Como será o novo terminal de Viracopos em Campinas

Natalie Soares
por Natalie Soares

novo terminaval aeroporto viracopos campinas

Com pouco menos de um mês para a inauguração das novas rotas internacionais saindo de Viracopos, fomos conferir como ficará o novo terminal do aeroporto que promete atender 25 milhões de passageiros por ano até 2026.

Projetado pela mesma empresa que criou o aeroporto Schiphol, em Amsterdã, Viracopos tem planos ousados e quer se tornar o maior aeroporto da América Latina. Para tanto, a Aeroportos Brasil Viracopos, grupo que administra a concessão, promete investir R$ 9,5 bilhões na ampliação e modernização da área pelos próximos 30 anos.

As sete seleções que escolheram a Região Metropolitana de Campinas como base para a Copa do Mundo no Brasil foram as primeiras a testarem a área internacional do novo terminal de passageiros de Viracopos. Atualmente, a Azul opera, ainda em forma de teste, cinco voos matinais saindo do novo terminal. Para esses voos que partem mais cedo, a dica é não chegar em cima da hora ao aeroporto, pois você provavelmente precisará seguir de ônibus até a entrada do novo terminal.

novo terminaval aeroporto viracopos campinas

Também foram inaugurados recentemente a duplicação da nova via de acesso ao aeroporto e o novo edifício-garagem, com capacidade para 4 mil veículos.

A inauguração oficial está marcada para o dia 1º de dezembro, juntamente com a primeira decolagem da Azul na rota Campinas-Fort Lauderdale. Em seguida, o aeroporto passará a receber 7 rotas operadas por 5 companhias aéreas diferentes, resultando em 38 partidas e chegadas internacionais. Um número bem considerável se comparado aos apenas 3 voos internacionais que partem atualmente de Viracopos.

novo terminaval aeroporto viracopos campinas

O novo terminal ainda contará com wifi grátis e ilimitado, três diferentes salas vips, 60 pontos comerciais como farmácias, lojas, cafés e restaurantes e um duty-free shop na área de desembarque internacional. Agora em dezembro já serão inaugurados o free Shop, o Fran's Café e o Viena Café na área de desembarque internacional.

Alguns nomes dos restaurantes já foram confirmados: 365 Deli, Bob's, Doggis e Yoggis, Casa do Pão de Queijo, Domino's, Giraffas, Lavazza, Margarita Ville, McDonald's, Octavio Café, Pizza Hut, Premiatto, Romana, Spoleto/Koni, Starbucks e Subway.

novo terminaval aeroporto viracopos campinas
Até março de 2015 todos os voos partirão deste novo terminal, já que o antigo será interditado e transformado apenas em terminal de cargas. Essa é a data limite para todas as obras de acabamento e acerto dos novos pontos comerciais serem finalizadas.

Para o próximo ano, os planos de expansão das rotas internacionais também são positivos, pois a administração está negociando possíveis novas rotas para a Europa e Ásia.

novo terminaval aeroporto viracopos campinas

É sabido que o acesso ao aeroporto usando transporte público de diferentes pontos de da região de Campinas e São Paulo ainda é precário, mas a administração está negociando possíveis novas linhas de ônibus para esse trajeto. Já que os planos para o trem-bala ainda não saíram papel, vamos torcer para que essas novas rotas terrestres passem a ser oferecidas, afinal, seriam de grande ajuda para os passageiros de diferentes cidades do estado.

novo terminaval aeroporto viracopos campinas

Segundo matéria divulgada semana passada pelo jornal Correio Popular de Campinas, a lentidão no processo e trâmites entre a prefeitura, a administração e a população local está causando transtornos até mesmo nas áreas já desapropriadas, o que pode acarretar em atrasados nas etapas futuras de expansão de Viracopos. Vamos acompanhar.

Leia mais:

15 comentários

Sr. & Sra. Lao

Na torcida para que todos esses projetos funcionem. Quanto mais desafogarmos Guarulhos, melhor para todo mundo.

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Isto sim, eh um sonho se tornando realidade. Para quem mora no interior de São Paulo, ter que passar por dentro da capital para pegar um voo em Guarulhos, as vezes leva mais tempo que a própria viagem internacional em si. Bom pra nos, Natie! bom pra todos! Beijos

RABUGENTO
RABUGENTOPermalinkResponder

Desde que foi assinada a concessão a Aeroportos Brasil Viracopos anunciou que estava negociando linhas de ônibus executivas entre Paulínia e Viracopos passando pro Barão Geraldo.
Já indaguei por todos os cantos e até agora nada foi resolvido.
O preço de táxi para essa rota de aproximadamente 40 km custa mais que a passagem aérea.
Paulínia com seu Polo Petroquímico e Barão Geraldo com suas universidades, hospitais e indústrias de tecnologia, não tem uma ligação direta, confortável e com preço decente com esse aeroporto.
Já passou da hora de resolverem!

Jaz Geraldo
Jaz GeraldoPermalinkResponder

Parabéns Viracopos!!
Sempre colocarão problemas, a infra sempre será um problema do Brasil, uma coisa de cada vez, a cada do Aeroporto será outra a partir de dezembro, Campinas já é outra.

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Quais serão as dá-las VIP de vira copos?

gabriel
gabrielPermalinkResponder

olá, gostaria de saber se a duty free já esta funcionando por completa? obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! O duty free já está funcionando no novo terminal.

Getulio
GetulioPermalinkResponder

Qual o horário de funcionamento do DutyFree do desembarque?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Getulio! Das 6h às 22h. Pelo menos é a informação no site deles - http://www.viracopos.com/o-aeroporto/lojas-terminal/

David
DavidPermalinkResponder

Alguma novidade sobre as salas VIP que estarão presentes em Viracopos?

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Oi Bóia:
em outubro vou a Campinas e preciso de dicas sobre hotel. Alguém poderia me ajudar? (preciso visitar uma pessoa que mora no bairro Chácara da Barra)

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Naila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

célio
célioPermalinkResponder

Vitoria Hotel.....vc. nāo vai se arrepender !

Katia Camargo
Katia CamargoPermalinkResponder

O Vitoria ė um dos melhores hotéis da cidade e fica perto da Chácara da Barra. O Tryp no cambuí também ė muito bom. Se quiser algo econômico, o Ibis ė uma opção e ė de fácil acesso para as principais avenidas da cidade.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar