Carnaval, São João, Parintins: brasileiro gosta de uma festa, e por isso não nos surpreendeu receber tantas dicas de leitores nesta enquete sobre festivais e feiras ao redor do mundo. De Alter do Chão a Tiradentes, da Alemanha à Suazilândia, são dezenas de eventos para colocar na agenda. Festejos folclóricos e regionais, mercados de Natal, encontros de cinema e fotografia, e... raves! A essas sugestões, somamos também outras dicas já publicadas no Viaje na Viagem. Aproveite e divirta-se!
Alemanha
MUNIQUE
Dica da Joana: "A Frühlingsfest é como se fosse uma mini Oktoberfest da primavera, mas infinitamente mais tranqüila. A Oktoberfest de verdade é legal também, mas é muito perrengue ir sem mesa reservada. A Starkbierfest é antes da Páscoa e depois do Carnaval. A cerveja é especial de inverno e tudo acontece 'indoor'. A Rosenheim Herbstfest quase não tem turista; dá pra ver como a Oktoberfest era há uns 20 anos. Fica a 40 minutos de trem regional de Munique e dá pra usar o Bayern Ticket."
Dica do Leandro: "A melhor surpresa que tive foi a festa de reunificação da Alemanha, em 3 de outubro. No centro havia dezenas de barraquinhas representando as diversas regiões do país, com muita comida típica, música, vinho e, claro, cerveja! Saí experimentando de tudo, foi muito bom. No final, queima de fogos e execução do hino. Bem mais familiar e, na minha opinião, bem mais divertido que a Oktoberfest!"
Dica do Vladimir: "A festa de aniversário de Munique é super tranqüila e ótima!"
BERLIM
Dica do Henrique: "Já fui duas vezes ao Berlin Festival, voltado à música pop/rock/alternativa e realizado no aeroporto desativado da cidade. Os shows são nos hangares e tem várias barraquinhas de comida boa."
STUTTGART
Dica da Isabella: "Pra quem não puder ir à Oktoberfest em Munique, tem uma boa opção em Stuttgart, a Volksfest. Eu deixei para planejar a viagem muito em cima da hora e Munique já estava lotada. Procurando alternativas, achei essa festa que é no mesmo período e no mesmo estilo. Só que bem mais tranqüila, com menos turistas. Dá pra aproveitar e conhecer os museus da Mercedes e da Porsche durante o dia e aproveitar o festival à noite."
Brasil
BAHIA
Dica do Leandro: "Pra mim, o evento mais divertido da Bahia não é Carnaval ou lavagens. É o São João! Venham em junho, curtam uma praia e reservem espaço pra dar um pulo em alguma cidade do interior."
Dica da Eunice: calendário de festas em Salvador e arredores.
CEARÁ
Dica da Lili: "Aqui no Ceará tem o Festival Jazz & Blues no carnaval, na Serra de Guaramiranga. O Ceará Music, geralmente no feriado de 12 de outubro, também já faz parte do calendário em Fortaleza."
GOIÁS
Dica da Quenia: "Gosto muito de festas religiosas. A Semana Santa em Pirenópolis foi uma das festas mais bonitas de que já participei."
MINAS GERAIS
Dica da Meilin: "Agosto é o mês do Festival Gastronômico de Tiradentes. Vale cada quilômetro e cada mordida. A cidade parece um cenário de filme de época. Os chefs são estrelados, mas tem eventos populares nas praças também."
Dica da Lillian: "Outro evento interessante é o Festival de Fotografia de Tiradentes, evento que reúne muitas exposições de fotos e palestras de fotógrafos famosos. Já fui duas vezes e adorei. Fotografia e Tiradentes formam uma combinação perfeita."
Dica da Joana: "Todo ano vou pro Festival de Cinema de Tiradentes, que acontece em praça pública, em janeiro. Já participei da Semana Santa em muitas cidades, mas as cidades históricas de Minas são imbatíveis. A melhor é a festa de São João del Rei, onde o Festival de Inverno também vale a pena. Em Congonhas tem o Festival da Quitanda, com muita música de viola."
RIO DE JANEIRO
Dica da Meilin: "No feriado de Corpus Christi rola o festival Jazz & Blues em Rio das Ostras. Só músicos bacanas, misturando gringos e nativos. Em julho tem o Festival Vale do Café, com uma pegada mais clássica e instrumental, com apresentações bacanérrimas nas fazendas de Vassouras, Valença e arredores. Paraty é hors concours, tem festivais de gastronomia, música, cinema, literatura..."
RIO GRANDE DO SUL
Dica do Dionísio: "Semana Farroupilha, em Porto Alegre. Um mega acampamento com tudo que é da tradição gaúcha, muita comida, música, trova, conversa gaudéria etc."
Dica do Othello: "A Feira Nacional do Doce, Fenadoce, é um bom motivo para conhecer Pelotas, a terra das charqueadas."
SANTA CATARINA
Dica do Marcio Antonio: "Morando em Curitiba e casado com uma blumenauense, é impossível perder a Oktoberfest. Mas recentemente também faço questão de não perder o Festival Nacional da Cerveja, que sempre ocorre em março, também em Blumenau."
SÃO PAULO
Dica do Eduardo: "Recomendo o Festival do Japão que acontece anualmente em São Paulo, no mês de julho. Os últimos foram no Expocenter Imigrantes, com fácil acesso de metrô e ônibus que chegam ao Terminal Jabaquara. O festival apresenta a arte, música, comércio e culinária de todas as províncias japonesas."
Dica da Quenia: "O Festival de Marchinhas de São Luiz do Paraitinga é muito divertido e acontece antes do carnaval."
SERGIPE
PARÁ
Dica do Luiz Carlos: "A Festa do Sairé em Alter do Chão. Combina o religioso, com ladainhas em latim, o profano, com a disputa entre as agremiações do Tucuxi e o Boto Rosa, em um espetáculo impressionante de beleza e alegria espontânea do povo. Como a festa é em setembro, época da vazante dos rios amazônicos, dá para aproveitar a inusitada praia da Ilha do Amor e as águas azul-calcinha do Rio Tapajós."
PARANÁ
Dica da Joana: "O Festival de Teatro em Curitiba, em abril, é outro evento que não perco quando posso."
Bélgica
BOOM
Dica do Ian: "O Tomorrowland, na Bélgica, é conhecido como um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo e é realizado na cidade de Boom, entre Bruxelas e Antuérpia."
Canadá
MONTREAL
Dica da Jô: "Já fui ao FrancoFolies de Montréal e é bem interessante. Shows ao ar livre e somente com bandas francófonas numa espécie de 'ressaca' do Festival de Jazz tradicional do verão canadense."
Dica da Lillian: "Eu já fui no Just For Laughs em Montreal e achei super legal. Normalmente ele acontece em julho."
OTTAWA
Dica da Mirella: "O Festival das Tulipas em Ottawa é uma graça, mas é no Canada Day que a cidade se anima de verdade."
Chile
SANTIAGO
Dica da Carla: "As Fiestas Patrias, que acontecem em setembro no aniversário de Santiago do Chile, duram uma semana inteira e tudo vira festa, com bebidas e comidas típicas, apresentações da cultura deles e todo mundo 'borracho' com o famoso drink 'el terremoto'. Mesmo com grande parte do comércio da cidade fechado, pois todos querem se jogar nas festas -- ou 'fondas', como eles chamam -- eu amei e recomendo!"
Croácia
DUBROVNIK
Dica da Lili: "Festival de Verão de Dubrovnik! Muito legal. Assisti árias de óperas dentro das muralhas, ao ar livre, lindo."
Espanha
BARCELONA
Dica do Jimmy: "Em setembro estava acontecendo o festival La Mercè, com apresentações culturais, principalmente em relação à música... a cidade estava fervendo de tanta agitação. Foi muito bacana. No encerramento da festa pudemos contemplar um show pirotécnico/musical na maravilhosa Fonte Mágica de Montjuïc."
SEVILHA
Dica da Eva: "A Feria em Sevilha é imperdível!"
ZARAGOZA
Dica do Tony Gálvez: a Semana Santa em Zaragoza é peculiar e não foi descoberta ainda por não-espanhóis; é um dos melhores lugar para passar a Páscoa na Espanha.
Estados Unidos
CHICAGO
Dica da Guta: "O Lollapalooza de Chicago é disputadíssimo e todo ano traz as maiores bandas do mundo, em geral durante 3 dias de festa."
MIAMI
Dica da Juliana: "Todo mês de março, na época do spring break, acontece na cidade de Miami o festival de música eletrônica Ultra. Na mesma semana acontece o WMC (Winter Music Conference) DJs, VJs e pessoas da área se encontram para palestras e muitas festas."
NEW ORLEANS
Dica da Guta: "Fui num festival de música bem legal na cidade, durante o Halloween, chamado Voodoo Experience. É um dos maiores e mais legais dos EUA."
NOVA YORK
Dica da Marcie: "No site SocialEyesNYC você pode sempre saber quais as feirinhas que rolam na Big Apple."
Dica da Mirella: "Em Nova York já fui na festa de San Gennaro e no desfile de Halloween. Adorei."
Dica da Guta: "A Medieval Fest acontece entre setembro e outubro no parque Fort Tryon, onde fica o lindo museu Cloister. É super bem organizado e tem comidas típicas, luta de cavaleiros, bandas, teatro, mercado com produtos tipicos e entrada gratuita no museu."
Dica da Maria das Graças: "Estive no Ninth Avenue International Food Festival em Nova York, que acontece em maio. A 9ª avenida toda em festa com muitas barracas de comida e muita música. Foi ótimo."
- Smorgasburg, feirinha gastronômica no Brooklyn
- Churrasco à americana na Big Apple Barbecue Block Party
França
PARIS
Dica do Luciano: "Em Paris demos de cara, sem querer, com o Vendanges de Montmartre -- fantástico. Muitas banquinhas excelentes de comida e vinho.
Dica da Celina: "Em Paris, as feiras de Natal do Arc de la Défense ou de Champs Elysées valem uma visita, pois além das comidas típicas tem barracas de diversas regiões da França, com queijos e vinhos, torrones e um sem número de coisas para vender."
SAINT-RÉMY DE PROVENCE
Dica da Maria das Graças: "Em um mês de setembro estávamos na Provence, e durante os 9 dias que ficamos em Saint-Rémy de Provence acontecia a Fêtes Votives. Festa anual animada com atrações durante todo o dia e que nos deu a oportunidade de conviver com a população local nas praças e nas arenas, ouvindo música e bebendo o famoso pastis."
Holanda
AMSTERDÃ
Dica do Riq: a Parada Gay do Orgulho Gay de Amsterdã é a mais divertida do planeta: o cortejo é de barco, pelos canais. O povo -- uma maioria de simpatizantes, como nas paradas brasileiras -- acompanha nas muretas, nas pontes e nas janelas. Em 2015, acontecerá em 2 de agosto. A cidade fica quase tão animada quanto no Dia do Rei (que é o "carnaval" de Amsterdã, comemorado no aniversário do rei, dia 27 de abril).
Itália
AOSTA
Dica do Othello: "A Fiera di Saint'Orso, em janeiro, é uma feira milenar de artesanato e comidas típicas, com especial atenção para a polenta, vinhos da região e salames."
AREZZO
Dica da Claudia: "Tem uma feira de antigüidades em Arezzo, na Toscana, que ocupa a cidade inteira. Acontece no primeiro sábado e domingo do mês. Para os fãs de feira ou de antigüidade, é um prato cheio!"
VENEZA
Dica da Joana: "Já pulei carnaval em Veneza. Muita fantasia e festa. Não como as nossas, mas bem legal."
Portugal
LISBOA
Dica da Ana: "Na noite de Santo Antônio (12 para 13 de junho) acontece um desfile na Av. Marquês de Pombal remotamente parecido com o nosso carnaval. Vários 'blocos' representando os bairros de Lisboa desfilam com fantasias e no dia seguinte escolhem um vencedor. O povo vai assistir na rua, de graça, mas também passa na TV e dura a noite inteira. E durante todo o mês de junho há programação cultural em outros pontos da cidade como shows e festas no Castelo de São Jorge."
Dica do Philipp: "Santo Antônio, padroeiro de Lisboa, é muito bacana tanto no Elevador da Bica quanto em Alfama. Recomendo também o carnaval dos caretos em vários vilarejos em Portugal. Fomos ver em alguns vilarejos e foi bastante divertido."
Suazilândia
MBABANE
Dica da Renata: "O festival que vai ficar para sempre no meu coração é o Bushfire, no micro reino da Suazilândia. É incrível, sempre cheio de bandas e artistas legais (a maioria super conhecida na África) e o lugar é simplesmente mágico!"
Tailândia
KOH PHANGAN
Dica do Ian: "A Full Moon Party acontece a cada dia de lua cheia. Festa muito louca e a maior acontece no Ano Novo."
21 comentários