Por que até o Equador consegue e o Brasil, não? 1

Por que até o Equador consegue e o Brasil, não?

Turismo do Equador

Esta semana o turismo do Equador lançou no Brasil um site em português e a versão brasileira do seu comercial “All you need is Ecuador”.

Nem o site nem a campanha são do outro mundo. Mas são tão conseqüentes e redondos que mais uma vez me fazem sentir vergonha do fiasco que é a comunicação do turismo brasileiro.

O Equador é um pequeno país que pouca gente saberia apontar no mapa. É possível que a maioria das pessoas não saiba nem mesmo que as Ilhas Galápagos, tão citadas em programas de ciências, fiquem no Equador. Além de lembrar que tem as Galápagos, o Equador ainda precisa informar ao mundo que tem Amazônia, Andes, praias e herança colonial espanhola. E resolveu a equação de uma maneira objetiva. Não é nenhum “Sin ingredientes artificiales” da Costa Rica, mas é muitíssimo mais eficiente do que o nosso “Sensacional”.

.

O comercial está bem resolvido: tem imagens lindas e que duram o tempo suficiente para alguém que não esteja familiarizado com o país entender algo do contexto. O uso de uma música conhecida internacionalmente — All you need is love, dos Beatles — é gol. Só a narração em off é que é antiquada e meio constrangedora. (A versão reduzida do comercial, que vi na TV a cabo, é muito melhor do que a versão extensa, só porque não dá tempo para a locução.)

Mas a grande lição aos órgãos de turismo do Brasil é o site, cuja versão em português acaba de ser lançada: TurismoEquador.com.br. O site é escrito em português fluente (no lugar do inglês macarrônico dos sites brasileiros) e tem o que nenhum dos 7 (sete!) sites oficiais brasileiros atualmente no ar têm: navegação fácil. Você consegue achar o seu destino por no mapa, por região ou por tipo.

Turismo do Equador

Por exemplo: você seleciona Amazônia…

Turismo do Equador

… aparecem os destinos no mapa do Equador…

Mapa da Amazônia equatoriana

… você clica num deles…

Turismo do Equador

.. e carrega a página do destino.

Turismo do Equador

Não é BÁSICO?

(Está longe de ser perfeito — falta uma informação crucial, a de como chegar. Mas é pelo menos organizado.)

Não tente fazer isso em nenhum dos nossos 7 (sete!) sites.

Brasil

Os sites oficiais do turismo brasileiros são joguinhos malfeitos, idéias que só funiconam em Powerpoint de sala de reunião. Um ou outro até poderiam fazer algum sentido, se a gente tivesse pelo menos um site basiquinho bem feito. Não temos. Os dois sites principais (sim, temos dois principais entre os sete) são mashups confusos de informações do TripAdvisor (com doses de Instagram e YouTube). Praticamente todas as informações vêm do TripAdvisor — onde estão muito melhor organizadas…

(A propósito: o site do Equador também leva ao TripAdvisor para a sintonia fina da viagem — mas só depois de explicar o Equador ao leitor.)

O nosso Visit Brasil é uma loteria: oferece um destino aleatório na primeira página… Porto Seguro, por exemplo. Daí se você clica em “search by date”, o site pergunta: não está interessado em Porto Seguro? Então veja se se interessa por Corumbá ou Caruaru:

Visit Brasil

(Sim, é maluco desse jeito.)

Quando você tenta procurar por destino, eis o que o site oferece:

menu-brasil

Os verbetes não tem padrão nem ordem. Ponha-se no lugar de um gringo que esteja procurando alguma informação específica. A home do Hidden Pousadas Brazil, da minha amiga Alison, é mais organizada do que os 7 (sete!) sites brasileiros juntos.

Um mapa, quem sabe? Não. Muito óbvio. Não existem mapas nos sites oficiais do turismo do Brasil. Mapa pra quê? Marketing pra quê? Boa propaganda pra quê?

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Comerciais da Copa: patrocinadores fazem melhor do que a Embratur

5 idéias para receber melhor os estrangeiros

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


27 comentários

Essa propaganda é excelente, e eu gostei sim da locução, achei que tudo casou muito bem nela. Passei a considerar o Equador como opção de viagem.
E eu descobri que as ilhas Galápagos pertenciam ao Equador quando reparei na bandeira que apareceu nas filmagens do documentário que eu assistia no NatGeo. Não reconheci o país de imediato, mas lembrava que era aqui na América do Sul.

Para ver nosso Brasil tem muitas maravihas para se mostrar, mas o que falta mesmo é um pouco de esforço de nossos governantes para que nosso turismo passa a ter 10 vezes mais força. Temos tudo para ser um dos melhores. Mas as leis do Bralil são atrasadas,tem gente que quer e tem muita vontade de trabalhar nesta parte. Mas luta até perder as esperanças, porque até ser liberado algo a favor de seu projeto o tempo já se foi.

Atenciosamente

Francisco

Já trabalhei com governo, duas vezes, na área digital para desenvolver sites de acesso ao público em geral. É um inferno. E isso que era em São Paulo…
Eles estão mais preocupados em citar teorias (velhas e sem sentido com o trabalho em questão) e se auto-aplaudir do que qualquer outra coisa. Qualquer idéia boa é destruída se não veio do “dono” do projeto. É uma burocracia sem fim, leis sem sentido, tem leis inclusive para definir como deve ser a navegação de um site! E no final, o que fica, é uma visão estritamente pessoal de um grupinho de duas ou três pessoas sobre o que é o certo.
No último trabalho, desisti no meio do caminho, estava me fazendo mal fisicamente lidar com a mediocridade dessas pessoas.
É ainda pior do que vocês imaginam, gente. Eles são MUITO ruins, mas MUITO mesmo.

    Nooossa, Eduardo! Me lembrei de quando passei um mês numa gerência estadual no meu primeiro estágio. Eu era muito mais nova que o resto e era totalmente ignorada. Eles passavam o dia fofocando e me mandavam fazer uns editais e resumos, me lembro de um dia em que eu reclamei que eles estavam quase gritando e ficaram com raiva. Eu tava tentando trabalhar e eles estavam me atrapalhando! kkk Fora quando me boicotaram na cara de pau de um projeto em que eu tinha chegado até a escrever um texto para eles. Nossa, ainda bem que a própria chefe enxergou minha aflição e me “promoveu” para o meu real cargo do estágio, em outro setor.

Eu vejo mais como “gente que não usa sites tentando construir um”. Eu sou webdeveloper e sei BEM das bizarrices que as pessoas colocam na cabeça na hora de inventar um site cheio de firulas – que tem usabilidade e navegabilidade beeem precários. São poucos os que pensam como um usuário na hora de organizar o conteúdo e geralmente nem o dono da ideia genial consegue entender o fluxo. Fora, que né, muitos deles só funcionam bem no Internet Explorer…

    Acho que é bem por aí msm “gente que não usa sites tentando construir um”, aff… Isso sem contar q qualquer site de turismo sem mapa é sofrível, site oficial então pior ainda!

Eu já disse, e repito: Ricardo Freire para Ministro do Turismo !
Pra frente Brasil !!

Taí, amei o vídeo e quero ir pro Equador!!! E não apenas pelos vulcões e Galápagos como antes…
Imagina se o Brasil fizesse a coisa direito? Mas fazer pra que??? Triste!

O Ministério do Turismo do Brasil precisa melhorar muito os sites.

Desisti de acompanhá-los pela dificuldade e também por serem muito “pesados”.

Você tem razão.

É bem simples explicar o lado brasileiro :

– os responsáveis pelo Ministério do Turismo, Embratur e outros orgãos oficiais são indicados ou apadrinhados, dane-se o conhecimento e a preocupação no turismo.

– quem trabalha nos ministérios é concursado, dificilmente terá experiência na área, basta estudar para o concurso ou coisa pior. Uma vez dentro, sem metas, sem plano de carreira, faz nas coxas mesmo.

O Brasil não está preocupado em trazer turistas para cá. Quem vem, é na base da aventura mesmo. Outros países, com condições piores que as nossas, fazem um excelente trabalho e atraem turistas, trazendo empregos e $ para a economia. Pena que nós brasileiros somos muito tapados para fazer isso.

A Guatemala me encantou na volta da nossa primeira viagem ao Peru dentro do avião da Taca. Sem dizer nada, apenas as belas imagens do país. E poxa, o Brasil tem muito mais lugares e imagens para oferecer que a maioria dos países (menos os andes e vulcoes). E não é por falta de bons publicitários no país que não sai uma boa propaganda.

Riq,
Concordo plenamente. Quando vi o comercial na TV com uma das melhores músicas dos Fab4, fiquei bastante surpreso ao ver que era do Equador.
Se nem numa época de Copa do Mundo estamos tendo uma publicidade decente que dirá fora deste período.
E o mais incrível é que quando viajamos ouvimos um monte de gringos dizendo que sonham em conhecer o Brasil.
Imagina se tivéssemos uma boa qualidade de vida; investimentos e boa publicidade???
All WE need are good politicians!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito