Douro: as dicas dos leitores

Douro, Portugal

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.) De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco. Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este). Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.


View Douro in a larger map

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Leia mais:

Passagens mais baratas para Lisboa no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro no Douro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Douro com a Viator

242 comentários

Quanta dica boa neste post!

Pretendo ir a Portugal um dia e com certeza um roteiro destes sempre é cogitado!

Abs.,

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Olá Silvio e Thereza, boa tarde.
Estaremos em Portugal no período de 02 a 16/10, estamos planejando um roteiro com chegada em Porto e saída de Lisboa. Esse post veio em “ÓTIMA HORA”. Riq e Bóia sempre nos antecipando… Parabéns. Vou lendo e elaborando meu roteiro. Como disse a Thereza, vamos nos falando nesse período de construção. Abraços, Ronan.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Ronan, acredito que vamos cruzar veículos na estradas.
    Mande as dicas quando estiver viajando.
    Abraços

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Pode deixar Sílvio. Será um prazer!

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Oi Thereza, entre o Douro e Lisboa não deixe de incluir Conimbriga, ruínas de uma cidade romana perto de Coimbra, Piodão na Serra da Estrela cm suas casas de xisto, Tomar e seu lindo convento e em Sintra conheça nos seus arredores Azenhas do Mar, Queluz e Mafra.

Boa viagem

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Oi Inês, anotei suas dicas.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Silvio, realmente vamos na mesma época … chego dia 24/09 em Porto , ficamos 13 dias, e vamos embora por Lisboa … este post está sendo incrível ….dicas preciosas, o roteiro já está quase definido. Como eu disse lá em cima, estou com dúvida no final , mais acho q vamos prá Évora …estou anotando tudo …vamos nos falando … abraço, Thereza

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Nosso trajeto até o Douro será desde o Sul. Permaneceremos dois dias em Évora e um dia em Monsaraz. Após iremos para a Serra da Estrela e, a partir daí, entraremos no Douro por Lamego. Dia 24/09 estou em chegando em Lisboa.
    Parece que estaremos fazendo a viagem em paralelo. Vocês subindo pela costa até Porto e nós subindo pelo Alentejo (Évora, Monsaraz).
    Podemos combinar uma forma de nos comunicarmos.
    Abraços, essa turma desse post é muito boa.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Bem perto de Monsaraz, acho que nem 5km, recomendo passar a noite no Monte Saraz.. É uma hospedaria rural que depois que visitei, por coincidência vi que constava até em livro como um lugar diferente e recomendado. É bem rústico, gostoso, rural, de noite pode-se ver um céu estralado que é show. E tem reviews ótimas no tripadvisor. Um lugar perfeito para quem curte viajar com calma, e leva em conta o luar.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

No Douro ficamos hospedados em Folgosa, uma minúscula cidade entre Régua e Pinhão. A pousada chama-se Quinta da Azenha, é ótima e com um preço espetacular. Ela fica no morro e do quarto da pousada vê-se o rio, o trem que aparece nas fotos e os barcos que passam. Fica exatamente na direção do restaurante do Ruibde Paula já citado por outros viajantes. Leve um GPS e ande pelas estradas no meio das montanhas cercadas de vinhas. No fim da tarde vá para Pinhão na beira do rio, tem vários bares e uma vista linda. Nós estivemos em Tarouca, Lamego, Favaios, Mesão Frio, Alijó todas cidades do Douro Vinhateiro. Não deixe de ir no Palácio de Mateus em Vila Real. Eu acho que não se deve confundir o Douro Vinhateiro com o Porto, Guimarães, etc, que são muito bonitas, mas merecem um roteiro a parte. Reserve 3 dias para o Douro Vinhateiro que não irá se arrepender. Viajei muito e considero essa região uma das mais bonitas que conheci.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Regina, é isso que faremos. Três dias para o Douro Vinhateiro, dois dias para Guimarães, dois dias para a Serra do Gerês e três dias para o Porto. tudo planejado com a ajuda de vocês.
    Anotei as localidades.
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

A Bóia.
Gostaria de agradecer o espaço para que todos escrevam sobre a região do Douro. Um gesto muito simples e que esta fazendo uma diferença enorme. Agora consigo imaginar a nossa viagem de uma forma que não vá ficar distante da realidade. Já sabemos o que queremos, aquilo que iremos conhecer, se der tempo, e os lugares que teremos que visitar em outra oportunidade. Tenho o bom e péssimo hábito de, durante as viagens de lazer, demorar muito mias tempo que o planejado. Adoramos ver gente, sentar num banco de praça, admirar demoradamente uma paisagem. Não apressamos as refeições e o vinho sempre esta presente nas nossas conversas. Por isso, se pudesse replanejar a viagem, ficaria mais uma semana nessa região.
Precisava dar esse depoimento.
Contem conosco como referência aqui no Brasil. Dicas, passeios,ou seja, tudo que necessitarem.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

bom … aproveitando este post sensacional …. gostaria de uma ajuda pro final da minha viagem ….. estou quase definida no roteiro, mais estou com dúvidas …. se vcs puderem me ajudar …. chego em Porto dia 24/09 e fico 3 ntes. Alugamos um carro e seguimos prá Guimarães(1nte) , daí pro Douro (3 ntes) … a partir daí eu não sei como fazer … tenho 4 ntes até Lisboa … fico 2ntes na Serra da Estela, depois sigo prá Aveiro (1nte) + 1 nte em óbidos … daí sigo prá Lisboa passando por Sintra e Cascais ? O q vcs acham ? Aceito sugestões … abraço , Thereza

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Thereza! Nem Aveiro nem Óbidos valem pernoite. Se você quer dormir outras noites no caminho, pense no Alentejo (descendo por Marvão, montando base em Monsaraz ou Évora) ou então em Coimbra.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Ressuscitando essa questão de Óbidos. Pra quem quer conhecer Óbidos e região (Fátima, Batalha, Alcobaça, Tomar etc), Óbidos não valeira a pena como base para dois dias? Qual outra cidade poderia ser utilizada como base para a região?
    No meu roteiro, após ficar na região do Alentejo(4 dias), eu iria de Evora para Óbidos (2 dias), após Coimbra e Porto.

    Oi Thereza, nosso roteiro é parecido, mas estou fazendo no sentido inverso. Quando viajas?
    Abraços,

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Thereza, Óbidos é uma cidade pequena para passagem, para passar a noite não tem muita opção.

    Aveiro até que tem Hoteis interessantes e locais onde ir à noite.

    Coimbra se gosta de sair à noite tem muitas opções dependendo do dia da semana.

    Não perca passar por Sintra, tem zonas magnificas 🙂

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Uma das regiões mais bonitas de Portugal e pra melhorar finalizar no Porto,minha cidade linda 🙂
Amo!!! Saudades!!!
Fiquei nostálgica 🙂

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Vivi, como é da terra poderia dar dicas muito interessantes.
    Escreva para todos nós!.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Oi.
Poderiam comentar algo sobre a Quinta do Panascal?
Onde fica, vale conhecer?
Abraços,

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Não sei o que está acontecendo..ontem escrevi um comenta´rio sobre a Turquia no post Salve Jorge e sumiu. Agora novamente, respondendo ao Silvio, sumiu também…não escrevi em maiúsculas, juro!

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Marcia! Já foram recuperados, obrigado por avisar!

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito