Breve, milhas Smiles valerão para voar TAP

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gol & TAP
Na manhã desta terça-feira Gol e TAP comunicaram o início da validade do acordo de compartilhamento de vôos, anunciado há 5 meses e finalmente aprovado pelo Cade e pela Anac.

Num primeiro momento, a TAP passa a comercializar vôos da Gol que ligam os doze destinos atualmente servidos pela cia. portuguesa (Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Porto Alegre) a outras 11 cidades da malha da Gol: Teresina, Campina Grande, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Porto Seguro, Vitória, Goiânia, Curitiba, Foz do Iguaçu e Florianópolis. Mais adiante, o acordo vai englobar todos os destinos servidos pela laranjinha brazuca.

Mas a melhor notícia veio no rodapé dos comunicados: a promessa de, "num futuro próximo" (palavras textuais do comunicado da TAP), interligar os dois programas de fidelidade (Smiles e Victoria), permitindo que clientes Gol emitam passagens-prêmio TAP e clientes TAP emitam passagens-prêmio Gol.

A TAP é a maior companhia aérea na rota Brasil-Europa. Somando as doze bases brasileiras da TAP com a facilidade do Smiles de emitir passagens internacionais no próprio site, o acordo vai fazer do Smiles o programa nitidamente mais vantajoso para brasileiros que querem usar milhas para viajar à Europa.

Ainda não há data para o acordo valer para as milhagens. Mas como milhas são um investimento de longo prazo, já dá para ir se preparando...

Leia mais:

31 comentários

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

Voar TAP não é assim uma maravilha mas será muito boa essa opção de podermos usar pontos SMILES.
Espero que não demorem!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Será que sai até Abril/2015? Agendando viagem para passar3 dias em Lisboa e 4 em Funchal.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carmen! Não sabemos ainda. Tudo o que a TAP informa é que será "num futuro próximo".

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Obrigada A Bóia pela atenção. Esperemos que seja até lá! Abraços

Marilia Boos Gomes

Maravilha! A partir de quando?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Ainda não sabemos a data exata. wink

Camila
CamilaPermalinkResponder

Tomara que seja logo!!!! Estou com viagem pra Portugal agendada pra abril/2015 e pretendo comprar as passagens no maximo até fevereiro.

Tiago Reis
Tiago ReisPermalinkResponder

Ótima notícia!
Eu tive uma excelente experiência voando TAP e, com essa parceria, vou certamente priorizá-la nas minha viagens para a Europa.

Cledson Ramos Bezerra

Ótima notícia, mas tenho algumas dúvidas: a TAP tem uma parceria semelhante com a Azul, não? Posso - ou poderei - usar os pontos do programa de fidelidade da Azul para emitir passagens pela TAP? Se sim, isto será possível mesmo após esta parceria da TAP com a Gol ?! Por fim, para quem quer voar pela TAP, melhor concentrar pontos no programa da Azul ou no Smiles da Gol?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cledson! Os programas de milhagem de Azul e Tap não estão interligados.

A emissão de passagens internacionais do programa TudoAzul pode ser feita com qualquer cia., pela Viajanet:
http://tudoazul.viajanet.com.br/

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Ontem eu vi que também vai ser possivel usar as milhas Smiles na Etihad. Agora é aguardar!

Luis Faria
Luis FariaPermalinkResponder

Este negócio de poder emitir bilhetes-prêmio em voos de parceiras da Gol usando milhas do Smiles é uma ilusão. Já tentei fazer isso dezenas de vezes, para a Europa e Estados Unidos, em todas as datas possíveis, e com todas as parceiras (Air France, Delta, Ibéria, ...) e nunca consegui, seja classe econômica ou executiva.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Não é ilusão, mas também não é tarefa fácil, dependendo da quantidade de milhas disponíveis e da data da viagem. Você tem que ter tempo para pesquisar. É mais fácil conseguir passagens nacionais com milhas do que internacionais.

Aline Aguiar
Aline AguiarPermalinkResponder

Olha Luis, acho que depende muito da sua disponibilidade e flexibilidade com as datas. Já fui para Paris ( de Air France em 2013) e NY (voando Delta em 2012) usando milhas Smiles. No final do mês passado emiti uma para Lisboa (mais uma vez voando Air France) também pelo programa, embarco em 14 dias! Foi bem tranquilo! Claro que datas comemorativas e feriados são quase impossíveis mas fora isso, nunca tive problemas.

Andrea Bisaggio

tb já fui, mas depois que criaram o Clube Smiles os valores estão astronômico!

Maria Rita Barreto /Batista

estou com 29.610 milhas se vencendo em 90 de novembro de 2014, agora já posso ussar easss milhas da Tap Vitoria comprando pasagens nacionais aqui dentro do Brasil? antes das milhas se vencerem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! O acordo ainda não está valendo para milhas. Está claro no texto.

Maria Rita Barreto /Batista

Estou com 29.610 milhas se vencendo em 30 de novembro de 2014, agora já posso ussar essas milhas da Tap Vitoria comprando pasagens nacionais aqui dentro do Brasil antes das milhas se vencerem?

Maria Rita Barreto /Batista

Então nesse caso vou perder o total de 29.610 millhas onde confiei na TAP Vitoria no momento que coloquei meus pontos do Master Card na TAP Vitoria as milhas Tap Vitoria se podia comprar passagens em outras empresas aereas como: Tam, Gol, etc agora a Tap Vitoria rompe acordo com as empresas que poderia voar aqui no Brasil me deixando esse prejuizo ou eu posso transeferir essas milhas pra outras empresas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Não se transferem milhas entre cias. Você pode emitir, pelos canais da TAP, passagens da própria TAP e de suas coligadas na Star Alliance, como Lufthansa, Swiss, Copa, Avianca (internacional) e United.

Talvez você consiga emitir já os trechos do code-share da Gol com a TAP, que seriam vôos entre as bases da TAP às cidades que foram acrescentadas à malha. Você precisaria localizar esses vôos, com o prefixo da TAP, no site da TAP.

Entenda a premissa número 1 dos programas de milhagem: nada nunca é garantido. Você pode quem sabe vir a trocar as suas milhas por vôos, se for persistente, se as regras não mudarem, se as alianças permanecerem as mesmas. O melhor a fazer com milhas é tentar transformar a milhagem em passagem o mais rápido possível, antes da próxima mudança de regras.

Maria Rita Barreto /Batista

a mensagem informa que: Num primeiro momento, a TAP passa a comercializar vôos da Gol que ligam os doze destinos atualmente servidos pela cia. portuguesa (Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Porto Alegre) a outras 11 cidades da malha da Gol: Teresina, Campina Grande, João Pessoa, Maceió, Aracaju, Porto Seguro, Vitória, Goiânia, Curitiba, Foz do Iguaçu e Florianópolis. Mais adiante, o acordo vai englobar todos os destinos servidos pela laranjinha brazuca. Nesse caso eu já posso comprar passagem para esses destinos informados já agora em novembro antes das minhas milhas expirarem? usando as 29.610 milhas que expiram dia 30 de novembro de 2014? agradecidamente pelas informações A Bóia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Rita! Se você achar vôos com o prefixo da TAP entre as 12 cidades da TAP e as 11 cidades que entraram para a malha, você poderá tentar emitir. Não sabemos exatamente quais vôos são esses, entre no site da TAP para descobrir.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Última forma, Maria Rita: entrei agora no site da TAP e aparentemente é impossível emitir trechos domésticos no Brasil sem estar atrelado a um destino internacional da TAP. Espere pela interligação dos programas.

Maria Luiza Araujo

É possível comprar passagens TAP na econômica e trocar pela executiva/business com milhas SMILES? Ou comprar passagem em qualquer outra cia aérea e usar milhas para upgrade? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! Como está escrito no texto, não há ainda acordo de milhas entre as duas cias.

De todo modo, não é possível comprar uma passagem numa cia. e depois fazer upgrade com o programa de milhagem de uma parceira, não.

Cayssa
CayssaPermalinkResponder

Pessoal, liguei no Smiles e me informaram que a previsão é integrar os programas de milhagem já em janeiro ou fevereiro de 2015. Vamos aguardar e torcer.
Fiz um voo com a TAP em outubro, tenho até abril para solicitar as milhas... se não tiver como pedir no Smiles, vou solicitar no Victoria mesmo para não perder.
Abraços,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cayssa! O acordo já saiu: https://www.viajenaviagem.com/2014/12/acordo-tap-gol-milhas-smiles-victoria

Cayssa
CayssaPermalinkResponder

Ainda não é possível pontuar no Smiles com voos da TAP, é isso que eu quis dizer no meu comentário acima. A previsão do Smiles é que isso seja viabilizado em janeiro ou fevereiro de 2015.
Sei que dá pra emitir voos TAP com milhas Smiles, mas o que eu quero é pontuar no Smiles por um voo na TAP, entendem?
obrigada.

bruno
brunoPermalinkResponder

pois é, estamos em abril e até agora não é possível

fiz o voo em março pela TAP, tbm vou esperar até julho, isso se eu lembrar sad

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

O que mais espero é o fim do monopólio da TAP no Recife, vejam, podemos voar de Amsterdam para São Paulo ou Rio de janeiro por a partir de 550,00 euros inclusive taxas, para o Recife que é muito mais próximo não se viaja por menos de 850,00 incluindo taxas, já é tempo para a Gol ou outras começarem a fazer concorrência de verdade.

paulo
pauloPermalinkResponder

agora a TAP vai ser da AZUL, ADEUS milhagens da GOL para usar na TAP

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar