Copa do Mundo: como é a retirada dos ingressos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vai ter Copa!

Quem conseguiu comprar ingresso para a Copa do Mundo e não solicitou a entrega por courier precisa passar num centro de distribuição de ingresso da Fifa nas 12 cidades-sede.

Esses centros não se localizam nos estádios: a maioria está em shopping centers. Todos entregam ingressos de jogos a serem realizados em qualquer das 12 cidades-sede; você pode retirar ingresso para um jogo de Salvador no centro de distribuição de Belo Horizonte, por exemplo. Há também postos de distribuição em alguns aeroportos.


Se você se logar em "Minha conta de ingressos", no site da Fifa, pode marcar a hora de retirada, o que garante atendimento preferencial.

Eu fiz isso, e agendei a entrega para esta sexta-feira, às 16h.

Centro de Distribuição do Ginásio do Ibirapuera

[Centro de Distribuição de Ingressos, Ginásio do Ibirapuera]

Nem precisava. Cheguei ao centro de distribuição do Ginásio do Ibirapuera e estava supertranqüilo. Na porta, dois atendentes faziam a triagem de quem chegava, encaminhando para a fila dos agendados e a dos não-agendados. (Se você tiver trazido o cartão de crédito usado na compra, pode escolher retirar seu ingresso nos guichês de autoatendimento, onde basta inserir o cartão, tirar uma foto e a máquina imprime o ticket.)

Sem fila

Eu disse fila? Que fila?

Uma vez no guichê (e a partir dai não me deixaram mais fotografar), basta dar a carteira de identidade e um print com o número da solicitação de ingresso. A moça localizou o meu pedido e então tirou me tirou uma foto, tipo em recepção de prédio de escritórios.

(Será que vão conferir a cara do dono do ingresso na catraca? E o povo que recebeu ingresso em casa, tira foto onde?)

O ingresso é impresso (ops) na hora. O nome do portador vem escrito (mas numa letra bem pequenininha).

Ingresso + booklet

Junto com o ingresso, um caderninho com os mapas de assentos de todos os estádios e as regras da Fifa.

Caderninho da FifaBooklet de ingresso

Caso você vá assistir a jogos em lugares onde deve chover (Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Natal), é bom comprar uma capa: não será permitida a entrada com guarda-chuva. O caderninho tem alertas até para o que vestir: você pode ser barrado se portar roupa ou adereço que sugira marketing de emboscada (ação publicitária pirata na arquibancada).

Horário de funcionamento

Hoje, dia 31 de maio, os centros de distribuição de ingressos ficam abertos até as 18h. A partir de amanhã, 1º de junho, abrirão diariamente das 9h às 21h.

Os centros continuarão funcionando durante a Copa, inclusive nos dias dos jogos, até o último dia de jogo em cada cidade. (Se você está planejando retirar o ingresso na própria cidade, no dia do jogo, agende já o seu horário para não dar chabu.)

Veja onde estão os postos de distribuição de ingressos:

--> São Paulo

Ginásio do Ibirapuera

CCSP (a partir de 1º de junho)

Praça Antônio Prado, Centro (a partir de 1º de junho)

--> Rio de Janeiro

General Severiano (sede do Botafogo)

Cidade da Música, Barra (a partir de 1º de junho)

--> Belo Horizonte

Boulevard Shopping

--> Brasília

Centro de Convenções

--> Cuiabá

Shopping Pantanal

--> Curitiba

Pátio Batel

--> Fortaleza

Centro de Eventos do Ceará

--> Manaus

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

--> Natal

Shopping Cidade Jardim

--> Porto Alegre

Barra Shopping Sul

--> Recife

Shopping Recife

--> Salvador

Iguatemi

Precisa de algum endereço? Estão todos aqui.

Os aeroportos com postos de distribuição operando são os de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Galeão e Salvador. (Os de Porto Alegre e Guarulhos ainda não abriram; os aeroportos de Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal e Recife não distribuirão ingressos.) Para retirar seu ingresso num aeroporto é preciso estar munido de cartão de embarque válido para aquele dia (ou seja: os postos só atendem a passageiros).

Leia mais:

8 coisas que ninguém ainda falou sobre a Copa

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


123 comentários

Danielle Theobald

Olá, entrei no site da fifa e quando selecionei o local para retirada dos ingressos, a data não está disponível. No caso, assistirei o jogo em Salvador, no dia 13/06 e só está disponível a data (antes do jogo, logico) até o dia 11. Com certeza conseguirei retirar os ingressos mesmo assim e apenas não consigo agendar ou posso vir a ter problemas? Porque realmente não tive e não tenho mais como ir retirar os ingressos antes dessa data. Obrigada!

Cris
CrisPermalinkResponder

Danielle, no site da Fifa diz que não é possível o agendamento para a retirada dos ingressos no dia e na véspera dos jogos.

Mas dá para fazer a retirara em qualquer dia, sem agendamento, inclusive nos dias dos jogos Aí você entra na fila comum. Eu fui retirar hoje meu ingresso para o jogo do dia 18/05 aqui em Porto Alegre. Estava muito tranquilo, não tinha quase ninguém, nem tinha fila. apenas 3 pessoas já sendo atendidas nos guichês. Não cheguei a esperar mais de 3 minutos para ser atendida (e isso que eu fui logo após encerrar o expediente, às 18h, ou seja, horário de pico).

Eu só acho que não vai dar para contar com essa tranquilidade nas vésperas e nos dias de jogos. As pessoas sempre deixam tudo para a última hora mesmo.

Aliás, eu mesmo deixei tudo para a última hora também: só resolvi comprar o ingressos no sábado passado. No último momento, fiquei com remorso de não aproveitar a oportunidade de ver uma Copa do Mundo ao vivo. Só consegui comprar um ingresso para Holanda x Austrália e quero ver se ainda consigo mais outros 3 nas oitavas de final, para minha mãe e meu irmão irem junto. Pelo que eu vi hoje à noite, em alguns períodos são disponibilizados vários ingressos para jogos aparentemente já esgotados.

OBS: Só me pediram meu RG para retirar o ingresso. Eles dizem que é bom ter também o número do pedido de compra, mas eu não tinha e eles localizaram bem rápido só com o meu RG. Não pediram meu cartão de crédito, mas mesmo no guichê eles estão tirando fotografia do rosto das pessoas, sabe-se lá por que (acho que é por causa do cartão de crédito mesmo(...

Vinícius Rocha

Bem, eu achei melhor não marcar nada.
Essa foi a conclusão a que cheguei.
Neste caso, quando há agendamento, o consumidor fica restrito a retirar no ponto escolhido.
Obviamente, deve haver flexibilização deste direito.
Grato!

Vinícius Rocha

Olá, pessoal! O mesmo ocorre comigo. Fiquei travado nesta sessão, pois não sei o que fazer. Não tenho como chegar lá no dia 11 e reira-lo. Dia 12 é o jogo de abertura, o shopping fecha antes do jogo, mas reabre depois.
Devo agendar para qual dia, 11 ou 14 (para argumentar de que seria impossível ver o jogo) ou não marcar nenhum agendamento?

Paula
PaulaPermalinkResponder

Um amigo comprou pela internet 4 ingressos para a abertura. Um ele vai me dar, esses ingressos vem com nome? Como sei se conseguirei entrar no estádio?

Obrigada

lucas
lucasPermalinkResponder

Ola,pessoal.Comprei um ingresso com cartao de um amigo,e ele esta em outro estado com o cartao.Posso pegar apenas com identidade??

obrigado

Flavio
FlavioPermalinkResponder

Lucas vc conseguiu retirar o ingresso comprado com o cartão do seu amigo ?

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Olá, comprei com o cartão de um amigo na minha conta! É só chegar no totem de auto-atendimento inserir o cartão de crédito e pronto

carlos
carlosPermalinkResponder

Qualquer pessoa pode retirar ingressos no galeão ou só que esta desembarcando ou embarcando?

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Comprei um ingresso de ultima hora pra Alemanha x Portugal, mas não moro em Salvador. Será que consigo retirar no Ponto antes do jogo? Pq o jogo é as 13h, será que dá pra retirar às 10h, 11h e depois seguir pro estádio? E outra, não sou o titular do cartão que comprei, será que consigo retirar sem levar o cartão? Tenho muito medo de não conseguir e to com essas dúvidas horriveis!

Karen
KarenPermalinkResponder

Ola , gostaria de saber se tem como compra o ingresso nestes postos de venda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karen! Não tem não. Só no site.

Michelle
MichellePermalinkResponder

Eu e meu marido estavamos tentando comprar o ingresso para assistir a Argentina em Porto Alegre, mas como é muito rápido a hora que disponibiliza no site, erramos a compra e acabamos pegando um jogo em Salvador. Estamos tentando agora cancelar a compra. Já fomos no posto de retirada e nos passaram poucas informações. Mandamos o email conforme solicitado e tentamos contato por telefone que nos forneceram mas não conseguimos nenhuma informação. Alguém consegue ajudar. O jogo é amanhã. Obrigada, Michelle

Fabiana Guida
Fabiana GuidaPermalinkResponder

Envia um email para enquiries@2014ftc.com.br information todos os dados dos ingressos é solicited o estorno,no face tem um grupo chamado Compre ingressos da compre ingressos da copa sem cambistas que vc vende na hora pelo preço de face.
Fiz o mesmo mas errei a data comprei Salvador em 01/07 queria 05/07 , vontade de chorar!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar