Prainhas do Pontal do Atalaia

Arraial do Cabo: as praias mais bonitas do Brasil continental

Prainhas do Pontal do Atalaia

Já percorri o litoral inteiro do Brasil diversas vezes. E sempre que volto ao Arraial do Cabo, o deslumbre é o mesmo.

Graças às areias excepcionalmente brancas, ao delicado recorte da costa e — infelizmente — às correntes de água superfria que vêm dar ali, o Arraial do Cabo oferece as águas mais cristalinas do nosso litoral continental. OK, existem muitas outras praias com águas transparentes — sem pensar muito dá para citar Bombinhas, a vizinha Búzios, o Arpoador em seus dias caribenhos, o Porto da Barra em Salvador. Mas o azul-bebê e o verde-água das praias do Arraial do Cabo são tão intensos, que ganham até de piscinas naturais em alto mar (sem precisar pegar barco nem esperar pela maré baixa).

O Arraial do Cabo fica a 38 km de Búzios — ou apenas 13 km de Cabo Frio. É uma cidade de casario baixo e ruas apertadas; só agora começam a aparecer prédios altos na orla da Praia Grande. As pousadas são bastante simples: a maioria funciona em casas adaptadas.

Já na entrada da cidade você vê à sua esquerda a Prainha, uma praia urbana de mar verde-água; é difícil continuar olhando para a estrada. As outras praias urbanas do vilarejo — a Praia Grande, que tem dunas nordestinas com mar azul-clarinho, e a Praia dos Anjos, onde está o porto — seriam as praias mais bonitas de qualquer outro balneário brasileiro. Mas o ouro do Arraial do Cabo está em duas praias semi-selvagens: a Praia do Forno e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno

ATUALIZADO!

Clique para acessar nosso NOVO guia do Arraial do Cabo:

Passagens mais baratas para o Rio de Janeiro no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Arraial do Cabo no Booking

Aluguel de carro no Rio de Janeiro na Rentcars em até 10 vezes

Garanta seus passeios em Arraial do Cabo com a Desbravo

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

261 comentários

Ricardo.
Acabei de voltar da Rota Ecológica (Alagoas), e fiquei impressionado com a beleza da Praia do Patacho (Porto de Pedras) e da Praia da Ponta do Mangue (Maragogi), principalmente nos dias de maré baixa (maré viva) o visual das praias é fantásticooooo. Mas tenho que confessar que concordo plenamente com seu post. Estas duas praias de Arraial deixam qualquer pessoa de queixo caído. Mesmo sendo a 1ª, 2ª ou vigésima visita. Como moro no RJ, sempre que temos amigos ou parentes nos visitando, fazemos questão de levá-los para conhecer estas joias. E todas as vezes ficamos de queixo caído… Uma dica de hospedagem muito bacana é a Pousada Pilar (https://www.pousadapilar.com.br/)… Eu e minha esposa adoramos. Bem transada e aconhechegante, como possui um espaço gourmet a disposição dos hóspedes, é uma ótima opção para a noite inexistente da cidade. Que aliás, é o grande problema da cidade.
Parabéns pelo post!

Ja fiquei hospedada na Recanto do Atalaia e adorei! Os donos italianos são super solícitos e simpáticos, os quartos são muito bons, café da manhã bem gostoso! Super recomendo.

Até concordo com as belezas das praias de Arraial do Cabo. A cor do mar e sua transparência são incríveis. Como já foi dito anteriormente é uma pena a temperatura fria da água. Porém lá em Maragogi (Alagoas), nas Galés, a cor do mar é surpreendentemente cristalina e uma mistura de azul esverdeado (que até confunde a nossa percepção), com águas mornas e para completar, com muitos corais e peixes coloridos. Um paraíso.

Fui em arraial do cabo a muitos anos trás. Fica tão perto de Minas que tenho que programar um retorno para lá em breve. As praias são muito lindas.

Há anos que venho dizendo aos amigos tudo isso que você resumiu de maneira perfeita neste post. Compartilho das mesmas opiniões com relação a beleza das praias, embora não conheça tantas quanto você pelo Brasil a fora. Uma sugestão é se hospedar na Prainha, de preferência com vista pro mar. No Airbnb isso sai por uns R$300 de diária num ap pra 4 pessoas. E tem um restaurante oriental na prainha (Hissao) que é melhor que muitos no Rio e em SP. Grande abraço!

São praias lindíssimas mesmo. Pena que a ficha ainda não caiu para a prefeitura de Arraial do Cabo, que não se esforça para apoiar uma melhoria na estrutura turística da cidade e não impede o turismo predatório.
Arraial ainda tem a vantagem de ficar próximo ao Rio.

Boa noite!
Adoro suas dicas e sugestões de viagem, me foram bastante úteis em um passeio pela europa no ano passado!
Gostaria agora de uma sugestão de roteiro na região dos lagos para o mes de janeiro; irei com meu marido e meu filho, que na época estará com 10/11 meses de idade. Vejo que a procura é grande na época, então já gostaria de me programar.
No aguardo!
Obrigada!

Uma amiga minha foi pra Arraial recentemente e se apaixonou. Ela me falou que as praias são lindas mesmo, mas infelizmente parecem estar um pouco sujas, até prejudicando as tartarugas que aparecem por lá. Fiquei morrendo de vontade de conhecer e ajudar, e já estou de viagem marcada. naoparoquieta

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito