Dossiê Neve 2015: Canadá e Estados Unidos

Natalie Soares
por Natalie Soares

Pronto para o inverno no Hemisfério Norte? Como no ano passado, reunimos informações sobre as principais estações de esqui dos Estados Unidos e Canadá, como as novidades da temporada, as datas de abertura das pistas e ótimos posts em outros blogs que complementam o conteúdo. É só escolher a estação que mais lhe agrada e começar a preparar a mala.

CANADÁ

BANFF / LAKE LOUISE

Esqui em Banff e Aurora Boreal

foto: Banff Lake Louise Tourism / Paul Zizka Photography

Site oficial | Página no Facebook

O complexo de esqui em Banff, composto pelas estações Lake Louise Ski Resort, Sunshine Village e Mount Norquay, fica dentro do parque nacional, bem no coração das montanhas rochosas canadenses. São mais de 32 km quadrados de área esquiável, duas gôndolas e 26 lifts / teleféricos, tudo interligado por um único passe de esqui para as três estações.

Atividades e novidades da temporada em Banff/Lake Louise: dogsledding (trenós puxados por cachorros), caminhadas com raquetes, tubing (tobogã com boias), pesca em rios/lagos congelados, moto de neve, trekking no gelo, charretes de neve, snowboard, esqui e heli-skiing (aqueles aventureiros que pulam dos helicópteros direto na pista de esqui), ice walking tours, e patinação no gelo. Cerca de 130 bares e restaurantes ficam nos arredores das estações para quem gosta de curtir um bom après ski, aquele happy hour perto das montanhas.

Também é possível aproveitar algumas estâncias termais, conhecer vilarejos históricos e curtir festivais de arte, cultura e esporte que acontecem ao longo do inverno.

Temporada 2015 em Banff/Lake Louise: A região também é conhecida por ter uma das temporadas de neve mais longas da América do Norte, começando em meados de novembro e seguindo até maio.

Onde ficar em Banff/Lake Louise: vejas hotéis em Banff no Booking.

Banff/Lake Louise é ideal para: você que curte parques nacionais e programas em família.

#Linkódromo:

WHISTLER

esquiando em whistler canada

foto: Tourism Whistler / divulgação

Site oficial | Página no Facebook

Whistler já sediou algumas olimpíadas de inverno e não foi à toa. A infra-estrutura e a qualidade da neve são impecáveis e ainda existem inúmeras opções de hospedagem, restaurantes, lazer e entretenimento.

Além disso, Whistler Blackcomb ganhou recentemente o título de melhor resort de esqui da América do Norte segundo os leitores da revista especializada “SKI Magazine”. Para dicas extras sobre como planejar a sua viagem a Whistler, veja a página especial com informações interativas em Whistler Insider.

Atividades em Whistler: esqui, snowboard, heli-skiing, tirolesa de inverno, trenós de cachorros, tubing (boias), caminhadas com raquetes, moto de neve, passeios de charretes de neve, patinação no gelo, escalada no gelo, bungee jumping, treetop adventures (um tipo de arvorismo na floresta nevada), tour de snowcat (aquele caminhão que acerta a neve), tour olímpico com bobsled, passeio de helicóptero com sobrevoos até as geleiras da região e a visita à cachoeira Brandywine.

Novidades da temporada: inauguração de novas cabines na gôndola de Whistler Blackcomb, o que vai garantir mais agilidade nas filas; abertura de novas opções de restaurantes: lanchonete com hamburgueres mais saudáveis, gastropubs e restaurante mexicano; nova metodologia de ensino para os principiantes que querem aprender mais sobre como esquiar; instalação da cobertura no Magic Carpet na área dedicada aos adultos e crianças iniciantes para proporcionar mais conforto e acesso fácil ao lift mais próximo.

Temporada 2015 em Whistler: Final de novembro até o começo de maio.

Onde ficar em Whistler: vejas hotéis em Whistler no Booking.

Whistler é ideal para: você que procura uma ótima infraestrutura e diversas opções de lazer.

#Linkódromo:

MONT TREMBLANT

mont tremblant

Foto: Mont Tremblant

Site oficial | Página no Facebook

Menos conhecida que Whistler e Banff, Mont-Tremblant fica entre Montreal e Ottawa e pode render um belo roteiro de férias na neve.

A estação possui certa de 95 pistas sendo que uma grande extensão é reservada para iniciantes, um ótimo sinal para quem não está habituado com a prática de esportes de inverno.

Atividades em Mont Tremblant: esqui e snowboard, patinação no gelo, dogsledding, tubing, escalada no gelo, caminhadas em raquetes, moto de neve, pesca no gelo, charrete de neve, paintball, passeio de buggy, passeio de helicóptero, tirolesa e Kids Club.

A novidade desta temporada, por enquanto, foi o anúncio feito pela Air Canada: de Dezembro a Março de 2015 a companhia vai operar quatro vezes na semana um voo direto saindo de Toronto até o Mont Tremblant. A estação também foi premiada recentemente pela revista SKI como a estação com a melhor "cozinha de montanha", ou seja, nada de junk food entre uma pista de esqui e outra.

Temporada 2015 em Mont Tremblant: de novembro até o final de abril.

Hospedagem: veja hotéis no Mont-Tremblant no Booking.

Mont Tremblant ideal para: você que procura por uma estação mais tranquila e boas pistas para iniciantes.

#Linkódromo:

Leia mais no Viaje na Viagem:

ESTADOS UNIDOS

ASPEN / SNOWMASS

esqui aspen

Foto: Aspen / Snowmass - Tomas Zuccareno

Site oficial | Página no Facebook

O tradicional complexo de esqui no Colorado formado por Aspen/Snowmass promete trazer várias novidades para a temporada de 2015, principalmente para quem viaja com crianças. Nos últimos seis anos, muito foi investido na região para lançar novas áreas de esqui, o restaurante Elk Camp em Snowmass, quatro teleféricos de cadeira de alta velocidade, o Treehouse - um centro de recreação infantil em Snowmass - e também para melhorar as condições das montanhas em Snowmass e Buttermilk. Mas as novidades não param por aí. Para esta temporada, o complexo vai inaugurar o “The Hideout”, um novo centro para crianças na base da montanha Buttermilk e um snow tubing em Snowmass.

Snowmass também incorporou para seu terreno a Burnt Mountain, aumentando consideravelmente sua área esquiável e se tornando uma das maiores áreas de esqui no Colorado.

Se o objetivo é relaxar ainda mais, no restaurante Sundeck em Aspen Mountain é possível fazer aulas de yoga grátis no topo da montanha. Confira os horários ao chegar à base da estação.

Para alternar as atividades nas montanhas e fora delas, em agosto deste ano foi inaugurado, no centro de Aspen, o Aspen Art Museum projetado pelo famoso arquiteto Shigeru Ban.

Não se esqueça: o complexo de Aspen é formado por quatro diferentes montanhas - Aspen Mountain, Aspen Highlands, Buttermilk e Snowmass - administradas pelo mesmo grupo - e, por isso, os tickets dos lifts e passes de esqui são integrados, permitindo que você esquie em qualquer uma delas sem custo adicional.

Atividades em Aspen: esqui e snow, passeios de snowcat seguido por jantar no restaurante na montanha, caminhada com raquete, tubing, área de recreação para as crianças e yoga na montanha. A região também tem mais de 100 bares e restaurantes entre as vilas e as montanhas, garantindo noites agitadas.

A programação de eventos e festivais musicais sempre traz novidades para as estações. Os X Games Aspen - famoso evento que reúne os fãs de esportes radicais - já têm suas datas confirmadas: acontecem de 22 a 25 de janeiro de 2015.

Temporada 2015 em Aspen: a previsão de funcionamento das estações segue este calendário: os lifts começam a operar dia 27 de novembro, quando Aspen Mountain e Snowmass abrem para a temporada. As montanhas Aspen Highlands e Buttermilk devem lançar suas temporadas entre os dias 13 e 14 de dezembro.

Para o encerramento, Buttermilk deve terminar suas atividades dia 05 de abril, Aspen Highlands dia 12 de abril, Aspen Mountain e Snowmass em 19 de abril.

Onde ficar em Aspen: veja os hotéis em Aspen no Booking.

Aspen é ideal para: você que gosta de agito e badalação.

#Linkódromo:

PARK CITY

vail esqui

Foto: Vails Resorts - Andrew Taylor

Site oficialPágina no Facebook

Park City, em Utah, também é um grande ponto de encontro dos amantes da neve. A região conta com três resorts de esqui: Canyons Resort, Park City Mountain Resort e Deer Valley Resort. Recentemente foi confirmada a venda de Canyons Resort e Park City Mountain para o grupo Vail Resorts. Acredita-se que as grandes novidades dessa mudança já serão sentidas na temporada de 2016. Segundo entrevista publicada pela Ski Magazine, um dos objetivos do grupo é investir em inovação dos meios de elevação, na fabricação de neve artificial, nas melhorias das condições das pistas, das vilas, dos restaurantes e dos meios de hospedagem.

Atividades e novidades da temporada em Park City: esqui e snowboard, moto de neve, caminhada com raquetes, charretes de neve, patinação no gelo, tubing, Bobsled & Skeleton Rides (dentro do Olympic Park), tirolesa e passeio de balão.

Temporada 2014 em Park City: Park City Mountain Resort inaugura sua temporada dia 22 de novembro e Canyons dia 08 de novembro. Se as condições foram favoráveis, o término deve ser apenas dia 12 de abril.

Onde ficar em Park City: veja os hotéis em Park City no Booking.

Park City é ideal para: você que procura uma grande diversidade de pistas e um clima mais tranquilo.

#Linkódromo:

VAIL

esqui em vail

Site oficial | Página no Facebook

Vail tem uma das melhores estruturas para quem procura por um destino que combine muita neve, excelentes hotéis, ótima área de esqui para iniciantes, um après ski animado e atividades que envolvam a família toda.

Fazem parte do grupo Vail Resorts nove diferentes estações de esqui nos Estados Unidos: Vail, Beaver Creek, Breckenridge e Keystone, no Colorado; Heavenly, Northstar e Kirkwood, em Lake Tahoe, na região entre Califórnia e Nevada; Canyons e Park City, em Park City, Utah.

Para entender a diferença entre cada uma das estações, o site oficial publicou uma página bem didática indicando o perfil, as atividades e diferenciais oferecidos por cada uma delas. Assim ficou mais fácil escolher qual estação visitar wink

Atividades e novidades da temporada em Vail: esqui, ski biking, moto de neve, caminhadas com raquete, tubing, bungee trampoline e passeio de snowcat seguido pelo jantar num restaurante no alto da montanha. Atividades off-pista: spas, lojas, restaurantes e até um outlet que fica cerca de 30 minutos de carro do centro da cidade. Você ainda pode passar o dia esquiando nas estações próximas à Vail: Beaver Creek, Breckenridge e Keystone.

Temporada 2015: Vail Mountain vai iniciar sua temporada dia 21 novembro, Beaver Creek dia 16 de novembro, Keystone dia 31 de outubro e Breckenridge dia 07 de novembro. As primeiras semanas de abril devem sinalizar o final da temporada de 2015.

Onde ficar em Vail: veja hotéis em Vail no Booking.

Vail é ideal para: você que quer excelência em infra-estrutura e serviços.

Leia mais no Viaje na Viagem:

LAKE TAHOE

lake tahoe esqui

Foto: Gustavo Belli

Site oficial | Página no Facebook

Lake Tahoe North e South

Lake Tahoe é um grande e belo lago que divide os estados da Califórnia e de Nevada. No inverno, a paisagem verde dá espaço ao diferentes tons de branco. O complexo de esqui da região de Lake Tahoe é formado por diferentes montanhas e sete diferentes estações de esqui. São elas: Heavenly, Kirkwood, Northstar, Sierra, Squaw Valley, Mt. Rose, Alpine Meadows e Kirkwood.

Para entender um pouco mais da geografia desta região, acesse o mapa interativo do site Ski Lake Tahoe ou baixe o manual divulgado pelo próprio órgão de promoção que explica as diferenças entre uma estação e outra.

Atividades e novidades da temporada em Lake Tahoe: além do esqui e do snow, você ainda pode aproveitar outras atividades na neve como caminhada com raquetes, moto de neve, passeio de charrete de neve, patinação no gelo e, se você estiver hospedado na parte sul e dependendo das condições climáticas, também é possível programar um passeio de barco pelo grande lago.

Temporada 2015: Heavenly e Northstar começam dia 21 de novembro, Squaw Valley dia 26 de novembro, Alpine Meadows 12 de dezembro e Mt. Rose 13 de dezembro. A temporada deve seguir até o começo de abril.

Onde ficar em Lake Tahoe: veja hotéis na região de Lake Tahoe no Booking.

Como chegar a Lake Tahoe: O aeroporto mais próximo é o de Reno, que está a cerca de 100 km da região (e não leva o nome de "Reno/Tahoe" à toa).

Lake Tahoe é ideal para: você que quer integrar dias na neve com uma cidade bacana como São Francisco.

Leia mais no Viaje na Viagem:

#Linkódromo:

BEAR MOUNTAIN

Site oficial | Página no Facebook

Cerca de 160 km separam Los Angeles de Bear Mountain. Não é lá uma super-estação de esqui, mas satisfaz quem quer ter uma experiência de neve durante uma viagem pelo sul da Califórnia.

Os tickets estão à venda no site da própria estação e podem ser usados também no complexo Snow Summit, estação ao sul da Califórnia e parceira de Bear Mountain.

Viajando de carro por conta própria, verifique as condições da estrada que dá acesso à montanha antes de seguir viagem. Fortes nevascas podem tornar esse trecho da viagem mais longo e perigoso.

Atividades disponíveis:  esqui, snow e Riglet Park - escolinha para as crianças.

Temporada 2015: Possivelmente após o Thanksgiving - dia 27 de novembro - até começo de abril.

Onde ficar em Bear Mountain: veja hotéis na região de Bear Mountain no Booking

Bear Mountain é ideal para: você que procura neve perto de Los Angeles.

LEE CANYON / LAS VEGAS SKI RESORT

estação de esqui em las vegas

Fotos: LVSSR / divulgação

Site oficial | Página no Facebook

A menos de uma hora de Las Vegas (são 80 km de distância) está a estação mais próxima da famosa Strip. No inverno, este é mais um passeio a considerar.

A estação tem um forte plano de expansão para seus próximos dez anos, prometendo aumentar o número de meios de elevação e pistas de esqui. Nesta temporada será inaugurada a área dedicada ao tubing, uma das brincadeiras mais divertidas na neve.

Las Vegas Ski & Snowboard Resort também promete oferecer aulas gratuitas para quem quer aprender a esquiar com instrutores certificados ainda nesta temporada.

Atividades disponíveis: O Las Vegas Ski Resort tem uma estrutura pequena e poucas pistas para iniciantes, mas oferece aulas para adultos e crianças que querem aprender a esquiar e se divertir na neve. Os tickets estão disponíveis no site da estação.

Temporada 2014: a abertura está marcada para dia 28 de novembro e o encerramento para 5 de abril.

Onde ficar em Lee Canyon: veja hotéis na região de Las Vegas no Booking.

Lee Canyon / Las Vegas Ski Resort é ideal para: você que vai passar uns dias em Las Vegas e quer visitar uma estação de esqui.

Leia mais no Viaje na Viagem:

21 comentários

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

É possível fazer um bate-volta a uma das estações acima a partir de Toronto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diógenes! A estação mais perto de Toronto é a Mont Tremblant e são 6 horas de carro de viagem pra chegar lá. Não vale a pena fazer um bate-volta.

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Obrigado, Bóia.

Edgard
EdgardPermalinkResponder

Parabéns, matérias sempre diretas e objetivas.
Então conhece essas estações próximas as NY?
Mountain Creek: 1:20 h de Manhattan.
Site: http://www.mountaincreek.com
Camelback Mountain Resort: 1:40h de Manhattan.
Site: http://www.skicamelback.com
Belleayre Mountain: 2:30 H de Manhattan.
Site: http://www.belleayre.com

Vander
VanderPermalinkResponder

Vi que existem essas estações perto de NY, mas nunca vi informações delas por aqui. Seria uma boa ter, afinal, juntaríamos duas atividades ótimas. Mas haja dinheiro, hehehe.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Hunter Mountain (www.huntermtn.com) está umas 2 horas de Manhatan, também é ótima. Pra quem tiver tempo e sai de Manhatan, recomendo Vermont. Stowe e Killington são espetaculares.

MARTA
MARTAPermalinkResponder

vander, fomos á Hunter Mointain fica ha 2 horas de NY, pegamos o onibus no Port Autority, foi excelente !Fomos em fevereiro.

Vander
VanderPermalinkResponder

Obrigado pela dica Marta! Bom ver que pessoas já se aventuraram entre NY e a neve! smile

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá,
alguem sabe se há pistas para iniciantes em Whistler? ou é melhor ir para lá com uma boa noção de ski? Pergunto porque fui para Zermatt para aprender a esquiar.. foi ótimo mas percebi que não aproveitei nem 10% do que poderia caso já dominasse as técnicas...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline!
Este site comenta:
http://www.ultimate-ski.com/ski-resorts/canada/british-columbia/whistler/beginners.aspx

Aline
AlinePermalinkResponder

Tks!!
Sou fã do VnV!! Sempre me ajuda MTO no planejamento de minhas viagens!!

Sandra Gibbens

Que maravilha!!! Aqui é sempre meu ponto de partida sempre que estou organizando uma viagem. Agora mesmo, estou na fase de planejamento para a temporada de esqui. Então, estarei voltando mais vezes com muuuuuitas perguntas. Por enquanto, estou na fase de decidir para qual das montanhas iremos. Whistler é a preferida do marido. Assim, sendo, todas as dicas serão bem vindas. Obrigada gente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! temos algumas dicas aqui - https://www.viajenaviagem.com/destino/whistler

Sandra Gibbens

Li todas!!! Obrigada!!!!

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Olá Bóia,

No perguntódromo tem uma pergunta sobre dividir a estadia entre Whistler e Banff, como se a Sandra (não sei se essa Sandra aqui) a tivesse feito. Mas o link não leva para a pergunta e sim para esta página (lá em cima). É um erro?

Sandra Gibbens

Oi Thiago, fui eu que perguntei sim. É que estou de viagem marcada para ir esquiar no Canadá agora em Fevereiro e estava querendo saber se valeria à pena dividir a estadia entre Whistler em BC e Banff. Também percebi a mesma coisa no link do perguntódromo e acabei voltando aqui (sorry Bóia).

Mas Voltei para dizer após algumas pesquisas, decidi que vou me dedicar só à Whistler nessa viagem, afinal ficarei lá apenas uma semana e ficaria muito corrido fazer as duas montanhas na mesma semana. Então irei para Whistler em Fevereiro e volto para fazer Banff em abril, assim posso curtir cada experiência por completo e sem correria. Estarei compartilhando os detalhes com todo mundo, na medida em que as coisas forem acontecendo.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Oi Sandra, acho que vc escolheu certo. A distância entre Banff e Whistler não é pequena e com apenas uma semana com certeza não valeria a pena.

Eu estive em Whistler em fevereiro/2013 e ADOREI! A cidade é linda e organizada e os passeios são ótimos. O que eu mais gostei foi o passeio de snowmobile e minha esposa adorou ir ao Scandinave Spa.

Boa viagem! smile

Sandra Gibbens

Verdade. Meu marido é apaixonado por Whistler, portanto essa viagem vai ser mais pra gente curtir a montanha e esquiar. Nós selecionamos aquele passe de combinação de lift e spa, para usufruirmos ao máximo do Scandinave Spa. O snowmobile também está na lista. Valeu pela dica. Vai ser gostoso ir à Banff no comecinho da primavera. Compramos nossas passgens por menos de $300 ida e volta pela Air Canadá saindo Maui para Vancouver, então acabamos marcando duas viagens logo. rs.

Luiza Jabour
Luiza JabourPermalinkResponder

Boa tarde pessoal,
Acabei de ver essa dica sobre a estação de esqui próxima a Las Vegas e achei super legal pois estou indo agora com meu namorado, e ele nunca viu neve!!!! Tenho algumas duvidas...a estrada pra chegar até a estação é perigosa? É preciso um carro 4x4? Vocês acham que um bate e volta seria possível? Ir bem cedinho e voltar no fim da tarde?
Parabéns pelo blog, está me ajudando bastante a organizar minha viagem!!!!
Fico no aguardo da resposta!
Obrigada,
Luiza Jabour

Larissa Almeida

Passamos o Natal em Big Bear Lake perto de Los Angeles. Foi demais!!!! Claro que peguei a dica por aqui. As crianças amaram brincar nas bóias de Big Bear Mountain Park. E pra completar o encanto nevou na noite de Natal e pudemos fazer um boneco de neve incrível na porta do nosso condomínio. Obrigada ao Viaje na Viagem por sempre inovar os nossos roteiros e deixa-los impecáveis! Larissa Almeida

Nathalia
NathaliaPermalinkResponder

Olá, perto de Toronto fui para Blue Mountain, não lembro quantas horas, mas ctz menos de 3h.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar