Washington DC: roteiro de 2 dias pelos monumentos e museus

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Washington DC

Capitólio, Washington Monument, Lincoln Memorial

De um lado, o Capitólio. Do outro, a famosa estátua de Abraham Lincoln. Entre os dois, uma impressionante coleção de museus e de memoriais em homenagem a grandes heróis americanos. Este é o National Mall de Washington DC, uma imensa área verde com cultura e história por todos os lados.

National Mall

National Mall

Em 2 dias na cidade dá para bater ponto nos principais monumentos e ainda conhecer alguns museus. São 11 os museus do Instituto Smithsonian ao longo do National Mall, todos com entrada gratuita -- e mais a National Gallery of Art, que tem entrada grátis também. (Ou seja: dá para entrar, espiar uma ou outra sala e partir para o museu vizinho, sem grandes remorsos.)

Vamos lá?

National Mall e arredores em 2 dias


Casa Branca

Casa Branca

Comece o passeio pela Casa Branca, o lar doce lar dos Obama. Visitar o interior é complicado; é preciso agendar horário através da Embaixada do Brasil em Washington DC, com antecedência mínima de 21 dias (e máxima de 6 meses).

White House Gifts

White House Gifts

Se não conseguir, uma réplica do Salão Oval serve de cenário para fotos na excêntrica White House Gifts, e você ainda pode levar um souvenir do presidente americano que achar mais simpático.

Siga para o Washington Monument, o maior obelisco do mundo, construído em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos. O monumento a George Washington, com uma altura de aproximadamente 50 andares, é também um observatório de onde se vê o National Mall por pequenas janelas. O ingresso é gratuito. Suba se houver pouca fila, e se você tiver a curiosidade de saber como é andar de elevador por dentro de um obelisco. mrgreen

Museu de História Natural

Museu de História Natural

Museu de História Natural

Adiante, os museus Smithsonian e a National Gallery of Art convidam para uma tarde inteira de atrações culturais. O Museum of Natural History e o Air and Space Museum estão entre os mais populares e são ótimos para ir com crianças. O Museum of American History exibe luvas de Muhammad Ali, os sapatinhos vermelhos de O Mágico de Oz e um terno de Benjamin Franklin.

Jardim de Esculturas

Jardim de Esculturas

O Jardim de Esculturas da National Gallery pode ser percorrido em um rápido passeio e tem peças de Alexander Calder, Louise Bourgeois e Roy Lichtenstein.

Os museus do Instituto Smithsonian funcionam todos os dias do ano, com exceção de 25 de dezembro. A National Gallery fecha em 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Newseum

Newseum

Sem desdenhar de toda essa oferta, vale também muitíssimo a pena fazer um pequeno desvio para o Newseum, um museu bastante interativo em que o tema é o jornalismo. Fica do ladinho do National Mall. O ingresso é pago, mas vale cada centavo. Funciona todos os dias, exceto Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Capitólio

Capitólio

Capitólio e a vista para o National Mall

Feche o dia no Capitólio, sede do Congresso americano, de onde se tem uma bonita vista. Se quiser fazer um tour pelos interiores, vá mais cedo; o último horário para visitas é às 15h20. (Agende previamente.)

Tidal Basin

Tidal Basin e Lincoln Memorial

No dia seguinte, faça um passeio a oeste do Washington Monument, pela enseada Tidal Basin e pelas margens do rio Potomac. Ali estão os mais emblemáticos monumentos da capital americana -- o Lincoln Memorial, o Franklin Delano Roosevelt Memorial, o Jefferson Memorial e o recém-inaugurado Martin Luther King Jr. Memorial. É uma área muito bonita, arborizada e com pedalinhos, o que torna o lerê bem mais aprazível mrgreen

A visita a todos os monumentos é gratuita e não requer agendamento.

Georgetown

Georgetown

Use a tarde para conhecer Georgetown, a 10 minutos de táxi, ou 30 minutos de ônibus, do Lincoln Memorial. É o bairro mais bonitinho de Washington DC, com lojas, restaurantes, cafés e galerias em um cenário de cidade colonial.

Tours guiados pelo National Mall

Hop-on hop-off em Washington DC

Hop-on hop-off

Se você gosta de conhecer cidades com passeios guiados ou com ônibus hop-on hop-off, aproveite: Washington DC é um ótimo lugar para isso. A oferta de tours é grande, há opções bem divertidas, e um pouco de contextualização histórica não faz mal a ninguém.

Old Town Trolley

Old Town Trolley

Eu fiz o passeio noturno com o Old Town Trolley, uma espécie de bonde sobre rodas que faz um circuito guiado de 2 horas e meia pelos principais monumentos de Washington.

Capitólio

Capitólio

Lincoln Memorial

Lincoln Memorial

Ao longo do percurso, tivemos 4 paradas programadas: no Capitólio, no Iwo Jima Memorial, no Lincoln Memorial e no Martin Luther King Jr. Memorial.

Martin Luther King Jr. Memorial

Martin Luther King Jr. Memorial

Martin Luther King Jr. Memorial

Este parece especialmente impactante à noite, assim como o cemitério de Arlington, que também faz parte do itinerário.

Valeu a pena, mas Washington combina melhor com passeios mais ativos. Os tours de bicicleta ou de Segway têm tudo a ver com essa cidade onde se vê gente pedalando, correndo ou andando de patins a todo momento.

Já os passeios de ônibus hop-on hop-off são recomendados para quem tem apenas um dia para turistar e precisa poupar tempo. Os ônibus circulam entre 9h e 16h de outubro a fevereiro, e de 8h30 às 17h de março a setembro.

Museu de História Natural

Museu de História Natural

Com ou sem tour guiado, fica a nossa recomendação: Washington DC tem atrações para preencher pelo menos 3 dias de viagem. Bate-volta, nem pensar! Estamos combinados?

Mariana viajou a convite de Capital Region USA, United e Simon.

Leia mais:

23 comentários

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Acho improvável conseguir visitar decentemente todas essas atrações em apenas dois dias, principalmente os museus do Smithsonian. Desse jeito, o passeio acabará virando uma maratona. Outra coisa, faltou falar sobre o Museu Memorial do Holocausto, pra mim o melhor de DC.

Fabio de Rezende

Olha, eu fiz quase isso tudo em um único dia. Foi pesado, mas dá. Fiz uma escala em Washington a caminho de Nova York. Meu voo chegou em Wash bem cedinho e meu voo para NYC seria somente à noite. No aeroporto peguei um ônibus que me levou até uma estação do metrô. De lá segui até até a estação mais próxima Lincoln Memorial. Tomei cafe da manhã no caminho (não estava em jejum pois já tinha comido no avião), me dirigindo para o Lincoln Memorial. Em seguida fui andando e visitando os memoriais de guerra (Coréia-Vietnam-II Guerra-etc) no caminho até o Obelisco. Do Obelisco virei em direção à Casa Branca. Fui e voltei novamente para o Obelisco. Ainda não era nem meio dia. Parti para os museus. Visitei uns 3. Todos de graça e muito próximos. Um de obras de arte, o da aviação (é imperdível) e o de história natural (também imperdível). Almocei no restaurante do museu de história natural. Muito boa a comida. Por volta da 16h fui andando até o Capitólio. Em seguida me dirigi à estação de trem enorme que tem ali perto, fiz mais uma refeição na enorme praça de alimentação da estação e fiz o caminho de volta para o aeroporto. Peguei o metrô e depois um ônibus. Tudo muito simples, barato e cansativo, muito cansativo. Mas valeu a pena, pois deu um belo upgrade na viagem.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Oi Fabio. Você fez a escala no aeroporto Dulles? Eu tenho uma escala de 6 horas em Dulles, e sei que é bem longe do centro, acho que uma hora de viagem de ônibus e metrô, não? Então estou na dúvida se dou um passeio de duas horas e meia em D.C., ou vou ao Museu Aeroespacial (Smithsonian) que está ao lado do aeroporto.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Acho arriscado, 6 horas não é muito tempo, pois Dulles fica distante do centro de Washington - você vai perder, por baixo, 2h30 pra ir e voltar, sem contar os imprevistos. Nesse caso, é recomendável ficar no Air & Space próximo ao aeroporto mesmo, pois além do museu ser excelente (melhor e maior do que o que fica no Mall em DC), você ficará muito mais sossegado sem a preocupação com o horário.

Fabio de Rezende

6 horas é pouco tempo. Para vc ter uma ideia, a minha escala era de pouco mais de 15 horas. Leva tempo até vc efetivamente conseguir sair do aeroporto. Pelo menos 1h se tudo correr muito bem e as filas forem pequenas. Vc passa por revista padrão USA, tem pegar a bagagem e despachar novamente (isso na vdd é o mais rápido) e ainda tem a imigração. Depois disso vc ainda vai levar um bom tempo até o centro, pois o trânsito lá é pesado. Se vc levar mais 1h estará no lucro. O ideal é sair do centro com 3h de antecedência para o seu voo. Eu saí com 3h30m. Neste cenário você terá 1h liquida, o que não é nada.

Fabio de Rezende

Sim, fiz isso tudo por Dulles.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Oi Neftali,
Melhor ir ao museu do lado do aeroporto mesmo, vale muito a pena. 2h30 em DC não dá pra nada.
[]s
Camila

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Sim, é verdade, melhor estar tranquilo no museu, dizem que é espetacular, com um Concorde, a Discovery e o Enola Gay. O museu aparece no filme Transformers. Eu conheci o que fica no National Mall, é excelente. Realmente é a melhor opção para uma escala em Dulles. Obrigado!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Falei que não dá pra fazer *decentemente*. Claro que dá pra fazer em um dia, se você considerar que é mais importante a quantidade de atrações visitadas do que a qualidade do passeio. Quando tenho pouco tempo, prefiro me focar em duas ou três atrações mais importantes, e aproveitá-las ao máximo. Washington é uma cidade que merece mais do que um simples bate e volta, tem muita coisa legal pra se apreciar com calma. Cada museu do Smithsonian (principalmente o aeroespacial, história americana e história natural) demanda pelo menos um turno para uma visita digna.

Sandro Maia
Sandro MaiaPermalinkResponder

Olá, Fabio ! Estou me espelhando na sua aventura..retorno a NY agora em Maio e pretendo fazer 1 dia em WDC..só me confirma..fez tudo a pé mesmo? Abs !

Alex melo
Alex meloPermalinkResponder

Eu fiquei 3 dias e meio e achei muuuito pouco. O que ajudou muito foi usar o Hop-On Hop-off, para levar aos monumentos mais longe e mesmo no zoológico. Vale muito o investimento.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Washington é uma cidade incrível. Esse roteiro é incrível para quem está com pouco tempo. Mas o melhor mesmo é separar um bom tempo para ficar na cidade. Estive lá por 5 dias e achei pouco. Gostei tanto que tenho vontade de voltar e ficar pelo menos mais uma semana.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Usei as bikes compartilhadas lá pra andar no The Mall, foi ótimo! Bem mais barato que o hop on hop off.
Contei tudo aqui: http://www.colecionandoimas.com.br/2013/03/roteiro-de-bike-por-washington-dc.html

Rita Dias
Rita DiasPermalinkResponder

3 dias é. Para ver tudo bem corridinho. DC tem muito mais coisas imperdíveis. E a época mais bonita é a florada das cerejeiras no finalzinho de março, começo de abril, a depender do rigor do inverno.
Todos os meus amigos que passaram de 7 a 10 dias em Nova York e foram me visitar por 3 dias se arrependeram e disseram que deveriam ter invertido o tempo. Os que puderam, alteraram a volta. Os que não puderam, prometeram voltar. DC é uma das cidades mais bonitas do mundo.

DIONISIO BIRNFELD

Imperdível bater perna pelas lojas do Centro (como as da F Street) num sábado final da tarde, até as lojas fecharem, e rumar poucas quadras a pé para Chinatown, onde uma multidão fica até tarde na rua, com lojas abertas e vários lugares para comer.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Ola! Pretendo visitar Washington em janeiro. fica muito complicado realizar esses passeios a pé devido ao frio??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Já saia do hotel com os museus que quer visitar escolhidos. Bater perna no frio é mesmo complicado.

Crissy
CrissyPermalinkResponder

É perfeitamente possível conhecer as principais atrações de D.C. em 2 dias!
Estive na cidade em agosto passado e fiquei por 4 dias, mas fui ao Six Flags America (em Maryland) e ao Potomac Mills (na Virgínia), o que me consumiu 2 dias inteiros.
Fui a todos os memoriais, ao obelisco 2 vezes, ao Capitólio (e todos os prédios do governo ao redor dele, como Suprem Cort) e à Casa Branca.
Caminhei pelo The Mall inteiro (de ambos os lados) e entrei em uns 2 ou 3 museus. Fiz tudo com a maior calma e só não vi mais pq não quis mesmo.
Se você quiser entrar em TODOS os museus, aí sim reserve mais dias.
Amei DC, super aconselho a todos! Se Deus quiser, ainda volto!

Diana G.
Diana G.PermalinkResponder

muito boas dicas.. e fotos muito boas!
vou ficar também exatamente dois dias em Washington este verão!

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Estou nesse momento chegando em Washington, vindo de Nova York, ficarei somente dois dias . Achei as ficas fantásticas, pena que NÃO agendei visita na casa branca . Sucesso! !!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Para quem pensava visitar a Casa Branca, o "justo e equilibrado" presidente Trump cancelou, até nova ordem, todas as visitas de estrangeiros. America for americans! Então não adianta, pelo menos por enquanto, incomodar a Embaixada do Brasil em Washington.
Se antes já era muito difícil, agora é impossível.

Lêda Diniz
Lêda DinizPermalinkResponder

Fiquei 3 dias em Washington e de fato foi muito corrido e cansativo, pois o mês de Julho é o ápice do verão de 40° e as distâncias são extensas. Fiz a pé e no final do dia já sabia me locomover tranquilamente pela parte central da cidade. A noite fui conhecer Chinatown, que me surpreendeu pelo movimento intenso e alegre das pessoas. Lembrei da paulista. No dia seguinte fui georgetown, pois queria o iPhone 7, so lá tem loja da Applee e sabia que o imposto mais em conta era em Washington 6,5% (Orlando 18%, NY 16%, ). Amei conhecer Washington.

Hugo
HugoPermalinkResponder

Belíssimo guia! Muito prático marcar os com pins no mapa a sugestão do que ver a cada dia!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar