Club Med Rio das Pedras, agora com piscina exclusiva para adultos e Espaço Teen

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Club Med Rio das Pedras

Enviada especial | Paula Ferreira

Lá fomos nós, eu e a minha filha Gabi, conhecer o Club Med Rio das Pedras e seu novo espaço Coca-Cola Teen, recém-inaugurado em junho deste ano.

Boas-vindas

Já na chegada ao Club Med Rio das Pedras deu pra perceber o cuidado e a segurança que o complexo oferece.

Na guarita de entrada do Village apresentamos o voucher da hospedagem (ou o nome completo de quem fez a reserva). Anotaram a placa do carro, modelo, quilometragem e assinamos um documento com essas informações.

Paramos o carro em frente à recepção e logo fomos recebidos por GEs (Gentis Empregados) que abriram a porta e a mala do carro, retirando as bagagens e etiquetando-as com o número do quarto.

Apartamentos do Club Med Rio das Pedras

Club Med Rio das Pedras

Recebemos um cartão para pegar o carro na saída e fomos direcionados à nossa suíte por uma GO (Gentil Oganizadora). Nossas malas foram entregues quase que no mesmo minuto em que chegamos na nossa suíte deluxe do prédio “Cavaco”.

A história do Club Med

A história de como começou o primeiro Club Med foi contada no espaço Coca-Cola Teen, durante o encontro do pessoal do village com os blogueiros convidados para conhecer esse novo espaço. E como história boa deve ser contada e recontada... aí vai:

O Club Med foi idealizado por um judeu francês, Gérard Blitz, no pós-Segunda Guerra, nos anos 50, com intuito de reunir pessoas que perderam seus familiares e seus contatos durante a guerra. Ele teve a iniciativa de juntar essas pessoas para passarem as férias em um lugar onde pudessem praticar esportes ao ar livre e reatarem seus laços.

Assim, o Gérard Blitz se uniu ao Trigano, que vendia tendas para alojamentos dos soldados durante a Segunda Guerra Mundial, e montaram a primeira estrutura do Club Med na Espanha, em 1950, que era móvel, feita de tendas. Somente na década de 70 é que começaram a surgir as primeiras instalações fixas do Club Med.

Desde o primeiro momento do Village, na década de 50, também surgiu o conceito de GOs (Gentis Organizadores), que são as pessoas que organizam e realizam as atividades dentro do Club Med.

Recreação com GOs

Recreação com GOs

Os GOs são muito mais do que simples organizadores de atividades esportivas ou de entretenimento dentro do Club Med. Eles são, na minha opinião, o que difere o Club Med dos outros resorts que já conheci.

São pessoas muito gentis, sempre disponíveis a ajudar, a conversar, a motivar a prática das atividades esportivas, de dança ou de entretenimento, mas de um jeito muito personalizado. Arrisco dizer que é quase impossível você sair do Club Med sem saber ao menos o nome de um deles (eu sei pelo menos uns 5), e sem ter uma boa história para contar.

Os GOs, que são admitidos através de um processo de seleção realizado com candidatos de todo o Brasil, moram dentro do village, têm folgas semanais e tiram férias de seis em seis meses, a primeira de 10 dias e a segunda de 20 dias. Eles recebem, desde o início da sua contratação, noções de primeiros socorros, treinamento para caso de incêndio e aulas semanais de francês. Geralmente têm entre 21 e 35 anos.

Não é raro que um GO domine mais que duas línguas, pois eles ficam em média apenas duas temporadas em cada Club Med, podendo ser transferidos para um dos 80 villages espalhados ao redor do mundo. Mas isso não acontece com todos, há os que ficam permanentes em um único Club Med.

Durante nossa estadia conhecemos tanto GOs de outras nacionalidades, quanto brasileiros que já trabalharam em villages de outros países. Essa experiência com diversas culturas e nacionalidades é muito enriquecedora tanto para eles quanto para os GMs (Gentis Membros), que são os hóspedes.

Brincadeiras na piscina

Brincadeiras na piscina

Aliás, é muito comum encontrar hóspedes de outras nacionalidades no Club Med. No village do Rio das Pedras a maioria dos hóspedes é de brasileiros, seguidos dos argentinos e dos franceses. Na semana em que visitamos o Village encontramos um grande grupo de franceses, alguns ingleses e italianos, por conta da coincidência com o período de férias escolares na Europa.

É engraçado ver como as crianças vão arrumando um jeito de se comunicarem e brincarem juntas. O Club Med também pode ser uma ótima oportunidade para um rápido intercâmbio cultural.

No conforto

Ficamos numa das 100 suítes deluxe do village, um projeto assinado pelo arquiteto Marc Hertrich. O quarto era superbem decorado, tinha frigobar com água e refrigerantes (já incluídos no sistema all inclusive), TV de LCD (que passava a programação diária de atividades do Village), iPod station (não esqueça de levar um cabo auxiliar para o caso do seu MP4, iPod, iPhone ou Android possuir uma entrada diferente do leitor de MP4), secador de cabelo ótimo, criado-mudo com luz de leitura, além de camas muito confortáveis.

Club Med Rio das Pedras

O resort

Vários solares do Club Med, que são os conjuntos de prédios onde ficam os quartos e suítes, já passaram por reformas. Mas alguns prédios ainda serão reformados, inclusive este ano.

Os quartos do Club Med Rio das Pedras podem acomodar famílias de até 5 pessoas.

O complexo dispõe de passarelas cobertas interligando todas as suas instalações, de forma que mesmo na chuva é possível circular pelo Village sem grandes transtornos.

Mais um detalhe interessante: em todo solar existe um espaço reservado no corredor onde se encontram tábuas e ferros de passar roupas.

Comilanças

O village possui dois restaurantes.

Restaurante principal

Restaurante principal

O primeiro fica no prédio sede e foi totalmente reformado em 2013, dispondo atualmente de 790 lugares. É o principal. O tipo de serviço é buffet, mas existem várias ilhas de cocção no salão, onde pratos variados são preparados e montados na hora!

Restaurante principal

Restaurante principal

As sobremesas são bem variadas e gostosas.

Cozinha para uso de hóspedes

Cozinha para uso dos pais

Existe ainda uma minicozinha para preparações de papinhas e leite para crianças pequeninas, caso os pais assim necessitem.

O segundo restaurante, Jangada, fica próximo à academia. O serviço é à la carte e é preciso fazer reserva para o jantar, onde há sempre quatro opções de entradas, de pratos principais e sobremesas.

Restaurante Jangada

Restaurante a la carte

As bebidas estão sempre incluídas (refrigerante, cerveja, vinho, drinks com vodka, cachaça e rum), 24 horas por dia. Há também bebidas fora do sistema all inclusive, como, por exemplo, energéticos e champagne.

O restaurante principal serve o café da manhã no horário das 7h30 até 10h. Mas, para quem gosta acordar mais tarde, o Jangada serve o café da manhã das 10h às 11h15.

Já o almoço é servido apenas no restaurante principal no horário das 12h30 às 15h15.

Lanches no restaurante Jangada

Lanches no Jangada

Mas, se perder o horário do almoço, não tem problema! O Jangada serve um lanche bem gostoso das 15h às 18h, que inclui pizzas, cachorro quente, tortilhas, frutas, iogurte e por aí vai! (esse horário pode ser alterado de acordo com a demanda).

O jantar é servido no mesmo horário nos dois restaurantes, das 20h às 22h. Não esqueça que para jantar no Jangada é preciso fazer reserva com antecedência!

Se depois de toda essa comilança ainda bater uma fominha, é só chegar na lanchonete ao lado da piscina principal, em frente às mesas de ping pong, e pedir um sanduba, um hambúrguer, uma salada ou um lanche rápido.

Diversão garantida

As atividades oferecidas pelo Club Med Rio das Pedras são bem variadas.

A praia do resort

A praia do resort

Além da praia praticamente privativa (porque, para quem não está dentro do village, só é possível chegar à praia se for de barco) e das piscinas do complexo, o village possui muitas outras atrações.

Caiaque

Caiaque

Arco e flecha

Arco e flecha

Quadra poliesportiva

Quadra poliesportiva

São 8 quadras de tênis (sendo duas cobertas), quadra poliesportiva, quadra de vôlei de piso duro e de praia, squash, estande de arco e flecha, caiaques, uma academia bem bacana, ofurô, sauna seca e a vapor e o motivo pelo qual terei que voltar, wakeboard e esqui aquático!

Píer do esqui aquático

Píer do esqui aquático

Digo que tenho que voltar porque fui fazer o esqui aquático no sábado, quando o sol apareceu, mas o mar estava muito agitado e não estavam permitindo a atividade para iniciante (euzinha).

O complexo possui ainda um centro de convenções recém-reformado, com capacidade para 1000 pessoas.

Além das atividades já citadas, há sempre uma programação diária predefinida que inclui desde trilhas pela floresta, até aulas de slack line, hidroginástica e dança. A programação fica exposta ao lado do parque das piscinas no quadro “Acontecimentos do Dia”.

Happy hour

Happy hour

Durante o dia, ainda há encenações divertidas na piscina principal e à noite, às 19h30, o encontro dos GOs com os GMs no bar da piscina, onde acontece um happy hour, com música, snacks e bebidas antes do jantar.

Todos os dias às 22h os GOs apresentam um show, sempre com temas variados.

Show dos GOs

Show dos GOs

Confesso que o primeiro show que assisti achei bem mais ou menos (numa quinta-feira), mas o de sexta-feira foi muito divertido e o de sábado o melhor de todos! Adorei!

Festa no resort

Festa no resort

Aos sábados ainda há, após o show, queima de fogos em frente ao parque das piscinas, com direito a pirâmide de taças regadas por espumante, tudo comandado pelo Chef do Village. Uma delícia! Logo após, começa uma festa com DJ e muita animação. Aliás, o night club aconteceu todos os dias de nossa estadia, sempre após os shows.

Área exclusiva para adultos

Área só para adultos

No final de 2012 o village construiu uma deliciosa piscina calma, com borda infinita, deck molhado, proibida para menores de 16 anos, com um bar para servir bebidas e snacks. É a única “atração” que fica próxima aos solares, bem no canto esquerdo da praia, na maior tranquilidade! Pra quem quer um pouco de sossego ou simplesmente relaxar, é a pedida!

Agora, vou pontuar uma atividade que estava dentro da programação de apenas um dos dias que tivemos hospedados e que acho que vale muito a experiência: a trilha pela floresta.

Trilha

Trilha pela mata

A trilha é permitida apenas para maiores de 11 anos, e acho indispensável levar repelente! A subida não é pesada, mas como a mata é primitiva há risco de encontrar animais pelo caminho (não encontramos, ainda bem). Logo na entrada da trilha há uma casa à esquerda que serve de laboratório e hospedagem para geólogos e biólogos que vão para lá estudar a biodiversidade da mata atlântica.

Casa dos biólogos

Casa dos biólogos

Passamos ainda por uma represa utilizada como uma das fontes de energia do Club Med.

Após uma caminhada de mais ou menos 30 minutos chegamos a um mirante.

Na descida, paramos numa cachoeira linda e seguimos por um caminho onde temos que atravessar um riacho, sobre as pedras, nos segurando em cordas (não é tão difícil quanto parece). O passeio é muito bonito e o cheiro da mata renova a alma.

Trilha

Trilha

Gostei tanto que fui perguntar sobre a possibilidade de fazer este passeio com um guia e fui informada, na sala de excursões, que é possível contratar o passeio com um biólogo, de terça-feira aos sábados, às 9h30, com direito a explicações mais detalhadas acerca das espécies da flora encontradas. Custo de R$30 por pessoa.

O que NÃO está incluído no sistema all inclusive

Loja

Loja

  • Produtos disponíveis na única loja do village: a lojinha do complexo oferece diversas opções de souvenirs, além de produtos de higiene pessoal, roupas de banho, chocolates e balas.
  • Excursões: há diversas opções de excursões. Por exemplo: visita à cidade do Rio de Janeiro, com subida ao Pão de Açúcar, tour pelas praias de São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana, almoço em churrascaria em Copacabana, visita ao Corcovado e Cristo Redentor e embarque no trem atravessando a Floresta da Tijuca. Preço de R$ 790 por pessoa (crianças, R$ 632). Essa é a excursão mais cara, mas há outras opções desde R$ 300 por pessoa. Entre as possibilidades de passeios há visitas às Fazendas de Café, cidade de Paraty, Ilha Grande e Rafting.
  • Espaço de Artes Aplicadas: esse é um espaço para pintar telas feitas de seda com tinta aquarela. Nos dias em que o tempo estava frio, encoberto, observei que várias pessoas estavam realizando essa atividade. Os preços variam de acordo com o tamanho do desenho escolhido, desde R$ 40 até R$ 90. Essa atividade está disponível para adultos e crianças a partir dos 6 anos.
  • Bebidas selecionadas: como já citei, algumas bebidas estão fora do sistema all inclusive, como champagne, bebidas em garrafas ou latinhas, algumas marcas superpremium, vinhos oferecidos à la carte e bebidas alcoólicas V.S.O.P e X.O.
  • Salão de beleza: oferece os serviços básicos, tais como: cortes de cabelo, manicure, hidratação, reflexos, sobrancelhas, escova. Os preços são um pouco mais salgados que os dos salões do Rio. Por exemplo: manicure, R$ 35; pedicure: R$ 45; escovas, de R$ 80 a R$ 120.
  • Internet: o acesso à internet disponível em todo o Village tem um custo diário de R$ 30. Detalhe: você recebe uma senha que só pode ser usada por um dispositivo por vez! É necessário digitar um código na caixa de URL do dispositivo que está conectado para realizar o logout, e só assim é possível conectar com outro dispositivo com a mesma senha. Há ainda uma sala com computadores com acesso à internet, onde também há a cobrança para a sua utilização.
  • Spa Biotherm: é um spa localizado no lado direito do complexo, perto da academia de ginástica, que oferece diversos tipos de massagens e depilação com cera. Para se ter uma ideia dos preços, uma massagem relaxante de 60 minutos custa R$ 165. Já a depilação de meia perna custa R$ 44.

A novidade: Espaço Coca-Cola Teen

Espaço Coca-Cola Teen

Espaço Coca-Cola Teen

O espaço Coca-Cola Teen é o primeiro criado em um Club Med em parceria com a Coca-Cola, com foco no público adolescente (entre 13 anos e 17 anos) -- mas que, eventualmente, também pode ser utilizado pelas crianças, principalmente durante os dias mais frios e chuvosos.

O objetivo é que os adolescentes tenham um espaço para se encontrarem e realizarem atividades conjuntas de acordo com seus interesses e sempre organizadas pelos GOs (Gentis Organizadores).

Espaço Coca-Cola Teen

No espaço, que fica no prédio-sede, há video games, jogos de tabuleiro, totó, espaço para DJs, um bar e zona de wi-fi (não estava disponível durante a nossa estadia, mas a idéia é que seja um espaço para os adolescentes se conectarem sem custos).

Programação Espaço Coca-Cola Teen

Da mesma forma que ocorre com as crianças e com os adultos, os teens também têm uma programação diária, com diversas atividades agendadas. A prioridade é sempre realizar atividades esportivas, ao ar livre, deixando o espaço reservado para servir como um “QG” para os adolescentes, um ponto de encontro, onde possam interagir, ensaiar peças teatrais e ouvirem música. Enfim, quando o espaço encontra-se aberto (porque às vezes fica fechado para a realização das atividades externas), os jovens podem utilizá-lo da forma que quiserem, jogando, conversando ou tomando um refrigerante no bar.

Espaço Coca-Cola Teen

Durante nosso período de hospedagem, observamos algumas atividades realizadas no espaço Coca-Cola Teen, como por exemplo a “guerra de farinha”, ensaio para peça teatral meninos x meninas, e ainda, vimos os adolescentes e as crianças maiores brincando no espaço teen quando o tempo estava mais frio e encoberto.

Achei as instalações de muito bom gosto. Os bancos inspirados nos engradados e nas tampinhas de Coca-Cola são um charme!

Está tudo novinho, e com o funcionamento do wi-fi e aproveitamento do espaço para realização de festas com DJs para o público teen, penso que tem tudo para ser um sucesso!

O Village das crianças: Mini Club Med

O Club Med Rio das Pedras tem uma estrutura excelente para crianças.

Mini Club Med

Mini Club Med

Mini Club Med

O Mini Club Med é um espaço somente para as crianças. Tem uma piscina exclusiva para os pequenos e espaço para brincadeiras e jogos interativos.

Mini Club Med

Esse espaço é para crianças a partir dos 4 anos e as atividades são divididas por grupos de idade, de 4 a 7 anos, de 8 a 10 anos e 11 a 13 anos.

A programação começa às 9h e se estende até 21h30, quando as crianças vão assistir ao show dos GOs com os pais. Os intervalos para almoço, banho e jantar também estão previstos na programação, de forma que os responsáveis podem tranquilamente organizar seus horários em conformidade com as atividades dos pequenos.

Quadra de tênis

Quadra de tênis

As crianças também participam de práticas esportivas, como aulas de tênis (a partir dos 8 anos), caiaque (a partir dos 6 anos), arco e flecha (a partir dos 6 anos) e esqui aquático (a partir dos 8 anos), sempre em horários predefinidos e com o monitoramento dos GOs.

As crianças ainda fazem parte do show dos GOs nos finais de semana. Elas ensaiam e fazem uma participação especialíssima.

O Petit Club Med

O Petit Club é destinado a crianças entre 2 e 3 anos e não está no sistema all inclusive.

Petit Club Med

Petit Club Med

O espaço fica no mesmo reservado do Mini Club Med, e tem até uma salinha para o cochilo dos pequenos. Funciona de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 17h30 e das 19h30 às 23h e custa R$ 115 por dia.

Petit Club Med

Petit Club Med

A razão para o Petit Club terminar às 23h é para que os pais tenham a possibilidade de assistirem ao show dos GOs, já que as crianças, por serem muito novinhas, provavelmente estarão cansadas para se concentrarem nas apresentações.

Petit Club Med

Petit Club Med

Para crianças menores de 2 anos o Club Med disponibiliza um catálogo de babysitters, com o preço a ser consultado e acertado com as babás. (Eu vi algumas crianças com babás no Village. As babás pareciam bem atenciosas).

Minhas impressões pessoais

Gabi no Club Med

Gabi, a filha da Paula

Achei o Club Med um lugar excelente para atividades esportivas ao ar livre junto com a família, o que facilita a interação e comunicação entre pais e filhos e proporciona momentos de alegria.

O contato com a natureza também é precioso pra renovar as energias.

A existência de espaços dedicados aos adolescentes e às crianças, com elementos que eles se identificam, facilita muito a interação social entre os grupos.

Enfim, pra quem procura um lugar que tenha diversão para todos os membros da família, com a comodidade do esquema de resort, o Club Med Rio das Pedras atenderá muito bem às expectativas.

Piscina principal

Mais uma vez, agradeço ao Viaje na Viagem pela confiança e pelo convite! Eu e minha Gabi nos divertimos muito e voltamos com bons momentos vividos entre mãe e filha para recordar!

club-med-praia-privativa-abre

Paula e Gabi viajaram a convite do Club Med.

Leia mais:

14 comentários

Majô
MajôPermalinkResponder

Sensacional, Paula* !!!!
O review está primoroso, destacando cada ponto positivo do resort, para cada faixa de idade.
E, quer saber, acho que toda familia merece, um fim de semana anti-stress no Club Med.
Praia, piscina, mata, passeio de barco nas ilhas (tudibom) ; GO's com mil atividades, para os pais descansarem da rotina exaustiva de cidade grande.
Restaurantes a alguns passos, sem enfrentar fila, e sem procurar vaga pra estacionar o carro.
E, importantíssimo, tudo a pé, luxo total. Carro só na hora de ir embora. lol lol lol

Lourdes Abrantes Cardoso

Um privilégio quem pode viajar para o Club Med Rio das Pedras ! Só de olhar o visual me senti num paraiso,desfrutar de toda a natureza e das diversões deve ser uma delicia ! Amei de ser um local para toda a família , atende a todas as idades. Um passeio deste é para ficar sempre em nossa memória,ajuda a enfrentar esta vida que esta tão corrida. Proporciona grandes encontros.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Caraca Paula , Parece que vcs ficaram uma
semana no resort ! Post riquíssimo de informaçoes.
Delicia !!!

Leda Moxnes
Leda MoxnesPermalinkResponder

Parabens pela reportagem Paula! Inspiradora sua viagem com a Gabi.
Minha proxima viagem ao Brasil incluira Clubmed Rio das Ostras!

odair pinto
odair pintoPermalinkResponder

Perfeito. Muito bem avaliado.

Malu Esper
Malu EsperPermalinkResponder

Paula, além de se divertir com sua filha você foi uma excelente repórter . As fotos estão lindas e o texto repleto de ótimas informações. Quem ainda não conhece fica super interessado em passar uns dias nesse paraíso.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Adorei, Paula! O relato está muito rico e dá vontade de conhecer o Club Med!

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Relato precioso e super detalhado - adorei o lugar! Muito legal, Paula*, obrigada por não deixar passar naaaaada!

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Estivemos no club med rio das pedras agora em julho/2014 e no club med itaparica em dez/2013. O club med rio das pedras é muito bonito e confortável, vale a pena ir. Só faço restrições aos showzinhos da noite que são muito ruins (todos sem exceção) e à monitoria que achei muito fraca. Os monitores não interagem com os hóspedes e não incentivam nem divulgam as atividades do dia. Por exemplo : em todos os dias que lá estivemos, dava o horário do volei de praia e eles não apareciam, o que fazia com que os hóspedes fossem indo embora pq parecia que não ia começar. Outro exemplo : na noite anterior (no showzinho) , disseram que ia ter aula de petit gateau ao meio dia na piscina. Fiquei esperando mas não vi aula nenhuma.
Nesse quesito o de itaparica é bem superior. A responsável pelo hotel, uma francesa, era bem animada e participava de todas as atividades, showzinhos noturnos e as brincadeiras na piscina. Circulava pelo hotel o tempo todo para supervisionar o andamento e conversava com os hóspedes para saber se estava tudo bem.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Miriam, realmente, só posso falar da experiência que tive.
Durante minha estadia no Club Med Rio das Pedras, todas as atividades que me propus a fazer foram realizadas no horário previsto na programação do dia.
Inclusive, num dos dias que estava bem frio, eu, minha filha e mais uma senhora fomos as únicas pessoas que participaram da aula de hidroginástica.
Minha filha participou todos os dias das aulas de alongamento, realizamos a atividade de trilha no horário marcado, bem como participamos de outras atividades como arco e flecha e caiaque nos horários destinados a tais práticas.
Embora minha viagem tenha sido feita a convite, quero apenas pontuar, que eu não tinha a menor obrigatoriedade de escrever uma resenha positiva para o Club Med, mas apenas a minha opinião pessoal.
Quanto aos shows, vale lembrar, são realizados pelos próprios GOs. Acho que têm mais a função de divertir, mas também achei um deles bem fraquinho (e relatei no post). Mas confesso que me diverti nos demais.
Agradeço o seu comentário, pois enriquece o post com uma experiência diferente da que tive. Acredito que ambas as percepções podem acontecer com as pessoas que vão se hospedar no Club Med Rio das Pedras.
wink

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Obrigada pelos comentários de todos! (meninas, só vocês mesmo...) <3

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Paula*,
Engrosso o coro: beleza de relato! Parece mesmo que vocês ficaram mais tempo lá!
Parabéns! smile

Heloisa
HeloisaPermalinkResponder

Há 3 anos estive lá e me decepcionei um pouco, gostaria de saber se os problemas já foram resolvidos, pois mesmo tentando contato com a Club Med não obtive resposta.
Primeiro problema: por motivos de saúde não posso beber nada com gás ou açúcar, e não havia opção para me atender no restaurante. eu mesma tinha que encher as mãos de água de coco da piscina para acompanhar minhas refeições. Não havia um suco natural por todo o resort.
Segundo problema: a disputa por um lugar à sombra na piscina. Meu esposo é extremamente branco e não conseguia ficar ao sol. Mas lugares a sombra e/ou guarda-sóis eram muito difíceis de conseguir.
Terceiro problema: o resgate da mala na saída. Apesar de termos seguido as orientações de deixara as malas no corredor no dia da saída (o que já nos causou desconforto), fomos surpreendidos pelo desaparecimento das mesmas. Ficamos horas as esperando até que descobriram que ainda estavam no corredor (destrancadas, pois como estávamos de carro não levamos cadeado). Felizmente não tínhamos vôo para pegar, pois com certeza ou perdíamos o vôo ou abandonávamos as malas no hotel

Paty
PatyPermalinkResponder

OtimO! Lindas paisagens !
Comida em abundância, porém qualidade média!
Faltam alguns serviços exclusivos: piscina para adulto não tem taças de Drinks e espumantes! Wi fi , paga, não funciona bem !
Não tem ar condicionado nos restaurantes !
Domingo não funciona a recreação!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar