Montevidéu: leitor alerta sobre assaltos na Cidade Velha

  • 0
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Ciudad Vieja, Montevideo

O centro antigo de Montevidéu concentra muitas atrações turísticas e tem hotéis com preços mais camaradas do que Pocitos e Punta Carretas. Isso atrai visitantes, mas ultimamente tem atraído também os espertinhos que tentam se aproveitar de quem está a passeio. O João Augusto e a esposa foram assaltados, e deixam o alerta:

Olá pessoal, roubaram a bolsa de minha esposa nas proximidades do Mercado del Puerto, na Cidade Velha. Arrancaram a bolsa em uma esquina e fugiram covardemente, a duas quadras do mercado. Comigo ocorreu em um domingo, no dia 5 de maio, 12h30. Depois disto li vários outros relatos de assaltos naquela região, inclusive durante o dia, em dias de semana, e até à mão armada!

Tem um posto policial nas proximidades, mas isto não intimida em nada os meliantes. Eles dominam ali. A polícia nem dá muita importância quando ocorrem assaltos. Infelizmente, aquela região da Cidade Velha virou um antro de marginais. Principalmente aos domingos, quando as ruas por ali ficam bem desertas, eles fazem a festa.

Muito cuidado ao caminhar por aquela região, e também na rambla, ali perto, onde tem um campo de futebol. Tive a impressão de que as proximidades do Estádio Centenário pode oferecer algum risco também.

Ou seja, se for ao Mercado del Puerto, vá de táxi. Conversando depois com os cidadãos de Montevidéu, eles confirmaram que lá está muito perigoso.

Tivemos sorte, pois recuperamos os documentos através da polícia, e a bolsa não tinha nada de muito valor. Mas muito, muito cuidado com aquela região.

Deixe seu passaporte original no hotel, e ande com uma cópia; e mulheres, bolsa, de forma nenhuma. Eles são muito rápidos, e dificilmente dá pra evitar, porque eles ficam te esperando nas esquinas, quando você menos espera! Fica a dica, e boa viagem!

Obrigada pelo aviso, João Augusto! Lamentamos pelo que aconteceu.

[Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]

Leia mais:

17 comentários

SUELY SANTOS RAMOS

Muito importante seu alerta, pois quando viajamos ficamos tão deslumbrados com as novidades que dificilmente pensamos que podemos estar num lugar perigoso. É o que acontece com quem visita o Pelourinho aqui em Salvador, um lugar perigosíssimo! Estamos de viagem marcada para o feriado de corpus Christy e eu já vou abolir a bolsa.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá! Estou programando uma viagem a Montevidéu, mas fuçando as caixas de mensagem dos posts aqui do VnV, começo a ficar com o pé atrás. Me deparei com dois ou três depoimentos sobre assaltos, outros tantos sobre a sujeira da cidade e muitas fezes de cachorro nas calçadas, preços altos e por aí vai! O VnV esteve por lá recentemente?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Estivemos este ano. Evite ruas ermas na Cidade Velha no fim de semana e à noite.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá! Estive em Montevidéu agora na virada de ano e também sofri um assalto. Aconteceu no dia 31 mesmo, recém tínhamos chegado à cidade, estávamos de carro na rua Cerro Largo, nos dirigindo ao hotel, quando paramos em um semáforo e um homem quebrou o vidro do carro com uma pedra e puxou a minha bolsa. Fomos à uma delegacia nas proximidades e o atendimento foi péssimo, não demonstraram o menor interesse em nos ajudar. Já tinha visto muitos relatos de pessoas que tinham deixado o carro estacionado e quando voltaram o vidro estava quebrado, mas nunca com a pessoa dentro, como aconteceu comigo. Para os que forem visitar a cidade, é bom ficar atento a mais esse tipo de roubo.

Ioannis
IoannisPermalinkResponder

Boia, considera perigoso andar com máquina fotográfica a tira colo no centro e na cuidad Viena em Montevidéu? E com mochila? Tem algum lugar seguro? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ioannis! No fim de semana, não dê bandeira longe do Mercado.

silvia
silviaPermalinkResponder

Olá,
Estou com viagem marcada para o Uruguai neste feriado do dia 26 de maio, acabamos de alugar carro pelos 4 dias, saindo do aeroporto e acabo ler várias matérias onde o aumento de assaltos, tanto nas ruas quanto dentro dos carros, está ocorrendo de forma assustadora na cidade. Estou com muito medo de viajar e muito arrependida de escolher este país. E agora? Vou somente eu e meu marido. Soube também que não divulgam estas ondas de assaltos para não alarmar os turistas e os policias nem se incomodam ou se surpreendem com os assaltos que não param de acontecer.... devo cancelar minha viagem? Muito obrigada se puderem ser sinceros

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Se você for fuçar notícias ruins, vai achar em todos os lugares do planeta e não vai mais sair de casa. O Uruguai é bem mais seguro que o Brasil. Evite ruas ermas no fim de semana na Cidade Velha e não deixe pertences no carro, nunca (nem no Uruguai nem em lugar nenhum do mundo). Recebemos pouquissíssimos relatos de problemas com assaltos no Uruguai. Procure informações sobre furtos em Barcelona, aí sim você vai ficar horrorizada.

Casssius
CasssiusPermalinkResponder

Bóia;
Apesar dos poucos comentários que li, Montevideo parece ser mais tranquila que SP ou RJ nessa questão de assalto, correto? Ou a proporção não é tão distante assim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cassius! Só não se recomenda andar pela cidade velha e rambla do porto sábado à tarde, domingo e feriado.

Alvaro
AlvaroPermalinkResponder

Bom dia!
Estamos com viagem marcada para Montevidéo em janeiro 2016, o Bario Sur é perigoso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alvaro! Não. Até hoje só relataram casos de assalto na cidade velha no fim de semana, por ser um lugar turístico e ficar ermo no sábado e no domingo. O Barrio Sur é um bairro residencial, há poucos turistas.

Mas cuide dos bolsos se for curtir uma 'entrada', o ensaio dos blocos de carnaval de Montevidéu que acontecem nos domingos de janeiro. Há mãos-leves infiltrados na multidão.

Cátia
CátiaPermalinkResponder

Infelizmente, fui a Montevideo no Carnaval e sofri um assalto em frente ao Íbis, localizado na Rambla. Foi durante o dia (18:00) e com a praça cheia de gente. Dois ladrões, sendo que um estava em uma moto. O que estava a pé arrancou minha bolsa e depois subiu na moto. Depois, fui informada que colocaram câmeras de segurança para inibir os assaltos nas ruas do centro e que, por isto, eles migraram para esta região. Ouvi um comentário de uma moça dizendo que era sempre a mesma quadrilha que atuava na região, dando a entender que já é de conhecimento geral que estas coisas ocorrem.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Pessoal. Estou indo com minha família a Montevideo em julho, estava programando alguns passeios "alternativos" para o caso do tempo não estar bom. Para o domingo tinha pensado em incluir visitas às Casas Rivera e Montero (Museu Histórico Nacional) e depois almoço no Mercado del Puerto. Mas com os relatos de assaltos na região, não sei se é uma boa idéia. O que vocês acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O centro fica vazio no domingo. Isso não quer dizer que todo mundo que passear pelo centro histórico no domingo vai ser assaltado. Isso apenas é uma informação. E só você pode decidir o que fazer com ela. Se você tem receio de andar no centro histórico vazio no domingo, vá até o sábado às 14h. Não há perigo de ir e voltar do Mercado de táxi.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Estou em Montevidéu, em um hotel localizado na cidade velha, duas quadras prox a Av. Principal e até o momento tinha um rapaz desde as 18:00 prox a um semáforo perambulando pela rua, fumando, as vezes gritando, assustando algumas pessoas que passavam pela calçada, e muitas vezes parado no meio da rua até que o carro parasse, aviso : percebi que alguns aceleravam mesmo e não estavam nem aí! ( É o mais certo a fazer). É a primeira é última vez que venho. Conselho: é legal vir conhecer (manhã e tarde), nunca sozinho, ter bastante atenção, nada de bolsas, normal como outra capital!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Fomos agora no mês de setembro. Ao chegarmos no centro , em plena 16hs da tarde, na sinaleira tentaram nos assustar. Na primeira sinaleira tentaram abrir as portas que estavam travadas e conseguimos sair. Nos seguiram até a próxima sinaleira e tentaram com toda violência quebrar o vidro e o outro ladrão do outro lado jogava papel higiênico molhado no pára-brisas do carro. Graças a Deus não obtiveram sucesso,mas estragou nossa viagem, pq ficamos com medo de fazer os passeios que havíamos combinado. Cuidado, carro com portas travadas, fechadas e mulheres sem bolsa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar