Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

Trelew, Puerto Madryn e Península Valdés: a Patagônia dos bichos

Trelew, Puerto Madryn e a Península Valdés, na província argentina de Chubut, formam a região da Patagônia que serve como camarote natural para observar a vida selvagem do extremo sul do Hemisfério. É a Patagônia dos bichos: a Patagônia Animal Planet.

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

O que fazer?

Se os safáris na África do Sul apresentam os Big 5, a costa de Chubut apresenta os Big 4 patagônicos: pingüins, baleias, leões-marinhos e golfinhos. Conheça os passeios top dessa província argentina:

Punta Tombo, o balneário das férias dos pingüins

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina pinguins

Punta Tombo é considerada a maior colônia reprodutiva de pingüins da Patagônia. Mais de 400 mil casais de pingüins-de-magalhães nadam desde a costa do Rio de Janeiro até o litoral da Patagônia para viver ali tranqüilamente entre os meses de setembro a abril, período de reprodução da espécie.

O passeio por Punta Tombo começa no pequeno museu que conta detalhes sobre a fauna local, um ótimo ponto de partida principalmente para quem viaja com crianças. Depois você segue, em trilhas bem sinalizadas, pelos quase 3 quilômetros de passarelas onde estão localizados dois mirantes de frente ao mar.

Distâncias. Saindo de Trelew, são mais de duas horas de estrada (110 km). Já de Puerto Madryn são quase 3h15 de percurso (174 km).

Informações práticas

Puerto Pirámides, o berçário das baleias

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

De junho até dezembro, este é o único período do ano em que as baleias “franca austral” saem das águas geladas da Antártida e seguem até o golfo Nuevo, perto de Puerto Pirámides na Península Valdés. Essa região é considerada segura pelos animais e ótima para curtir alguns dias de verão em águas patagônicas ao lado de seus pequenos filhotes. Dizem que esse é o único ponto com garantia de que as baleias vão aparecer durante sua navegação.

De março a abril é a época das baleias orcas darem seus primeiros sinais, mais timidamente, neste golfo da Argentina.

Distâncias.São 90 km (1h50) desde Puerto Madryn, e 160 km (quase 3 horas) desde Trelew.

Informações práticas

Estância San Lorenzo: pingüins e cordeiros patagônicos

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

O passeio pela Estância San Lorenzo, ao norte da Península Valdés, pode ser combinado com a navegação em Puerto Pirámides. Instalada há mais de 14 anos em um antigo galpão, a estância também oferece um breve tour pelo centro de informações seguido por uma caminhada de 40 minutos pela “pingüinera” e um mini-trekking para conhecer a flora da região. O programa termina com um almoço típico: cordeiro patagônico.

A temporada na Estância San Lorenzo segue o mesmo calendário dos pingüins, ficando aberta apenas de setembro até o final de abril.

Distâncias. A Estância San Lorenzo fica a 160 km de Puerto Madryn (3 horas de viagem). De Trelew serão 4 horas.

Informações práticas

Puerto Madryn: mergulhando com leões marinhos

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagonia Argentina

Nem é preciso mergulhar com cilindro: avistar de perto os leões marinhos é mais fácil do que imaginamos. É só colocar a roupa de mergulhador, ajustar o snorkel e se jogar nas águas frias da Patagônia. Os bichos, curiosos como são, chegam bem perto dos mergulhares e adoram uma brincadeira. Segundo a nossa guia, crianças maiores já podem aproveitar esse passeio também.

Distância. Puerto Madryn está a 65 km de Trelew (1 hora de viagem).

Quanto custa? 39.000 pesos.

Puerto Rawson, o ponto de encontro dos golfinhos

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagonia Argentina

Uma hora de navegação e alguns saltos mirabolantes depois, tivemos nosso primeiro contato com as “toninas”, uma espécie da família dos golfinhos típica dessa altura do Atlântico. Elas são tão rápidas que o desafio de conseguir fotografá-las torna o passeio ainda mais divertido.

Distâncias. São 35 km de Trelew (40 minutos de viagem) e 120 km de Puerto Madryn (1h30).

Quanto custa? 14.500 + transporte

Como contratar os passeios?

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

Todos os passeios acima são facilmente contratados nas agências locais em Puerto Madryn ou Trelew e você pode confirmar sua reserva assim que chegar à região ou no dia anterior à saída do passeio. A maioria aceita pagamento em dólares e inclui o transporte saindo do seu hotel — mas antes de fechar a compra, não se esqueça de confirmar esses detalhes. Os preços citados no post estão em dólares – cotação paralela – e podem sofrer alterações ao longo do verão por conta de inflação recorrente na Argentina. Considere meio período do seu dia para cada passeio sugerido.

Passeios adicionais

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

A região ainda oferece outros programas para quem ficar mais tempo como: trekking, trilhas de bicicleta, passeios a cavalo ou 4×4. Em Punta Delgada ou Punta Cantor, na Península Valdés, também partem os passeios para avistar elefantes-marinhos (parentes próximos dos leões-marinhos). Já em Punta Norte, na mesma península, é possível conferir de perto lobos marinhos e orcas, dependendo da época do ano. De Puerto Madryn também partem alguns tours que duram o dia todo e seguem até o Dique Florentino Ameghino.

Para quem optou por montar uma base ou passar uma noite em Trelew, outros dois pontos interessantes são o Museu Paleontológico Egidio Feruglio e a cidade galesa chamada Gaiman.

O MEF guarda os fósseis recém-descobertos do maior dinossauro já encontrado em toda nossa história. A sala onde os arqueólogos trabalham montando o dino fica aos olhos do visitante, um programa legal principalmente para quem viaja com crianças.

Já Gaiman é uma pequena cidade a menos de 20 quilômetros de Trelew e que guarda a história da colonização galesa na Argentina. Uma tradição dos turistas que passam pela cidade é seguir até a casa de chá “Ty Te Caerdydd” para provar o chá galês e as tortas típicas da Patagônia.

Como chegar?

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

O vôo que era operado — ainda em fase de teste — de São Paulo direto para Trelew foi oficialmente cancelado. Para chegar a esta parte da Patagonia argentina, você precisará voar a Buenos Aires e de lá para Trelew (com a Aerolineas Argentinas) ou Puerto Madryn (com a low-cost regional Andes). Atenção para uma pegadinha: nem todos os buscadores de passagens aéreas retornam Puerto Madryn como opção de ponto de chegada à Península Valdés.

Onde ficar?

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagonia Argentina

Trelew ou Puerto Madryn?

Antes de escolher qual cidade se hospedar, tenha sempre em mente que as distâncias na província de Chubut são enormes. Perde-se muito tempo no deslocamento entre um passeio e outro e esse fator deve ser levado em consideração na hora da reserva do hotel.

Trelew fica mais próximo a Punta Tombo, um dos passeios mais legais da região. Já Puerto Madryn fica pertinho do mergulho com os leões marinhos e mais perto da Península Valdés e de todos os outros passeios de observação de animais selvagens.

Embora Trelew seja uma cidade maior que Puerto Madryn, a estrutura turística em Puerto é relativamente melhor e com mais opções de hotéis e restaurantes.

Outra possibilidade é dividir a o tempo da sua estada entre as duas cidades, ficando uma noite em Trelew para fazer o passeio até Punta Tombo e reservando as seguintes noites em Puerto Madryn.

No Booking você encontra opções de hospedagem tanto em Trelew quanto em Puerto Madryn.

Como se locomover?

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagonia Argentina

O transporte público é limitado; portanto, para fazer os passeios de maneira mais cômoda, você vai acabar dependendo das agências locais/receptivos que organizam os tours e resolvem a questão do deslocamento.

E o aluguel de carro? É viável? As distâncias são muito longas e as estradas são patagonicamente monótonas. Com uma vegetação bem rasteira e retas que não terminam nunca, os percursos podem ser bem sonolentos para quem assumir o volante. Esse é um fator importante para ser considerado antes da reserva. Se esse for a opção escolhida, leve um bom GPS offline, pois, apesar da sinalização, alguns trechos das estradas não contam com cobertura de sinal de celular ou internet.

Do aeroporto de Trelew saem trânsfers privados até Puerto Madryn com a empresa Transfer Aeropuerto.

Quando ir?

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagonia Argentina

A alta temporada vai de setembro a dezembro, pois esses são os únicos meses do ano que você consegue fazer todos os passeios de observação dos Big 4 (baleia, golfinho, pinguim e leões marinhos). Conseqüentemente, essa é a melhor época do ano para viajar por esses trechos da província de Chubut.

Quantos dias? Sugestão de itinerário

  • Primeiro dia: chegada e acomodação.
  • Segundo dia para Punta Tombo + Museu em Trelew ou Gaiman
  • Terceiro dia para San Lorenzo (ou outro passeio na Península Valdés) + Puerto Pirámides
  • Quarto dia para Puerto Madryn + Puerto Rawson


Ou seja, você precisa de três dias inteiros pela região para conseguir fazer os principais passeios sugeridos, sem contar o dia da chegada. Um quinto pernoite será necessário, dependendo do horário do vôo de continuação ou retorno.

Daqui pra onde?

IMG_1216

Viajando entre o final de outubro e dezembro, o ideal é combinar essa viagem com alguns dias em El Calafate e Ushuaia. Nessa época do ano, a Aerolíneas Argentina opera vôos diretos de Trelew para as duas cidades. Você pode juntar na mesma viagem a Patagônia dos bichos (em Chubut), a Patagônia do Perito Moreno (em El Calafate) e a Patagônia do Canal de Beagle (em Ushuaia).

Pensando em visitar os três destinos patagônicos, seu bilhete aéreo deve ficar: Brasil–Trelew ou Puerto Madryn (via Buenos Aires) / Trelew–El Calafate / El Calafate–Ushuaia / Ushuaia–Brasil (via Buenos Aires).

Pensínsula Valdés Puerto Madryn Chubut Trelew Patagônia Argentina

Se eu gostei da brincadeira? Claro! Os passeios de observações dos animais silvestres e marinhos são divertidos e mostram outro lado menos conhecido da Patagônia. No final das contas, quem consegue resistir ao charme desses pingüins?

Natalie viajou a convite do Ministério de Turismo de Chubut.

Leia mais:

59 comentários

Olá, estou pensando em ir com um grupo que há no total 6 pessoas (4 adultos e 2 crianças) por 5 dias em Puerto Madryn. Estou na dúvida se o que compensa mais é alugar 2 carros (porque não tem carro com 6 assentos) ou fazer tudo por transfer/ônibus (Trelew a Puerto Madryn) e por transporta das agências. O que recomendam?

    Olá, Sabrina! Nosso conteúdo deste destino é bem limitado. Não chegamos a explorarcpor conta própria. Não sabemos quais são os perrengues envolvidos.

    Sabrina, depende de como você organizar seu roteiro e do que você vai querer ver. Eu fui com meus filhos de 9 e 14 anos e achei que fazer o tour pela península valdes com agência ficaria cansativo para eles. Então, optei por dormir na Estancia San Lorenzo. Achei que valeu muito a pena (e o $$). Para isso, precisei alugar carro. Se você quiser explorar o vale do rio Chubut e a história dos galeses, também vai precisar andar pela região de Trelew. Em Puerto Madryn, propriamente, você consegue fazer observação de baleias, na época certa, e mergulho com leões marinhos, o ano todo. Além disso, se você optar por alguma hospedagem em estância, mesmo na região de Puerto Madryn, alugar um carro pode ser mais cômodo para se deslocar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito