| Moreré, Boipeba |
Finalmente vai ter um jeito (quase) fácil de chegar a Morro de São Paulo, Boipeba e Península de Maraú. No fim de maio, a Anac autorizou a Azul a voar entre Campinas e Valença, o "hub" da Costa do Dendê.
O vôo será operado aos sábados, e deve iniciar em 30 de agosto. O site da prefeitura de Valença traz os horários: a saída de Campinas será às 13h30, com chegada às 15h50. O vôo de volta deixa Valença às 16h40 e chega a Campinas às 18h40.
De Valença são apenas 25 minutos de lancha a Morro de São Paulo. É só ir para o terminal hidroviário e pegar a próxima lancha.
Para Boipeba, as lanchas levam 1 hora. Mas aí tem uma pegadinha: o vôo chega tarde demais para pegar a última lancha. As opções de seguir viagem no mesmo dia (se não lançarem um horário extra da lancha...) são: 1) pegar um trânsfer a Graciosa (12 km) e uma lancha fretada pela sua pousada (1 hora de travessia), ou 2) pegar um trânsfer a Torrinha (50 km) e fretar uma pequena lancha no local (25 minutos de travessia).
E você vai dizer: mas isso é fácil? Hahaha, comparado com as alternativas atuais, é dois palitos! Para chegar em Boipeba no mesmo dia são 2h30 de trânsfer desde Ilhéus até Torrinha (onde você freta a lanchinha) ou 1h de táxi do aeroporto de Salvador até o ferry-boat, mais 50 minutos de ferry boat, mais 2 horas de ônibus até Valença, mais 1 hora de lancha (mais todos os intervalos entre um transporte e outro).
Para Barra Grande, são 80 km de asfalto até Camamu (dá para ir de táxi, 1h20, ou de ônibus, 2h), mais 30 minutos de travessia de lancha. Chegar por Valença fica 40 km mais perto do que chegar por Ilhéus. A maior vantagem com relação a Ilhéus é para quem quer seguir de ônibus; há maior freqüência entre Valença e Camamu do que entre Ilhéus e Camamu.
O aeroporto de Valença também é estratégico para ir ao Club Med Itaparica sem enfrentar as filas do ferry-boat no verão. São meros 90 km; mesmo se o ferry boat não tiver fila, o percurso aeroporto-hotel é mais rápido desde Valença do que de Salvador.
Eu só espero que esse vôo não seja inteiramente absorvido pelas operações do Club Med... seria muito bacana que os fãs da Costa do Dendê -- sobretudo os de Boipeba, que é o lugar mais difícil de chegar -- pudessem se beneficiar desse atalho.
Leia mais:
- Guia de Praias: Costa do Dendê e do Cacau
27 comentários