Viagens independentes, só que em grupo. Já pensou? #ad

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Sevilha e Córdoba

Viagens independentes? Em grupo? Como assim?

Faz 10 anos que eu me dedico a compartilhar estratégias para resolver qualquer viagem de maneira independente.

Mesmo dando o caminho das pedras para tudo quanto é destino, eu sempre notei (via caixa de comentários) que isso talvez seja insuficiente para certos perfis. Tem aquele leitor que gostaria de fazer viagens por conta própria mas que não tem tempo, ou paciência, para realizar todas as operações necessárias. Tem também quem não se sinta seguro para sair por aí sem algum tipo de assistência durante a viagem.

A parte de fazer todas as operações é simples de resolver: basta procurar um agente de viagem, que é um profissional especializado em montar viagens sem que o cliente precise pôr a mão na massa. Viajar com assistência, porém, normalmente envolve comprar uma excursão tradicional, com suas conhecidas limitações: grupos grandes, muito tempo dentro de ônibus, um pula-pula de cartão postal em cartão postal, sem espaço para contato com a vida real de cada lugar.

Será que não dá para criar um tipo de viagem assistida que proporcione a chance de fazer, com segurança e sem perrengues, roteiros parecidos com os que eu sugiro no blog? (Por exemplo: este aqui da Andaluzia?)

Viagens assistidas 2.0

Alhambra

Acontece que não sou só eu que estava pensando nesse assunto. Lá nos Estados Unidos, o querido José Eduardo Teixeira (o nosso Zé-JET), também estava estudando um jeito de resolver essa equação.

(Se você chegou há pouco, saiba que o Zé é um dos leitores históricos do Viaje na Viagem. Ele foi o criador do layout que o blog usou entre 2009 e 2014 e, lá nas antigas, compartilhou um monte de técnicas e estratégias que ajudaram a construir o modo Viaje na Viagem de desbravar o mundo.)

Pois bem. Já faz alguns anos, o Zé é dono de uma agência de viagem que opera nos Estados Unidos, a Aeterna. Na Aeterna, o Zé conheceu um nicho interessante: o das operadoras americanas que realizam viagens em grupo tailor-made, a partir de roteiros criado por terceiros. Isso é o que torna possível esse conceito bacanérrimo de viagens independentes em grupo.

A idéia é proporcionar experiências semelhantes às que você teria numa viagem por conta própria, mas sem o trabalho de tomar todas as providências, e contando com o acompanhamento permanente que só é possível numa viagem em grupo. Você viaja com pessoas que terão alguma coisa em comum com você -- mas não vai precisar estar grudado com o grupo o tempo todo.

E com vocês, o Clube de Viagens Aeterna

aeternaO Clube é metafórico; não precisa se associar. A palavra foi escolhida para lembrar que esse tipo de viagem não é para todo mundo -- mas para viajantes que compartilham gostos e valores parecidos, e que não curtiriam as viagens em grupo disponíveis no mercado.

Os roteiros são criados a partir de sugestões minhas (caso você não tenha lido lá em cima, sou o Ricardo Freire), a quatro mãos com o Zé-JET. Quem realiza a viagem é a Europe Express, operadora-boutique que pertence ao grupo TUI (uma das maiores empresas de viagem do mundo), escolhida pela Aeterna depois de muita pesquisa e longo namoro.

A divulgação das viagens vai ser feita só por aqui, para manter a característica do "clube" -- você viaja com quem está exposto ao mesmo tipo de informação de viagem que você curte.

Ou seja: são viagens baseadas em roteiros meus, criadas e comercializadas pela Aeterna e operadas pela Europe Express.

Viagens independentes em grupo: como funciona

  • Grupos pequenos
  • Os grupos do Clube de Viagens Aeterna cabem num mesão de bar: serão entre 10 e 16 viajantes. Não fica complicado embarcar, fazer check-in ou reunir a turma quando necessário.

  • Na sua mão: chip local, passes de transporte e ingressos para atrações
  • Simcards
    Para garantir a sua independência mesmo numa viagem em grupo, você vai receber, durante a viagem, todas as ferramentas para desbravar o lugar por conta própria: chip para colocar no seu celular, passes para usar o transporte público e ingressos para museus e atrações. A 30 dias da partida, vai ganhar também um roteiro com dicas do que fazer e onde comer (em alguns destinos, guias completos editados por blogueiros locais). Você mesmo escolhe os passeios que quer fazer e com quem quer fazer. A maioria das atividades pode ser feita sem companhia nenhuma, se você preferir assim.

  • Em vez de city-tour, walking tour
  • El tapeo
    Em algumas cidades, na primeira noite, vamos ter walking tours com paradas estratégicas em bares (ou seja, bar crawls em regiões bacanas, haha) -- uma oportunidade tanto para se familiarizar com a cidade como para conhecer os outros viajantes independentes da sua turma.

  • Em vez de guia, tour manager
  • Apenas os passeios efetivamente guiados que constem da programação terão guias clássicos (e sempre ótimos). A coordenação da viagem e a administração de eventuais perrengues ficam a cargo do tour manager, que fala português e acompanha o grupo, sem no entanto passar a viagem inteira contando piadas ao microfone do ônibus. Até porque vai ter pouco ônibus smile

  • Em vez de ônibus, trem
  • trem

    Não consigo imaginar meio de transporte mais europeu que o trem, e por isso os roteiros do Clube de Viagens Aeterna pela Europa terão o trem como meio de transporte principal. Todas as passagens serão compradas com antecedência e entregues no dia de cada trajeto. Você terá a experiência de viajar como um europeu, mas sem o perrengue de reservar e comprar. (Você também vai ganhar, antes da partida, um guia do que levar na mala, para que a mala seja sua companheira, não sua inimiga.)

    Ônibus só serão usados nos traslados entre a estação e o hotel e em passeios que não possam ser feitos de trem.

  • Hotéis sempre centrais
  • Outra diferença fundamental dos nossos roteiros: a hospedagem não é em hotéis grandalhões nos arredores da cidade, mas em hotéis pequenos e confortáveis, que fiquem em regiões bem situadas para turistar e aproveitar a noite.

  • Viagens relaxadas
  • Os roteiros não chegam a ser slow travel, mas passam longe do ritmo frenético usual das viagens em grupo. Os deslocamentos e as saídas para passeios fixos da programação nunca acontecem antes das 9h. Você vai ter bastante tempo livre e oportunidade de aproveitar a noite (com dicas!).

    Para quem são essas viagens?

  • Para quem não quer quebrar a cabeça com a organização
  • Se você não tem prazer nenhum em comprar passagens de trem, escolher hotel ou conseguir ingressos com antecedência, seus problemas acabaram mrgreen

  • Para quem tem receio de sair por aí sem assistência
  • O tour manager acompanha o grupo para quebrar todos os galhos de check-in, traslados, passeios e emergências. Você não estará sozinho.

  • Para quem quer encontrar uma companhia bacana de viagem
  • Não é o foco do Clube, mas é um efeito colateral bastante provável. Ao viajar com pessoas que curtem o estilo do blog você deve descobrir ótimos companheiros para futuras viagens.

  • Para quem quer aprender a viajar por conta própria
  • Em nossas viagens você vai entrar em contato na prática (e de maneira segura) com todos os aspectos que compõem uma boa viagem por conta própria. Para quem quiser perder o bloqueio da viagem independente, dá para encarar as nossas viagens como um curso rápido e eficiente.

    Para quem não são essas viagens?

  • Para quem quer viajar da maneira mais econômica possível
  • Viagens assistidas são, por natureza, mais caras que viagens independentes: traslados, acompanhamento e serviços prestados não têm como sair de graça. Além disso, os nossos roteiros serão um pouco mais caros do que os oferecidos hoje pelo mercado -- pelo fato dos nossos grupos serem menores e a logística, mais sofisticada (não tem a simplicidade do ônibus único que acompanha o grupo inteiro por todo o circuito).

  • Para quem não curte viajar com desconhecidos
  • Por mais que cada participante seja livre para programar suas atividades, os traslados serão feitos em grupo e uma ou outra atividade, também. Então não é um tipo de viagem recomendável para quem tem tendências anti-sociais smile

    Primeira Viagem do Clube: Andaluzia

    Pueblos Blancos
    Semana que vem vou publicar um post detalhando o primeiro roteiro do Clube de Viagens Aeterna: 10 dias entre Madri e Andaluzia (3 noites em Madri, 3 noites em Sevilha, uma noite em Ronda e duas em Granada, com bate-voltas a Toledo e Jerez de la Frontera, e pit-stops em Córdoba e nos Pueblos Blancos). Mas se quiser você já pode xeretar lá no site da Aeterna.

    Granada e Madri

    A saída inicial está programada para setembro de 2015. Se a coisa der certo, a Aeterna já tem outros roteiros invocados na manga. Interessa?

    Quer ser avisado de todas as viagens?

    Para receber todas as notícias de saídas de grupos de viajantes independentes, clique no site da Aeterna (aqui), role a página até embaixo e assine a newsletter. É só informar o seu email, e pronto: você não perde nenhuma informação.

    Newsletter Aeterna

    Veja mais:

    117 comentários

    Aurea
    AureaPermalinkResponder

    Pode dar sugestão? Uma dessas com o melhor da Tailândia para o começo de 2016 seria ótimo! smile

    Pedro @travelwithpedro

    Oi Aurea, Tailandia dá pra fazer sozinho numa boa. O país é seguro, (quase) todo mundo fala inglês a infra estrutura turística é muito boa.

    Ana
    AnaPermalinkResponder

    Aurea se você tiver um grupo para Tailandia para 2016 estou interessada

    Mariza Guerra
    Mariza GuerraPermalinkResponder

    Sempre desejei viagens com essas características. Pode estar certo que irei numa dessas, Riq. Roteiro cuidadoso, grupo pequeno, sem o estresse de cumprir quantidade de lugares vistos, sem um mínimo de qualidade. Só eu sei o trabalho e a intensa pesquisa para formatar uma viagem individual. Estou no auge de uma para abril. Seu site é visitado a todo momento para que eu faça as melhores escolhas, mas é cansativo analisar comentários sobre os hotéis, descobrir atrações, comprar ingressos, trens, estudar mapas, ufa! Porém, na próxima vou fazer um roteiro seu com a maior alegria. Sucesso!

    Rosa Alcantara

    Olá, pessoal. Boa tarde! Muito legal mesmo mais essa inovação. Gostaria de sugerir um roteiro que englobe toda a Escandinávia + Rússia (St Petersburgo e Moscou). Seria possível p um grupo assim? Abraço.

    Sandra
    SandraPermalinkResponder

    Apoiado! Esse eu também quero!

    Maria das Graças

    Riq, viajei sempre por minha conta, com a ajuda do Viaje na Viagem. E gosto muito. Eu me considero jurássica por aqui. Acompanho o seu trabalho desde o começo. E tiro o chapéu para voce. E em recompensa participo quando tenho algo para contribuir.
    Acabei de chegar de uma viagem de 40 dias pela Europa, tendo como base principal Leeds, no norte da Inglaterra. Quando a poeira baixar escreverei alguns comentários aqui no blog que considero relevantes nessa viagem.
    Mas com o seu aval e com a confiança que tenho no seu trabalho eu vou experimentar esse tipo de viagem.

    Cintia Andrade

    VnV cada vez melhor! Ainda terei que planejar minhas viagens, pois tenho filhos pequenos e, para mim, faz parte da curtição. Imagine, viajar, sem ter que ler as dicas do Ricardo Freire? Mas já indiquei para minha mãe, que adora viajar, mas não se anima a ir sozinha. Bacana demais!

    REGINA CASTELO BRANCO

    Adorei! Estamos pretendo casal de primos e eu, todos maiores de 60 anos, irmos para o leste europeu em 2015, época da temperatura amena, fresquinha, e agora sei q teremos um roteiro legal. Aguardo notícias. Viajar sem aquela multidão e sobe e desce de ônibus, acordando às 5 da madrugada é tudo de bom. Ricardo parabéns por mais esta iniciativa.

    Mirella Matthiesen

    Que super legal!!!!!
    Vou mandar essa dica pra minha mãe smile

    Lili-CE
    Lili-CEPermalinkResponder

    Genial! Andaluzia será meu destino em fevereiro mrgreen

    Sandra
    SandraPermalinkResponder

    Ola

    Adorei a proposta!

    Tenho interesse...

    Se alguem se animar tbm entre em contato...
    sandra.yonekyra@gmail.com

    Valeu!
    Abc.

    Sandra
    SandraPermalinkResponder

    Opa...sorry

    sandra.yonekura@gmail.com

    Hugo
    HugoPermalinkResponder

    Parabéns Zé Jet pela iniciativa e VnV pela divulgação. Um serviço diferenciado e inovador. Certamente será um sucesso. Indicarei para os meus amigos, principalmente aqueles que não tem muita paciência para planejar e organizar viagens.

    Marilia Boos Gomes

    Maravilha! Elaborar roteiros dá um trabalho danado. Procurar hotéis também. Comprar passagens de trem, de avião, disso e daquilo com antecedência é mais trabalho. Aguardo a próxima chamada. Este roteiro inicial é maravilhoso. Ronda, então... é linda!
    Parabéns aos parceiros por esta iniciativa. Melhor, impossível. Sucesso! Muito sucesso para vocês. Cordial abraço.

    Cissa
    CissaPermalinkResponder

    sempre desejei uma viagem assim, com quem pode organizar e ajudar! adorei a ideia, nesta primeira não poderei mas espero ir nas proximas!

    Artur Mário de Menezes

    Parabéns, excelente idéia. Era tudo que precisava ,viajar de forma independente
    com apoio,assessoria de quem sabe das coisas...sem tumulto das excursões
    tradicionais. Gostaria receber mais detalhes sobre este da Andaluzia.
    grato.Artur

    christina
    christinaPermalinkResponder

    Muito legal... Sensacional! Para o ano de 2016 quero muuuuito conhecer a Grécia. Se rolar, tô dentro com certeza!!! Superparabéns pra vocês!
    smile

    christina
    christinaPermalinkResponder

    Muito legal! Para o ano de 2016 quero muuuuito conhecer a Grécia. Se rolar, tô dentro com certeza!!! Superparabéns pra vocês!
    smile

    Emilia
    EmiliaPermalinkResponder

    Meu marido e eu fizemos este roteiro seguindo orientação sua e foi maravilhoso. Agora em maio pretendemos fazer Londres, Escócia e Irlanda. Vou lá no VnV pegar instruções. Apesar de ainda apanhar no site...
    Excelente iniciativa. P E R F E I T A, Vamos ficar de olho! Abraços, Marieh&Moncho

    Claudia
    ClaudiaPermalinkResponder

    Otima idéia! Super interessada num roteiro pelo leste europeu.

    Cristina
    CristinaPermalinkResponder

    Que legal Riq. Abrindo uma nova fronteira. Parabens e sucesso!

    luis
    luisPermalinkResponder

    uhh esta empresa tem sede nos EUA e se der 1 problema como fico?

    Sandra
    SandraPermalinkResponder

    Eu adorei! Adoro viajar e às vezes não dá tempo de planejar como queria. Gostaria de receber mais comunicados e quem sabe me encaixar no grupo. Abs, Sandra

    christina
    christinaPermalinkResponder

    Se interessa? Claro!!! Fiquei superinteressada com a novidade. Gostaria de experimentar... pena a saída inicial estar programada para setembro de 2015. Não foi dessa vez, pois vou tirar férias em agosto de 2015. Aguardarei, ansiosamente, outros roteiros "na manga" pela aAeterna. Abraços e parabéns

    Sonia C
    Sonia CPermalinkResponder

    Adorei ! Me interessa muito esse tipo de viagem ! Só que para outros paises porque já conheço Portugal , Espanha , França , Inglaterra, Italia .

    Lu
    LuPermalinkResponder

    Grande ideia!! Vão atender uma lacuna no mercado. Parabéns pela ideia e sucesso. A proposito, to de olho nesse roteiro da Andaluzia. Estou c/um tkt p Madrid p/final de maio. Depois vou lá no clube xeretar.

    Dary Amaral
    Dary AmaralPermalinkResponder

    Fiquei muito feliz com a notícia.
    Quero muito irão Japão ela China mas não queria ir nesta excursoes que detesto,que tal programar este roteiro? Eu e meu marido estaremos dentro.
    Desejo muito sucesso na nova empreita do blog!

    Valéria
    ValériaPermalinkResponder

    Fantástica a ideia. Só não vou nessa porque já conheço bem essa região e estarei na Itália na mesma época... Me levam para o sudeste asiático no ano que vem???

    Isa
    IsaPermalinkResponder

    Adorei a ideia !! Já conheço a região mas o conceito lançado é super bacana ! Quero saber das proximas ! ADOOOOORRRROOOOOOO VIAJAR ! Parabéns pela iniciativa !

    Paula M.
    Paula M.PermalinkResponder

    Vai dar super certo, adorei a idéia! Sou uma provável
    candidata, vou acompanhar a escolha dos roteiros.
    Esse eu já fiz, montado com as dicas dos site e é ma-
    ravilhoso!

    Helena
    HelenaPermalinkResponder

    Parabéns pela iniciativa. Me encaixo perfeitamente neste perfil. Aguardo notícias.

    Vladimir
    VladimirPermalinkResponder

    Olá!

    Estou fazendo exatamente isso, mas, com minha Esposa, Tio e Tia!

    Toda a programação, reservas, etc, está sob minha responsabilidade!!!

    Vamos pegar um carro (já reservado pela Rentalcars) e passar 23 dias cheios (14/5 - saída à 7/6 - chegada), entre Espanha e Portugal!!!

    Faremos a Andaluzia, mas serão, 1 noite em Granada, 2 em Ronda e 2 em Sevillha, nessa ordem! Não iremos à Córdoba!

    Ainda vou formar um grupo desse no meu meio, Dança de Salão, para viajar muito pela Europa!!! Tenho uma porção de roteiros prontinhos para serem usados!!! smile Todos elaborados à partir de muitos estudos agradáveis do VIAJE NA VIAGEM!!!

    Tenho certeza que será um Imenso Sucesso!!!

    Abraços,
    Vladimir.

    Vladimir
    VladimirPermalinkResponder

    ... Tenho certeza que será um Imenso Sucesso o Clube de Viagens Aaterna!!! O meu é só um Sonho!!! Por enquanto...!!!

    Abraço e Parabéns Sempre,
    Vladimir

    Rosanna Azzolini

    Excelente proposta. Adoraria fazer uma viagem pela França, conhecendo a região da Provence e outras. Não falo francês e me sinto insegura em viajar sozinha pelas cidades.
    Adoro andar a pé, fazer passeios que fogem do lugar comum.
    Vou aguardar um grupo com essas características.
    VnV é o máximo!

    maria de lourdes p n felipe

    Oi, Rosanna!
    Seu sonho é exatamente como o meu...conhecer os lugares pitorescos, passear nos campos de lavanda, o lado bucólico e belo de Provence...mas odiaria fazer passeios fixos e, como não falo francês, tenho receio de viajar sozinha.

    Ricardo Freire

    Pessoal, para quem quer ficar informado sobre esta e outras viagens:

    É só acessar http://www.aeterna.com.br , rolar a página e assinar a newsletter da agência (tem um campo pra pôr o email sob o título OFERTAS). Pronto: você fica por dentro de tudo o que rolar.

    Joselia Goes Silva

    Gostei dessa iniciativa. VnV faz parte de minhas pesquisas ao planejar uma viagem.

    Ricardo
    RicardoPermalinkResponder

    Olá, bom dia!!
    Achei a proposta muito inovadora e parece que tem tudo para decolar!!!
    Essa iniciativa não poderia ser pensada para viagens nacionais? Até pq nem todos podem ou querem dirigir de um lugar a outro, usando assim o serviço de forma coletiva. Isso está sendo pensado?
    Um abraço,
    Obrigado,
    Ricardo

    Malu Esper
    Malu EsperPermalinkResponder

    Acho que meu comentário foi para o espaço sad

    Cristina
    CristinaPermalinkResponder

    Muito boa a proposta. Fiz uma viagem independente pra Europa de 22 dias no final de 2014 com minha família. Deu certo, mas errei em várias coisas, mesmo lendo muito os blogs de viagem, os posts do Ricardo que foram imprescindíveis, mas coisas que vc erra por falta de conhecimento do local onde vai, da falta de experiência, enfim, esses perrengues podem ser evitados neste formato de viagem, sem embarcar em formatos quadradinhos de excursões. Boa pedida!

    Isabela Fernandes

    Que legal! Eu viajo independente e adoro quebrar a cabeça para resolver passagem, trem e hotel, mas achei a idéia fantástica! Parabéns!

    Jocelaine Fagundes Inchausti

    Adorei conhecer e receber dicas ótimas neste site VIAJENAVIAGEM. Irei sozinha prá Buenos Aires, agora dia 21 de fevereiro e já entrei numa furada: através da BOOKING reservei um hotel indicado por eles, o EL CABILDO, que já me cobrou a reserva... Agora, através de leituras fiquei sabendo que a localização do mesmo é a pior possível, numa rua mal afamada, de ladrões e malfeitores...Pena não ter visto este site antes...tenho uma série de dúvidas quanto à troca de reais por pesos, quanto a pegar táxi...é a primeira vez que saio sozinha do Brasil...quais orientações podem passar, por favor?

    Rafaela
    RafaelaPermalinkResponder

    Me add no whats já fui pra lá sozinha e nunca tinha saído do Brasil, te falo algumas coisas que errei lá, 3496825226

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Jocelaine! Procure pagar os táxis com dinheiro trocado e, quando possível, peça que o hotel ou restaurante solicite um para você. Quanto ao câmbio, é mais vantagem fazer câmbio paralelo. Veja dicas:
    https://www.viajenaviagem.com/2014/11/esteve-em-buenos-aires-recentemente-onde-voce-fez-cambio-paralelo/comment-page-1#comments
    A Boston Cash está operando:
    https://www.viajenaviagem.com/2014/02/buenos-aires-cambio-paralelo-como-fazer

    O Booking é parceiro do Viaje na Viagem, mas não é um site de dicas de hospedagem, e sim um site de reservas. É importante pesquisar antes de reservar, sempre.

    silvana
    silvanaPermalinkResponder

    Não tem nada a ver, essa região onde fica o Hotel é ótima. Já fui sozinha a B. Aires três vezes, fique descansada. Apenas o seguinte, não troque dinheiro em lugar nenhum, exceto no Banco oficial, tem uma agência dentro do aeroporto de Ezeiza. Em Bs. Aires rola muito dinheiro falsificado. E não acredite em elogio de argentino. Eles cantam mesmo, e tal, vêm falar contigo na rua, parece que vão ter um troço de "tão linda" que você é. Acho perigoso, nunca aceitei nenhum tipo de convite.

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Silvana! Desculpe, mas trocar dinheiro em banco oficial ou casa de câmbio oficial hoje, na Argentina, é perder 40 a 50% do valor do dinheiro. O câmbio lá agora é no paralelo.

    Priscila
    PriscilaPermalinkResponder

    Ótima idéia! Espero um roteiro que também inclua crianças!

    Sabrina
    SabrinaPermalinkResponder

    Ricardo e Zé, façam Tailandia please!

    Lena Barbosa
    Lena BarbosaPermalinkResponder

    Como será a sistemática de "associação" ao clube?
    Como farei para fazer parte de determinado roteiro, por exemplo?

    Adorei a iniciativa.
    Parabéns, Ricardo!

    A Bóia
    A BóiaPermalinkResponder

    Olá, Lena! É um "clube" metafórico. smile Você pode assinar a newsletter para saber dos próximos roteiros. Se quiser participar da viagem da Andaluzia, entre em contato com a Aeterna: http://www.aeterna.com.br/

    Regina Santelli

    Fiz semelhante em agosto passado, eramos em 5. Eu já conhecia bem a região . Acrescento como imperdivel um bate e volta a Segovia, tãi perto quanto Toledo e lindo Alcazar mais o leitão !

    Ana
    AnaPermalinkResponder

    Muito boa essa ideia! Sempre fugi de grandes grupos de viagem. Desde 2009 viajo sozinha utilizando as super dicas daqui e outros blogs de viagem. Eu adoro planejar, tipo, viajar antes da viagem, mas da muito trabalho e paraalguns destinos confesso que tenho receio em viajar de maneira independente. Aprendi muito quando planejei minha viagem a russia. Essa ideia foi maravilhosa, sugiro roteiros na Asia tambem.

    Anna Maria Marconcini

    Olá este roteiro de Andaluzia veio a calhar ainda mais com um grupo pequeno.Adorei eu e meu marido viajamos todos os anos pra Europa
    As vezes em excursão e depois mais uns 15dias na Itália por conta própria.
    Quero saber mais sobre este grupo e roteiro,vou pesquisar no site indicado.
    Obrigada

    Fiona
    FionaPermalinkResponder

    Gostei muito da forma como este grupo se organiza. Sempre procurei uma boa turma para companhia, mas é difícil quando se tem gosto diferente.

    valeria motta
    valeria mottaPermalinkResponder

    adorei a ideia Ricardo!!! Sempre uso suas dicas. Aliás sempre fui sua fá desde o livro efeito Sanfona - eu trabalhava na editora Objetiva, era assistente da Isa Pessoa. Seu blog é demais, Beijos querido

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
    Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
    Cancelar