O centro antigo de Montevidéu concentra muitas atrações turísticas e tem hotéis com preços mais camaradas do que Pocitos e Punta Carretas. Isso atrai visitantes, mas ultimamente tem atraído também os espertinhos que tentam se aproveitar de quem está a passeio. O João Augusto e a esposa foram assaltados, e deixam o alerta:
Olá pessoal, roubaram a bolsa de minha esposa nas proximidades do Mercado del Puerto, na Cidade Velha. Arrancaram a bolsa em uma esquina e fugiram covardemente, a duas quadras do mercado. Comigo ocorreu em um domingo, no dia 5 de maio, 12h30. Depois disto li vários outros relatos de assaltos naquela região, inclusive durante o dia, em dias de semana, e até à mão armada!
Tem um posto policial nas proximidades, mas isto não intimida em nada os meliantes. Eles dominam ali. A polícia nem dá muita importância quando ocorrem assaltos. Infelizmente, aquela região da Cidade Velha virou um antro de marginais. Principalmente aos domingos, quando as ruas por ali ficam bem desertas, eles fazem a festa.
Muito cuidado ao caminhar por aquela região, e também na rambla, ali perto, onde tem um campo de futebol. Tive a impressão de que as proximidades do Estádio Centenário pode oferecer algum risco também.
Ou seja, se for ao Mercado del Puerto, vá de táxi. Conversando depois com os cidadãos de Montevidéu, eles confirmaram que lá está muito perigoso.
Tivemos sorte, pois recuperamos os documentos através da polícia, e a bolsa não tinha nada de muito valor. Mas muito, muito cuidado com aquela região.
Deixe seu passaporte original no hotel, e ande com uma cópia; e mulheres, bolsa, de forma nenhuma. Eles são muito rápidos, e dificilmente dá pra evitar, porque eles ficam te esperando nas esquinas, quando você menos espera! Fica a dica, e boa viagem!
Obrigada pelo aviso, João Augusto! Lamentamos pelo que aconteceu.
[Transcrito manualmente de um post publicado em maio de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]
22 comentários