Uruguai: o desconto de 18,5% de IVA no cartão de crédito em restaurantes está mantido para 2017

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

El Palenque, Montevidéu

Este post está desatualizado. Para informações atualizadas, leia o post do box amarelo.

Leia:

25 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Karen
KarenPermalink

Dedos cruzados, vamos para lá no final do mês!

Estou com dificuldades para identificar os posts mais recentes, eles vão para a coluna "últimas notícias" ou estão nas fotos que mudam acima? O feed do meu blog aparentemente apresenta a primeira opção...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Karen, as áreas com os posts mais recentes são o slide show e a coluna Jornal da Bóia. Se você quer ver os 10 últimos posts publicados, clique em "Blog" no menu do alto. Recomendo que você assine a newsletter (é só inserir seu email no campo à direita), assim você não perde nenhuma nova publicação.

rosana
rosanaPermalink

Olá, não estou conseguindo localizar os comentários sobre o Uruguai. Antes a cada link sobre a localidade que pesquisávamos haviam os comentários abaixo. Como posso localizá-los?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosana! Você se refere aos comentários de qual post? Neste aqui você pode ler opiniões de leitores e comentar: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-montevideu/

Mateus
MateusPermalink

Olá! Você sabe informar se desconto do IVA, para uso no cartão de crédito é válido também no Free-Shop e/ou lojas do aeroporto de Carrasco?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mateus! O reembolso do IVA não vale para compras em lojas.

Rosane
RosanePermalink

O Viaje na Viagem tem sido essencial em todas as minhas viagens. Suas dicas já me fizeram alterar roteiros e conhecer lugares que eu nem imaginava existir.
Agora, estou buscando um roteiro de carro pelo Uruguai que inclua a região dos vinhos. Tenho 10 dias e pretendo dividi-los entre Montevidéu, Punta del Este e Colônia de Sacramento. Vocês tem algum post sobre isso?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosane! Há uma região vinícola vizinha a Montevidéu, no município de Canelones, e outra perto de Colonia, em Carmelo. No Linkódromo do guia de Montevidéu há posts sobre visitas a vinícolas em outros blogs.

https://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/linkodromo-montevideu

Rosane
RosanePermalink

Olá, Bóia. Esse link diz que não está mais disponível. Tem algum outro? Além disso, tem algum específico ou vocês podem me sugerir um roteiro saindo e retornando para Montevidéu, de carro? É melhor ir primeiro à Colônia ou a Punta? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosane!

Este é o link correto:
https://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/linkodromo-montevideu

Por favor, vá à zona do guia. Leia "o que fazer" também. clique no post da primeira viagem a Montevidéu, que cobre tudo o que temos do Uruguai. Este post aqui é sobre IVA. Não responderemos nada além desse assunto.

Juliana Fernandes
Juliana FernandesPermalink

O desconto do IVA é válido apenas para os pagamentos em cartão de crédito internacional e somente para restaurantes (incluindo o vinho?)?
E se eu comprar alimentos/vinhos em lojas, também há o desconto?
Tenho que executar alguma ação para o desconto ou é automático no cartão?
Abraços e obrigada, passarei o reveillon no Uruguai, depois volto e conto tudo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! O desconto do IVA funciona apenas para serviços turísticos como restaurantes, bares e passeios. Mercados não tem o desconto. O valor do desconto vem estornado na sua fatura do cartão de crédito. É automático.

Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2014/01/uruguai-devolucao-iof

Ricardo Alba
Ricardo AlbaPermalink

Olá, estou aqui em Montevideo e ao que me parece alguns estabelecimentos não estão nem ai para essa lei, no meu cartão de uns 8 estabelecimentos 2 voltaram IVA via estorno do cartão, 1 direto na fatura de cobrança e os outros 5 ate agora nada, preço cheio, vou esperar pra ver se vem o estorno ate fechar a fatura do cartão, pelo que vi eles tem 2 planos na hora de emitir a nota um é salon e outro salon ley 17934 não sei qual a diferença, quando perguntei sobre a isenção de IVA num restaurante falaram que tinha que ir no Tax Free pra pedir estorno

Mariana Helbling
Mariana HelblingPermalink

Bom dia! Estou indo para Montevidéu amanhã e perguntei no hotel onde vou ficar que me informaram que alguns restaurantes ainda mantem a devolução do AVA.

Alessandra Andrade
Alessandra AndradePermalink

Acabamos de chegar do Uruguai e sim o desconto ainda está vigorando!
Para os cartões Visa o desconto é dado na hora em que o cartão é passado; para os cartões Mastercard, o desconto virá na próxima fatura - assim fomos informados.
No grupo que estávamos passamos por ambas situações.

Cláudio Brandão
Cláudio BrandãoPermalink

http://www.uruguaybelohorizonte.org.br/index.php/beneficios Eis o link onde fala que o benfício foi prorrogado até 31/07/2015. Estou indo pra lá agora em outubro. Grande abraço e ótimas dicas

Thatiana
ThatianaPermalink

Ajudou demais!!! Muito obrigada! smile

Sandra diniz
Sandra dinizPermalink

Olá,adoro vcs, semmmmpppprrree tem me ajudado. Vou para o Uruguai 19/10 e gostaria de saber se este desconto do IVA é válido para pagamento da conta do hotel, obrigadao bj

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! No Uruguai não está sendo cobrado o IVA de estrangeiros em hotéis, não importa a forma de pagamento. Para isso é preciso se identificar com passaporte ou carteira de identidade.

Bia Mignolo
Bia MignoloPermalink

Bom dia!
Acabei de voltar do Uruguai, passamos 05 dias em Montevidéu e 05 dias em Colonia. Esse desconto é válido sim no pagamento em cartão, mas a maioria dos restaurantes não aceitaram pagamento em cartão, só em dinheiro mesmo (pesos, dólar ou real)

Isis
IsisPermalink

Primeiramente, parabéns pelo site! Muito bom! Comecei a pesquisar um pouco em cima da hora o que fazer na minha viagem para o Uruguai e Buenos Aires e seu blog reúne infos muiito úteis.

To com algumas dúvidas sobre esse IVA:

1. No site deles - http://www.turismo.gub.uy/index.php/es/beneficios-al-turista - informa que esta válido até semana que vem , mas A TAXA É DE 10,5% e não de 18,5% ... confere?

2. Outra coisa que tem no site deles é :
"A partir del 1° de agosto del 2014, el gobierno uruguayo decretó la rebaja de 4 puntos de IVA, en todas las compras con tarjeta de débito y de 2 puntos del IVA, con las compras realizadas con tarjeta de crédito. Este descuento, no es acumulable con los beneficios detallados anteriormente."
Alguém saberia dizer o que siginifa os "pontos"? Seria porcentagem? Eu não entendo muito bem o espanhol..

3. E a última eh a respeito do Regime Tax free.
Alguém conhece algum lugar onde tenha o passo-a-passo de como fazer o formulario e onde levar?

Obrigada!

Ana Lucia Addor
Ana Lucia AddorPermalink

Olá ontem fui almoçar no Uruguai Brasil paguei com Visa Banco do Brasil ganhei desconto na hora. De noite no La Pasiva paguei com o Master Santander e não obtive desconto.

Saadia
SaadiaPermalink

A medida continua válida, ontem (21/11), fui ao Bar Lobo e houve o desconto na conta.

Ana Luiza Santos Cerqueira

Europa da minha vida, por sua causa minha mãe não

Daniela e Thomas
Daniela e ThomasPermalink

Olá, estamos no Uruguai e, a respeito do IVA, ele continua vigorando, mas é sempre bom perguntar o que vale o omque não vale.
Em Punta del Este, todos os restaurantes que fui aceitaram o cartão de crédito com 18,5% de desconto. No Visa o desconto sai na hora, o garçom digita o valor cheio da conta e a própria maquina do cartão já calcula o desconto. Fui informada que no MasterCard e Amex o valor com desconto só sai na fatura.
Quem tem Cartão do Santander tem muito desconto, ainda mais se for o tipo "black". Tem alguns restaurantes que tb dão desconto no crédito do Itau.
Aqui em Montevideo ainda não fui a restaurantes, mas fui a umas lojas do shopping Punta Carretas. Na loja Daniel Cassin ganhei 10% de desconto pagando com cartão de crédito Visa e mais o desconto do IVA de 14% e pouco (não sei qual a conta maluca que se fez, mas já saí com o papel preenchido do "global blue refund"). A atendente nos disse para apresentar com o passaporte na alfândega do aeroporto.
Na Zara não tive qualquer tipo de desconto. A atendente nos disse que teríamos 2% de desconto se pagássemos com cartão de crédito! mas como o IOF é de 6.38% achei melhor pagar com pesos em dinheiro.
Assim que tiver mais novidades eu vou postando.
Abraços a todos!!