Rei Leão

4 dicas para não dançar na Broadway

Rei Leão

Mesmo com a montagem frequente de musicais americanos (e vertidos para o português!) em São Paulo, a Broadway continua um dos programas preferidos dos brasileiros em Nova York. É fácil de entender: assistir a um musical na Broadway é como ver uma Copa no Brasil. A mágica é ainda maior.

Não é um programa barato. Um lugar na platéia (não no mezanino) de qualquer musical disputado vai custar pelo menos US$ 150. Vale a pena investir um tempinho para definir, antes de viajar, qual vai ser a sua estratégia para experimentar a Broadway.

1 | Quer um show específico? Compre com antecedência

Todos os espetáculos em cartaz podem ser vistos no site oficial Broadway.com, que também linka para os sites oficiais de cada musical. Se você encontrar um musical que você faça muita questão de ver, garanta sua poltrona o quanto antes: dá para comprar ingresso para todos os espetáculos no próprio site. Antes de comprar por ali, porém, dê uma olhada em sites que vendem entradas com desconto, como o BroadwayBox.com (dica da Marcie do Abrindo o bico). Não espere, contudo, encontrar pechinchas (nem bons lugares) para os musicais mais concorridos, como Lion King, The Book of Mormon ou Wicked em sites de desconto.

2 | Qualquer musical serve? Compre no dia

Em plena Times Square, o quiosque TKTS vende ingressos que sobraram para apresentações no mesmo dia com até 50% de desconto. Os ingressos para as sessões noturnas começam a ser vendidos às 15h (terça-feira, às 14h); para as matinês, às 10h (quarta e sábado) ou 11h (domingo). A filial do South Street Seaport (metrô Fulton St.; fecha domingo) tem filas menores e, além de ingressos para o mesmo dia, vende entradas com um dia de antecedência para matinês. Dica fura-fila: ao comprar um ingresso no TKTS você tem o direito de usar o guichê preferencial para novas compras nos sete dias seguintes.

3 | É mais divertido quando você conhece a música

Musicais da Broadway são longos: o primeiro ato dura uma hora e meia, há um intervalo de quinze minutos e então vem um segundo ato que leva entre 45 minutos e uma hora. Se você, como eu, tem dificuldade para entender letra de música, certamente vai curtir mais quando a história ou as músicas são conhecidas. Fãs de Billie Hollyday e de Carole King não podem perder Lady Day at Emerson’s Bar and Grill (em cartaz até outubro de 2014) e Beautiful, the Carole King Musical. As trilhas de Motown the Musical, Jersey Boys e Mamma Mia são recheadas de hits. Rocky, Bullets over Broadway (do filme de Woody Allen), Aladdin, Cinderella e Cabaret têm histórias conhecidas. A dica das músicas ou história conhecidas é também crucial para aplacar a impaciência do seu companheiro de viagem que não estava muito a fim de ir mas está te acompanhando por amor, companheirismo ou educação. Um musical de músicas ou enredo desconhecidos pode ser uma interminável sessão de tortura para sua companhia.

4 | Off-Broadway também é um programão

Alguns dos espetáculos de carreira mais longa em Nova York não estão na Broadway – como Blue Man Group, Stomp e Fuerza Bruta. As revistas New York Magazine e Time Out (compre as versões de papel da semana!) são ótimas fontes para descobrir os espetáculos que estão acontecendo. É normalmente fácil comprar ingresso para off-Broadway ou off-off-Broadway em cima da hora (tipo um ou dois dias de antecedência). Eu recomendo vivamente Here lies love, de David Byrne e Fat Boy Slim – uma espécie de Evita sobre a primeira-dama filipina Imelda Marcos. O musical é apresentado num palco móvel montado num andar vazio do Public Theater; você assiste de pé (e dançando). Tem apresentações previstas até 15 de outubro de 2014.

97 comentários

Oi Ricardo! Adoro seu site!! Gostaria de saber se p ir ao musical Mamma Mia preciso comprar c antecedencia? Estarei la sem q vem entre 3-10/11 e gostaria de ir no dia 5/11.Valeu!!

    Marcio,
    sempre é bom comprar com antecedência para conseguir bons lugares (item 1 lá de cima).
    Escolhe os imperdíveis para você (o meu foi Motown)e reserva um lugar legal. Estando lá escolhe os outros ‘menos preferidos’ e compra quando estiver lá (item 2).
    Comigo funcionou…

    Olá, Marcio! Aqui quem responde é A Bóia. Se você quer muito ir e ainda tem um dia específico, é melhor garantir e comprar o quanto antes.

Olá. Eu não consegui achar desconto para o fuerza bruta e o sleep no more nos sites de desconto para novembro. Mesmo sendo off broadway costuma serem disponibilizados no TKTS ou melhor não arriscar? E estou na dúvida quando estou na dúvida entre o wicked pela produção ou phanton of the opera por ser um clássico. Estou em crise! rs
Obs: amo o blog, é parada obrigatória para todos os meus roteiros de viagem.

    Olá, Leticia! Se você faz questão de ver as montagens, garanta o seu ingresso o quanto antes. Se tiver algumas delas que você não faz tanta questão assim, aí dá para arriscar nos guichês da TKTS.

Queridos Boia e Rik, adorei o novo site. Tenho lido que o Tkts na Broadway naovende ingressos para o Rei Leao, e’ verdade? Obrigada.

    Olá, Maria Lucia! É que a TKTS vende ingressos que sobram a preços descontados, e o Rei Leão está entre os espetáculos mais concorridos.

Outra dica – também da Marcie, by the way – é considerar as matinês, que custam mais barato e podem servir como pausa bem-vinda para descansar as pernas.

Acredito tb nessa de q é mais divertido quando vc conhece a música. Eu adorei o filme Chicago, comprei o CD e decorei as músicas. Mas não estou indo sozinha e me preocupo se for muito ruim. Quem vai comigo prefere The Lion King… Alguém viu Chicago? O q me recomendariam? Obrigada!!

    Olá, Tatiana! É uma superprodução que está há mais de 10 anos em cartaz na Broadway. Tente apresentar a trilha para sua companhia de viagem.

Muitas desas dicas servem tambem para o West End londrino, com as devidas adaptações geográficas. A número 3 é perfeita!

Gostamos muito de viajar daí a inscrição no seu site (o melhor do Brasil nessa matéria). Gostaria de ajuda para encontrar locais onde podermos dançar cheek to cheek,dança de salão (ball room), pq. é a diversão que adoramos.
Obrigada

Sempre que vou a NY faço questão de assistir algo na Broadway. Acho que é um programa indispensável independente de quantas vezes vc já foi. Assisti o super clássico Fantasma da Ópera (com demais!), Spider man (não curti muito não, mas pra quem tivesse criança acho que seria uma boa pedida) e Mary Poppins (que foi o melhor de todos!!!!! Simplesmente fantástico!!!!).

Sou completamente apaixonada pela Broadway, desde criança sou apaixonada por musicais, conheço a letra e a história de todos em cartaz!. Estou morando em Michigan e, mesmo para que mora aqui, não fácil bancar uma viagem e entrada para os musicais da Broadway. Uma dica que posso dar são os national tours. São montagens com elencos diferentes do da Broadway, mas com o mesmo padrão de qualidade, que viajam por todo o país. Esses tours começam geralmente em outubro e passam por diversas cidades, e os preços são muito mais convidativos que os da Broadway. Aqui em Michigan os espetáculos serão em Detroit, pertinho de Ann Arbor onde vivo, e vários títulos já foram anunciados, como Wicked, Annie, Pippin, The Book of Mormon, etc. Quem for para outras cidades, que não NY pode pensar em procurar os National Tour para assistir aos musicais!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito