Douro: as dicas dos leitores

Douro, Portugal

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.) De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco. Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este). Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.


View Douro in a larger map

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Leia mais:

Passagens mais baratas para Lisboa no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro no Douro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Douro com a Viator

242 comentários

Olá Bóia! Estou lendo atentamente seus posts sobre o Douro, pois iremos em 10/04/24 e ficaremos 8 dias no país. Iremos “pelos fundos” a partir de Batalha (já estivemos no Porto). Li que a correspondente Isabel O. recomenda a reserva em 5 quintas e gostaria de saber quais são e também a indicação de cidades interessantes para conhecer a
partir dessa região. Agradeço muito desde já!

Estou planejando viagem a região do Douro com meu marido para outubro/24 e há vários relatos de passeios subindo o Douro pelo rio, gostaria de saber qual a melhor opção a partir de Porto

    Olá, Andrea! Saindo do Porto há apenas cruzeiros de vários dias. Se você quiser fazer o passeio do barco rabelo, vá de trem até Pinhão e pegue o passeio lá.

Oi! Eu e minha esposa estamos com viagem programada para Portugal em Maio desse ano. Programamos 01 dia de bate e volta a região do Douro a partir do Porto. Vimos que algumas empresas como “Roteiro do Douro” e “Rota do Douro” oferecem um passeio com subida de barco do Porto a Pinhão e descida de carro. Gostaria de saber a opinião sobre esse passeio (conforto, custo-benefício, experiência). As quintas visitadas são da Avessada ou Roêda. Sugerem outra forma de passeio de bate e volta?

Olá Bóia! Estou montando roteiro para Portugal em maio/24. Gostaria de alguma sugestão de tour Porto-Pinhão-Porto que inclua trem até Régua e barco rabelo Régua até Pinhão. Lembro de ter visto algo parecido anos atrás. Alguma dica de viajantes? Ficarei feliz pela ajuda. Muito grata.

    Olá, Livia! O barco rabelo vai de Pinhão a Tua. Até há poucos anos era possível saltar em Tua e voltar de trem, mas agora você escolhe entre um passeio curto, de 1 hora (que vai até o meio do caminho), ou longo, de 2 horas (que vai até Tua), retornando a Pinhão. O trecho entre Régua e Pinhão é feito apenas de trem. Você pode pegar o trem na estação São Bento no Porto, saltar em Pinhão e pegar o passeio de barco de empresas como Magnífico Douro. Até a sua viagem em maio esperamos já ter esse conteúdo organizadinho.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito