Copa do Mundo: como é a retirada dos ingressos 1

Copa do Mundo: como é a retirada dos ingressos

Vai ter Copa!

Quem conseguiu comprar ingresso para a Copa do Mundo e não solicitou a entrega por courier precisa passar num centro de distribuição de ingresso da Fifa nas 12 cidades-sede.

Esses centros não se localizam nos estádios: a maioria está em shopping centers. Todos entregam ingressos de jogos a serem realizados em qualquer das 12 cidades-sede; você pode retirar ingresso para um jogo de Salvador no centro de distribuição de Belo Horizonte, por exemplo. Há também postos de distribuição em alguns aeroportos.

Se você se logar em “Minha conta de ingressos”, no site da Fifa, pode marcar a hora de retirada, o que garante atendimento preferencial.

Eu fiz isso, e agendei a entrega para esta sexta-feira, às 16h.

Centro de Distribuição do Ginásio do Ibirapuera

[Centro de Distribuição de Ingressos, Ginásio do Ibirapuera]

Nem precisava. Cheguei ao centro de distribuição do Ginásio do Ibirapuera e estava supertranqüilo. Na porta, dois atendentes faziam a triagem de quem chegava, encaminhando para a fila dos agendados e a dos não-agendados. (Se você tiver trazido o cartão de crédito usado na compra, pode escolher retirar seu ingresso nos guichês de autoatendimento, onde basta inserir o cartão, tirar uma foto e a máquina imprime o ticket.)

Sem fila

Eu disse fila? Que fila?

Uma vez no guichê (e a partir dai não me deixaram mais fotografar), basta dar a carteira de identidade e um print com o número da solicitação de ingresso. A moça localizou o meu pedido e então tirou me tirou uma foto, tipo em recepção de prédio de escritórios.

(Será que vão conferir a cara do dono do ingresso na catraca? E o povo que recebeu ingresso em casa, tira foto onde?)

O ingresso é impresso (ops) na hora. O nome do portador vem escrito (mas numa letra bem pequenininha).

Ingresso + booklet

Junto com o ingresso, um caderninho com os mapas de assentos de todos os estádios e as regras da Fifa.

Caderninho da FifaBooklet de ingresso

Caso você vá assistir a jogos em lugares onde deve chover (Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Natal), é bom comprar uma capa: não será permitida a entrada com guarda-chuva. O caderninho tem alertas até para o que vestir: você pode ser barrado se portar roupa ou adereço que sugira marketing de emboscada (ação publicitária pirata na arquibancada).

Horário de funcionamento

Hoje, dia 31 de maio, os centros de distribuição de ingressos ficam abertos até as 18h. A partir de amanhã, 1º de junho, abrirão diariamente das 9h às 21h.

Os centros continuarão funcionando durante a Copa, inclusive nos dias dos jogos, até o último dia de jogo em cada cidade. (Se você está planejando retirar o ingresso na própria cidade, no dia do jogo, agende já o seu horário para não dar chabu.)

Veja onde estão os postos de distribuição de ingressos:

–> São Paulo

Ginásio do Ibirapuera

CCSP (a partir de 1º de junho)

Praça Antônio Prado, Centro (a partir de 1º de junho)

–> Rio de Janeiro

General Severiano (sede do Botafogo)

Cidade da Música, Barra (a partir de 1º de junho)

–> Belo Horizonte

Boulevard Shopping

–> Brasília

Centro de Convenções

–> Cuiabá

Shopping Pantanal

–> Curitiba

Pátio Batel

–> Fortaleza

Centro de Eventos do Ceará

–> Manaus

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

–> Natal

Shopping Cidade Jardim

–> Porto Alegre

Barra Shopping Sul

–> Recife

Shopping Recife

–> Salvador

Iguatemi

Precisa de algum endereço? Estão todos aqui.

Os aeroportos com postos de distribuição operando são os de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Galeão e Salvador. (Os de Porto Alegre e Guarulhos ainda não abriram; os aeroportos de Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal e Recife não distribuirão ingressos.) Para retirar seu ingresso num aeroporto é preciso estar munido de cartão de embarque válido para aquele dia (ou seja: os postos só atendem a passageiros).

Leia mais:

8 coisas que ninguém ainda falou sobre a Copa

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


123 comentários

Tamo junto!
No mesmo jogo e na mesma catiguria 🙂
Eu fui pegar os meus ingressos sábado. Mas esqueci a carteirinha de estudante. Não me entregaram. Dica para quem comprou meia: LEVE A CARTEIRINHA! Eles estão conferindo.

Também retirei meus ingressos no Rio e foi tudo muito tranquilo e bem similar. Havia muitos atendentes auxiliando e dando informações. A organização está de parabéns!

Espero que na entrada dos estádios seja tão organizado assim. Pelo menos no Rio não devemos ter problemas, pois fui aos jogos da Copa das Confederações e a entrada foi bem tranquila, portanto o esquema deve ser repetido na Copa.

olá, fui ao Centro Cultural SP retirar meus ingressos hoje, agora a pouco mais precisamente, bem tranquilo, pessoal preparado. Ao chegar tinha uma pessoa perguntando sobre agendamentos, e um voluntário FIFA guiava ao local de retirada, apresentei a solicitação, documento com foto, e os ingressos foram impressos, colocados no GUIA, e uma foto. QUestionei o porque da foto, o atendente disse: procedimento…hehe…mas vamo que vamo!

Que bom que as coisas estão funcionando bem! Mas fica então só uma dúvida: com essa organização toda, como tantos ingressos acabam na mão dos cambistas?

    Cerca de 1/3 dos ingressos foram vendidos para patrocinadores, empresas e federações de futebol. É nessa última cota que há muitos desvios para cambistas. Há também quem tenha sido sorteado, comprado ingressos, e vendido para cambistas (na outra ponta, há quem se arrisque a comprar bilhete nominal a outra pessoa, apostando que ninguém vai conferir nomes).

Bom dia povo!
Então vou ver Brasil x Camarões em Brasilia.
No site da Fifa não é possível agendar retirada nos aeroportos.
É só chegar e tirar?

Que mania que temos de denegrir a imagem de nosso país.
Há muita coisa que funciona bem melhor do que lá fora. Só que lá os usuários não comentam. Brasileiros também não comentam o que sofrem em outros países. Só criticam a própria terra.

Vocês foram retirar seus ingressos com a devida antecedência.
Tenho certeza que muitos deixarão para a última hora e até para o último minuto.
Isso não será culpa do país mas do indivíduo que assim procede.

PAREM DE SER VIRA-LATAS!

Eu também retirei o ingresso do Croácia e Camarões aqui em Manaus, nessa mesma descrição que você falou, sem filas, burocracias e super rápido.
Ah se tudo no Brasil fosse padrão Fifa de auto-atendimento…

Riq, vamos assistir o mesmo jogo em Brasília, e meu ingresso tbm eh categoria 3! De repente nos encontramos no estádio….. Coincidência bacanissima!

Ricardo, fui domingo passado com a minha esposa no Ginásio do Ibirapuera retirar.

Tínhamos agendado horário pras 14:00 e levamos o cartão usado na compra, carteiras de identidade e a confirmação impressa.

Chegamos 13:45, um rapaz que fazia a triagem perguntou se não queríamos ir nos guichês de auto-atendimento e foi o que fizemos.

Havia umas 4 ou 5 máquinas parecidas com as de vendas de passagens de trem no exterior e só tinha uma família falando espanhol retirando ingressos lá.

Só precisamos inserir o cartão de crédito usado na compra e informar a data de nascimento do titular da compra.

Antes da máquina emitir os ingressos ela pediu pra centralizar o rosto em um quadrado, só que a câmera fica bem em cima da máquina e minha esposa é baixinha, ela teve que se afastar uns 2 passos pra aparecer na tela (tem uma contagem regressiva, então é bom você ser rápido, a máquina não te espera).

Feito isso ela emitiu os ingressos e saímos felizes com eles, embora apreensivos pois é SP e estávamos com dois pedaços de papel cobiçados…

Se tudo no Brasil fosse rápido e fácil assim…

    Ah! Então é por isso que a moça me perguntou se eu tinha comprado com cartão de crédito! Eu respondi que sim, mas que estava sem o cartão comigo, então ela me encaminhou ao guichê físico.

    Vou complementar no texto, obrigado!

Entre estacionar o carro, imprimir os ingressos, voltar para o carro e programar o GPS, juro que não levamos mais do que 15 minutos (sem agendar horário para a retirada). Foi super tranquilo 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito