comiam, inclusive levei uma mordidinha de um deles querendo brincar e rasgar meu casaco.Na jaula onde tinham os adultos eles brincavam correndo um atrás do outro.Em um momento acho que o cachorro percebeu que a brincadeira estava passando do ponto e foi em um deles e ameaçou morder a perna.Imediatamente eles pararam.Então digo que eles vivem com os cães desde pequenos e os respeitam.Para mim o ponto negativo é que deveriam programar um número x de pessoas por dia para que eles comessem o que realmente precisam e fechar um dia na semana.Mas não vi em nenhum momento que são maltratados.Em uma gaiola dos filhotes havia uma cadela com cachorrinhos filhotes onde brincavam com os leõezinhos filhotes.
Meu outro ponto negativo é referente a sujeira do banheiro.
E acho importante também levar algo para comer por ser mais higiênico.
Há um vídeo que explica como é feito o trabalho deles, assisti antes por isso fui.Recomendo o passeio.

http://meuslugaresespeciais.wordpress.com/category/argentina/

Luciana
LucianaPermalink

O vídeo está no You Tube e se chama: Amansamiento zoo Lujan 1

Mariana G.
Mariana G.Permalink

Só tem que ver de onde esse vídeo saiu... nem vou me dar ao trabalho de assistir, mas só por precisar de um vídeo pra defender a "atração" e pra convenser as pessoas de que os animais são humanamente tratados, pra mim, já passa a ser digno de desconfiança.

Luciana
LucianaPermalink

Se assistirem esse vídeo, irão entender melhor.

LUCIA MOREIRA
LUCIA MOREIRAPermalink

pobres animais,perderam a naturalidade,detesto esses lugares k animais ficam presos

Viviane
VivianePermalink

Estive no zoo de Lujan em 2012 e tive a mesma impressão de um lugar deprimente. Não recomendo de jeito nenhum. Animais acorrentados e aparentemente dopados. Na noite anterior choveu muito e o local era um lamaçal só.

Nádia Bellentani Rocha

Em janeiro deste ano, estive em Buenos Aires, e fui ao Zoo de Luján...simplesmente amei o lugar. Como foi dito, o lugar difere muito de um zoológico tradicional e lembra muito uma linda fazenda, inclusive com os odores. Antes de ir ao zoo, achava que os bichos eram dopados e maltratados, o que acabei constatando que NÃO...eles são é muito bem alimentados com muita carne branca e tem um treinamento especial, inclusive cachorros circulam entre tigres e leões, interagindo livremente com eles. Quanto a letargia de alguns tigres e leões, é que eles tem o comportamento de um felino, que com o calor (e lá tb faz um calor danado) e o sol, eles ficam descansando de barriga para cima. Tanto, que os tratadores não obrigam os bichos que querem descansar ou dormir, a interagir com os visitantes. Um exemplo disso, foi com o dromedário...ele estava levando o pessoal para passear, mas de repente, se encheu e deitou...o treinador, não deixou mais ninguém passear com ele, dizendo que os animais não podem sofrer estress, e com isso só tiramos as fotos.
Gostei muito do passeio ao zoo e em momento algum presenciei maus tratos aos animais.

Bruna
BrunaPermalink

os animais não são dopados, eles são bem tratados e ficam ativos, para quem sabe os animais como tigres e leões são animais noturnos, então ficam mais ativos naturalmente durante a noite, porem ficam em movimento brincando e tudo durante o dia, alimenta os animais quem quer, mas não é toda hora que eles comem não, quando estive la uma mulher insistiu para dar leite ao tigre e o rapaz não deixou justamente pq não estava a hora da alimentação, eu iria ir na quinta feira, e não pude ir pq o zoo estava fechado para fiscalização, se houvesse algo de errado a fiscalização teria fechado o local.
O dinheiro da caixinha dá quem quer, não é obrigatório e em 4635 lugares tem dessas caixinhas de funcionários.
Os patos e lhamas ficam sim livres, soltos, é um zoo é obvio que vai ter coco por todo lado, pato caga o tempo todo .. corre regos de agua para eles beberem e brincarem, já que são patos, e é um zoo, não um shopping que tem ar condicionado e porcelanato.
a indignação dessa mulher foi pq a filhinha dela de 8 anos não pode entrar nas jaulas .. pq é nova e pequena e não aguentaria uma patada caso houvesse um acidente

Rita Rodrigues
Rita RodriguesPermalink

Escrevi sobre minha experiência nesse Zoo em julho de 2012,mas não está por aqui, o que aconteceu? Foi lá pelas 15 hs desta 4a feira...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Recuperamos! smile

vanessa
vanessaPermalink

Uma coisa é certa, depois que vi uma onça pintada solta no pantanal nunca mais os animais presos me causaram impacto (apenas tristeza), não há nada melhor que ver o bicho solto na natureza (melhor para nós e com certeza para eles).

Rita Rodrigues
Rita RodriguesPermalink

No Santuário dos Tigres na Tailândia o sistema de criação dos felinos é parecido com o de Lujan, é possível sim eles serem dóceis sem serem dopados... o que falta no Zoo de Lujan é mais estrutura e gerenciamento, é tudo muito rústico e simples, mas eles são bem cuidados e o contato próximo com esses animais é maravilhoso, experiência única fazer carinho em um tigrão ou deixar um leão lamber sua mão para tomar um leitinho...

izabel
izabelPermalink

Em 2013 estive com minha irmã e sobrinha no zoo de Lujan.Eu não gostei muito da visita pois achei os animais tristes e com aparência de dopados,porém minha irmã e sobrinha que estavam comigo adoraram a experiência e acharam q os animais estavam tranquilos pois estavam habituados com o convivio com seres humanos e com os cachorros que são criados junto com eles e só são tirados da jaula depois q os felinos crescem e na brincadeira acabam ferindo os cachorros.Inclusive em 2013 voltamos a BsAs e elas repetiram esse passeio e eu não.