Feriadões de 2015: as melhores viagens, feriado a feriado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Rio

Na dúvida, vá para o Rio (ou nem saia de lá)

Depois de um 2014 seco de feriados, 2015 vem generoso de feriadões. Aliás, já reparou que dificilmente há meio termo? Ou tem feriado de monte, ou não tem quase nenhum. A explicação está no fato de três dos feriados mais importantes -- 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro -- caírem sempre no mesmo dia da semana. Quando caem numa segunda, como em 2015, criam três feriados perfeitos. Quando caem no domingo, como em 2014, ou na quarta, como cairão em 2016, enchem de tristeza os, digamos, fabricantes de pontes.

Bora ver as melhores viagens que dá para fazer a cada feriadão de 2015?

20 de janeiro: terça (feriado municipal no Rio)

Um feriadão no meio das férias de janeiro... isso me cheira àqueles engarrafamentos-monstros rumo à Região dos Lagos. Se eu fosse você, carioca, aproveitava para curtir o verão do Rio mesmo. Ou, se achasse uma passagem a preço simpático, iria a Salvador para sentir a incrível energia da cidade nas semanas pré-carnaval (para mim, uma época muuuito melhor do que o carnaval em si).

25 de janeiro: sábado (feriado municipal em SP)

Os paulistanos não terão seu feriadãozinho de janeiro. Buá.

14 a 18 de fevereiro: sábado a quarta (Carnaval)

Viagem de Carnaval é um campo minado de roubadas. A fórmula para o máximo do martírio consiste em pegar um engarrafamento de várias horas para sair da cidade, só para chegar a uma praia superlotada, em que você vai pagar caríssimo para enfrentar filas, faltar luz e água. (Sem falar nela: a chuva, que adora dar as caras no Sul e no Sudeste.)

Para cair na folia. Além dos destinos tradicionais (Rio, Salvador, Recife/Olinda), pense nas cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina em Minas e São Luís do Paraitinga em São Paulo.

Para cair na farra. Florianópolis tem desfile e carnaval de rua, mas o forte são as festas gays, que fazem da ilha o mais importante destino GLS desta época. Lugares de praia normalmente fervidos, como Jericoacoara, Pipa, Caraíva, Itaúnas e Ferrugem (em Garopaba) também estarão bastante animados. Dois destinos na Bahia se caracterizam pela festa pós-carnaval, da quarta-feira de cinzas ao sábado de aleluia: Morro de São Paulo e Arraial d'Ajuda.

Praia sem confusão. A melhor aposta para um carnaval na praia sem falta d'água nem corte de energia, e de quebra com preços palatáveis, está nas capitais do Nordeste sem carnaval forte: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju.

Sossego na praia. Taí uma combinação arquidificílima de conseguir, mas eu arriscaria a Vila de Santo André, perto de Porto Seguro, e a Ponta do Corumbau, longe de Porto Seguro.

Fugindo do carnaval e da praia. Foz do Iguaçu e Gramado são dois lugares com estrutura suficientemente desenvolvida para absorver o excesso de visitantes; as atrações funcionarão normalmente (mas tenha em mente que estará muito quente na Serra!). Pela organização, Bonito também vale a pena (mas reserve os passeios com super antecedência, porque os lugares são limitados).

Pré-carnaval. Quer sentir o gostinho do Carnaval sem confusão demais e com preços quase normais? Visite as cidades carnavalescas (Rio, Salvador, Recife) nos dois fins de semana anteriores ao Carnaval. No Rio e em Olinda já vai haver algum carnaval de rua; e em Salvador os ensaios dos blocos estarão a mil.

Cone Sul. Em Santiago tudo estará funcionando: não há carnaval no Chile. Na Argentina a segunda e a terça são feriado; espere uma Buenos Aires calorenta e vazia (aproveite para ir a Colonia del Sacramento na segunda ou na terça). Já Montevidéu estará deserta de montevideanos, que durante o carnaval debandam da cidade; o Mercado del Puerto funciona, mas para ir a outros restaurantes, ligue antes para ver se estão abertos. Enquanto isso, Punta del Este vai estar num fervo comparável ao de janeiro. Mas a grande viagem desta época, para quem tem ao menos uma semana, é à Patagônia (tanto argentina quanto chilena), aproveitando o finzinho do verão.

Peru e Colômbia. No Peru, Lima vale a pena no Carnaval, mas Machu Picchu, não -- é época de chuvas nos Andes. Na Colômbia, Cartagena oferece a beleza de sempre, com a animação do Carnaval.

Caribe. Para quem dispõe de uma semana, o Caribe é um grande destino: o tempo estará ótimo em todo lugar. Os preços é que serão de alta temporada. Em Aruba, Curaçao e St.-Barth você pode até tomar parte do carnaval.

Europa e América do Norte. Em Miami, como em todo inverno, será alta temporada, com preços altos de hospedagem (que podem ficar ainda mais altos devido aos feriados do President's Day e do Lincoln's Birthday festejados em outros estados, como lembra a Sylvia Lemos). Mas de uma forma geral, a hospedagem em fevereiro tem preços abaixo da média em todos os países frios (e não se iluda: o frio vai ser pesado -- com exceção de lugares como Andaluzia, Orlando e Califórnia). Resta conseguir uma passagem em conta saindo do Brasil...

3 de abril: Sexta-Feira Santa

A Páscoa no começo de abril cria dois feriadões no mesmo salário -- o outro é fixo, Tiradentes, mais para o fim do mês.

Abril é uma época ótima para ir ao litoral de Santa Catarina -- mas no feriado, espere engarrafamentos do tamanho dos do verão.

Ao Nordeste vá por conta e risco; abril já pode ser chuvoso. A melhor aposta é o Sul da Bahia, onde pode fazer qualquer tempo em qualquer época do ano.

Feriados de três dias são perfeitos para viagens culturais-gastronômicas a capitais. Se a escolhida for Belo Horizonte, dá para escapulir um dia ao Inhotim e outro a Ouro Preto para ver as ruas recobertas por tapetes de flores. Curitiba sempre é uma ótima escolha, sobretudo quando combinada com um passeio de trem pela Serra da Graciosa até Morretes (reserve com antecedência). Rio de Janeiro e São Paulo ficam uma delícia em todo feriadão, e na minha opinião deveriam ser a opção número um para moradores dos dois lados da Ponte Aérea.

No Cone Sul, Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este (que vive o último sopro de animação antes de hibernar) são ótimas idéias, mas se for a Santiago esteja ciente de que quase nada funciona na Sexta-Feira Santa (é um bom dia para ir a Valparaíso).

Foz do Iguaçu

21 de abril: terça (Tiradentes)

Todas as dicas nacionais para a Páscoa continuam válidas para Tiradentes, porque o clima segue parecido. Por serem 4 dias, dá para acrescentar Foz do Iguaçu e Bonito. Adiciono à lista duas capitais: Brasília, que estará florida depois da estação chuvosa e comemorará seu aniversário, e a subestimada Belém, que com quatro dias já vale a viagem.

Os destinos do interior do Centro-Oeste (Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Caldas Novas, Chapada dos Guimarães) climaticamente já valem a pena, mas deverão estar superlotados como as praias do Sudeste no verão.

Buenos Aires, Montevidéu e Santiago supervalem a pena porque não têm feriado nesta época. Pense também em Mendoza.

23 de abril: quinta (feriado estadual no Rio)

Quando cai de jeito, o dia de São Jorge cria um superferiadão para aqueles cariocas e papa-goiabas (ainda se usa isso?) que podem emendar as pontes. É o que vai acontecer em 2015, com Tiradentes caindo na terça e São Jorge na quinta. Com 9 dias à disposição (do sábado 18 ao domingo 26), eu só evitaria as praias próximas, que devem ficar ficar supercongestionadas, e o Nordeste, do norte da Bahia para cima, onde já pode ter invernado (mas o Sul da Bahia continua uma boa aposta).

Para quem quer fazer uma viagem de carro, sugiro adaptar o meu roteiro de Belo Horizonte + Ouro Preto + Inhotim + Tiradentes. A Chapada Diamantina é outra viagem nacional maravilhosa para quem tem uma semana.

Na América do Sul já dá para pensar em Machu Picchu ou no Atacama.

O Caribe é uma tentação, com tempo seco por todo canto e preços de baixa temporada (que começa logo depois da Páscoa).

É uma boa época para ir a Orlando, Las Vegas e Califórnia. A Europa vai estar mais fria do que você imagina, mas já não será o gelo do inverno (veja roteiros racionais de 9 dias aqui).

1º de maio: sexta (Dia do Trabalho)

As dicas da Páscoa -- com exceção dos tapetes de flores em Ouro Preto -- são todas válidas (mas pegar praia em Santa Catarina vai depender de um veranico, bastante provável mas não garantido).

Dica para todo o Brasil: maio costuma ser o mês mais bonito no Rio de Janeiro.

Ao fazer turismo cultural nas capitais brasileiras ou do Mercosul, leve em conta que muitos museus fecham no Dia do Trabalho.

4 de junho: quinta (Corpus Christi)

Com exceção da praia em Santa Catarina, valem as dicas do 21 de abril, o outro feriado de 4 dias sob a mesma condição climática. São Paulo tem uma atração extra: a Parada Gay. E o Rio de Janeiro continuará com o outono mais lindo do Brasil.

Esse é o feriado que inaugura a temporada das Serras, então quem subir à montanha já sabe que a muvuca estará à sua espera, assim como nos destinos próximos às capitais do Centro-Oeste.

Aos fluminenses e paulistas, sugiro acompanhar a previsão do tempo e ir na contramão, na direção da Rio-Santos: Angra, Ilha Grande, Paraty e o Litoral Norte paulista costumam ter tempo muito bom nesta época (e não enchem tanto quanto Búzios).

9 de julho: quinta (feriado estadual em São Paulo)

Às dicas do Corpus Christi, dá para acrescentar Fortaleza: no Ceará (assim como no Maranhão e no Piauí) o verão começa em julho.

E se aproveitar para tirar a semana inteira de folga, pense nos Lençóis Maranhenses.

Olinda

7 de setembro: segunda (Independência)

Última oportunidade para os destinos do interior do Brasil ainda na época seca. Belo Horizonte com um pulinho em Inhotim e outro em Ouro Preto dá uma viagem com hospedagem barata e muito a ver. Brasília, no entanto, vai estar seca demais; por outro lado, é nesse fim da estiagem que aparecem os fugazes ipês amarelos.

São Paulo, Rio e Curitiba, Porto Alegre e Vitória sempre dão boas viagens curtas. Florianópolis deve estar ainda fria, não vai dar praia.

No segundo semestre, o relógio de sol aponta para o Nordeste. Todas as capitais litorâneas cabem em três dias: São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.

Buenos Aires e Montevidéu também cabem em três dias.

12 de outubro: segunda (N. Srª Aparecida)

Dá para xerocar as dicas de 7 de setembro. (Mesmo com provável chuva, Belo Horizonte e Brasília continuam destinos válidos.)

No Sudeste e no Sul, todo mundo já vai estar com olhos voltados para a praia - o que é um erro, porque a primavera costuma ser chuvosa nessas regiões. Quem subir a Serra pode se dar melhor.

Indo a Buenos Aires ou Montevidéu, lembre-se de que o 12 de outubro é feriado por lá também.

2 de novembro: segunda (Finados)

Mesmas dicas de 7 de setembro/12 de outubro. Eu continuaria evitando praia no Sudeste.

15 de novembro: domingo (Proclamação da República)

Único feriado nacional que gorou em 2015. Tudo bem, né? Unzinho a gente nem reclama.

20 de novembro: sexta (Consciência Negra)

Desta vez não vai permitir ponte nem fazer um superferiadão com a Proclamação da República. Continuam valendo as dicas de 7 de setembro e 12 de outubro, que também são feriados de 3 dias sob a mesma situação climática.

24 e 31 de dezembro: quinta (véspera de Natal e Ano Novo)

Em 2015 tanto Natal quanto Ano Novo serão feriadões perfeitos para todo mundo, sem necessidade de pontes: as vésperas caem na quinta e os feriados, na sexta.

Leia minhas dicas para viajar no Natal neste post (role a página até o pé do post), saiba o que abre nos destinos mais importantes nos dias 25 e 1º neste outro post e minhas dicas de destinos de Réveillon neste dossiê aqui.

Bons feriadões pra você em 2015!

65 comentários

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Riq, o feriado estadual que São Paulo tem é dia 9, não dia 8 smile

Fica o convite a conhecer meu blog recém retomado. Estou fazendo posts semanais e o primeiro destino que estou abordando é Suíça! Beijos.

Ricardo Freire

Ops, é trauma! Uma vez quase fui demitido do Jornal da Tarde, na outra encarnação, por zombar do "feriado da Avenida". Corrigi, brigadão. E vou olhar o blog smile

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Riq,

Feriado de 20 de janeiro cairá numa terça em 2015....infelizmente rs
Excelente post!!!!

Ricardo Freire

Hihi, deu bug nos feriados não-nacionais! Corrigidinho, obrigado!

Ana Paula Martingo

Pena que ainda não vejo a pequena, acolhedora e bonita Brotas nas suas indicações de roteiros... São mais de 40 atrativos na natureza, mais de 40 opções de hospedagem, a 240km de São Paulo, e nada de aparecer nos seus posts... venha para uma visita!

Ricardo Freire

Ana Paula, ainda não fui a Brotas (o meu campo do estado de São Paulo deve ser feito em 2015), então não tenho como avaliar como o destino se comportaria num feriadão. Mas se você ler todas as indicações com atenção, verá que a tônica das dicas é fugir de localidades pequenas, que são muito melhor curtidas fora de feriadão.

Ines Martins
Ines MartinsPermalinkResponder

Sugiro Campos do Jordão para quem quer fugir do Carnaval e conhecer a cidade com preços mais em conta. Capivari está sempre lotada mas nem se compara com o inverno.

André
AndréPermalinkResponder

Ricardo! Dia 23.3.2015 (2ª-feira) - Feriado/Aniversário de Florianópolis. Além de curtir a própria Ilha, qual o plano pra sair daqui?

Ricardo Freire

Qualquer outro ponto do litoral de Santa Catarina que te apeteça, Serra do Rio do Rastro, Serra Gaúcha, São Paulo, Rio, Curitiba, BH...

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ricardo, sou uma fã do seu blog e das suas dicas no rádio. Quero trabalhar com vc! Posso? Obrigada!

Ana
AnaPermalinkResponder

Oi Riq, esse 2015 já está me enchendo de alegria! Adorei o post wink

Em Curitiba, temos um feriado excelente que é 08 de Setembro (dia da padroeira da cidade). Sempre dá pra esticar o nosso feriado da independência e aproveitar um dia a mais!

Também aproveito para te convidar a conhecer a nossa série de vídeos semanais sobre viagens com crianças no Youtube. https://www.youtube.com/user/asesabordo

Bjs

Anna
AnnaPermalinkResponder

Eu ia falar desse dia, em setembro não é bom vir para Curitiba, por causa do dia 08 a cidade vai estar vazia, todo mundo nas praias de Santa Catarina.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Os curitibanos pegam praia em SC no início de Setembro??? Credo, parece gaúcho que entra na água com 20 graus de temperatura....rs

Douglas Roberson de Brito

Ricardo,

Em Junho já dá pra curtir neve no Cone Sul???

E apenas para informar que dia 08 de Setembro é feriado municipal em Curitiba (estica o feriado da independência).

Ricardo Freire

Começo de junho? Mesmo na hipótese de haver neve (não é nada garantido), as estações de esqui não estarão abertas. Abrem só no finalzinho do mês.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Riq, em junho e julho (11/06 a 4/07) tem Copa América no Chile, isso pode encarecer um pouco as passagens e hospedagem por lá ou ser mais uma opção para os órfãos da Copa, ahahahha.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Olá Ricardo, há alguma coisa de bom para se fazer em Porto Alegre ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Livia! Muitas! Veja dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-alegre

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Favoritado e na tela junto com o Praiometro.
Gracias !!!

Izabella
IzabellaPermalinkResponder

Fortaleza não rola trio elétrico mesmo? Odeio carnaval, então eu e meu marido sempre fugimos. E fugimos mesmo, porque não viajar e ficar no Rio é horrível! Se quiser não dar de cara com os farristas tem que se trancar em casa. Ja fomos pra campos do jordão, foz do iguaçu, Buenos aires e agora é vez de Maceió. Cogitei Aruba, mas o VnV salvou informando que lá rola um carnavalzinho. Isso tudo pra resumir: é seguro ir pra fortaleza pra escapar da folia?
Abçs,
Izabella

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Na verdade, Fortaleza tem sim Carnaval, mas não é forte como em outros destinos do Nordeste, então costuma ser uma boa opção para quem quer fugir do agito. Mas não dá pra garantir que você não vai nem ouvir falar da festa.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Pra colar na agenda e consultar o ano todo!

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Oi Riq. Não encontrei indicação da melhor época para ir a Fernando de Noronha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Aqui quem responde é A Bóia. Para dicas de Fernando de Noronha, veja: https://www.viajenaviagem.com/destino/fernando-de-noronha/

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Como faz para ir a Mendonza em 4 dias? Só para ir e voltar se perde 2 dias com escalas em aeroporto. Cabe mesmo no feriado de abril?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! A Aerolíneas tem um madrugadão para ir e outro para voltar entre São Paulo e Buenos Aires. Ambos têm conexão rápida com o vôo Buenos Aires-Mendoza. Se você fizer o madrugadão da ida ou da volta, terá 3 dias inteiros. Se fizer os dois (não recomendamos!) terá 4 dias inteiros.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Obrigada Bóia! Vou dar uma olhada!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

9 de julho vai cair numa quinta-feira. Abraços

paula vieira
paula vieiraPermalinkResponder

Perfeito, post de utilidade pública! Vcs são demais!
Salvar, favoritar, imprimir e colar na agenda, rsrs smile
Animadissima para 2015.
Obrigada!! smile

Hugo
HugoPermalinkResponder

Saudades do calendário do VnV. Um dia vocês podiam lançar uma nova versão, revista e atualizada. Adoro ter o meu sempre a mão.

Oscar | www.mauoscar.com

Carnaval na Serra Gaúcha é tudo de bom para fugir do agito.. Além de Gramado e Canela, um pulo em Cambará do Sul para visitar os Canyons do Fortaleza e Itaimbezinho é super recomendável grin
Quando ainda morava no Brasil geralmente passava a páscoa em Sao Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil que é uma graça e tem parias ótimas nessa época do ano..

Suellen
SuellenPermalinkResponder

Olá Ricardo. Tudo bom,? Creio que eu seja a única carioca que não curte muito carnaval, por tal razão planejo no carnaval em 2015 ir para a Europa tenho 3 cidades em mente: Dublin, Amsterdã e Berlim, você poderia me dar dicas para estas cidades sei que é pouco tempo mas gostaria muito de conhecer uma dessas 3 cidades. Beijos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suellen! 3 países em uma semana é muito corrido. Para ajudar o seu roteiro, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Carla Boechat
Carla BoechatPermalinkResponder

Sensacional!!! Vcs sempre arrasam nos roteiros certeiros e completinhos!

Luciana Betenson

Adoro este post utilidade pública anual smile Guardado para consultar sempre. Beijos!

George
GeorgePermalinkResponder

Ricardo, como os feriados variam de estado pra estado, e cada município tem suas próprias datas comemorativas e feriados, sugiro que use o www.calendario.com.br/2015 . Tem os calendários municipais das cidades do Brasil todo. Confira lá!

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Lençóis Maranhense é uma boa pedida para o carnaval? Ou nesta época está seco lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! O tempo estará chuvoso, mas as lagoas ainda vão demorar a encher. A melhor época é entre junho e setembro.

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Obrigada!

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Ricardo, mal posso conter minha felicidade com esse post. haha! Que eficiência! Obrigada!

Liliane
LilianePermalinkResponder

Esse post é de utilidade pública, muito bom!
Com a alta do dólar, podia rolar um post com dicas de viagens que vão valer mais a pena em 2015.
Obrigada

carolina mp
carolina mpPermalinkResponder

Oi VnV
Sou de Recife e me programei para uma ida a Sao Paulo para fugir do carnaval. Vou com marido e dois filhos pequenos e ficarei hospedada nos Jardins. Gostaria de saber sobre o funcionamento do comércio e dos museus, enfim, sobre a dinâmica da cidade nesse período. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! O Mercadão abre, as feiras (do vão do Masp, da Liberdade, do Bixiga) funcionam, a Pinacoteca abre (sábado e domingo inteira, segunda e terça só a exposião de Ron Münck), o Masp ainda não divulgou horários. Ligue antes de ir a restuarantes, pode ser que um ou outro esteja fechado. Há poucos shows e peças em cartaz, mas o cinema funciona. As lojas fecham na terça, algumas podem fechar no domingo também.

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Bom dia Ricardo Freire,

Já estou programando as viagens de todos os feriados do ano, mas as passagens parecem estar mais caras com a compra antecipada, as promoções de final de semana das cias aéreas estão valendo mais a pena? Obrigada!!

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Elisa tive essa mesma impressão... desanimador... queria aproveitar o carnaval seguindo algumas dicas do post, mas está tudo caro... sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisa! Quem responde é a Bóia. As promoções são sempre uma caixinha de surpresas. smile O Voopter é uma opção interessante para ficar por dentro dos valores- https://www.viajenaviagem.com/2014/10/voopter-como-funciona-dicas-passagens-aereas-baratas

Naiara
NaiaraPermalinkResponder

Esse post é otimo, mas os preços estão astronômicos... sad
Que dica vc da pra quem quer descansar e aproveitar o que o Centro-Oeste tem pra oferecer...

Gislaine
GislainePermalinkResponder

Oi Ricardo
Qual sua sugestão para viagem no carnaval com crianca? (Bebê)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gislaine! Quem responde é A Bóia. Bebês não pulam carnaval nem fogem do carnaval. Escolha entre os destinos elencados no post aqueles que fazem o gênero da sua família.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Informação adicional: em muitas cidades do nordeste o dia 24/06 é feriado - Dia de São João.
E falando na típica festa nordestina, no feriadão de 4/06 dá para fazer um roteiro super legal com Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). As festas de São João nessas cidades duram todo o mês de junho.

Ana Cristina
Ana CristinaPermalinkResponder

Nossa, vocês são muito feras!!!!

Adorei as dicas, tudo de maravilhoso!!! já to comprando as passagens!!!

#partiuférias #partiuserfeliz

Brigadinho

Liliane
LilianePermalinkResponder

Quais lugares da Europa é bom para ir no feriado de 12/10? Vou tirar a semana
toda de férias e emendar com 19/10 que é dia do Comércio. smile
Obrigada,
Liliane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliane! Temos algumas dicas de roteiros de 9 dias na Europa. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa

Liliane
LilianePermalinkResponder

Obrigada, Bóia! Você é 10! wink

Lilian
LilianPermalinkResponder

Olá, adoro segui o Viaje na Viagem!! Sempre me ajuda muito nos meus roteiros. Gostaria de saber sua opinião: compensa viajar para Europa em setembro, por causa do preço do Euro? Estou planejando minha viagem de Lua de Mel. Obrigada!

Tina
TinaPermalinkResponder

Ótimo post, pena que não foi publicado no começo do ano para aproveitarmos as dicas de janeiro e fevereiro!
Kiss

Tina
TinaPermalinkResponder

Ops, foi publicado em dez-14, e republicado hj!

Débora
DéboraPermalinkResponder

Oi Ricardo, adoro seu blog e sempre leio suas dicas antes de viajar. Senti falta de você comentar sobre a Chapada Diamantina, na Bahia. Destino maravilhoso para quem quer ecoturismo e aventura. Bom para ser visitado principalmente de abril a setembro. Recomendo muito.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! Quem responde é A Bóia. O post é sobre aproveitar feriadões. A Chapada Diamantina não cabe num feriadão. Se você não está em Salvador, vai perder um dia para ir, outro para voltar. E como a Chapada pode ser visitada o ano inteiro, não há nenhum feriado específico que valha apontar para ser emendado com o resto da semana.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/09/chapada-diamantina-roteiro-dicas

Débora
DéboraPermalinkResponder

Achei mesmo estranho conversar com uma bóia, rsrsrs, mas vamos lá. Procurando passagens saindo de Salvador para Santiago, os vôos demoram cerca de 13 horas entre os vôos e as conexões. Ficou valendo mais a pena ir para a Chapada. Portanto, acho que seja uma opção para os nordestinos.
Adorei o post sobre a chapada. O site, como sempre é ótimo.

theo
theoPermalinkResponder

vlw pela dica, assim eu posso viajar para otimos lugares.

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Muito bom esse tópico, assim como diversos outros no site. Parabéns!!

Não encontrei como é São Paulo no Carnaval.

Restaurantes e atrações culturais funcionam normalmente ou a cidade fica meio deserta?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! A programação teatral fica bem limitada. Shows praticamente não acontecem. Cinemas, restaurantes e shoppings funcionam. Nem todos os museus abrem. A cidade fica muito gostosa e já tem algum carnaval de rua.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar