De outubro a dezembro, um vôo direto para ver baleias e pingüins na Patagônia

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Esta semana a província argentina de Chubut e as Aerolíneas Argentinas anunciaram o primeiro vôo direto do Brasil à Patagônia. Será operado entre os dias 19 de outubro e 13 de dezembro entre São Paulo e Trelew, próximo à Península Valdez.

A época coincide com o fim da temporada das baleias na região e o auge da temporada dos pingüins. Lobos marinhos, elefantes marinhos e aves também podem ser avistados.

Os vôos serão operados com ida na madrugada de domingo e volta na noite de sábado. Operadoras devem oferecer pacotes de ecoturismo de uma semana -- mas segundo informa o Panrotas, o vôo não será charter: será possível comprar passagens avulsas.

Antes que você pergunte: não, não é fácil combinar a Península Valdez com outros destinos patagônicos mais conhecidos no Brasil, como El Calafate ou Torres del Paine. Trelew está bem mais ao norte, a nada menos que 1.400 km de El Calafate. Bariloche (que, apesar de não ser reconhecida no Brasil como um destino patagônico) está mais ou menos na mesma latitude de Trelew -- mas 800 km para o oeste, pela estrada.

E se você precisar de informação sobre a Península Valdez, use o ótimo guia do Tony Gálvez, o De Viaje a la Patagonia (os links estão aí embaixo, no box amarelo).

Leia mais:

7 comentários

Roderic
RodericPermalinkResponder

A rota é boa, mas antes de viajar pela Aerolineas Argentinas, aquela empresa empresa aérea que não respeita seus clientes, pensem bem! Fui um dos milhares clientes com quem a empresa não teve a menor consideração. http://www.reclameaqui.com.br/indices/254/aerolineas-argentinas/

Silvia Andrade

Riq, as datas e os meses citados no primeiro parágrafo estão invertidos? Beijos e parabéns pelo novo site (eu estava muito ansiosa pela estréia), Bons ventos e céu de brigadeiro para vocês...

Ricardo Freire

Silvia do céu! A segunda data é dezembro, tô lelé! Já tô trocando, obrigado!

Silvia Andrade

Sempre a postos como "bóinha de carteirinha". Acordar para trabalhar, abrir a página VnV e ficar sonhando com os destinos propostos é uma delícia...

Rodrigo Barneche

Para ver pinguins na região de Trelew, Cabo Dos Bahias é uma alternativa a concorrida Punta Tombo. Estivemos lá em 2009... http://unoencadalugar.blogspot.com.br/2009/05/cabo-dos-bahias.html

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Olá, bem vindos de volta!

Uma pequena correção: o vôo inaugural entre SP/Trelew ocorreu em junho de 2009 num vôo charter para alguns agentes de viagens convidados. Por sorte fui um dos privilegiados a participar dessa viagem inaugural, cuja rota ficou "no ar" por alguns meses e depois foi desativada.

Tomara que dessa vez vingue, mesmo que sazonalmente!

A melhor base para se hospedar e fazer os passeios de avistagem dos animais é a cidade de Puerto Madryn.

OBS: Trelew é facilmente combinada com Esquel (quase na fronteira com o Chile), onde há o desconhecido e belíssimo Parque Nacional Los Alerces, uma boa estação de esqui e também o trem a vapor, conhecido como "La Trochita" ou "Velho Expresso Patagônico".

franciss
francissPermalinkResponder

Prezado Ricardo Freire,
boa noite.
Salvo engano, a temporadas das baleias francas austrais em Puerto Madryn vai de junho a dezembro, com o ápice dos filhotes e dos passeios de observação em outubro (http://www.titobottazzi.com/en/calendario.html).
Abraço
Franciss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar