Serra da Capivara demite funcionários e pede socorro: participe

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Parque Nacional da Serra da Capivara

Mais uma vez, o Parque Nacional da Serra da Capivara pede socorro.

O parque é um espanto: uma estrutura padrão Fifa no mais remoto sertão do Piauí. Ali está guardada -- e muito bem-conservada -- a maior coleção de arte rupestre ao ar livre do planeta.

O profissionalismo na manutenção da Serra da Capivara se deve à co-gestão do parque, entre o ICMBio e a Fundham -- Fundação Museu do Homem Americano. O problema é que a Fundham precisa de doações para se manter. Segundo a Folha de S. Paulo, os aportes de verba do ICMBio são erráticos. A Fundham depende de um patrocínio da Petrobrás, que precisa ser renovado todos os anos, e doações via Lei Rouanet, que vêm minguando desde 2010.


Em janeiro, Niède Guidon, a arqueóloga que preside da Fundham e é reconhecida unanimemente como a grande responsável pelo padrão de qualidade do parque, anunciou a demissão de uma centena de funcionários e o fechamento de várias guaritas de acesso. A fundação precisou vender veículos para pagar o aviso prévio e não poderá mais fazer rondas de vigilância, que são essenciais para prevenir a ação de invasores e grafiteiros.

Uma campanha de arrecadação de fundos por Paypal foi lançada:

FUMDHAM - COLABORE from Flybumbax on Vimeo.

Por algum motivo, o link do Paypal no site da Fundação não está funcionando. Mas as doações podem ser feitas diretamente na conta da Fundham:

Branco do Brasil

2660-3

Conta 443322-x

Vamos colaborar e compartilhar essa campanha?

É muito triste que o parque nacional que guarda o nosso patrimônio arqueológico mais valioso tenha que passar por isso. A eventual saída da Fundham da administração da Serra Capivara seria desastrosa.

Vamos colaborar e compartilhar essa campanha?

Leia mais:

Serra da Capivara: senta que lá vem pré-história

Guia: Serra da Capivara com Petrolina, Juazeiro e Teresina

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


14 comentários

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Como a Serra da Capivara é o destino número 1 na minha bucket list nacional, faço questão de ajudar e já compartilhei!

Arthur | agoravaimesmo.com

O Piauí também é o meu destino nº 1. Compartilhado e doado. Perdoem o termo, mas é uma sacanagem acontecer esse tipo de coisa.

Lucilene Oliveira

Já visitei o parque umas 3 vezes,a ultima este ano e sinceramente percebi que o parque corria perigo de fechar as portas(portões)não por falta de dinheiro,mas,por brigas internas entre administradores ,sindicatos de guias(estão travando uma guerra,de quem está ganhando mais)entre outros problemas...
Não devemos esquecer que lá tem a cerâmica...
Uma pena mesmo que o parque esteja nessa situação,que já era previsível pelos nativos desde 2011!( o povo já comentava que cada um queria um "pedaço do parque"
Muito triste sad

José Luiz
José LuizPermalinkResponder

22 mil visitantes e não há taxa de entrada?

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Riq, fui tentar fazer uma doação, e parece que alguma coisa está errada com o link ou a conta do paypal, pois não é possível completar. Em inglês diz o seguinte: "This recipient is currently unable to receive money." e pelo link que deixou aqui no VnV, diz o seguinte: "Sua última ação não pôde ser concluída".
Será que tem alguma coisa errada? Quero muito fazer uma doação.
Abs,

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Vc está tentando enviar $$ de fora do Brasil? Se for o caso, desista: o PayPal brasileiro não aceita transferências de fora do país para contas brasileiras, devido a legislação brasileira.

Lena
LenaPermalinkResponder

Jura? Mais essa? Não tem fim a chatice do nosso país! :angry:

Gabebritto
GabebrittoPermalinkResponder

Fui direto no site http://www.fumdham.org.br/ e nem lá o link do PayPal está funcionando. Eles devem estar resolvendo problemas burocraticos. Vale ficar de olho e divulgar de novo quando voltar ao normal, para que eles não percam doadores que tentaram ajudar agora.

Julio
JulioPermalinkResponder

Fico imaginando o drama São Raimundo Nonato, cidade que serve de ponto de apoio para se visitar o Parque! Infelizmente o Capivara fica no estado mais pobre do Brasil e não pode contar mesmo com ajuda estatal.
Vou fazer uma doação.
Abraço

Michele - PlanejandoaViagem

Eu também tentei e não consegui! Aparece a mesma mensagem: “Sua última ação não pôde ser concluída”.

Melo
MeloPermalinkResponder

Olá,

Não sei se me passou despercebido, mas não consegui localizar nada nos guias de Aruba e Curaçao que me diga sobre a faculdade de, alugando veículos, e estando em hotéis centrais, frequentar praias com infraestrutura, paga ou não, e se seriam muitas assim.

Agradeço antecipadamente a resposta, caso a dúvida seja procedente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Melo! Este post é sobre a Serra da Capivara.

Leia sobre Aruba e Curaçao:

https://www.viajenaviagem.com/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/curacao-ricardo-freire

Elisabeth
ElisabethPermalinkResponder

Gente. O Paypal está dando problema na página da Fumdham. Quem realmente quiser colaborar, pode fazer diretamente na conta do Branco do Brasil. Agencia 2660-3 Conta 443322-x. Obrigada e desculpem este transtorno do Paypal.

Elisabeth
ElisabethPermalinkResponder

Paypal da Fumdham está em pleno funcionamento.
Agradecemos a paciência e pedimos desculpas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar