Terminal 3 abre com TAP, Lufthansa e Swiss

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Terminal 3, Guarulhos

O aeroporto de Guarulhos (que o tiozinho aqui insiste em chamar de Cumbica) começa a ficar mais civilizado neste domingo, 11 de maio, com a inauguração do Terminal 3, dedicado exclusivamente a vôos internacionais.

Apesar da estrutura estar 99% pronta, a transferência das cias. aéreas vai ser paulatina, para evitar transtornos na operação. Neste domingo, estarão funcionando no Terminal 3 os postos de check-in de apenas três cias. aéreas: TAP, Lufthansa e Swiss. Ao longo de maio se mudarão para o T3 Air China, Air Canada, Turkish, United e Emirates. Até o fim do ano, todos os vôos internacionais de todas as cias. chegarão e partirão do novo terminal.

Para o passageiro brasileiro, sempre ávido por oportunidades de compras, a grande novidade do Terminal 3 é o free shop. Pela primeira vez num aeroporto brasileiro, o free shop não será monopólio de uma única loja. A área de embarque conta com uma ala comercial de padrão europeu, ocupada por lojas conhecidas -- como Gap, Victoria's Secret e Fnac.

A Vejinha fez um vídeo sobre o novo terminal:

.

Leia mais:

Compras no exterior: conheça limites, isenções e impostos

Como é a Villa GRU, a nova sala supervip de Cumbica

Chegando no Brasil: onde faço free shop e pego as bagagens

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

127 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Agda Benedita de Castro Marcato

Oi, estou indo para Miami em 16 de maio de TAM, como faço para ir até a FNAC, se estou em outra área de embarque.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Agda! Você pode circular entre os terminais sem problema.

Hugo
HugoPermalink

boa noite Boia, é valido essa resposta? podemos circule entre os terminais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hugo! Infelizmente não tem como circular entre os terminais. A atualização está no post acima.

Mariana G.
Mariana G.Permalink

Fiquei feliz com a notícia do terminal novo, bacana saber que na minha próxima viagem vou sair e entrar com mais conforto do país.. mas fiquei chocada lendo tantos comentários (não só aqui no VnV) desesperados das pessoas querendo comprar o tal iPhone e dando mais importância pra isso do que pro novo terminal.. sério que tanta gente jogaria fora uma passagem aérea só pra comprar um celular?!

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Assino embaixo, Mariana.

Pelo que vi nos comentários, o governo não deveria ter privatizado os terminais. Bastava permitir a abertura de novas lojas que ficava todo mundo feliz.
Como diria o Ciro Bottini, que vez por outra passa aqui no VnV:
"Compre, Compre, Compre"

Danilo
DaniloPermalink

Um monte de gente alucinada pelo preço do iPhone, tem uma porrada de importadores no mercado livre que vende por esse preço, eu mesmo sempre compro por la, sempre tem gente vendendo!

Renata
RenataPermalink

Danilo, isso de "uma porrada de importadores no mercado livre que vende por esse preço..." é crime, chama-se descaminho.

Vladimir
VladimirPermalink

Oi, Renata!
As mercadorias do mercado livre chegam lacradas e com nota fiscal!
Não entendo aonde está o descaminho e crime!
Me explica?
Que eu saiba ali tem muitos profissionais e lojas sérias!
Fui até dar uma olhada e nele tem o iphone 5s por R$2.100, 00 de um vendedor confiavel, conhecido e que vende muitos! O que atrapalha no mercado livre em minha opinião é que os juros são meio puxados!
Não que me interesse por um desses, pois uso um celular Galaxy S3, um tablet (de onde escrevo) Galaxy 10.1, e posso dizer que temos um casamento muito Feliz!
Abraço,
Vladimir.

Renata
RenataPermalink

Oi, Vladimir!

Concordo que existem muitas lojas sérias no Mercado Livre, eu mesma já comprei lá.
Mas, infelizmente, o fato de as mercadorias serem acompanhadas de nota fiscal não significa que tiveram importação regular. E significa menos ainda que elas cheguem lacradas. O descaminho consiste exatamente nisso: importação irregular, sem declaração e, consequentemente, do pagamento de impostos. A emissão de nota fiscal da venda, já no Brasil, implica no pagamento de tributos diversos, como ICMS, mas, repito, não torna lícita a importação. Por esse motivo é que eles conseguem vender o aparelho por preços bem abaixo dos praticados por empresas que importaram legalmente, uma vez que estas pagaram todos os impostos devidos. É simplesmente impossível comprar um iphone 5s de 16 GB, desbloqueado, nos EUA, por 649 dólares e revender pelo mesmo preço ou um pouco acima, pagando todos os impostos, sem tomar prejuízo!

Vladimir
VladimirPermalink

Ok, Renata!

A pena mesmo é viver num país com impostos como os nossos, onde quem pode e tem condições de viajar, vai lá todo ano e troca! No meu caso, gosto da Europa! Então, tenho que me ferrar por aqui! Me ferrar porque vou pagar um imposto que não verei!!!

Logo, para eu conseguir um aparelho desses em nossas "maravilhosas" e "amiguíssimas" lojas tenho que pagar dobrado (devido aos impostos que nunca veremos mais) ou comprar em algum "mercado paralelo" (embora, não devemos chamar de paralelo, pois é totalmente legalizado e fiscalizado). Ouço dizer que muitos que estão no Mercado Livre, tem condições de vender com preço melhor por não terem lojas físicas e não bancarem uma plataforma, como as Lojas Americanas, usando a própria plataforma do Mercado Livre!

De uns três anos pra cá comprei diversas coisas por lá! Por coincidência minha primeira compra no ML foi o adaptador de tomadas que levei para a Europa, em 2012! Comprei algo de valor baixo até para testar! Só não compro lá coisas que tenho que parcelar, aí eu vou nas Americanas!

Abraço e Obrigado de coração,
Vladimir.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Danilo me da o contato desse que vende no mesmo preço da FNAC. Obrigado.

Carlos Eduardo
Carlos EduardoPermalink

Bom dia, Danilo gostaria , do contato que vc tem, para compra o iphone , poderia me passa

Carlos Freire
Carlos FreirePermalink

RECADO IMPORTANTE: Não há conexão por dentro da área de embarque dos Terminais 1 e 2 para o novo Terminal 3, por enquanto apenas os passageiros com embarque direto pelo Terminal 3 terão acesso à FNAC. Informação confirmada hoje (13/05/14) diretamente com a GRU Airport.

Hugo
HugoPermalink

Obrigado, Ricardo. seu post me economizou tempo e desapontamento.

Carlos Freire
Carlos FreirePermalink

Sugiro editar o post original informando que ainda não possível acessar a área de embarque do T3 à partir dos demais terminais.

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada, Carlos! Vamos editar.

Henrique
HenriquePermalink

Estou na Itália e volto ao Brasil na terça-feira, consigo comprar ao desembarcar?!

A.L.
A.L.Permalink

Não.

carlos
carlosPermalink

este aparelho pega aqui no Brasil o sinal 4G ?
pode ser de qualquer empresa de telefonia ?

Ana
AnaPermalink

Carlos, o q ouvi falar é que o aparelho vendido lá na FNAC é o modelo americano, que não pega o nosso 4G.
A vantagem de preço q se fala é que nos USA vc paga o imposto local sobre o preço de tabela da Apple, e aqui na FNAC pagaríamos apenas o preço de tabela Apple.
Bóia, vc tem alguma imformação diferente disso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Sim, aqui não tem o imposto americano porque é duty-free.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Não somos especialistas nisso, mas uma leitora já avisou que a freqüência 4G adotada no Brasil não é compatível com celulares vendidos nos Estados Unidos, mas que já está sendo licitada uma nova freqüência que seja compatível.

Wilson
WilsonPermalink

Olá, afim dá pra circular entre os terminas 1, 2 e 3??

JOSE LOUREIRO
JOSE LOUREIROPermalink

Infelizmente acabei de falar com o sac de Guaraulhos, não existe comunicação entre os terminais.

Hugo
HugoPermalink

Estou super feliz que vou viajar com a delta na segunda e estava nos planos chegar horas antes, para conhecer o novo terminal. sad bem que poderia ser interligado... obrigado pela informação..

Ronaldo
RonaldoPermalink

Bóia,
Voltando de Zurich dia 24 pela Swiss teremos algum free shop na chegada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo! Terão, mas sem a Fnac, que fica no free shop de saída.

Felipe
FelipePermalink

Olá! Em breve farei uma viagem pela Lufthansa, porém chegarei ao aeroporto de Guarulhos por um ovo da Gol, tendo em vista que sou de Brasilia! Por isso estou com dúvida de como ir do terminal 2 para o 3, como se pode fazer esse percurso?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Você fará a imigração e então voltará pela área de embarque. Haverá sinalização.

Paulo da Dedetizadora
Paulo da DedetizadoraPermalink

Vamos mais uma vez ficar na torcida para que algo que funciona na teoria, possa realmente funcionar na prática!

Arthur | agoravaimesmo.com

Deu chabu: http://gizmodo.uol.com.br/fnac-gru-com-impostos/

Vladimir
VladimirPermalink

Impressionante!

cyro
cyroPermalink

durou pouco a alegria: ja deram um jeito de nao liberar a venda sem impostos de iphones. tá saindo pelo preco normal.

Hugo
HugoPermalink

Passei pelo terminal 3 nesse último domingo, dia 18/05. Gostei muito do que vi, corredores amplos, esteiras modernas, muitos guichês para conferência dos passaportes e, obviamente, tudo novo e funcionando.

Algo que gostei muito foi o fato do free shop estar depois da fiscalização da receita federal. Assim, se você for parado e tiver uma conexão depois, sabe quanto tempo pode ficar no free shop.

Na chegada a única loja era mesmo do duty free. Algumas promoções, mas os velhos preços altos de sempre.

O que não gostei, e acredito que seja pelo fato de ser algo recente, foi da ausência de placas e dos problemas de logística.

Primeiro, umas das minhas malas não chegou na esteira. Esperei chegarem todas e aí perguntei para um funcionário que disse que algumas realmente estavam próximas de outras esteiras. Não soube informar o motivo e ninguém foi avisado sobre isso. Fui lá e minha mala estava me aguardando.

Depois que sai tinha uma fila para redespacho. Mas um funcionário me avisou que como o meu voo era da TAM teria que ir para o Terminal 1. Mas não tinha nenhuma placa avisando sobre isso, e mesmo para chegar ao Terminal 1 precisei perguntar para alguns funcionários no início.

Depois de muito andar, finalmente consegui redespachar a mala e ir para o portão de embarque nacional.

Ou seja, num aeroporto o ideal é que você consiga se orientar pelas placas e saber o que precisa fazer sem depender de informações de funcionários. Num dia tranquilo, como no Domingo às 5 horas da manhã, tudo fica bem, mas num dia de muito movimento erros podem acontecer, malas serem deixadas no local errado ou conexões perdidas.

Mas pelo menos em termos de estrutura, é um aeroporto de nível internacional. Algumas coisas precisam melhorar, e espero que tudo aconteça o mais rapidamente possível.

Guilherme Marcato
Guilherme MarcatoPermalink

Olá,

Já fiz diversas viagens ao exterior, mas farei uma para europa em breve que será um caso a parte.
Sou fotógrafo (mas vou viajar a trabalho) tenho duas câmeras profissionais, algumas lentes e uma compacta. Pretendo levar todas elas pois cada uma delas irei utilizar pra um tipo de foto.
Nas viagens anteriores eu levava apenas uma câmera profissional e duas lentes, obviamente eram importadas, mas foram compradas no Brasil e tinham nota fiscal. Nunca fui parado.
Mas e agora viajando com mais de uma câmera, posso ter problemas na alfândega na volta, MESMO portando todas as notas fiscais dos equipamentos?
Sei lá...vai que o fiscal não considera que 3 câmeras seja de uso pessoal e queira me taxar...mesmo com a Nota Fiscal de compra no Brasil. Isso seria possível?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Provando que elas foram compradas no Brasil, você não terá problema.

Guilherme Marcato
Guilherme MarcatoPermalink

Esqueci errado, eu quis dizer que NÃO vou viajar a trabalho.

vivi santiago
vivi santiagoPermalink

olá vou viajar de SP para Bahia posso chegar mais cedo ir ao terminal 3 e comprar o iphone ou isso é so´para quem vai para o exterior..pv responda..obg

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vivi! Só para quem vai ao exterior.

Gabriela Blos
Gabriela BlosPermalink

Acompanhei as perguntas acima, viajamos para a California em Julho, pela Delta, o embarque já estará no terminal 3? E alguma modificação sobre a FNAC, sabem se já foi liberada a compra de iPhone com isenção de impostos? E se eu não levar outro telefone, mesmo assim preciso pagar o imposto sobre a diferença do valor? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! A notícia do iPhone foi divulgação precipitada da Fnac, que nunca se concretizou.

Junior
JuniorPermalink

É possivel transitar entre os terminal (1,2,3) pela área de embarque.. Há uma esteira rolante e um corredor que da acesso do Terminal 2 ao Terminal 3 , é preciso passar por um detector de metais. Acho que é uma caminhada de uns 15 mins. Atualizem a informaçao do site..

Affonso Costa
Affonso CostaPermalink

Retornei da Itália por Paris em 10/10/14 por volta das 7:00h pelo novo terminal 3 de Guarulhos e, sinceramente, fiquei atônito com o que encontrei. Esperava um terminal moderno, espaçoso, parecido com outros modernos pelo mundo, mas foi só decepção.
Assim que pegamos as malas para sair do saguão havia somente uma pequena passagem na qual as pessoas tinham que fazer uma fila, só que não havia orientação para isso, o saguão estava cheio, ninguém sabia o que fazer, então a fila foi sendo formada aos atropelos, gente furando a fila, espremendo os carrinhos...
Após isso entramos quase direto no free-shop, que me perdoem quem gostou, mas aquilo me pareceu uma brincadeira de mau gosto: muito pequeno, pouquíssimo espaço, um "estacionamento" improvisado para os carrinhos com bagagem orientados por atendentes gritando no corredor, uma variedade muito pequena de produtos, atendentes de uma companhia de cartão de crédito pedindo para colocar seu "nome" nos produtos para poderem ganhar comissão, etc. Resumindo: estava muito mais para uma rodoviária do que um terminal dito como novo. Após um período de férias na Europa, voltar ao Brasil e encontrar aquela desordem foi um balde de água fria. E para mim que sou brasileiro, imagino o que pensaram os estrangeiros.
Sei que o terminal é novo mas não justifica tanta incompetência para projetá-lo e administrá-lo. Sinceramente espero que consigam melhorar este terminal, porque o maior aeroporto merece receber melhor seus visitantes.

daniel nazareth
daniel nazarethPermalink

estou com viagem marcada para dezembro, queria saber se a fnac esta vendendo iphone 5s a $ 549,00

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Não sabemos informar sobre os preços da Fnac. O que sabemos é que eles não estavam vendendo os iPhones com o preço igual ao dos Estados Unidos.

Francisco Mogadouro da Cunha

Continua valendo essa informação de que não há conexão entre as áreas de embarque dos terminais 2 e 3? Vou viajar para Montevidéu pela Gol, e parece que os vôos para a América do Sul continuam no terminal 2, confere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Os dois terminais têm conexão tanto por fora quanto já dentro da área de embarque.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Os dois terminais têm conexão tanto por fora quanto já dentro da área de embarque.