Na dúvida, vá para o Rio (ou nem saia de lá)
Depois de um 2014 seco de feriados, 2015 vem generoso de feriadões. Aliás, já reparou que dificilmente há meio termo? Ou tem feriado de monte, ou não tem quase nenhum. A explicação está no fato de três dos feriados mais importantes -- 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro -- caírem sempre no mesmo dia da semana. Quando caem numa segunda, como em 2015, criam três feriados perfeitos. Quando caem no domingo, como em 2014, ou na quarta, como cairão em 2016, enchem de tristeza os, digamos, fabricantes de pontes.
Bora ver as melhores viagens que dá para fazer a cada feriadão de 2015?
20 de janeiro: terça (feriado municipal no Rio)
Um feriadão no meio das férias de janeiro... isso me cheira àqueles engarrafamentos-monstros rumo à Região dos Lagos. Se eu fosse você, carioca, aproveitava para curtir o verão do Rio mesmo. Ou, se achasse uma passagem a preço simpático, iria a Salvador para sentir a incrível energia da cidade nas semanas pré-carnaval (para mim, uma época muuuito melhor do que o carnaval em si).
25 de janeiro: sábado (feriado municipal em SP)
Os paulistanos não terão seu feriadãozinho de janeiro. Buá.
14 a 18 de fevereiro: sábado a quarta (Carnaval)
Viagem de Carnaval é um campo minado de roubadas. A fórmula para o máximo do martírio consiste em pegar um engarrafamento de várias horas para sair da cidade, só para chegar a uma praia superlotada, em que você vai pagar caríssimo para enfrentar filas, faltar luz e água. (Sem falar nela: a chuva, que adora dar as caras no Sul e no Sudeste.)
Para cair na folia. Além dos destinos tradicionais (Rio, Salvador, Recife/Olinda), pense nas cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina em Minas e São Luís do Paraitinga em São Paulo.
Para cair na farra. Florianópolis tem desfile e carnaval de rua, mas o forte são as festas gays, que fazem da ilha o mais importante destino GLS desta época. Lugares de praia normalmente fervidos, como Jericoacoara, Pipa, Caraíva, Itaúnas e Ferrugem (em Garopaba) também estarão bastante animados. Dois destinos na Bahia se caracterizam pela festa pós-carnaval, da quarta-feira de cinzas ao sábado de aleluia: Morro de São Paulo e Arraial d'Ajuda.
Praia sem confusão. A melhor aposta para um carnaval na praia sem falta d'água nem corte de energia, e de quebra com preços palatáveis, está nas capitais do Nordeste sem carnaval forte: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju.
Sossego na praia. Taí uma combinação arquidificílima de conseguir, mas eu arriscaria a Vila de Santo André, perto de Porto Seguro, e a Ponta do Corumbau, longe de Porto Seguro.
Fugindo do carnaval e da praia. Foz do Iguaçu e Gramado são dois lugares com estrutura suficientemente desenvolvida para absorver o excesso de visitantes; as atrações funcionarão normalmente (mas tenha em mente que estará muito quente na Serra!). Pela organização, Bonito também vale a pena (mas reserve os passeios com super antecedência, porque os lugares são limitados).
Pré-carnaval. Quer sentir o gostinho do Carnaval sem confusão demais e com preços quase normais? Visite as cidades carnavalescas (Rio, Salvador, Recife) nos dois fins de semana anteriores ao Carnaval. No Rio e em Olinda já vai haver algum carnaval de rua; e em Salvador os ensaios dos blocos estarão a mil.
Cone Sul. Em Santiago tudo estará funcionando: não há carnaval no Chile. Na Argentina a segunda e a terça são feriado; espere uma Buenos Aires calorenta e vazia (aproveite para ir a Colonia del Sacramento na segunda ou na terça). Já Montevidéu estará deserta de montevideanos, que durante o carnaval debandam da cidade; o Mercado del Puerto funciona, mas para ir a outros restaurantes, ligue antes para ver se estão abertos. Enquanto isso, Punta del Este vai estar num fervo comparável ao de janeiro. Mas a grande viagem desta época, para quem tem ao menos uma semana, é à Patagônia (tanto argentina quanto chilena), aproveitando o finzinho do verão.
Peru e Colômbia. No Peru, Lima vale a pena no Carnaval, mas Machu Picchu, não -- é época de chuvas nos Andes. Na Colômbia, Cartagena oferece a beleza de sempre, com a animação do Carnaval.
Caribe. Para quem dispõe de uma semana, o Caribe é um grande destino: o tempo estará ótimo em todo lugar. Os preços é que serão de alta temporada. Em Aruba, Curaçao e St.-Barth você pode até tomar parte do carnaval.
Europa e América do Norte. Em Miami, como em todo inverno, será alta temporada, com preços altos de hospedagem (que podem ficar ainda mais altos devido aos feriados do President's Day e do Lincoln's Birthday festejados em outros estados, como lembra a Sylvia Lemos). Mas de uma forma geral, a hospedagem em fevereiro tem preços abaixo da média em todos os países frios (e não se iluda: o frio vai ser pesado -- com exceção de lugares como Andaluzia, Orlando e Califórnia). Resta conseguir uma passagem em conta saindo do Brasil...
3 de abril: Sexta-Feira Santa
A Páscoa no começo de abril cria dois feriadões no mesmo salário -- o outro é fixo, Tiradentes, mais para o fim do mês.
Abril é uma época ótima para ir ao litoral de Santa Catarina -- mas no feriado, espere engarrafamentos do tamanho dos do verão.
Ao Nordeste vá por conta e risco; abril já pode ser chuvoso. A melhor aposta é o Sul da Bahia, onde pode fazer qualquer tempo em qualquer época do ano.
Feriados de três dias são perfeitos para viagens culturais-gastronômicas a capitais. Se a escolhida for Belo Horizonte, dá para escapulir um dia ao Inhotim e outro a Ouro Preto para ver as ruas recobertas por tapetes de flores. Curitiba sempre é uma ótima escolha, sobretudo quando combinada com um passeio de trem pela Serra da Graciosa até Morretes (reserve com antecedência). Rio de Janeiro e São Paulo ficam uma delícia em todo feriadão, e na minha opinião deveriam ser a opção número um para moradores dos dois lados da Ponte Aérea.
No Cone Sul, Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este (que vive o último sopro de animação antes de hibernar) são ótimas idéias, mas se for a Santiago esteja ciente de que quase nada funciona na Sexta-Feira Santa (é um bom dia para ir a Valparaíso).
21 de abril: terça (Tiradentes)
Todas as dicas nacionais para a Páscoa continuam válidas para Tiradentes, porque o clima segue parecido. Por serem 4 dias, dá para acrescentar Foz do Iguaçu e Bonito. Adiciono à lista duas capitais: Brasília, que estará florida depois da estação chuvosa e comemorará seu aniversário, e a subestimada Belém, que com quatro dias já vale a viagem.
Os destinos do interior do Centro-Oeste (Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Caldas Novas, Chapada dos Guimarães) climaticamente já valem a pena, mas deverão estar superlotados como as praias do Sudeste no verão.
Buenos Aires, Montevidéu e Santiago supervalem a pena porque não têm feriado nesta época. Pense também em Mendoza.
23 de abril: quinta (feriado estadual no Rio)
Quando cai de jeito, o dia de São Jorge cria um superferiadão para aqueles cariocas e papa-goiabas (ainda se usa isso?) que podem emendar as pontes. É o que vai acontecer em 2015, com Tiradentes caindo na terça e São Jorge na quinta. Com 9 dias à disposição (do sábado 18 ao domingo 26), eu só evitaria as praias próximas, que devem ficar ficar supercongestionadas, e o Nordeste, do norte da Bahia para cima, onde já pode ter invernado (mas o Sul da Bahia continua uma boa aposta).
Para quem quer fazer uma viagem de carro, sugiro adaptar o meu roteiro de Belo Horizonte + Ouro Preto + Inhotim + Tiradentes. A Chapada Diamantina é outra viagem nacional maravilhosa para quem tem uma semana.
Na América do Sul já dá para pensar em Machu Picchu ou no Atacama.
O Caribe é uma tentação, com tempo seco por todo canto e preços de baixa temporada (que começa logo depois da Páscoa).
É uma boa época para ir a Orlando, Las Vegas e Califórnia. A Europa vai estar mais fria do que você imagina, mas já não será o gelo do inverno (veja roteiros racionais de 9 dias aqui).
1º de maio: sexta (Dia do Trabalho)
As dicas da Páscoa -- com exceção dos tapetes de flores em Ouro Preto -- são todas válidas (mas pegar praia em Santa Catarina vai depender de um veranico, bastante provável mas não garantido).
Dica para todo o Brasil: maio costuma ser o mês mais bonito no Rio de Janeiro.
Ao fazer turismo cultural nas capitais brasileiras ou do Mercosul, leve em conta que muitos museus fecham no Dia do Trabalho.
4 de junho: quinta (Corpus Christi)
Com exceção da praia em Santa Catarina, valem as dicas do 21 de abril, o outro feriado de 4 dias sob a mesma condição climática. São Paulo tem uma atração extra: a Parada Gay. E o Rio de Janeiro continuará com o outono mais lindo do Brasil.
Esse é o feriado que inaugura a temporada das Serras, então quem subir à montanha já sabe que a muvuca estará à sua espera, assim como nos destinos próximos às capitais do Centro-Oeste.
Aos fluminenses e paulistas, sugiro acompanhar a previsão do tempo e ir na contramão, na direção da Rio-Santos: Angra, Ilha Grande, Paraty e o Litoral Norte paulista costumam ter tempo muito bom nesta época (e não enchem tanto quanto Búzios).
9 de julho: quinta (feriado estadual em São Paulo)
Às dicas do Corpus Christi, dá para acrescentar Fortaleza: no Ceará (assim como no Maranhão e no Piauí) o verão começa em julho.
E se aproveitar para tirar a semana inteira de folga, pense nos Lençóis Maranhenses.
7 de setembro: segunda (Independência)
Última oportunidade para os destinos do interior do Brasil ainda na época seca. Belo Horizonte com um pulinho em Inhotim e outro em Ouro Preto dá uma viagem com hospedagem barata e muito a ver. Brasília, no entanto, vai estar seca demais; por outro lado, é nesse fim da estiagem que aparecem os fugazes ipês amarelos.
São Paulo, Rio e Curitiba, Porto Alegre e Vitória sempre dão boas viagens curtas. Florianópolis deve estar ainda fria, não vai dar praia.
No segundo semestre, o relógio de sol aponta para o Nordeste. Todas as capitais litorâneas cabem em três dias: São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
Buenos Aires e Montevidéu também cabem em três dias.
12 de outubro: segunda (N. Srª Aparecida)
Dá para xerocar as dicas de 7 de setembro. (Mesmo com provável chuva, Belo Horizonte e Brasília continuam destinos válidos.)
No Sudeste e no Sul, todo mundo já vai estar com olhos voltados para a praia - o que é um erro, porque a primavera costuma ser chuvosa nessas regiões. Quem subir a Serra pode se dar melhor.
Indo a Buenos Aires ou Montevidéu, lembre-se de que o 12 de outubro é feriado por lá também.
2 de novembro: segunda (Finados)
Mesmas dicas de 7 de setembro/12 de outubro. Eu continuaria evitando praia no Sudeste.
15 de novembro: domingo (Proclamação da República)
Único feriado nacional que gorou em 2015. Tudo bem, né? Unzinho a gente nem reclama.
20 de novembro: sexta (Consciência Negra)
Desta vez não vai permitir ponte nem fazer um superferiadão com a Proclamação da República. Continuam valendo as dicas de 7 de setembro e 12 de outubro, que também são feriados de 3 dias sob a mesma situação climática.
24 e 31 de dezembro: quinta (véspera de Natal e Ano Novo)
Em 2015 tanto Natal quanto Ano Novo serão feriadões perfeitos para todo mundo, sem necessidade de pontes: as vésperas caem na quinta e os feriados, na sexta.
Leia minhas dicas para viajar no Natal neste post (role a página até o pé do post), saiba o que abre nos destinos mais importantes nos dias 25 e 1º neste outro post e minhas dicas de destinos de Réveillon neste dossiê aqui.
Bons feriadões pra você em 2015!
65 comentários