#Linkódromo | Para além de Taormina e Palermo, no Decobrindo a Sicília

Natalie Soares
por Natalie Soares

ortigia siracusa descobrindo a sicilia viajosfera Patricia Kalil

Fotos | Patrícia Kalil

Quando comecei a pensar em um roteiro pelos quatro cantos da Itália, logo me peguei sonhando com uns dias pela Sicília. Seria culpa da minha tentativa frustrada de aprender italiano ou das lições que mostravam as belezas dessa região italiana?

A viagem acabou sendo adiada, mas a vontade de conhecer a Sicília não passou. Aliás, só aumentou ainda mais depois de conhecer o blog Descobrindo a Sicília da brasileira Patrícia Kalil que mora na Itália desde 2007 e traz ótimas dicas dessa ilha tão italiana e pouco conhecida dos brasileiros.

Com dicas sobre atrações, cultura, gastronomia e muita vida local, a Patrícia traz um mundo de informações para você caprichar no seu roteiro pela Sicília e não pensar em nenhum momento nos clichês que lembram a máfia siciliana razz

templos de agrigento sicilia viajosfera Patricia Kalil

Quer ter um gostinho do que lhe aguarda nessa região da Itália?

Veja as fotos no Instagram do Descobrindo a Sicília e depois leia alguns posts bacanas sobre o destino e comece a planejar essa nova e imperdível viagem agora mesmo wink

Vai pela Patrícia:

83 comentários

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi Natalie,

Nossa, não esperava mesmo que um dia o Descobrindo a Sicília fizesse parte da capa do Viaje na Viagem! Super obrigada!
Eu e a Sicília que merece ser vista agradecemos smile

Ah, te esperamos aqui heim!

Um abraço,

Patricia

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

Eba! Tenho bastante leitura no blog da Patricia pra fazer então: estou planejando uma viagem em dezembro pra Sicília smile

Inês Santos
Inês SantosPermalinkResponder

A Sicília é maravilhosa,reúne diferentes atrativos, cidades medievais, vulcões, vilas romanas, igrejas, templos gregos, vilas curiosas, praias além de cultura, boa comida e um povo acolhedor. Considero um dos lugares mais interessantes que conheci. Vale a pena ser descoberta.

Michele - PlanejandoaViagem

Sou mais uma fã da Sicília. Fiz um Giro Siciliano que amei. Patricia, complimenti il tuo blog è molto carino! Abbracci!

Klenize Fávero

Estive na Sicília ano passado por 20 dias, e encontramos apenas dois brasileiros durante o período. Nos pacotes vendidos no Brasil, o sul da Itália é Nápoles, como se não houvesse mais nada para "baixo". A Sicília é maravilhosa!!! Fiquei completamente apaixonada por CATANIA (onde fomos visitar o Etna, e ele entrou em erupção exatamente quando estávamos lá em cima - mas tudo muito seguro, acompanhados por uma empresa de turismo no vulcão. Foi uma grande sorte, na verdade! Inesquecível!), mas também por TAORMINA, SIRACUSA, MESSINA (onde nasceu a União Europeia), MILAZZO (que leva às Ilhas Eólias - Lípari é imperdível!) e PALERMO (onde as cicatrizes da Mafia estão mais visíveis). De Messina pode-se ir para a Calábria de barco (meia hora) e também de trem (!?!) - sim, o trem entra no barco e desembarca na Calábria. Para quem foi a Roma, Florença, Veneza e não achou a Itália dos filmes da Sophia Loren, está na hora de ir para a Sicília...

Deyse Ribeiro
Deyse RibeiroPermalinkResponder

Parabéns Patricia, fico muito feliz pelo seu reconhecimento, seu blog realmente tem conteúdo de qualidade e você merece! um abraço.

mauro nogueira

Com viagem planejada para maio 2015, o post veio em boa hora.
Parabéns à Patrícia. Dicas devidamente anotadas!

mauro nogueira

Patricia
No planejamento da nossa viagem, pretendemos chegar de avião em Catania, ficar em Taormina 5 noites, Siracusa 3 noites, Agrigento 3 noites, Castellammare del Golfo 4 noites (para visitar toda a região e o entorno de Palermo) e mais 5 noites em Palermo.
Duas perguntas, se puder nos ajudar:
-A distribuição desse tempo está correta, ou você sugere algo diferente?
-O voo de retorno pode ser de Palermo ou teríamos que voltar a Catania?
Agradeço se você (ou outro leitor) puder colaborar.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! As permanências estão ótimas, vai dar para fazer tudo com calma. Sim, descer em Catânia e voar de volta desde Palermo é uma ótima estratégia.

mauro nogueira

Obrigado Boia, sempre eficiente !!! smile

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Olá Mauro,

A distribuição do tempo está ótima, mas o que eu te sugiro é considerar a substituição de Castellamare del Golfo por Trapani para ser usada como base para visitar aquela área. Castellamare é zona de praia, então nas outras estações do ano geralmente fica deserta e não oferece muitos serviços, alguns estabelecimentos comerciais fecham, etc. Já Trapani fica a uns 30km de lá, porém é uma cidade maior, com vida noturna e de lá você pode visitar Segesta, Erice, Marsala, as ilhas Egadi.

Espero ter sido útil! Qualquer outra dúvida é só perguntar e fica ligado lá no blog wink
Um abraço,

Patricia

mauro nogueira

Obrigado Patrícia.
Você, e seu site, têm sido mais útil do que imagina.
Estou "devorando" suas dicas e informações.
Um forte abraço!

Klenize Fávero

Um lugar que eu acho lindo são as Ilhas Eólias, acessíveis de barco a partir de Milazzo.

Maria Arruda
Maria ArrudaPermalinkResponder

Que legal ver o blogue da Patrícia no VnV! Trocamos figurinhas já há algum tempo como blogueiras que escrevem sobre a Itália, e, sinceramente, morando na Bota há quase 11 anos ainda não tive a oportunidade de conhecer a Sicília sad

O problema é que todo o sul da Itália é fantástico! Você acaba se perdendo com tantas opções... porém, Sicília é sempre Sicília, e um dia ainda vou mergulhar nas águas das Ilhas Eólias ?

Abraços,

Maria

Maria

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Maria,

É tanta coisa que temos para ver neste país, que às vezes me pergunto se uma vida inteira basta. grin

Baci,

Patricia

Yrlla Ribeiro
Yrlla RibeiroPermalinkResponder

Olá Patrícia, decidimos que nossa próxima viagem será à Itália. Fazemos tudo com muita antecedência e planejamento. Queremos passar 15 dias pela itália, levaremos nossos filhos e para eles será a primeira vez, então visitaremos os clássicos e queremos ir a sicília, pois meu marido é fã do poderoso chefão, sabe até muitas falas de cor. Pelo que vi por aqui precisamos ir a Taormina e Savoca, É isso mesmo? O aeroporto mais próximo é o de catania? 3 dias seriam suficientes para uma primeira visita? Palermo é indispensável ou não?, pois vi que é longe e as estradas não são boas. Obrigada suas dicas estão ajudando muito!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Yrlla! Não passe menos do que 5 dias na Sicília. Uma semana é o mínimo ideal para uma viagem aproveitável.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi Yrlla,

O aeroporto mais próximo de Taormina é o de Catania. Em relação a visitar ou não Palermo, isso só depende do que vocês querem ver aqui na Sicília. 3 dias são mesmo muito poucos, como disse a Bóia, a menos que sua intenção seja conhecer SOMENTE Taormina e Savoca. A autoestrada Catania-Palermo é boa e são mais ou menos 2h de carro saindo de Catania. Se seu marido é fã de O Poderoso Chefão, vai querer ver Palermo, até porque uma das cenas mais famosas do terceiro filme foi gravada lá.

Abraços,

Patricia

Klenize Fávero

5 dias na Sicília é pouquíssimo! Não diria que Palermo é "imperdível", mas vale a pena! Fica a 5h de trem a partir de Messina (se não quiser ir de carro).

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Ah Sicília é linda mesmo e a Patrícia ajuda a compartilhar um pedacinho desse paraíso para a gente. smile São as brasileiras na Itália mostrando o que a Itália tem de bom... smile

Carol
CarolPermalinkResponder

Olá para todos!
Andei dando uma pesquisada, e não consegui fechar meu roteiro pela Sicilia - simplesmente porque quero fazer TUDO, mas tenho apenas mais ou menos 13 dias para isso..

Gostaria de saber, já que meu foco é praia e arquitetura (aquelas imagens de tirar o folego, sabe?!), quais cidades/roteiro vocês recomendariam pela Sicília?

Planejo chegar de roma de avião (imagino que por Palermo, por ser maior.. mas nos comentários, li que Catania também é uma opção!) pegar um carro e viajar por ali.. Quais lugares vocês recomendariam conhecer, e em quais cidades usar como base (hotel, etc.)

Aproveito pra dizer o quanto AMO esse site! Minha última viagem pela Europa foi 100% planejada com base nos comentários smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

(Já adiantando: o melhor é chegar por um aeroporto e sair pelo outro; se você deixar Taormina para o fim, chegue por Palermo e volte por Catania.)

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Tenho certeza que aparecerão várias dicas aqui, vou deixar minha contribuição de alguns lugares excelentes que são ignorados com frequência na lista de destinos da ilha:

- Modica. É uma cidade muito interessante, imprensada em um vale, com uma ampla coleção de construções mais antigas. Tem docerias famosas, principalmente pela produção de chocolate e também de doces típicos.

- Ragusa Ibla. Uma das mais ricas cidades no período medieval na região, sofreu um violento terremoto no séc. XVII e foi reconstruída. Ragusa Ibla é a "parte baixa" da cidade, há uma cidade modernizada no alto da colina, no planalto. Fica a 15km de Modica, as duas são um ótimo passeio para um dia inteiro.

- Vale de Noto: é uma região também no sudeste da ilha, que se diferencia da arquitetura predominante pelo estilo barroco. Há vinícolas interessantes na região.

- Linguaglossa, Zafranea Etna, Milo e outras vilas nas encostas do Etna: esses lugares não tem prédios históricos ou construções suntuosos, mas são bem interessantes de visitar, pois séculos de erupções vulcânicas deixaram os prédios cobertos por uma fina camada de material vulcânico. Estão em um caminho alternativo entre a estação-base do Etna a saída pelo leste, em Taormina, e valem o desvio

- Piazza Armerina: muita gente visita a Villa Romana del Casale (que vale muito a pena, diga-se!), mas se esquece do excelente conjunto arquitetônico dentro da antiga cidade murada, há alguns km do sítio arqueológico romano. Dá pra combinar bem um dia bem gasto entre dirigir até Villa Romana del Casale, vistiar, e depois ir (12-15 min de trânsito no máximo) a Piazza ARmerina em si.

Se vc gostar muito de sítios arqueológicos gregos, pode escolher entre Segesta, Selinunte e Agrigento. Cada um tem suas especificidades (Segesta tem o templo mais completo, Selinunte uma grande quantidade de ruínas, e Agrigento o conjunto mais fotogênico e amplo).

Quanto a praias, a Sicilia se caracteriza em geral da seguinte forma: a costa norte entre Castellamare e Messina é acidentada, com poucas praias extensas mas vários vilarejos prensados contra o oceano em montanhas ou pontos panorâmicos (Cefalú é o mais famoso). A costa leste entre Messina e Capo Pessaro alterna trechos montanhosos com alguns de praias onduladas. O mar é meio instável perto do estreito. A costa sul tem as praias mais largas e uma vibe mais 'praiana' no sentido brazuca, com cidades estabelecidas bem à beira-mar (e não no topo da montanha ou colina próxima)

13 dias dá pra fazer uma viagem bem interessante, só tome um pouco de cuidado para não apressar demais o ritmo (não dá pra esgotar toda a ilha, e seria uma pena visitar 'tudo' de forma corrida, aproveite esse tempo todo para viajar curtindo mais cada local que vc visitar).

Mauro Nogueira

Caramba A.L.!
Você conseguiu resumir de forma muito bacana tudo que quero ver por lá !!!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Carol,
Se você quer combinar arquitetura e praia, a minha dica é Siracusa e o Vale de Noto (Noto, Ragusa, Scicli, Modica), localizados no sudeste da Sicília. O Vale de Noto foi declarado Patrimônio da Humanidade por sua arquitetura barroca e ao mesmo tempo possui praias lindas, algumas dentro de reservas naturais (Vendicari, Calamosche).
Sugiro também o Vale dos Templos em Agrigento, não deixando de ver a praia de Scala dei Turchi (que fica a poucos km de Agrigento).

Carol
CarolPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas, pessoal!! Adorei! smile
Assim que voltar de viagem, posto aqui como foi, com novas dicas!!! Vocês são o máximo!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Carol,
Não perca San Vito lo Capo que está entre Palermo e Marsala. É uma praia lindíssima, com extensa faixa de areia, estrutura de bares e restaurantes. Sem contar que chegar até lá de carro é um desbunde! Se ficar em Palermo, vá até Monreale, é um balneário na grande Palermo muito charmoso com uma praia linda e água cristalina. Em Taormina, reserve um dia pelo menos para curtir a Isola Bella!

Michele - PlanejandoaViagem

Oi Carol, eu tenho um roteiro de um semana de um giro que fiz pela Sicilia que acho que pode te ajudar.
Segue o link para os posts da Sicilia:
http://planejandoaviagem.wordpress.com/category/europa/italia/sicilia/

Não fui no verão mas tenho amigos que foram e gostam bastante das praias nas ilhas EGADI próxima a Trapani. Flavignana (Calla Rossa)é uma dica.

Próximo a Palermo tem San Vito lo Capo e Casttellamare del Golfo (Reserva dello Zingaro). Próximo a Noto tem Menfi, próxima a Siracusa a Calamosche . E ainda tem as ilhas EOLIE (Lipari e Vulcano).

Abraços

Luciana Rodrigues - Turismo em Roma

Parabéns, Patricia! Que bom conhecer mais um cantinho dessa "nossa terra". Abraços, Lu

Alexandre Bittencourt

Oi Patricia, dispondo de 4 dias inteiros, o que vc acha melhor: 2 dias em Palermo e 2 em Catania ou ficar apenas em um dos 2 lugares? Ou ir a algum outro lugar que vc julgue imperdivel lá? Obrigado!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi Alexandre, na minha humilde opinião Catânia e Palermo são imperdíveis, mas como você dispõe somente de quatro dias, vai ter que escolher entre uma e outra. Já que o tempo é curto, eu sugiro Catânia pois poderá usá-la como base para conhecer o Etna, Siracusa e Taormina. As distâncias são menores e você poderia aproveitar melhor o tempo, não gastanto preciosas horas na estrada!
Considere também que de Catania a Palermo distam cerca de 200km, portanto se você quiser ver Palermo de qualquer jeito, poderá usar o último dia da sua viagem, voltando a partir do aeroporto de lá.

Alexandre Bittencourt

Valeu Patricia pela sugestao! Agora te faço uma pergunta: a locomoção para Etna, Siracusa e Taormina e facil? Da para ir de trem ou onibus regularmente ou se exige carro? Inicialmente penso em ficar 2 dias em Catania, o primeiro e o ultimo e usar os 2 do meio para Siracusa e Taormina, sendo que pensei em passar uma destas noites em Taormina mesmo. O que vc acha? Te agradeço de antemão pelas preciosas sugestoes.
OBS: Palermo vai ficar para a proxima quando entao pretendo inclusive ver um jogo no Barbera com o Palermo de volta à serie A. Obrigado.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Alexandre, existem ônibus frequentes de/para Catania-Taormina e Catania-Siracusa. Você pode consultar os horários neste site: http://www.etnatrasporti.it/
Em relação ao Etna, é preciso ir de carro ou então comprar uma excursão, até porque alguns passeios às crateras exigem guia.
A ideia de dormir uma noite em Taormina é ótima, até porque a noite lá é bem legal. O que eu não te aconselho é ir de Taormina para Siracusa, porque só daria para ir de trem e os horários são terríveis.
Se tiver mais dúvidas pode me procurar! E fica ligado lá no blog, pois estou sempre postando novas dicas.
Um abraço,
Patricia

Heloisa
HeloisaPermalinkResponder

Olá, vou fazer um cruzeiro em setembro saindo de Barcelona, vai parar em Marseille, Savona,La Spezia, Civitavecchia e Nápoles. Vcs tem dicas??? Obrigada

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se julho faz um calor insuportável e se é muito cheio ou se da pra fazer turismo e aproveitar as praias. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Faz bastante calor, mas muita gente suporta. Se você não suporta calor, vá em maio ou final de setembro.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Obrigada, bóia. Suporto bem o calor, meu medo é que seja como Sevilha, que você nem consegue ficar na rua

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Temperaturas como o do interior da Andaluzia são muito incomuns na Itália. Só se houver uma onda de calor e, mesmo assim, essas temperaturas só aparecem mais ao norte. As cidades da Sicilia são na maioria bem expostas aos ventos oceânicos e tem temperaturas aceitáveis.

Alexandre Bittencourt

Oi Patricia, td bem? Queria saber se vc conhece os serviços de ferries de Napoli a Catania. Queria saber se é um serviço legal, como são as acomodações, enfim, saber se vc tem maiores detalhes a respeito. Tb queria saber qual o melhor aeroporto para chegar a Catania, seria o Fontanarossa? Te agradeço muito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! O aeroporto de Nápoles é o Capodicino.

Para falar com a Patricia, visite o blog dela.

Solange Delgado Passos

Patricia,estamos adorando suas dicas e gostaríamos de saber sua sugestão para dividirmos os dias que temos de 26 maio a 6 de junho na Sicilia.
Vamos chegar e sair por Catania.
Gostaríamos de saber qual a melhor sequência:começar por Palermo,,depois Trapani,Erice e vir descendo passando por Agrigento até chegar em Siracusa?deixando o ponto alto da viagem: Taormina para o final?
Não queremos alugar carro.
Dá pra fazer de transporte publico?
Como vê , estamos precisando da sua ajuda!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Não temos conteúdo próprio sobre a Sicília, por isso indicamos o blog da Patricia para você fazer seus ajustes finais.

Deixar Taormina para o fim é uma ótima estratégia: descansar na praia depois de dias intensos de turismo.

Solange Delgado Passos

Estamos viajando pela Sicilia e adorando !
As cidades , as pessoas, as comidas...
Chegamos em Milão e voamos pra Catânia.
De lá,de ônibus pra Palermo.
Em Palermo visitamos: a cidade histórica,Monreale e Mondelo.
De ônibus fomos para Trapani.Visitamos Erice.
De Trapani, de ônibus para Agrigento.
Em Agrigento,como nao conseguimos carro para alugar, conseguimos um motorista que nos levou até Siracusa, passando por Ragusa e Noto.
Cá estamos nós!
Encantados com todas essas cidades e de partida ara Taormina, amanhã de Trem.
Ah!
Mas o que eu queria mesmo dizer é que em Siracusa/ Ortiga não deixem de experimentar um docinho " olhos de Santa Lucia" na Patisserie Caffe Marcianto, que é a coisa mais deliciosa e saborosa de tudo que por aqui experimentei.
Fica proximo da Pca do Duomo :ViaS.Landolina7/9.
E quem tiver dicas de Taormina que me passe.E quem quiser saber detalhes das cidades que visitamos que nos peçam.
Seguimos as dicas da Patricia.

Simony Silveira

Boa Noite Patrícia!
Temos um grupo de amigos e viajamos anualmente juntos.
Para o próximo ano gostaríamos de conhecer a Sicília e a Grécia.
Imaginamos ficar 4 dias na Sícilia, que pelo pouco que pesquisei é repleta de lugares interessantes.
Gostaria de sua ajuda para nos orientar o que seria mais interessante, a região de Catânia ou Palermo? Não gostamos de roteiros intensos, como temos pouco tempo, prezamos pela qualidade.
Sempre contratamos uma agência de viagem e incluímos tudo no tour, dessa forma não perdemos tempo em procurar por tudo.
Apesar de termos agência, sempre alteramnos os roteiros encaminhados e selecionamos apenas o que nos interessa.
Outra dúvida... é possível e viável ir de barco para a Grécia?
Tens algum conhecimento sobre as ilhas gregas?
Aguardo seu parecer... obrigada... Simony

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simony! Deixe a sua pergunta para a Patrícia no Descobrindo a Sicília! http://descobrindoasicilia.com/

Angela
AngelaPermalinkResponder

Olá, eu e uma amiga vamos ficar de 11-07 a 11-08 na Itália. Vamos iniciar nosso roteiro por Roma (6 dias) de onde pretendemos fazer um bate e volta a Pompéia. Depois vamos fazer Sícília (12 dias), Sardenha (7 dias), Córsega (7 dias). Estamos em dúvida sobre por que ilha seria melhor começar e por qual terminar a viagem, considerando-se que nosso ponto de partida e chegada será Roma. Além disso, o tempo destinado a cada Ilha está adequado? Vocês teriam dicas sobre o trajeto entre as ilhas? Vale a pena arriscar tirar dois/três dias para dar um "pulinho" na Tunísia ou em Malta?
Sempre acompanhamos as dicas daqui do Blog, vcs são demais!
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angela!

Leia sobre a Córsega no Conexão Paris, http://www.conexaoparis.com.br .

Infelizmente não temos conteúdo sobre a Sardenha.

Veja informações sobre ferries entre Palermo e Cagliari:
https://www.viajenaviagem.com/2010/01/frankfurt-e-heidelberg-pra-marcie/comment-page-1/

Veja informações sobre ferries entre Santa Teresa e Bonifacio:
http://www.corsica-ferries.co.uk/crossing/ferry.html

Veja informações sobre ferries entre Olbia e Civitavecchia (Roma):
http://www.directferries.co.uk/civitavecchia_ferry.htm

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Pretendo passar minha lua de mel na Itália, tenho 15 dias pra ficar lá, e gostaria de visitar a Sicília, Toscana, Roma, e Veneza. Quantos dias devo me dedicar a cada lugar? Como devo me deslocar entre esses lugares?
Parabéns pelo site e pelo blog da Patricia, muito legal e útil!
Abraços

Patricia Kalil

Oi Bruno,
Respondo em relação à Sicília: a melhor maneira de vir para cá é de avião (rápido e barato) e para ver pelo menos um pouquinho da Sicília serão necessários 5 dias!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Para a viagem caber em 15 dias sem corre-corre, você vai precisar cortar algum dos destinos.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Será que em 20 dias eu consigo?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Este é o roteiro básico da Itália, sem Sicília:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

taniagrossi
taniagrossiPermalinkResponder

Boa noite!
Estou planejando ir para o sul da Italia em meados de abril/15 e ficar por 1 mes.
Qual o melhor roteiro e por onde eu começo. Vou viajar sózinha. Os hoteis Bed&Breakfast são recomendandos? muito obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania!

Bed & breakfast seria o equivalente às nossas pousadas.

No blog da Patricia você encontra bastante informação sobre a Sicília.

Encontre outros posts sobre o sul da Itália:

https://www.viajenaviagem.com/destino/sicilia

https://www.viajenaviagem.com/destino/puglia

https://www.viajenaviagem.com/destino/costa-amalfitana

https://www.viajenaviagem.com/destino/napoles

Infelizmente não temos como desenhar roteiros individuais.

roberto
robertoPermalinkResponder

oi Patricia, estou planejando ir a sicília com 10 dias, e seria entre 27/12/14 a 09/01/15, que pega justamente o período de reveillon. Meu receio é de encontrar várias coisas fechadas e na virada não haver nada especial. Existe algum lugar bacana na região para passar o reveillon? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Deixe a sua pergunta no blog da Patrícia, para que ela não deixe de ver! http://descobrindoasicilia.com/

Pedro Pereira
Pedro PereiraPermalinkResponder

Excelente artigo smile

Obrigada!

Waldir de Souza José

Olá. Boa noite.
Estarei viajando com a família no final do ano (temos disponibilidade do dia 27 de dezembro ao dia 03 de janeiro) e entre as possibilidades cogitamos da Sicília (a outra alternativa é Valência e arredores, na Espanha).
Somos sete pessoas. Eu, minha esposa, minha filha mais velha e o marido, meus outros dois filhos solteiros, além de meu netinho que em dezembro estará completando 9 meses de idade.
Embora a preferência da maioria fosse a Sicilia, o fato é que alguns amigos (entre eles o marido da madrinha de minha filha, que é italiano) disseram que a época não é propícia, porque no inverno as cidades de lá ficam "meio mortas" e também costuma chover muito.
Pesquisando na internet, percebi que há algumas controvérsias sobre esses pontos.
Por isso, resolvi tomar a liberdade de escrever este email, para consultar quem realmente tem vivência no lugar.
Poderia me ajudar com algum esclarecimento ou alguma sugestão ?
Grato
Waldir

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waldir! O que estará morto na Sicília serão os balneários, como Taormina. Passeios às ilhas Eólias também não funcionarão. Cidades maiores e sítios históricos, como Palermo, Agrigento e Siracusa, são visitáveis. A chuva não assusta tanto: chove menos de 100 mm no inverno (é um tempo "chuvoso" apenas se comparado ao verão, quando chove 0mm). A temperatura regulará com a da Andaluzia, com picos de 15ºC em alguns dias.

Note que uma viagem pela Sicília requer deslocamentos e múltiplas bases.

Waldir de Souza José

Bóia: agradeço imensamente a delicadeza, a rapidez da resposta e as informações passadas.
Temos agora completas condições de definir o que fazer.
Muito obrigado.
Waldir

REGINA
REGINAPermalinkResponder

Oi Patricia
Vou para Sicília em outubro.
Infelizmente só poderei ficar 5 dias.
Gostaria de saber se tem trem de Nápoles para Taormina ou Catânea(e como é essa viajem)já não somos mais jovens,caso afirmativo, qual o tempo de viajem,e gostaria de saber também em média quanto custa a passagem aérea de Nápoles à Catânea( preciso reservar a passagem no Brasil ou posso comprar na hora?)
Obrigada
Regina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Para falar com a Patricia, faça uma visita ao blog dela (você também encontará muitas outras informações sem ter nem o trabalho de perguntar).

Compre passagens aéreas sempre com antecedência. Os preços variam loucamente, e na hora, se houver lugar, será sempre pela tarifa mais cheia possível.

Veja horários de trem em http://www.trenitalia.com -- selecione "tutti i treni".

De Nápoles a Taormina são 7 horas de trem. Os trilhos são lentos no sul da Itália.

Heitor yassuda

Pretendo viajar para Sicilia duranre os meus 15 dias de férias (última semana de novembro e 1a semana de dezembro). Tenho uma amiga que mora em Sicilia. Mas pela proximidade com a Grécia, não seria interessante passar uns dias na Grécia? Como se vai até a Sicilia? Obrigado! Aguardo retorno.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Heitor! Palermo e Catania são ligadas por vôos de várias cidades da Europa, não apenas da Itália. Mas não há vôos diretos entre Palermo e Atenas, é preciso fazer conexão. Ou seja, essa proximidade não significa muita coisa. Lembre-se que nesta época do ano não há por que ir às ilhas, porque estará frio e chuvoso.

Vika
VikaPermalinkResponder

Olá Patricia, tudo bem?
Vou passar minha lua de mel na Itália durante 16 dias.
Pensei em começar pela Sicilia, com o seguinte roteiro: Taormina (3 noites), Palermo (2 noites). Queria visitar outros lugares, mantendo estas bases. O que você acha? Vale mesmo a pena ir para Palermo? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vika! Para ter certeza de que a Patricia verá o comentário, escreva no Descobrindo a Sicília: http://descobrindoasicilia.com/

Fabiano
FabianoPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se há trem noturno de Nápoles para Taormina. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano! Veja horários em http://www.trenitalia.com . selecione tutti i treni. Trem noturno é roubada, se houver pense duas vezes.

Lucia Helena P. de Moraes

Olá Patricia.
, você recebeu nosso ultimo contato ? Estaremos em Taormina a partir de 2 de
abril. Vamos entrar em contato com a Sicily4you para agendar alguns passeios.
Agradecemos todas as dicas que você nos deu. Manteremos contato com
você. Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucia! Para falar com a Patrcia, use o blog da Patricia smile

Ieda Perini
Ieda PeriniPermalinkResponder

Ola, estamos indo a Italia dia 31 de março e vamos ficar 35 dias, sendo 10 na Sicilia. Estamos pensando em ir atraves de Napoles direto para Catânia e sair por Palermo para Milão de avião. Qual o melhor transporte? Pensamos em trem, é viável? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ieda! De Nápoles a Catânia são 7h40 de trem. Taormina fica uma hora antes. Há vôos de Nápoles para Catania.

Danielle Ambrosio

Olá! Meu nome é Danielle e passarei uns dias em Malta, gostaria de aproveitar e visitar Sicília no fds. Vc acha viável? Qual roteiro se encaixaria nesse pequeno espaço de tempo? Att, Dani

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniele! Você pode voar a Catânia e escolher entre Taormina e Siracusa.

Lais e Nunzio
Lais e NunzioPermalinkResponder

Meu marido Nunzio ficou feliz com os comentários da sua Sicilia e digo eu lá tem muita coisa bonita de se ver boa comida e os canolo ,peixe , pães ,frutas como o figo da india de várias cores ,tanta variedade de beringela e se for calor não deve se esquecer da granita com brioche vale por um lanche ou ate mesmo uma refeição ..... boa viagem e aproveitem muito..... só mesmo uma brasileira para fazer tantos comentários da Sicilia não esquecendo Santa Agata de Catania em fevereiro......

Francisca
FranciscaPermalinkResponder

Atualizando: a Catedral de Monreale estava aberta
hoje , dia 1o de janeiro de 2017!

Angelica
AngelicaPermalinkResponder

Caros, vale a pena investir em destinos de praia na segunda quinzena de maio, na Sicília? Sei que o mar estará super gelado, mas vocês recomendam alguma cidade que esteja mais animada, dando pra curtir um clima de praia? Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelica! O balneário mais concorrido da Sicília é Taormina. Mas não será temporada ainda.

Clarice Herrmann

Gostaria de maiores informações sobre
Scicli.
Tenho passageiros querendo viajar pela Sicilia de carro , passando em Scicli origem da família.
Qual o melhor meio de chegar até lå,conhecendo as principais cidades
da Sicilia e Nápole.
os passageiros tem preferência em viajar de carro.É viåvel fazer esta rota de carro e quais os hoteis mais indicados para pernoite neste roteiro,
sem optar por hoteis de luxo lugares

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clarice! Scicli é um dos belos vilarejos do vale do Noto, que fica entre Agrigento e Siracusa. É a parte mais interessante da Sicília. Voe até Palermo ou Catania e alugue o carro lá.

Clique e veja hotéis em Scicli.

maya
mayaPermalinkResponder

boa tarde , vou fazer uma viagem de 14 dias pela Sicilia .meu avião chega na Catânia,la pegamos um carro e vamos passear por várias cidades da ilha .chegamos no dia 14/04/2018.você sabe me informar sobre a temperaura dessa época? se faz frio ? qual a temperatura nesse período ?muito frio?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maya! Pense em temperaturas entre 10 e 20ºC.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar