Bem-vind@s a bordo da nova temporada do Viaje na Viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bem-vindos a bordo

Em 2003, eu estava passando um feriadão de Corpus Christi no (então) desconhecido arquipélago de Los Roques, quando resolvi tirar uma foto dessa bóia tomando sol despreocupadamente na ilhota de Madrizquí. Jamais poderia imaginar que aquele prosaico apetrecho de praia se tornaria A Bóia -- símbolo, avatar, mascote e amuleto de um blog que vai fazer 10 anos viajandões no próximo dia 30 de dezembro.

Uhu! Quase não estamos acreditando que a festa dos 10 anos já vai ser na casa nova. Faz um bom tempo que o layout assinado pelo querido Zé-JET -- que era revolucionário quando foi criado, em 2008, e se mostrou espetacular quando implementado, no finzinho de 2009 -- já não dava mais conta do volume de conteúdo que o Viaje na Viagem foi acumulando. Ficamos mais de dois anos trabalhando nesse layout novo. Só batemos o martelo da nova estrutura em meados do primeiro semestre. E tivemos que congelar o blog durante mais de um mês para conseguir fazer a mudança.

Estamos todos -- a Mariana, a Natalie, a Juliana, A Bóia, a Elisa e eu -- zarolhos, zonzos e zuretas, para ficar só nos últimos adjetivos da lista. Ainda estamos tirando conteúdo das caixas e arrumando em seus novos cantos e prateleiras. A casa nova é enorme, e agora no começo alguns ambientes vão estar meio vazios. Mas até o fim do ano a mobília aparece.

Nesses primeiros dias a gente ainda tá terminando umas pequenas obras que já deviam estar prontas para a inauguração. (Até parece a Copa.) Mas você é de casa e não vai reparar, certo? (Diz que não, please.)

Bora fazer um tour da casa nova? (Só desculpe os prints: ao reduzir o tamanho da imagem, as letras ficam levemente borradas -- malzaê.)

Os menus

Menu Américas

Aqui está a graaaaande mudança da season 10 do Viaje na Viagem. Os menus de destinos carregam num simples passar de mouse, revelando os 18 destinos mais relevantes de cada grande região. Esses destinos podem ser cidades, países ou regiões: Nova York (uma cidade), Califórnia (uma região) e Canadá (um país) têm a mesma hierarquia. A idéia é reduzir o número de cliques e oferecer a porta de acesso mais eficiente ao conteúdo que você está procurando.

Menu completo

Caso o destino não esteja entre os 18 do primeiro menu, basta clicar em "Todos os destinos", ao pé da caixa, para carregar um menu completo com todos os destinos da região que tenham página no Viaje na Viagem.

As páginas de destino

Esta é a área do blog em que você vai ver mais mudanças -- tanto agora, quanto ao longo dos próximos meses. Essas páginas são o meu xodó, e são o território onde vou trabalhar mais agora no começo. Estou construindo esta área com aquela pegada -- e o mesmo carinho -- do Freire's (os mais veteranos se lembrarão). É aqui que vou colocar diretamente o conteúdo Brasil que tenho pesquisado nesses últimos dois anos de andanças pelo país (um périplo que vai continuar por mais um ano).

Destino Nova YOrk

Destino Nova York

Alguns destinos já estão no jeito: na América do Sul tem Buenos Aires, Bariloche, Montevidéu e Santiago; no Caribe, Aruba, Curaçao, Punta Cana, St. Maarten, Barbados, Los Roques e Cancún; nos Estados Unidos, Nova York, Las Vegas, Miami e Orlando.

Destino Nova York

Destino Nova York

Destino Nova York

Esses são o que a gente chama aqui nos bastidores de "destinos completos", que vêm com páginas dedicadas aos detalhes de Quando ir, Como chegar, Onde ficar, Onde comer e O que fazer, além de um Índice de posts e de um Linkódromo que leva a outros blogs que têm conteúdo complementar.

Destino Califórnia

Mas os destinos que (ainda) não são completos também têm páginas organizadas. Nessas páginas a gente indexou todos os posts que continuam relevantes para aquele destino. Ou seja: você não corre mais o risco de encontrar "Com o meu cordial boa noite" ou uma notícia datada como conteúdo recente. Os posts estão listados não em ordem cronológica, mas com o encadeamento mais útil para o seu planejamento.

(Agora para a estréia, não consegui dar a revisada final em todos os destinos Brasil. Por enquanto você só vai ver no menu os destinos do Norte e do Nordeste. Em no máximo duas semanas o menu vai estar completo. Até lá, você pode buscar outros destinos usando o campo de busca ao pé da barra lateral direita.)

Por perto

Ah: e todos os destinos vêm com uma caixinha mara na lateral direita: a Por perto. Ali eu linko os destinos que estejam próximos ou no caminho do destino que você está pesquisando. Insisti para que essa indexação fosse manual, e não arbitrada pelo sistema. Assim, o "Por perto" não se limita a outros destinos do mesmo país. Salzburg está no Por perto de Munique; Panamá no Por perto de Cancún; Jericoacoara no Por perto dos Lençóis Maranhenses.

Barra de e-commerce

Finalmente, ao pé de cada página de destino você encontra o box Resolva sua viagem, com links para nossos parceiros Submarino Viagens (passagens aéreas), Booking (hotéis), Rentalcars (aluguel de carros), Mondial (seguro-assistência) e Viator (passeios organizados), que nos comissionam por vendas feitas pelo Viaje na Viagem.

A capa

A home do blog ganhou um super lifting, mas continua basicamente com os mesmos elementos de antes, mais ou menos nos mesmos lugares que o Zé-JET imaginou e aos quais você está habituado já há quase 5 anos.

Home

O slide-show de manchetes continua com 5 posts.

Destaque

Embaixo dele, uma novidade: o espaço para um destaque -- que normalmente vai ser ocupado por uma ficha de destino, mas agora na estréia traz a atualização da página de Réveillon (que é o que todo mundo está planejando nesse momento, tô certo ou tô errado?).

Vai por mim

Logo em seguida vem uma fileira que a gente está chamando de Vai por mim, e vai sempre estar ocupada por aqueles dossiês completões que (modéstia às favas) são uma das marcas registradas do conteúdo aqui da Bóia.

Compartilhar

Ah, sim: ao clicar em qualquer post, você vai ver uma funcionalidade banal que o nosso layout antigo não oferecia: você vai poder compartilhar o post no Facebook, Twitter ou Google+ em um clique. Finalmente!

Perguntódromo

Mas voltemos à home. Role a página mais um pouco e... tcharammmm! Lá está ele: o Perguntódromo! Agora muito mais bacana, porque você clica diretamente na pergunta e já cai no comentário a ser respondido. Essa agilidade vai permitir que a gente mexa muito mais facilmente nesta seção. Então, se você curte dividir sua sabedoria viajandona, volte com freqüência, que sempre achará uma dúvida nova.

Jornal da Bóia

Ao lado do Perguntódromo está o Jornal da Bóia, onde agora as notícias também são clicáveis (antes era preciso carregar a página do Jornal para então clicar na notinha). Também vamos dar uma especial atenção a essa seção.

Linkódromo

E o que temos mais? Ah, sim, o #Linkódromo, que é o novo nome para a antiga Viajosfera. Aqui, duas vezes por semana, você encontrará links para 5 novos posts selecionados entre os melhores blogs de viagem do Brasil.

(E a Viajosfera? O que foi feito dela? Calma! Não podemos contar ainda. Mas é o próximo projeto do Viaje na Viagem.)

Newsletter

Para terminar: no cantinho direito você encontra o campo para assinar a newsletter do Viaje na Viagem. Você ainda não assina? Se eu fosse você, assinava: todos os dias você fica sabendo quais conteúdos novos foram publicados. (A gente tá dando um tapinha na newsletter também, e logo logo ela vai estar mais interessante e sexy.)

Busca

Embaixo de tudo a gente escondeu o campo de Busca. Por que tão escondido, coitado? Porque a busca do blog ainda não funciona como gostaríamos. A busca pelo menu lá em cima é a mais tchap-tchura que podemos oferecer. Estamos trabalhando para que a busca caseira do blog seja mais eficiente do que a busca do nosso conteúdo via Google -- quando isso acontecer, a gente deixa o campo de busca mais exibido e amostrado.

(Outro ponto em que estamos trabalhando, e que devemos ter resultados práticos muito breve, é a caixa de comentários, que ganhará novas funcionalidades.)

Onde foi parar a Bóia?

Eu sei. Nesses primeiros tempos muita gente vai estranhar a substituição da antiga Bóia de carne e osso -- digo, de plástico e ar comprimido -- pela Bóia desenhada. Isso precisou ser feito por dois motivos. Primeiro: a testeira antiga tomava um espaço desproporcional na tela. A gente precisava diminuir o letreiro para aproveitar melhor a vitrine. E o segundo (e mais importante): fotos não podem ser aproveitadas em logotipos. O jacaré da Lacoste, a maçã da Apple e a garrafinha do button da Coca-Cola são todas desenhadas. A gente precisava de uma identidade visual aplicável em papelaria e produtos, e não podia continuar com uma foto.

Mas para felicidade geral da nação VnV, a Bóia continuará usando seu avatar tradicional na caixa de comentários. E sempre que você ficar com muita saudade dela, pode fazer uma visita ao paraíso onde ela continua morando e de onde responde a todas as perguntas, graças a uma poderosa conexão de internet que a gente mandou instalar. Clique em "o que fazer" na caixa de destino de Los Roques, que a Bóia estará lá de onde nunca realmente saiu smile

Bem-vind@ a bordo e boas viagens pra todos nós!

126 comentários

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Que lindaaa a casinha nova!
Tão clean! Amei!
Nossa quantas mudanças q vão acelerar a vida de quem pesquisa suas viagens por aqui (eu o/)
Riq e cia., Parabéns!
Tá lindão mesmo!
Muito sucesso e viagens pra todos do VNV!

Nina
NinaPermalinkResponder

Como leitora, seguidora e fã de muitos anos: amei! O lance do "Por perto" ficou bárbaro e facilita muito. Parabéns e sucesso! Muitos e muitos anos de vida ao conteúdo útil, divertido e de bom gosto do VnV!!

Lena
LenaPermalinkResponder

Peguntinha que me ocorreu hoje: os posts não terão data?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lena! A data da última atualização do post agora fica junto ao nome do autor do texto, embaixo do título smile

Gabi Pedreira
Gabi PedreiraPermalinkResponder

Parabéns para toda equipe! Sou fã de vocês e não viajo sem antes procurar por alguma informação do destino aqui no blog. Sem falar no Ricardo, que é super simpático, e um escritor de primeira.. Adoro ler seus posts! Sucesso!

Mercedes Moraes

Olá,

Gostaria de comentar minha recente viagem ao leste Europeu e Rússia por que vi muito pouca ou quase nenhuma indicação a respeito. Só não sei como fazer e para onde mandar.

abs e sucesso

Mercedes

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mercedes! Nós recebemos relatos de leitores através do email redacao arroba viajenaviagem ponto com smile

Edson Outani
Edson OutaniPermalinkResponder

Passado esse período inicial de adaptação, tenho uma pequena sugestão que me ajudaria bastante: pode ser que não esteja sabendo consultar corretamente mas, como nem sempre consigo ficar a par de todos os comentários que surgem, acho que o comentódromo poderia ser uma seção que se poderia clicar em cima e aparecerem todos os comentários, pois a dúvida de alguém geralmente nos esclarece alguma coisa em que ainda nem tínhamos pensado. Agora só conseguimos ver os últimos.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá,
O Ric está respondendo dicas de roteiro lá na band news. Ele faz isso aqui tb? Para onde posso enviar minhas perguntas para que sejam respondidas? Como não tenho um destinho específico (uma região, uma cidade... ) fico sem saber aonde colocar minha solicitação...
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O Ricardo Freire não responde perguntas aqui. Quem responde sou eu, a Bóia, sua assistente.

Ana
AnaPermalinkResponder

como faço para enviar uma questão nova? Não consigo linká-la com algum post já existente nem com algum item do perguntódromo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Faça aqui, se houver um lugar mais apropriado, eu peço para você repetir por lá.

Ana
AnaPermalinkResponder

Obrigada!!! Aí vai...
Eu e meu marido estamos programando uma viagem em comemoração aos nossos 10 anos de casados (sem os filhos, que vão ficar com as avós... wink. A ideia é uma viagem de carro. Nosso ponto de partida é o Rio, aonde moramos. Seriam 20 dias. Não escolhemos praia ou montanha, pode haver uma combinação de ambos. A principio, a ideia são lugares menores e não cidades grandes. Gostamos de um pouco de aventura, caminhadas. Então, tb podemos mesclar entre pousadas legais, charmosas e alguma coisa mais simples, até mesmo um acampamento, se for essencial para se conhecer algum lugar especial.

Vc tem uma dica legal pra gente? Ficamos meio perdidos pois a ideia inicial era uma viagem internacional. Mas, com alguns gastos extras não previstos e a alta do dolár, resolvemos passear por aqui mesmo e aproveitar o nosso Brasil que é ótimo e tem lugares lindos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Vamos compartilhar sua pergunta com a comunidade no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Ana
AnaPermalinkResponder

wink Obrigada!!!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Ana!

Também sou do Rio!

Tenho dois roteiros com mais ou menos esse tempo de viagem aí!

O primeiro inclui:
Ouro Preto, Inhotim (talvez..), Tiradentes e região, São Lourenço e região, fechando em Campos do Jordão!

O segundo inclui:
Arraial D'Ajuda e arredores e Caraíva!

Ótimas Escolhas, Ótima Viagem e Parabéns pelo Aniversário de Casamento,
Vladimir.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Ana! Se vocês gostam de lugares menores, aventura, caminhadas, combinação de praia e montanha, recomendo fortemente no começo da sua viagem uma parada por mínimo 3 noite na Ilha Grande (se é que não conhecem). Estacione o carro em Conceição de Jacareí, entre Mangaratiba e Angra, onde os estacionamentos são mais baratos, e a frequencia de escunas para a Vila do Abrão é maior. Depois é só continuar pela Rio-Santos pro seu destino, parando em Paraty, Ubatuba e/ou Ilhabela. Ou seguir de Angra para Barra Mansa e se hospedar em Visconde de Mauá, ou mesmo Campos de Jordão. Como destino final vai depender da sua resistencia para dirigir, mas Foz do Iguaçu, Ilha do Mel, Santa Catarina ou mesmo a Serra Gaúcha (bem mais longe!) podem ser boas alternativas. Enfim, eu gostaria de ter o seu problema! Abraço.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Posso dar um pitaco?
Não sei bem a epoca da viagem, mas que tal a região dos Lagos Andinos Argentinos?
Voltei de lá a pouco e é bem charmosa para uma segunda lua de mel, com tudo que voces desejam: cidades pequenas e charmosas, pousadas descoladas, praia de lagos e montanhas, caminhadas e ecoturismo .
E, alugando o carro por lá, voce tem essa chance de road-trip que voces desejam e a Argentina está mais barata que o Brasil, fazendo o cambio de dolar para peso , no paralelo deles.
Se quiserem, este é o link pro relato da minha viagem, que foi publicado aqui no VnV.
Divirtam-se e parabens pela comemoração!
https://www.viajenaviagem.com/2015/02/verao-bariloche-villa-la-angostura-san-martin-los-andes

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Ana, que tal a região sul da Bahia? É relativamente rápido de chegar do Rio e tem várias cidades pequenas e tranquilas (Sta Cruz Cabrália, Trancoso, Arraial d'Ajuda, etc). Na volta (ou na ida quem sabe), vc pode passar na região da Pedra Azul no Espírito Santo e relaxar perto da montanha.

Silvio Cury
Silvio CuryPermalinkResponder

Ana, que tal oeste de Santa Catarina com a serra gaúcha?

Ana
AnaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas sugestões!!! Vou dar uma pesquisada. Depois dou noticias...

Sonia Granato
Sonia GranatoPermalinkResponder

Ana, eu iria para Chapada Diamantina onde tem diversas cidades deliciosas e aventura ou para Cuiabá, Chapada do Guimarães e Bom Jardim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar