Plantão da Neve 2014: já começou a nevar nas principais estações

Natalie Soares
por Natalie Soares

villa la angostura cerro bayo plantao da neve

Fotos | páginas oficiais no Facebook das estações

Todo ano, em meados de maio e comecinho de junho, a gente aqui no VnV fica na maior torcida pela neve; afinal só com nevascas sucessivas dá para garantir uma boa temporada de esqui tanto no Chile quanto na Argentina.

Já comentamos diversas vezes por aqui sobre como é difícil prever a duração da temporada de neve, afinal a precipitação sempre está sujeita à ação de diversos fatores naturais e fenômenos climáticos como o El Niño ou a La Niña. Não bastasse isso, até mesmo as ondas de calor, o aquecimento global e atividades inesperadas de vulcões podem influenciar a quantidade de neve.

Felizmente, ao que tudo indica, a temporada 2014 será um grande sucesso! A neve deu os primeiros sinais bem cedo este ano e, em alguns pontos como Ushuaia, já havia neve em meados de abril.

Com previsões super favoráveis, é possível que algumas estações antecipem a abertura oficial das suas pistas, mas nada está confirmar ainda. (El Colorado, no Chile, já abriu.) O segredo é sempre ficar atento a suas páginas oficiais no Facebook, que costumam ser o primeiro canal de divulgação dessas novidades.


ARGENTINA

Cerro Catedral – Bariloche

Abertura prevista para 20 de Junho.

Mais de 30 cm de neve acumulados no topo e 10 cm na base nos últimos dias.

cerro catedral bariloche 05 de junho

Las Leñas – Malargüe

Abertura antecipada em um dia – 20 de Junho.

las lenas 04 de junho

Chapelco - San Martín de Los Andes

A neve também começa a mostrar seus primeiros sinais em San Martín.

cerro chapelco 06 de junho

Cerro Castor – Ushuaia

Abertura prevista para 20 de Junho. (A estação garante a temporada até 05 de Outubro.)

cerro castor 03 de junho

Cerro Bayo – Villa la Angostura

Ínício da temporada dia 21 de Junho.

Segundo o site oficial, a estação conta com uma significativa ampliação da superfície esquiável para este ano.

cerro bayo 05 de junho

CHILE

Portillo

Abertura prevista para 21 de Junho.

Só no dia 3 de Junho caíram mais de 50 cm de neve \o/

portillo 04 de junho

El Colorado

Para nossa surpresa, El Colorado resolveu aproveitar a nevasca dos últimos dias que caiu na região e antecipou a sua temporada com a abertura de algumas pistas da estação.

el colorado 04 de junho

Farellones

Estão aguardando a nevasca prevista para este final de semana para confirmar a data oficial de abertura da estação.

farellones 04 de junho

La Parva

50 cm de neve caíram nas nevascas dos últimos dias, portanto eles devem anunciar o começo da temporada em breve.

la parva 04 de junho

Valle Nevado

38 cm em poucas horas, essa foi a boa notícia do dia 4 de Junho em Valle Nevado e as previsões ainda indicam que vem muita neve pela frente nos próximos dias nessa região do Chile.

valle nevado 04 de junho

“Você sabe se a data de término da temporada de esqui pode ser prolongada?” Muito cedo para pensarmos nisso. Tudo depende da quantidade e da qualidade da neve acumulada ao longo dos próximos meses. Vamos acompanhar wink

“Ah, mas essa neve não é de qualidade, não é boa para a prática de esportes na neve.” Para a maioria dos brasileiros que sonham em conhecer a neve pela primeira vez, essa questão não faz muito sentindo e não afeta em nada a experiência e o momento especial. Para brincar, fazer boneco de neve, anjinho e, quem sabe, se arriscar nas aulas de esqui, as condições serão ideais. Para esquiadores mais profissionais e avançados que buscam outro tipo de experiência e aventura na neve, vale sempre checar, antes de confirmar a viagem, as condições da neve para os dias escolhidos.

E você? Quais são suas expectativas para essa temporada? Já escolheu qual vai ser o seu próximo destino na neve?

Para conferir mais detalhes sobre cada uma das estações de esqui citadas neste post, consulte a nossa página especial Plantão da Neve 2014.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


14 comentários

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Olho no El Niño, que está aparecendo cada vez mais forte no Pacífico!

Natalie Soares

Verdade, A.L.

Já vi algumas matérias falando que esse ano ele deve chegar com forte intensidade.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Já saiu uma matéria num jornal chileno dizendo que a previsão é que teremos o inverno mais rigoroso no Chile desde 1997, justamente por conta do El Nino.

Indo pro Chile

Se preparem porque este ano será o mais frio dos últimos 17 anos. Ao parecer El Niño se atrasará e entrará com mais forca no final de julho, abrindo a possibilidade de ter neve até mais pertinho do fim do ano. Esperamos que assim seja e que a qualidade de neve caída seja boa para os esportes de neve. Estamos em tempo real informando desde Santiago.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Ontem nevou em várias partes de Santiago, e hoje está um belo dia, apesar do frio de menos 3 na manhã. Depois de uma chuva, Santiago é uma das cidades mais lindas do mundo, definitivamente, com a Cordilheira nevada até embaixo.
La Parva e Valle Nevado abrem hoje, Lagunillas abre amanhã.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Vou para Santiago em julho e levarei meu filho de 4 anos ( que sonha em conhecer a neve).
Pelo que pesquisei a estação mais indicada para ir com criança é Farellones, porém não consigo achar agências que façam tour para lá. Encontrei apenas a Turistik, mas o passeio oferecido por eles, Tubing, não é permitido para criança.
Vc sabe me indicar quem ofereça tour ou transfer para Farellones?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Em Valle Nevado, crianças a partir de 3 anos podem brincar de snowboard: https://www.viajenaviagem.com/2014/05/riglet-park-do-valle-nevado-para-brincar-de-aprender-snowboard/

As operadoras que fazem trânsfer e tours estão indicadas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, muito bom o post. Um dúvida sobre cartões: sabem me dizer se, no Chile, se para pagar hotel com VTM dolar, o valor debitado é em dólar ou em peso (e é feita a a conversão, passando por dois câmbios)? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Nos hotéis, e só nos hotéis, o valor será debitado em dólar direto. Note, porém, que às vezes um valor a mais é retido temporariamente no fechamento de contas de hotel com cartão de débito.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Só pra atualizar, a temporada 2014 está sendo um verdadeiro fiasco. Embora tenha nevado em junho, julho praticamente não nevou e muitas estações reportam temperaturas de até 20 graus positivos em agosto. Algumas até chovem.

francisco
franciscoPermalinkResponder

É mesmo??? Tá com pouca neve??? Vou a valle nevado em setembro......dancei então.....quem sabe dizer onde que consigo informações mais detalhadas sobre a qualidade e quantidade de neve por lá.....

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Francisco, em http://www.snow-forecast.com/countries/Chile/resorts você pode ter alguma idéia. As estações mais centrais do Chile, incluída Valle Nevado, estão bem secas, mas há possibilidade de nevadas na semana que vem. Mas desde Termas de Chillán para o Sul, a temporada está espetacular, com muita neve.

francisco
franciscoPermalinkResponder

obrigado neftali....mas mesmo assim, vi nesse link, e pelo que entendi, tá tudo funcionando por lá....15 dos 18 elevadores aberto, 30cm de neve, nevou semana passada.....foram notícias que me tranquilizaram.....já pensou chegar lá e não poder esquiar???

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Sim, na semana passada nevou até em alguns bairros de Santiago. O problema é que agora está fazendo um calor meio anormal para essa época do ano, e as pistas estão um pouco duras. Mas Valle Nevado deveria funcionar até o final do feriadão das Festas Pátrias (21/09), eles reforçam um pouco as pistas com neve artificial, assim como El Colorado. Mas é verdade, como comentou a Daniela, que não está sendo uma boa temporada...Saludos!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar