"Posso transferir milhas de um programa para outro?" 1

“Posso transferir milhas de um programa para outro?”

Se você tem essa dúvida, saiba que não está sozinho. De cada 10 perguntas que a gente recebe sobre programas de milhagem, umas 7 ou 8 têm a ver com esse assunto. Posso transferir milhas da Gol para a Delta? Agora que a TAM está na aliança oneworld, posso transferir pontos do Fidelidade Multiplus para a American Airlines?

A resposta, infelizmente, é não. Não é possível transferir pontos ou milhas de um programa de milhagem para outro, mesmo que as cias. pertençam à mesma aliança ou tenham acordo de compartilhamento de vôos (code share). Você precisa optar por um programa e juntar milhas ou pontos neste programa até ter milhas ou pontos suficientes para emitir uma passagem-prêmio.

Epa: mas então pra que servem o #?@¢?#! dessas alianças?

Calma, elas funcionam, mas não do jeito que você está pensando.

Depois que você acumula um número razoável de milhas (para passagens internacionais aos Estados Unidos e Europa, pense entre 50.000 e 100.000 pontos/milhas para uma passagem ida e volta), você poderá emitir passagens-prêmio em todas as cias. aéreas da aliança à qual pertence a cia. aérea do seu programa.

Se você tem o Fidelidade Multiplus da TAM, poderá emitir passagem nas cias. aéreas da oneworld (American, British, Iberia, LAN) e nas cias. aéreas fora da aliança que mantiveram acordo com a TAM (Lufthansa, Swiss, Turkish, South African, Singapore). A TAP não tem mais acordo com a TAM.

Se você tem Smiles da Gol, poderá emitir passagem com Delta, Air France, KLM, Qatar e Iberia.

Como emitir passagens aéreas numa cia. aérea parceira do seu programa?

Muita gente entra no site da cia. aérea parceira para tentar emitir uma passagem por lá com o seu programa de milhagem. Tipo: você quer emitir passagem na American com pontos da TAM, então entra no site da American. De novo: não é assim que funciona. Você necessariamente tem que usar os canais oferecidos pelo seu programa de milhagem.

No caso do Fidelidade Multiplus da TAM, para emitir vôos de cias. parceiras que não tenham o code-share TAM você precisa usar o atendimento telefônico ou ir a uma loja da TAM Viagens.

Já quem tem o Smiles da Gol pode emitir diretamente no site do Smiles, selecionando “emissão de bilhete online” no item “Vôos parceiras aéreas” no menu da barra lateral esquerda.

Como acumular pontos/milhas voando em cias. parceiras

Aqui está outro ponto que muita gente não entende. Há quem ache que precise abrir uma conta no programa de milhagem da cia. em que vai voar para poder acumular as milhas. Pelo contrário! Se você abrir uma nova conta, vai ser mais uma conta com poucas milhas que não servirão para nada.

O certo é informar o número do seu programa de milhagem já na compra da passagem (quando houver essa possibilidade) e apresentar o cartão do seu programa de milhagem no check-in. Se você tem Multiplus Fidelidade TAM e vai viajar American, basta apresentar seu cartão no check-in da American para creditar os pontos na sua conta do Fidelidade. A mesma coisa com o Smiles: apresente o cartão ao voar na KLM, e as milhas serão creditadas no Smiles.

Guarde o cartão de embarque para solicitar o crédito das milhas, caso isso não ocorra em até 15 dias. Note, porém, que nem todas as tarifas dão direito a milhas ou pontos, sobretudo quando se usa uma cia. parceira. (Isso é bastante freqüente na TAM.)

Leia mais:

Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Passagens aéreas internacionais: como evitar o erro mais comum

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    186 comentários

    Aproveitando o assunto.
    Tenho pontos no meu cartão de crédito (santander) não sei como usar para viagem. Já vi que tem um esquema de transferencia para multiplus e desse para a empresa aérea, é isso?
    Nesse caso eu transfiro do Santander para esse multiplus e depois para a empresa aérea na hora da compra da passagem?
    Como funciona exatamente?

    Lu.

      Olá, Lu! Pontos Multiplus podem ser usados para resgatar, entre outros serviços, passagens aéreas da TAM. Se você deseja viajar pela TAM, primeiro deve se inscrever no TAM Fidelidade já que o resgate de passagens é feito por este programa. Clientes TAM Fidelidade se tornam automaticamente clientes Multiplus.

      Para tirar mais dúvidas: https://www.multiplusfidelidade.com.br/home/perguntas

    Quem tem milhas na iberia ou na British pode sim transferir de um programa para o outro, combinando avios.

    Voei LAN para os EUA, e nao quiseram pontuar as milhas no Multiplus. Tive que abrir um LANPASS e agora estou com 15 mil pontos lá, sozinhos, perdidos. Porém pelo que li aqui ( se é que eu entendi direito ), esses pontos poderiam ter ido direto pro Multiplus. Alguma saida ?

      Olá, Lili! Talvez a tarifa que você pagou não desse direito a pontuação em programas de parceiras (o que é um absurdo, né, porque a TAM não é parceira, é a mesma empresa!).

      O que você deveria ter feito era ter guardado os cartões de embarque e ido a uma loja da TAM Viagens para tentar pontuar no Multiplus.

    Vou ligar já… para o Smiles e assim que tiver um retorno coloco aqui no post.
    Obrigada Bóia!

    Parabéns mais uma vez pelos esclarecimentos. Sou leitora assídua do seu site.
    Vou voar pela Iberia com o Programa de milhagem do Smiles. Possuo também o Tam Fidelidade.
    Continuo com dúvidas sobre:
    Vou poder pontuar pontos de milhas em algum dos programas?
    Não tenho cartão do Smiles nem da Tam, somente o nº de inscrição.
    É possível?

    Abraços e agradeço desde já

      Olá, Christina! Ligue para o Smiles e pergunte se o seu número de inscrição já é o número do cartão. Se for, basta informar no check-in. Para garantir, guarde os cartões de embarque. Eles serão indispensáveis caso as milhas não sejam registradas automaticamente.

    Tenho uma dúvida: vou voar no próximo mês de abril com a TAP e com a SWISS, sendo a primeira na ida e a segunda na volta. Possuo o TAM fidelidade. Com a mudança das alianças, por parte da TAM, gostaria de saber se eu poderia ter os pontos das duas empresas creditados em meu fidelidade? Pela matéria, excelente por sinal, entendo que o trecho da SWISS eu poderei. Entretanto, com relação à TAP, eu fiquei em dúvida.
    Obrigado e parabéns pelos esclarecimentos.
    Claudio

    Ótimo post!
    Tenho os dois programas citados (Smiles e Tam Fidelidade) há muitos anos.
    O problema é a dificuldade para marcar pela internet, a Tam não abre esta opção, dificultando muito para quem quer fazer uma pesquisa ou está indeciso para onde vai viajar e quantas milhas vai gastar, na Gol que oferece a pesquisa pela internet, dificilmente você acha disponibilidade de vôos com o pagamento em milhas.

    Alguém sabe me dizer se voando pela Copa Airlines eu consigo pontuar no Smiles?

    E no multiplus?

    Obrigado

    Nossa, lidar com milhagem é complicado e estressante, pelo menos pra mim…já usei milhas algumas vezes (inclusive em vôos internacionais), mas confesso que preferi fazer a coisa mais simples possível (por mais que os puristas digam que eu poderia voar muito mais se fizesse mil e uma manobras).
    Usei pontos do Visa/Master do Santander para emitir passagens da Air France (executiva/econômica) pelo Smiles da Gol…E mesmo assim deu um trabalhão…

    Eu acho interessante ter o cartão fidelidade da companhia aérea que vc vai voar mesmo tendo emitido a passagem com o programa de milhagem. Aconteceu comigo no balcão da Air France em Paris. Comprei a passagem com milhas pelo Smiles e no check-in perguntei se poderia fazer um upgrade para a executiva ( sempre pergunto, vai que..) Bom,o funcionário falou sim, nesse voo é possível. Eu abri aquele sorriso e ele pediu meu cartão de fidelidade da Air France. Expliquei que tinha o cartão Smiles e a Air France era uma das parceiras. Ele gentilmente explicou que só poderia atender meu pedido se tivesse o cartão da Air France e me orientou a sempre fazer um cartão de fidelidade da companhia aérea que vai voar pois, mesmo não tendo milhas creditadas ou pontos, eles podem conceder alguns privilégios aos cadastrados no programa de fidelidade da companhia aérea.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito