Ópera de Viena

Ópera em Viena: como comprar ingresso e o que vestir nos concertos e bailes

Nomes como Schubert, Strauss, Mozart e Beethoven fizeram de Viena a capital da música clássica. Assistir a um concerto na Ópera em Viena é uma experiência tão vienense quanto provar uma Sachertorte.

Veja como incluir boa música no seu roteiro na cidade.

Como escolher seu concerto em Viena?

A temporada “séria” vai de setembro a meados de junho em endereços veneráveis como as óperas Staatsoper (a “Ópera de Viena”), Volksoper e Theater an der Wien, e as salas de concerto Konzerthaus e o Musikverein. Para conseguir um lugar sentado pelo preço de bilheteria é preciso comprar com antecedência.

Fora da programação nobre, porém, não é difícil encontrar apresentações de música erudita, convenientemente embaladas para turistas. Algumas acontecem em palácios; outras trazem os músicos vestidos como na época de Mozart. Em julho e agosto, este vai ser o único tipo de espetáculo que você vai encontrar.

Eu assisti a um concerto da orquestra de câmara em um dos anexos do Palácio de Schönbrunn. A apresentação durou 1h15 e mostrou, em cada ato, algumas das obras mais famosas de Strauss e Mozart, intercalado com cenas de ópera e balé clássico. Para que não é um connnaisseur exigente de música erudita, é um programa divertido.

Se você vai no inverno, uma experiência curiosa é participar da temporada de bailes, em que a valsa vienense pode não apenas ser ouvida, mas dançada.

Onde comprar ingressos?

Para conferir a programação completa de todos os concertos, óperas, balés, teatro, shows de jazz e música pop na cidade, vá ao site oficial do turismo de Viena, que mantém uma página atualizada com o calendário oficial de shows e eventos.

Ao definir o espetáculo a que deseja assistir, basta entrar na página do teatro para realizar a compra dos ingressos. Simulei esse processo no site da Staatsoper e consegui chegar até a última etapa. Era possível ver a disponibilidade de assentos para diferentes tipos de espetáculos e o melhor, está tudo em inglês – assim como no site do Coral dos Meninos de Viena.

Para concertos e óperas muito especiais, como os grandes concertos de natal e ano novo da filarmônica de Viena, o ideal é garantir seus tickets o mais rápido possível ou assim que a sua viagem for confirmada. Alguns deles chegam a se esgotar com um ano de antecedência.

Em uma rápida busca no Google, você também encontrará diversos sites que vendem ingressos para concertos em Viena com sobrepreço. Infelizmente não temos como garantir a operação de nenhum deles (se você já teve alguma experiência, por favor deixe seu comentário!). O único site recomendado pelo próprio Turismo de Viena é o Wien-Tickets.

Ingressos de última hora e de pé

Algumas companhias e espetáculos costumam oferecer, poucas horas antes do começo da apresentação, os tickets que foram devolvidos ou não foram vendidos. São os “last minute tickets”, que garantem um bom espetáculo sem pagar sobrepreço de cambista.

O próprio posto oficial de atendimento ao turista de Viena (Albertinaplatz/Maysedergasse – perto da Ópera) costuma vender essa “entradas de última hora” todos os dias entre às 14 e 17h com valores bem promocionais.

Outro costume da ópera em Viena são os “standing room tickets”, aqueles ingressos a preços populares destinados a quem quiser assistir toda a apresentação em pé. Fique atento: na cidade, esses bilhetes também costumam ser bem disputados entre os estudantes de música clássica. Para garantir o seu, assim como para o ingresso de última hora, você vai precisar enfrentar a fila da bilheteria.

Concertos em Viena

Dress Code – a questão do traje nos concertos em Viena

Quando recebi a programação da viagem, a primeira dúvida que me pegou foi: “qual é o dress code mais adequado para um concerto em Viena?” Numa rápida pesquisa me senti mais aliviada: nada de vestidos longos.

Nessas horas vale sempre o bom senso – nem tanto ao céu nem tanto ao mar. Os vienenses costumam caprichar no visual e seguem bem elegantes para a entrada dos teatros; já os turistas adotam um estilo mais despojado com calça jeans e sapatênis.

Com o passar dos anos, os teatros ficaram mais maleáveis quanto às restrições dos trajes, mas se você não quiser se sentir tão descolado, uma calça social e uma camisa ou vestido e alguns acessórios fazem toda a diferença e não pesam muito na mala.

Um detalhe importante: sapato social é sempre bem-vindo nas salas de concertos e até mesmo de alguns bares e restaurantes mais elegantes da cidade. Neles, o tênis ou sapatênis podem ser considerados muito informais e acabam não correspondendo ao “dress code” do local.

Pesquisando sobre o tema, o assunto fica mais delicado quando falamos das óperas tradicionais de Viena. Muitos dizem que seguir os trajes e os costumes é uma maneira de você demonstrar respeito e homenagear os séculos de histórias das óperas. Em todo caso, mesmo que não seja obrigatório, vale caprichar um pouco mais na produção 😉

Já se você vai a um baile, não tem jeito: vai precisar passar numa loja de aluguel de roupa de baile.

Você já foi a algum concerto em Viena? Como conseguiu os ingressos? Conte pra nós!

Natalie viajou a convite do Turismo de Berlim e de Viena.

22 comentários

nós pegamos os last tickets, pagamos 6 euros cada, só que fica em pé lá no fundo. Mas deu para ver bem, a acustica era perfeita, e as legendas a gente olhava as da fila da frente (se der sorte da pessoa colocar em inglês, rsrs). Não me arrependo. Com sorte se estiver mais vazio consegue sentar, e mesmo lá atrás tem tipo um degrau para se apoiar se precisar.

Em dezembro de 2013 estive em Viena por 08 dias. Há vários sites que também vendem ingressos para os eventos musicais, tais como https://www.viennaticketoffice.com/home_es.php e o https://www.classictic.com/en/ (este foi o que mais usei e nunca tive problema). Para comprar ingressos para os coral dos meninos de Viena já é mais difícil, sendo vendido, pelo que me lembre, no próprio site.
Outra coisa legal que fizemos foi assistir alguns concertos nas seculares igrejas de Viena. Geralmente são grupos de câmara, e o ambiente acústico da igreja gera um espetáculo único. O único problema, se é que isso pode ser chamado de problema, é o frio dentro delas em dezembro, mas nada que uma boa roupa não dê conta.

Ir a Viena e nao ir a opera seria o equivalente de vir ao Rio sem ir ao Cristo.
Em Maio de 2007 fui no esquema q aprendi aqui de amarrar fita na area do standing up mas sentei a frente no intervalo e vi opera q n lembro o nome mas era de Bethoveen e meu avo conhecedor e vivo a epoca disse q era uma barbada eu ter conseguido.
Em Novembro de 2012 p levar o meu Rick comprei logo q abriu me cadastrando no site. Vi La Clemenza de Tito, Mozart. Foi caro e o lugar c visao parcial. C mais grana podendo cacifar… vale. Mas o som eh espetacular em qq lugar da Staatsopper

    Ah qto a roupa. Nas duas ocasioes fui c vestido preto de malha q gasto um compro outro e botas. Fina na primavera, de la no outono gelado. O vestido n amassa e caprichando nos acessorios me senti uma turista arrumadinha. De casacao entrando estava igual a eles.

Há 3 anos assistimos à “Elixir do Amor” (desculpem, não lembro o nome original) na Ópera de Viena, como era o nosso sonho! Mas o que nosso sonho não sabia era o preço para estar ali. Então por volta de 17 hs (o espetáculo começava às 20 hs) fomos para a fila do “stand up ticket”, no interior do prédio, cheia de jovens e velhinhos (que levavam inclusive seus banquinhos). Ficamos na fila uns 40 minutos esperando o guichê abrir, e compramos nossos ingressos por 3 euros cada. Voltamos para o hotel, tomamos banho, colocamos uma roupinha melhor (eu sempre levo um vestido preto que não amassa em viagens, uso com meia calça e sapatilha preta) e pudemos assistir (foi MARAVILHOSO!!!) de pé, de frente para o palco. O interessante é que no intervalo da ópera vc fica à vontade para circular pelo local, tomar um vinho cercado das pessoas impecáveis, de smoking e casacos de pele (!). Recomendo muito!!!

Assisti em maio de 2014 a ópera La Traviata na Staatsoper.
Uma experiência única! O espetáculo e a Ópera são maravilhosos!
No intervalo pode-se tomar um drink em um dos lindos salões da Ópera!
As pessoas vão muito bem vestidas, mas nada que um vestido, camisa social e sapatos não acompanhem.
Comprei os ingressos com uns 3 meses de antecedência pelo vienaconcerts.com, retirei os ingressos na entrada tranquilamente. Vale muito a pena!

Em novembro de 2012 estivemos em Viena e fomos assistir La Traviata na Ópera de Viena. Deixamos para comprar os ingressos quando estivéssemos por lá. Chegamos na cidade 4 dias antes e fomos até na ópera comprar os ingressos. Como estavam esgotados, compramos de cambistas e pagamos um preço bem mais caro do que poderíamos ter pago no site. O site é simples e seguro. Sugiro já sair de casa com os ingressos comprados pelo site. O dress code também me preocupou, mas não quis exagerar na quantidade de roupas na mala, então usei uma calça justa com bota e um casaco. Me senti super bem! Muitos turistas orientais estavam vestidos com roupas que usaram o dia todo para passear pela cidade. Algumas moças com saias curtas foram solicitadas a usar uns panos amarrados na cintura cobrindo até abaixo dos joelhos. Chegue com uma boa antecedência à Opera. Os banheiros são pequenos e tem filas enormes. Muita gente perdeu o primeiro ato por estar na fila dos banheiros. Não há tolerância com atrasos! Boa viagem!

Em 2010 tive a oportunidade de realizar um sonho: assistir “Madama Butterfly” – de Puccini – na ópera de Viena. Comprei o meu ticket pelo site com antecedência de 4 meses, imprimi e alguns minutos antes do início troquei a reserva pelo ticket definitivo. Tudo fácil e rápido. Após à apresentação fomos jantar. O assunto não poderia ser diferente: a ópera. Eu e minha esposa não encontrávamos palavras suficientes para traduzir a emoção que sentimos. Sugiro a todos assistirem ao espetáculo mesmo para aqueles que não são expertem no assunto. Trata-se de uma experiência única, sublime e indescritível.

Eu sou um apaixonado por viagens! Eu já fui 3 vezes à terra da minha família, mas Portugal não me basta! Eu estou pesquisando destinos e queria conhecer um pouco do Leste Europeu e a Ásia! Eu tenho pesquisado muito e o viaje na viagem é sensacional! Adoro ler as dicas! Tenho lido um site maneiro que fala sobre a China e tem me despertado bastante vontade de conhecer!

https://www.psafe.com/blog/comer-dancar-assustar-tudo-restaurantes-da-china/

Assisti a uma ópera na Volkoper em pé em novembro do ano passado (não era exatamente em pé, rolavam umas cadeirinhas) e compramos no dia anterior no próprio site. Se não me engano cada ingresso custou 10 Euros. E sim, é uma experiência que vale a pena!

Assisti a ópera Aida em Viena em outubro de 2013. Excelente programa.
Comprei os ingressos pelo site viennaconcerts.com com 2 meses de antecedência e peguei no dia, na bilheteria. Não tive nenhum problema na compra e nem na retirada.
Chamou a atenção a elegância com que os locais se vestem para o evento.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito