Tutorial de formatação de posts do Viaje na Viagem

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Park City

Sempre tem uma foto no alto

Olá, pessoal da Bóia!

Esse é um tutorial de formatação de posts para a gente ter na manga quando surgirem dúvidas sobre como organizar um texto.

Um post simples

pantanal-odila1

Legenda da foto em itálico

Quando relatamos um passeio, resenhamos um hotel, damos alguma notícia, em geral o formato que usamos é o de um post simples. Como este daqui.

O post simples tem subtítulos em azul, criando seções para dar dinâmica ao texto, e fotos ilustrativas. Os títulos devem ser formatados usando a tag de título.

O subtítulo em azul usa maiúsculas e minúsculas (nunca TODO EM CAPS) e não leva ponto final.

A foto principal de cada seção vem abaixo do subtítulo em azul.

Passo do Lontra

A foto antecipa o assunto

As demais fotos sempre antecipam o assunto que vier adiante. Numa resenha de hotel, por exemplo, a foto do quarto entra antes do parágrafo em que o quarto for descrito.

A legenda das fotos vem em itálico e centralizada embaixo da imagem.

Um post complexo

Posts que destrinchem bairros, expliquem câmbio, sugiram diversos tipos de atrações ou comparem passes precisam de mais recursos para deixar a informação mais clara e organizada. Então, em posts mais complexos, dentro das seções podem ser usados boxes, tópicos ou criadas subcategorias.

Criando uma subcategoria

Fazenda São João

Foto principal da subcategoria

Num post onde o assunto seja um comparativo de 3 lugares para fazer ecoturismo no Brasil, as seções seriam os destinos -- por exemplo, Pantanal, Foz do Iguaçu e Jalapão. Dentro de cada seção/destino, seria útil criar subcategorias como "Passeios", "Hotéis", "Restaurantes", "Como chegar", etc.

O título da subcategoria deve ser aplicado em negrito, com maiúsculas e minúsculas, sem ponto. Não é preciso usar tag de título. Caso a subcategoria tenha uma imagem principal, ela deve vir depois do subtítulo. Este post é um bom exemplo.

Usando tópicos

Podemos usar tópicos para organizar informações curtas e rápidas em um texto mais. Neste post, os tópicos foram usados para mostrar a cotação do dólar, que não precisava de destaque, exatamente, mas precisava estar fora do parágrafo para ficar mais clara.

Os tópicos devem ser deslocados para a direita e dispensam o uso de ponto final.

  • Tópico deslocado para a direita
  • Outro tópico deslocado também
  • Todos sem ponto final

Tópicos com box preto

Dados importantes ganham destaque quando organizados em boxes e tópicos. Boxes de texto têm sempre borda preta, mas a informação pode ser formatada de diferentes maneiras.

Neste post, o box preto tem título em negrito e uma lista de trajetos de trem listada em tópicos. O título fica mais bonito se aplicado dentro do box.

O título fica em negrito e à esquerda

  • Tópicos ficam à direita
  • Tópicos ficam à direita
  • Tópicos ficam à direita

Neste outro post, o box preto não tem título e é usado para fechar o texto.

  • Essa é uma boa forma de recapitular informações importantes;
  • E também para dar destaque à conclusão de um texto longo;
  • Sempre deslocando os tópicos para a direita.

Informações práticas de viagem, distâncias, formas de deslocamento, etc. também podem ser destacadas em boxes.

Viaje na Viagem. R. Internet, 24/7. Aberto de 2ª a domingo das 0h às 23h59. Entrada gratuita. Os comentários são moderados; apenas perguntas selecionadas são respondidas.

De vez em quando, quando o post for muuuito complexo, o box preto também pode ser usado como divisor de tópicos. Mas não se preocupem com isso. Quando for necessário, o Riq põe.

    BOX ONCE IN A BLUE MOON

Imagens

Forte Coimbra

600 x 300 px

As imagens que vão pra home têm sempre 600 x 300 px. Normalmente são essas mesmas fotos que abrem o post, mas isso não é 100% obrigatório.

As imagens usadas ao longo do texto têm sempre 600 px de largura e podem variar em altura, mas é bom ter 300 px como altura mínima.

Para usar fotos uma ao lado da outra juntamos as duas em uma mesma imagem. O "branquinho" entre as duas fotos é de 4 px. Funciona melhor fazer essa junção de imagens usando o formato de 600 x 300 px.

pantanal-banho-sao-joao-corumba9

Duas imagens de 298 x 300 px

Podem ser duas imagens de 298 px de largura por 300 px de altura e, entre elas, uma faixa branca de 4 px.

pantanal-banho-sao-joao-corumba5

398 x 300 px e 198 x 300 px

Ou então uma imagem de 398 px de largura, e outra de 198 px de largura. (A ordem também pode ser inversa, com a mais estreita à esquerda.)

Muhpan

198 x 300 px, 196 x 300 px e 198 x 300 px

Quando são três imagens, as duas das pontas ficam com 198 px de largura, e a do meio, com 196 px. Entre elas, duas faixas brancas de 4 px.

Boxes amarelos

Os boxes amarelos são usados apenas para links, não para textos. Podem ser aplicados no meio ou no final do post. São bons de usar para fazer com que o leitor ache com mais facilidade outras dicas sobre o assunto, e assim permaneça por mais tempo no site.

O box amarelo no meio do texto não leva título, e o texto do link é o título do post para onde o link leva. Aqui há exemplos.

O link entra no box amarelo acompanhado de um tópico e deslocado para a direita.

O box amarelo complementa a informação dada. Por isso, se o assunto em um parágrafo for chuvas nas praias do Nordeste, e quisermos indicar onde ler mais sobre o tema, o box vai vir embaixo, e não em cima.

Em alguns posts bem complexos, cheios de links ao longo do texto, vocês verão um "leia mais" em itálico dentro do box. Mas não se preocupem com isso. Quando for o caso, o Riq põe.

(Note que sempre que possível vamos tentar que os títulos caibam numa linha dentro dos boxes, nem que para isso seja preciso dar uma editadinha.)

Os boxes com links que fecham o texto devem, além disso, vir com o título "Leia mais:", usando a tag de título azul. Um exemplo aqui.

Quando o box amarelo estiver levando para um post em outro blog ou site, o nome do blog, do site ou do autor fica fora do link. Usamos isso nos Linkódromos, especialmente. Exemplo aqui.

Boxes azuis

Os boxes azuis são usados exclusivamente para e-commerce. Eles podem entrar no meio do texto, ou depois do box amarelo de "Leia mais", no fim do post, também com bullet e texto deslocado para a direita. Esse é um exemplo.

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar