Douro: as dicas dos leitores

Douro, Portugal

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.) De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco. Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este). Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.


View Douro in a larger map

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Leia mais:

Passagens mais baratas para Lisboa no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro no Douro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Douro com a Viator

242 comentários

Silvio, tem 6 blogueiros justamente entre o Porto e o Douro fazendo esse roteiro no momento, no projeto #DescubraPortugal. Fique de olho nessa #tag no Twitter e Instagram que eles estao postando fotos de babar! Hoje mesmo estavam num vinhedo lindo!

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Luciana, muito bom mesmo. Fiz algumas anotações.
    Abraços e se tiver outras ideias envie.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Boa tarde a todos.

Aproveitando a oportunidade, alguém poderia comentar como é o clima no mês de outubro (1ª quinzena) na região do Douro (Porto) até Alentejo (Évora). Estaremos a partir do dia 02/10 em Porto e estou iniciando minha programação e, portanto, estou lendo avidamente todos os posts sobre o assunto. Ficaremos até o dia 15 e sendo a primeira viagem a Portugal, confesso que não é uma tarefa simples elaborar esse roteiro. Por fim, vou lendo as dicas e aceito sugestões dos colegas para um roteiro que contemple o que for possível para aproveitar nesse período. Abraços, Ronan.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Ronan! A partir de outubro o tempo vai ficando mais fechado e sujeito a chuviscos. Quanto mais cedo em outubro, melhor o tempo. Dê uma lida no post da viagem da Sheila linkado no texto e nos comentários, tanto daquele post quanto deste.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Muito obrigado Bóia. Com certeza o roteiro da Sheila é um item indispensável do meu planejamento. Irei adaptar ao que estamos desejando em termos de tempo e lugares. No mais, um grande abraço.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Oi Sílvio,

Você estará no Douro ná época da vindima. Imperdível a experiência de colher uvas e depois almoçar numa quinta, comida típica, com música e dança. Participei de um cruzeiro de 2 dias pela Douro Azul. Vale muito a pena subir ou descer o Douro e percorrer as estradinhas de mão dupla onde mal passa um carro. Compre vinhos do Douro e divirta-se!

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

oi silvio,
Vai passar por Braga, Póvoa de Varzim ou Viana do Castelo?
Se precisar de dicas, mande uma mensagem… 😉

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Passaremos por Braga e Viana do Castelo.
    Poderia escrever um pouco mais sobre esses locais. E Póvoa de Varzim? Pode descrever?
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá Silvio, sua viagem promete. Se puder, não deixe de incluir Póvoa do Varzim, a cidade é muito linda, tem muitos jardins e uma praia com cabanas para tocar de roupa,, completamente diferente das nossas. Estive lá pois queria demais conhecer a cidade de Eça de Queiroz, e valeu a pena. Fui de tem, partindo do Porto, uma viagem muito agradável. Recomendo!
    Abç e boa viagem!

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Oi,
    Eu sou brasileira e tenho uma agência de viagens incoming. Posso fazer uma visita guiada (grátis) para vcs aqui em Braga. Mas só posso a partir de segunda-feira, pois vou para o Alentejo hoje. De qualquer forma deixo aqui algumas dicas de lugares interessantes em Braga.
    1.º Igrejas, muitas igrejas! Não estou a exagerar mas o desenvolvimento desta cidade deve-se muito à Igreja Católica e os seus arcebispos, não é a toa que a cidade de Braga é conhecida como a Roma de Portugal. Por isso aconselho vivamente a entrar nas igrejas e apreciar os azulejos e os altares com diferentes estilos.
    2.º Escadórios do Bom Jesus e o seu Santuário. Aconselho a subida pelo ascensor, trata-se do primeiro funicular da Península Ibérica, construído em 1882 pelo engenheiro suíço Nikolaus Riggenbach. Este elevador utiliza o sistema de contrapeso de água e é, atualmente, o mais antigo do mundo a funcionar. A descida do monte do Bom Jesus deve ser feita a pé (Para baixo todos os santos ajudam).
    3.º Se tiverem tempo podem também visitar o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, que tem uma vista linda da cidade!
    Sobre Viana do Castelo, aconselho o passeio a beira-rio e a orla marítima. Também a subida do monte de Santa Luzia onde tem o seu santuário. É uma cidade muito conhecida pelos seus excelentes restaurantes e pastelarias. Até o Jorge Amado e a sua esposa iam sempre lá para comer as bolas de Berlim (sonhos – Brasil) da pastelaria do Notário.
    Qualquer coisa entre em contacto.
    Continuação de uma boa viagem!

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Cris, valeu as dicas.
    Estaremos em Braga, de passagem, no nosso retorno para Lisboa. Lugares anotados. viana do Castelo teremos oportunidades de permanecer mais tempo.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Em Viana do Castelo, não percam a visita à Basílica de Santa Luzia e se poderem passar uma noite na pousada vão adorar, e não podem esquecer de ir ao centro de Viana e experimentar as famosas bolas de berlim 🙂

    Em Braga, como descendente de uma bracarense teria muitos sítios para aconselhar, Braga é conhecida como a cidade dos Padres, algumas igrejas que podem visitar fazendo um roteiro seguido é o Pópulo, a Sé de Braga (esta é essencial), casa dos Coimbras e terminem na Praça da República na Igreja dos Congregados.

    Em frente ao Pópulo visitem a pastelaria Luxa (as tíbias e os chineses são especialidades da casa), ao ir visitar a Sé, passem no Jardim de Santa Barbara, e antes da Casa dos Coimbras comprem umas frigideiras, nas frigideiras do cantinho. Ao chegar à Praça da República tem um balcão de turismo da cidade onde podem pedir folhetos sobre locais, mapas e até costumam ter postais de oferta da região. Desçam a Av. da Liberdade e deliciem-se com o edifício do Theatro Circo

    https://www.theatrocirco.com/theatro/espacos.php?id=3

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Reta, anotado.
    Abraços.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Oi Silvio, estive ano passado também em setembro.
Deixo como dica conhecer a cidade de Lamego, onde além de conhecer o Castelo, a igreja gotica e a NSª dos Remédios, vale a pena conhecer a Caves da Raposeira onde você poderá degustar o famoso Espumante Raposeira.

Apreciei bastante a cidade Peso da Régua, e fiz de comboio o trajecto Peso da Régua e Porto. Vale a pena chegar na cidade do Porto de comboio, é uma viagem muito agradável margeando o Douro e a chegada ao Porto no final da tarde é inesquecível.

bom viagem, aproveite bastante,

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Oi Leonel.
    Ficaremos hospedados numa quinta em Lamego. Locais anotados.
    Como estaremos de carro chegaremos ao Porto vindo de Guimarães.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Oi Silvio, só de ler já fiquei com vontade de voltar pra lá. Dica imperdível: considere hospedar-se na Quinta de Marnotos ( https://www.quintademarnotos.com ), na cidade de Baião, bem no alto da montanha. Conforto, excelente serviço e paisagem imperdíveis! Fácil chegar lá, vindo do Porto. Na cidade de Régua, reserve um tempinho pra visitar o Museo do Vinho do Porto ( https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-museu-do-douro-20926 ). Na cidade do Porto, uma boa pedida é um jantar no restaurante Dom Tonho ( http://www.dtonho.com ), que pertence ao roqueiro mais famoso de Portugal, o Rui Veloso, e fica encravado naquelas casinhas na Ribeira, que a gente sempre vê nos cartões postais. No mais, aproveite, beba muito vinho e mande fotos pra gente no VNV !

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Fernanda, anotei as suas dicas. Mandarei muitas fotos.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Fiz uma viagem parecida recentemente, na região do Douro ficamos em Pinhão no CS Vintage e foi uma ótima base para conhecer a região. Gostamos muito de conhecer Ponte de Lima e Viana do Castelo já na região do Minho, também muito bonita e agradável
No blog há um relato mais detalhado de nossa viagem pela terrinha.

Aproveitem e boa viagem

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Silvio, em 2009 fiz uma viagem perfeita a Portugal:
– cheguei 3 dias no Porto um dos favoritos,hospedagem no castelo Santa Catarina, um achado bom e barato, ficaria 4 dias
– alugamos um carro e dormimos em Guimarães em um Ibis na entrada da cidade, mudaria para o NSenhora Oliveira no centro histórico junto ao jantar no imperdível restaurante Santiago
– seguimos para Pinhão, hospedagem de 1 noite na vinícola Quinta Nova em local e quartos agradabilíssimos, a estrada fica num canion apertadinho assustador para quem dirige mas vale a viagem, não deixe de reservar jantar eles não tem cozinha aberta, ficaria 2 dias lá + 1 dia na Quinta do Vallado em Peso da Régua
– almoçamos em Buçaco o famoso leitão e seguimos parapara dormir em Óbidos, não compensa dormir no castelo, muito caro e claustrofóbico, jante lá, chiquíssimo, ficaria 2 dias
fácil, fácil, a cidade é um charme
– seguimos para Évora, 3 dias no excelente hotel Albergaria do Calvário, visitas a Monssaraz na divisa da Espanha que valeriam uma pernoite, lugar lindo!
– seguimos para o algarve na cidade de Lagos, no hospedamos no hotel de design Vila Valverde por 2 dias, um luxo, a praia é pra gringo ver, maravilhosa e gelada
– fechamos com 4 dias em Lisboa, que não nos pareceu tão boa assim depois de tantas maravilhas e receptividade do interior
Mas que vou voltar vou, ora pois… Boa Viagem!

Christine

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá Cris.
    Poderia explicar onde fica Buçaco e que leitão é esse?
    Obrigado.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Silvio! Essa eu sei! 😀

    Buçaco é um hotel-palácio decadente numa serra próxima a Coimbra. O Ricardo Freire já se hospedou lá e já comentou em algum lugar por aqui.

    Ali perto, na localidade de Mealhada, à beira da antiga estrada Porto-Lisboa (hoje secundária, depois da construção da auto-estrada) existe um núcleo de restaurantes que servem leitãozinho assado que se desmancha na boca. É o leitão à Bairrada (“Bairrada” é a o nome da região). Acompanha-se com o espumante local.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Anotado.
    Caso passe por ali…lembrarei da dica.
    Gosto da idéia de passear em estradas regionais.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Boa tarde,

    só uma correcção, a estrada que passa na mealhada que faz ligação Porto – Coimbra não é secundária, é a Nacional 1.

    Autoestrada não recomendo, para além de ter de pagar não irá apreciar a viagem, é monótona e não terá paisagem para ver.

    Mas aconselho a experimentar o leitão assado da Bairrada, é fantástico.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Rita! Obrigada pela correcção! (É que para nós parece secundária, porque a principal seria a autoestrada…. hehe… mas entendi!)

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Fantástico o caminho escolhido pelo Silvio. Só como sugestão a algum leitor, não indicaria fazer o passeio de barco, pelo menos, não o oferecido pela http://www.douroazul.pt de um dia inteiro (fiz em agosto/12 do Porto a Pinhão). Se tiver faça apenas meio periodo. Um dia inteiro dentro de um barco com a mesma paisagem foi terrível. Chegamos em Pinhão e a “guia” da Douro correu com todo o grupo feito uma louca e uma sra deficiente em cadeira de rodas ficou lá pra trás, sem contar que ela foi uma grossa quando chamei sua atenção. Considerei um dia perdido na cidade do Porto o que para mim foi muito, uma pena. Sem contar a irritação com a guia que foi uma estúpida.
Abs, Renata.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Outras pessoas tem a mesma opinião.
    Nosso passeio será de Régua a Pinhão ou um outro de no máximo duas horas de duração. Faremos outro trajeto (provavelemnte de volta, de comboio) e muitas rotas de carro.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Silvio, permita-me opinar também sobre isso. Concordo com a Renata. O barco passa por barragens e, às vezes, é demorada a mecânica das eclusas, o que torna chato o passeio, ao menos nesses pontos. Já que já vais percorrer a estrada que liga a Régua ao Pinhão de carro, sugiro que faças o passeio de barco a partir do Pinhão, subindo o Douro, até a primeira barragem. Há barqueiros que ficam no cais e podes negociar um bom preço, muitas vezes com o barco à tua disposição. Nesse trecho do rio não há estradas, apenas a linha do comboio. Vais poder ver a Quinta da Romaneira, histórica, entre outras. Bom, lindo, barato e rápido.
    Abraço.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Suca, era esse tipo de passeio que eu estava querendo fazer. Poderia detalhar um pouco mais? O Alex parece que tem a mesma opinião…
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Sílvio….ouutra dica…se ainda não reservou hotel no Porto, tenta o Hotel Teatro…é simplesmente fantástico e ótimo custo benefício alem de ter ótima localização. Atendimento nota 10 e café da manhã até com espumante….demais né ? ABçs

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Oi Ney, foi justamente esse o hotel que nós escolhemos. Agora estamos mais tranquilos por você ter recomendado.
    Mande outras dicas.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito