#Linkódromo | Viajando pelos Mercados de Natal na Europa

Natalie Soares
por Natalie Soares

Viajando pelos Mercados de Natal na Europa

Um programa tem atraído cada vez mais a atenção do brasileiro que viaja para a Europa nos últimos meses do ano: os Mercados de Natal que pipocam por inúmeras cidades e trazem um toque especial para essa época.

O calendário costuma variar de cidade para cidade, mas entre as últimas semanas de novembro até quase o final de dezembro praticamente todos estão abertos.

Para curtir ainda mais, não menospreze o inverno europeu: abrigar-se corretamente vai garantir mais tempo ao ar livre nessa época de temperaturas muito baixas, às vezes negativas. E nessas horas, meus caros, não tem bebida quente que dê conta do recado mrgreen

As feiras de Natal se espalham entre a França, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Polônia e são ótimas oportunidades para você vivenciar mais da cultura local, aproveitar os pratos típicos que são feitos apenas nessa época do ano e ainda conhecer o artesanato regional.

Aí vão relatos deliciosos que de experiências de blogueiros brasileiros em mercados de Natal de Berlim, Munique, Salzburg, Paris, Londres e Zurique.

(Se você já visitou um mercado natalino nesta ou em outras cidades, compartilhe com a gente, por favor!)

Siga aquele Papai Noel:

Alemanha

Mercados de Natal na Alemanha, no Bailandesa

Berlim

Feiras de natal alternativas, no Simplesmente Berlim

Feiras de natal em Berlim, no Simplesmente Berlim

Guloseimas nas feiras de natal, no Simplesmente Berlim

Alemanha gelada e iluminada: mercados em Berlim, no Viagem em Pauta

Munique

O Mercado de natal de Munique, no Dri Evrywhere

Áustria

Salzburg

O Mercado de Natal de Salzburg, no Dri Everywhere

França

Alsácia

Os mercados de Natal na Alsácia. no Pra Quem Quiser me Visitar

Strasbourg: La Capitale du Noël, no A Viagem Certa

O Mercado de Natal Strasbourg, no Conexão Paris

Paris

Mercado de Natal dos Champs-Elysées, no Conexão Paris

Um mercado de Natal pertinho da Torre Eiffel, no Direto de Paris

Inglaterra

Londres

Hyde Park Winter Wonderland em Londres, no Dri Everywhere

Southbank Christmas Market: à beira do Tâmisa, no Dri Everywhere

Natal e Ano Novo em Londres, no Mapa de Londres

Feiras natalinas no centro de Londres, no Catálogo de Viagens

Suíça

Zurique e Lucerna

Mercados e luzes de Natal em Zurique e Luzern, no Como Viaja

Leia mais:

12 comentários

carlos oliveira

Olá!!
Fui em vários mercados de Natal ano passado. Comentei sobre vários no tripadvisor, mas vai aqui tb.:

-Hyde Park (Londres): Fenomenal!! Muita comida boa. Muita luz. Top! Dá pra passar umas 5 horas lá, facilmente. Drieverywhere comenta muito bem.

-Bruxelas: Começa pertinho da GrandPlace e se extende até a Praça St. Katherine, onde o mercado ferve. Tem muita coisa linda pra comprar e pra ver. Se vc chegar lá sem luva, gorro ou cachecol, dá pra comprar com preço bem justo. Preço justo até pra brasileiro. Andar na roda gigante foi fantástico, pq vc vê a cidade de cima, bem como o mercado todo. Depois do de Londres, achei o mais legal. Muito melhor que os de Paris, que achei fracos, por isso nem vou comentar.

-Bruges: o mercado é bem pequeno. Acho até que enfeiou a praça principal. Mas depois que o mercado fecha e fica só a arvore de Natal e a pista de patinaçao no gelo iluminadas, fica lindo demais!!!

- Antuerpia: Muito bom! tem uma roda gigante tb.. Patinação no gelo, comida, cerveja, chocolate....tudo que tem na Bélgica. Valeu a pena visitar.

- Ghent: achei fraquinho, mas embelezou a cidade.

Resumo: Na Bélgica, as feiras de Natal são bem parecidas. Cerveja boa, comida boa, sabonetinhos pra vender, muita tranqueira linda de Natal, muita luz, rodas gigantes...Achei top! Todas elas (exceto em Bruges) dão um charme especial às cidades. E são ótimas oportunidades de conhecer um pouco da comida local. Recomendo muito!

João - DF
João - DFPermalinkResponder

Depois várias visitas ao continente europeu na primavera e verão resolvemos conhecê-lo no final do outono/inverno, fazendo um tour nos mercados de Natal. Optamos pelas cidades médias e pequenas da Alemanha e França. No primeiro escolhemos as cidades de Wurzburg, Colônia, Heidelberg e Freiburg. Na França escolhemos Strasbourg , Colmar e Paris. Experiência maravilhosa e gratificante.Valeu todo centavo de Euro investido. Na Alemanha os mercados são melhores e autênticos. Na minha opinião melhor do que na França. Chegamos a pegar -10C°, portanto se prepare. O frio é de matar mas vale muito a pena. Qualquer dúvida estou à disposição. Grande abraço a todos.

Deiatatu
DeiatatuPermalinkResponder

Em se tratando de Alemanha, eu particularmente prefiro as feiras de natal "românticas", q foi o nome dado as feiras q podem ser em algum castelo, palácio ou mosteiro. Fiz um post sobre o assunto : http://deiatatu.wordpress.com/category/alemanha/em-busca-da-perfeita-feira-de-natal/

Liliana
LilianaPermalinkResponder

Natie, obrigada pela indicação smile No blog também tem dicas da feira de Munique e Salzburgo. Amor eterno pelas feiras de Natal alemãs e austríacas!
http://catalogodeviagens.net/2012/02/12/feira-de-natal-munique/
http://catalogodeviagens.net/2012/02/20/feira-de-natal-salzburgo/

Grazielle D Carvalho

Olá! Muito útil o artigo dos mercados natalinos europeus! Parabéns!
Eu sou brasileira e vivo na Itália há 2 anos, aqui no Veneto mais precisamente em Cison di Valmarino ,também tem mercados de natal muito bonitos! Vale a pena conhecer! Sucesso pra vocês!
Abraços!

Grazielle
www.italiameuamor.com.br

Tony | passaporte BCN

Olá Natalie e demais editores do VnV. Apesar de que a maioria dos mercados de Natal estão concentrados no norte da Europa, indo para o sul também é possível encontrar alguma joia. Como a Fira de Santa Llucia em Barcelona, um mercado muito antigo e tradicional: http://www.passaportebcn.com/fira-de-santa-llucia-o-mercado-de-natal/ Nele dá para encontrar dois elementos muito típicos (e únicos) do Natal na Catalunha: os caganers e o Tió de Nadal. Abraço!

MARIA LUIZA ABREU ROGERIO DE CASTRO GOMES

Fui em um mercado de Natal na La Defense, Paris. Muitas barracas de comidas de toda a França, presentinhos, música... Muito legal.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Existem mercados de Natal nos EUA também! Inspirados pela Europa, claro ... Mas como o clima é parecido, pode ser uma boa opcao!

5 Mercados de Natal para conhecer em Chicago: http://world-surpriseme.blogspot.com/2014/11/5-mercados-de-natal-em-chicago.html

Damares Lombardo

Os Mercados de Natal em Colônia estão lindos! As barracas de comida e guloseimas deixam qualquer um louco de vontade de experimentar tudoooo!!! Ah, e não se preocupem com o frio, porque o “glühwein” esquenta até pensamento....rsrsrs.
Fiz um post sobre os mercados em Colônia com indicações dos melhores da cidade e de como chegar em cada: http://www.keviagem.com/2014/11/alemanha-mercados-de-natal-em-colonia/

Marlise
MarlisePermalinkResponder

A Suíça tem vários mercados de Natal e um dos mais famosos é o de Montreaux, muito mais bonito do que o de Zurique. Falei sobre ele ano passado. Mas este ano já dei um pulinho lá e está mais lindo ainda.
http://meusroteiros.com/mercado-de-noel-de-montreux-e-um-dos-mais-famosos-da-europa/

Edson Amorina Jr

Excelente! grin Estava procurando opções de Mercado de Natal em Londres, além do Winter Wonderland, vou tentar conhecer os listados.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar