Morro, Boipeba e Maraú mais perto: Azul voa a Valença

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Moreré

| Moreré, Boipeba |

Finalmente vai ter um jeito (quase) fácil de chegar a Morro de São Paulo, Boipeba e Península de Maraú. No fim de maio, a Anac autorizou a Azul a voar entre Campinas e Valença, o "hub" da Costa do Dendê.

O vôo será operado aos sábados, e deve iniciar em 30 de agosto. O site da prefeitura de Valença traz os horários: a saída de Campinas será às 13h30, com chegada às 15h50. O vôo de volta deixa Valença às 16h40 e chega a Campinas às 18h40.

De Valença são apenas 25 minutos de lancha a Morro de São Paulo. É só ir para o terminal hidroviário e pegar a próxima lancha.

Para Boipeba, as lanchas levam 1 hora. Mas aí tem uma pegadinha: o vôo chega tarde demais para pegar a última lancha. As opções de seguir viagem no mesmo dia (se não lançarem um horário extra da lancha...) são: 1) pegar um trânsfer a Graciosa (12 km) e uma lancha fretada pela sua pousada (1 hora de travessia), ou 2) pegar um trânsfer a Torrinha (50 km) e fretar uma pequena lancha no local (25 minutos de travessia).

E você vai dizer: mas isso é fácil? Hahaha, comparado com as alternativas atuais, é dois palitos! Para chegar em Boipeba no mesmo dia são 2h30 de trânsfer desde Ilhéus até Torrinha (onde você freta a lanchinha) ou 1h de táxi do aeroporto de Salvador até o ferry-boat, mais 50 minutos de ferry boat, mais 2 horas de ônibus até Valença, mais 1 hora de lancha (mais todos os intervalos entre um transporte e outro).

Para Barra Grande, são 80 km de asfalto até Camamu (dá para ir de táxi, 1h20, ou de ônibus, 2h), mais 30 minutos de travessia de lancha. Chegar por Valença fica 40 km mais perto do que chegar por Ilhéus. A maior vantagem com relação a Ilhéus é para quem quer seguir de ônibus; há maior freqüência entre Valença e Camamu do que entre Ilhéus e Camamu.

O aeroporto de Valença também é estratégico para ir ao Club Med Itaparica sem enfrentar as filas do ferry-boat no verão. São meros 90 km; mesmo se o ferry boat não tiver fila, o percurso aeroporto-hotel é mais rápido desde Valença do que de Salvador.

Eu só espero que esse vôo não seja inteiramente absorvido pelas operações do Club Med... seria muito bacana que os fãs da Costa do Dendê -- sobretudo os de Boipeba, que é o lugar mais difícil de chegar -- pudessem se beneficiar desse atalho.

Leia mais:

23 comentários

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Post super útil. Eu fui a Morro há mais de uma década quando ainda tinha avião. Mas com meu 1o artilheiro aqui na barriga chutando (vai nascer em véspera de Oitavas de Final), não sei quando vou poder aproveitar a dica wink

Marcos Pereira

Curti muito! Espero que tenham o bom senso de colocar um valor razoável, ou não vai adiantar nada.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Otima noticia, fui para Morro de SP em abril e foi um sofrimento. Jurei para mim mesmo que nao voltaria a nao ser se contratasse o transfer aereo.
contratei a empresa Cassi Turismo e foi muito ruim o servico prestado (ou nao prestado)... os tempos descritos no texto ainda nao incluem os tempos de espera no aeroporto, no escritorio da cassi no porto e antes de pegar a lancha rapida.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

E o catamarã? Show de horrores a galera vomitando sem parar, na ida e na volta. Deviam dar um dramin pra cada um. Muito mais barato que os saquinhos, papéis e produtos de limpeza...

Elizabeth Barbosa

Adorei a notícia, estive em Morro há dois anos e amei, só não conheci Boioeba.depois fiquei com água na boca!!!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Estive em Morro agora em Fevereiro e fiz o transfer semi-terrestre com a Cassi Turismo. Ao contrário do Marcelo, que comentou acima, deu tudo certinho e eles foram bem profissionais. Mas não há dúvida que é chatinho mesmo. Achei Morro bem legal, mas para ir apenas uma vez. Já dei Morro de São Paulo como visto.

Nivea
NiveaPermalinkResponder

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém já usou os serviços de transfer da Cassi Turismo para Morro, pois fiz uma reserva mas eles me informaram que não enviam confirmação. Posso confiar que minha vaga vai estar garantida?
Obrigada,

Nivea

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nivea! Para pesquisar a reputação de serviços na internet, veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq, só pra atualizar os horários dos voos aqui. O voo de ida sai de VCP as 11:52 e chega a VAL as 14:10. O de volta sai as 14:40 e chega as 17:08.
Bj

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Lena! Vamos atualizar!

thais
thaisPermalinkResponder

Bom dia,

depois que li seu post quero ir no final de outubro para Morro, Barra Grande, Taipu do Fora e Boipeba se possível, tenho 14 dias (contando chegada e partida) como vc acha que devo distribuir os dias nesses locais? e é possível ou é muita coisa para um período pequeno?
se precisasse excluir algum lugar qual seria?
Bjs Obrigada!! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Sem feriadões em outubro, todos esses destinos estarão com bastante disponibilidade; você vai poder decidir o tamanho da permanência in loco. Se gostar, vai ficando. Se não gostar, vai para a próxima.

Leia nosso guia sobre a região:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Gente quanto drama!
Fui em outubro de 2014, aproveitei o máximo que pude, contratei a Cassi Turismo e foram super atenciosos serviço garantido. Fui tratada super bem em todos os lugares que visitei por lá. Não vejo a hora de voltar em Morro de São Paulo, e olha que faltou coisas pra eu fazer em Morro lugares que não consegui ir. Toda baldeação valeu muita a pena. Só digo uma coisa tem que ter espirito aventureiro pra ir pra Morro de São Paulo, voltarei e volto quantas vezes for necessário.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

A Azul também está fazendo Belo Horizonte (Confins) - Valença, voo sem escalas, aos domingos. Consegui comprar para outubro por 4.000 milhas. Excelente!!

Alison McGowan

Olá a todos. Só para atualizar a informação. O vôo Azul para Valença agora sai de CNF em BH aos Sábados às 11.15, chegando às 12.30. De Valença para Confins sai às 13.30 chegando às 15.06 e, CNF. Preço em setembro 2015 R$340 mais taxas. Vou sugerir para quem estiver indo para Boipeba.

ilca
ilcaPermalinkResponder

só para esclarecer... Se eu for com esse voo da azul até Valença, posso pegar um taxi até o terminal hidroviario (é perto do aeroporto?) e depois pegar uma lacha até o Morro (25min)? É melhor contratar um transfer? Gostei demais dessa opção para fugir de passar mal nas lanchas que saem de Salvador.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilca! Nunca testamos esse vôo, mas onde há aeroportos e aviões chegando, há táxis. Se preferir alguém esperando com o seu nome numa placa, ligue para a sua pousada e peça para arranjar um trânsfer. Não sabemos quanto está custando, este ano vamos passar por lá e ver tudo isso.

O aeroporto fica fora da cidade e está mais perto de um outro ponto de embarque à ilha. Aqui tem mapas:

https://www.viajenaviagem.com/2015/08/costa-do-dende-deslocamento-dicas

Jessica de Bem

Oi, gostaria de saber qual jeito mais fácil de ir de Lencóis na Chapada até Morro de São Paulo (não vai ser possível alugar carro).
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jessica! É via Salvador, mesmo.

Osmar Junior
Osmar JuniorPermalinkResponder

Olá Boia,

Estou planejando 10 dias de minhas férias na Bahia, irei passar 5 em morro de São Paulo e gostaria de combinar outros 5 em outro lugar do litoral, alguma sugestão para combinar o roteiro ?

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Oi Bóia, estou pensando em ir a Boipeba a partir de Salvador, mas de carro. Há a possibilidade de fazer esse trajeto ferry-boat de Salvador - 2 horas até Valença de carro? Há opções seguras de estacionamento em Valença? Gratíssima.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Tem, sim. Quem vai a Boipeba usa estacionamentos perto do cais do centro.

https://www.viajenaviagem.com/2015/08/costa-do-dende-deslocamento-dicas/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar