Rio de Janeiro com as crianças, um livro com jeito de blog

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio de Janeiro com as crianças

Os blogueiros, definitivamente, estão influenciando a linguagem dos guias de viagem.


Primeiro porque já estão editando e vendendo seus guias nos próprios sites.

E depois porque começam a surgir guias de viagem escritos num estilo mais solto, mais ou menos no mesmo tom de conversa que se encontra em blogs.

Um exemplo disso é este "Rio de Janeiro com as crianças", de Giovanna Mazetto Gallo, editado pela Matrix (192 páginas, R$ 43).

A Giovanna é paulista, mãe dos gêmeos Pedro e Felipe, que nasceram em 2009. Desde 2005 ela mora no Rio. A partir do nascimento dos meninos, passou a procurar programas para a família. Seu olhar é interessante, porque consegue combinar o ponto de vista do morador que ela é com o do visitante que ela foi.

Nos passeios que fez com os garotos, ela sempre diz o que chamou mais a atenção dos dois -- o que já facilita na hora de você escolher. Outros passeios próprios para crianças maiores, como museus, têm descrição um pouquinho mais seca, porque ainda não foram testados pelos baixinhos da Giovanna -- mas nem por isso deixam de ser úteis.

Há capítulos específicos para restaurantes, comidinhas, pontos turísticos, parques e praças, brinquedotecas, fazendinhas... até mesmo uma seção dedicado ao Carnaval dos petiticos.

É um excelente guia para quem quer turistar pelo Rio sem precisar deixar as crianças com a vovó.

Para você ver o nível das dicas: sabe qual é o programa que a Giovanna e o marido mais fazem quando estão sem idéia no sábado à tarde? Vão ao Instituto Moreira Salles -- que sempre tem uma programação infantil. Quem diria?

O guia pode ser comprado aqui.

[Transcrito manualmente de um post publicado em abril de 2013. Pedimos desculpas pelos comentários que não puderam ser transferidos]

Leia mais:

Página-guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar