Nova York vista do Brooklyn

4 dicas para viajar ao exterior em tempos de dólar e euro caros

Nova York vista do Brooklyn

No Brasil, só existe uma coisa mais instável que a política: o real. Num intervalo de 7 anos, fomos do dólar de R$ 1,55 ao dólar de mais de R$ 4.

Quer economizar em dólar e em euro? Siga essas dicas:

Vá devagar: diminua os deslocamentos

Viajar mais devagar é o primeiro item da minha lista de corte de custos. O custo do deslocamento é o mais difícil de amortizar: quem fica pouco tempo em cada lugar gasta muito mais do que quem fica mais tempo no mesmo lugar. A pressa também torna tudo mais caro: você acaba gastando mais em transporte local (táxi ou ônibus hop-on/hop-off em vez de transporte público), em alimentação (não tem tempo de sair das áreas turísticas para comer) e em passeios (tem que fazer passeios guiados, ou não aproveita como poderia os cartões de descontos para turistas).

Alugue apartamento

Booking apartments

Quem diminui o ritmo de viagem pode trocar o hotel pelo apartamento alugado. O preço pode até sair até elas por elas (eu recomendo você investir no apê exatamente o que poderia pagar em hotel, para não pegar algo muito detonado), mas a economia vem na carona: você pode tomar o café da manhã do jeito que você gosta, preparar lanches e fazer uma ou outra refeição em casa; e ao estar hospedado numa zona não-hoteleira, você descobrirá restaurantes de bairro que serão bem mais baratos (e interessantes!) que os das áreas turísticas. Se você não quiser se sujeitar à burocracia de aprovação dos anfitriões do AirBnB, pode usar o Booking, que no ano passado montou uma área de aluguel de temporada (clique em “Apartamentos” no item “Tipo de propriedade”).

Pense em países de custo de vida mais barato

Lugares como Portugal, Espanha, Grécia, Leste Europeu, Peru, Colômbia, México, Índia, Sudeste Asiático são mais em conta do que a maioria. Você vai sentir os seus reais valendo mais do que nos países mais ricos.

(Uma informação: entre os países mais ricos, o mais em conta é a Alemanha.)

Não se prenda somente a um parâmetro, como hospedagem. Por exemplo: hotel em Nova York ou Paris custa o triplo do que em Orlando, mas flanar em Nova York ou Paris é grátis — em Orlando, cada dia de parque em família custa tipo 100 dólares por pessoa.

Acredite: dá para viajar sem fazer compras

Depois de uma década de real valorizado, passamos a incorporar a verba de compras a toda viagem: a muamba melhorava o custo x benefício de qualquer saidinha. Se a renovação do guarda-roupa e a substituição de aparelhos eletrônicos não fizerem parte dos objetivos de viagem, sobra mais grana para… viajar 🙂

Leia mais:


Que moeda levar para 50 países

76 comentários

Oi Alessandra. Antes de aventurar-se por estações de esqui maiores, pra quem nunca esquiou vale a pena fazer alguma aula básica em Farellones, que é pequena e mais barata (ou menos cara). Agências podem ser a Skiahorro ou Skitotal. E se você vai esquiar mais de um dia, em vez de alugar, vale a pena comprar uma roupa ou pelo menos uma calça de esqui em uma das várias lojas de roupa usada de Santiago. Apesar do nome, geralmente as roupas estão novas. E não esquecer de bons óculos de sol e luvas impermeáveis.

Se meu problema fosse o dólar… a libra embarcou num foguete! Por outro lado, aqui em Edimburgo, mesmo pagando aluguel, acabo gastando menos em mercado do que no Brasil, e a qualidade nem se compara. Há um montão de lugares para conhecer sem precisar gastar com entradas (todos os museus são free e uma infinidade de passeios ao ar livre) e com um ticket de transporte de 3.50 libras posso pegar todos os ônibus que eu quiser durante um dia inteiro. Passagens para as cidades vizinhas podem sair a 1, 2 libras. No final das contas, passar metade do ano por aqui, acaba saindo por um preço justo.

    Celina, maladerodinhasenecessaire lhe acompanho há tempos e concordo com voce. Estive na Inglaterra neste final de ano por 40 dias. A minha base foi em Leeds, visitando minha neta que lá estudava no Ciência Sem Fronteiras. É possivel viajar pela Inglaterra com conforto e gastando dentro do normal. Mas para isso é preciso ficar e viver a vida da cidade. Não deu para ir a Edimburgo. Inverno rigoroso não quis arriscar.

Oi! Estou pesquisando e querendo passar o próximo inverno em um lugar bem frio e conhecer a neve( trauma do nosso verão infernal). Então pensei no Chile. A desvalorização do real atingiu também nossa relação com as moedas latino americanas?

    Oi Tatiana. Não com tanta intensidade como o Dólar americano, mas sim, o Real perdeu um pouco de valor contra o Peso chileno.

    Bom dia Tatiana , tb estou pesquisando Santiago no Chile para passar uns dias de julho . Vc já sabe em qual hotel ficar ?

    E Ricardo vc me indicaria qual estação de esqui para iniciantes (nunca vi neve) e qual agencia para fazer o transfer do hotel e tb alugar todos os equipamentos , roupa e pg a pista ? Obrigada pela atenção !

    Alessandra, estivemos em jan/15 em Santiago do Chile e nos hospedamos no Ibis Providencia. Foi ótima a escolha, pois além do custo-benefício (linha accor normalmente tem benefícios para os associados e promoções de última hora), o bairro é lindo, super prático, dá para fazer muitas coisas à pé (há restaurantes aos montes na avenida, há supermercado, starbucks e cafeterias – se você quiser economizar no café da manhã – drogarias) e o hotel fica ao lado da estação de metrô. Ótima localização.

    Estou neste momento em Santiago, aproveitando o feriado do Carnaval. Somos uma familia de 4 pessoas e alugamos um aarthotwl pelo booking: o MyLuxaparts. É um nome de fantasia, na realidade o predio se chama Urbano Plus. A localização é excelente e a proprietaria muito atenciosa. Recomendo.

Seu último conselho é ótimo, eu sempre viajo sem comprar muito. Se tem dinheiro sobrando eu vou a mais um show, ou faço mais uma cidade ou atração. Sei que é meio difícil vendo os preços lá fora, mas eu sempre penso “bagagens podem ser perdidas e o que vi e fiz ninguém me toma”. Na volta de minha ültima viagem a moça do balcão da TAP comentou “vcs tem pouca bagagem, geralmente brasileiro volta para casa carregando uma mudança.
Quanto a Alemanha, realmente é muito barato em relação ao resto da Europa, e quem não conhece ainda Berlin deveria aproveitar, a cidade é linda e impossível de amar, e coloquem tb Budapeste no roteiro, é uma cidade relativamente barata e apaixonante.
A Croácia e a Eslovênia tb são mais em cinta e são lindas!

Bom dia. Nunca tive problema com o Booking com hotéis. Mas fico receosa em reservar apartamento/casa. O grau de confiabilidade é o mesmo? Eles confirmam a existência do imóvel para aluguel antes de disponibilizar no site?

    Estive em Budapeste no início de dezembro, hospedado em um apartamento pelo booking (paprika apartments), e foi perfeito! Os procedimentos e o contato com a anfitriã foi muito fácil e tranquilo! E pretendo alugar, provavelmente pelo booking, a próxima estadia em Santiago também.

    Recomendomos q ficam na huerfanos 1400 . Fiquei 2 vezes em 2011 e 2014.Ambos pelo booking.

    sim, Marcia! Você também pode entrar em contato direto com o proprietario e tirar todas as suas duvidas, pois o booking informa um numero para contato. Leia tambem as resenhas sobre o apartamento, ajuda na hora de escolher. Na minha ultima viagem fiquei em apartamentos alugados pelo booking (desisti do airbnb pela burocracia) e nao tive nenhum problema. Alguns apartamentos podem pedir pagamento antecipado. Bjss

Riq, assino embaixo.
E acrescento que é possível ficar e hotéis/apart hotéis confortáveis com diárias com preço justo incluindo o café da manhã. Por exemplo em Londres o Premier Inn Saint Pancras, em Leeds no excelente aparthotel Roomzzz City. Aliás, sigam o Roomzzz pois ele está se espalhando pela Inglaterra e é uma excelente opção para quem gosta de conforto sem luxo e com preço justo.

Primeiramente gostaria de parabenizar a equipe pelo site. Sempre que vou viajar passo por aqui na hora de planejar. Em dezembro eu e meu marido fomos a Liverpool e Londres passar 16 dias e ficamos hospedados 12 dias em um apart-hotel em Liverpool. Fizemos uma economia fantástica! Fomos visitar meu filho que está morando lá pelo programa ciências sem fronteiras. Além de podermos fazer nossa própria comida, ele pode ficar conosco no apart. Matamos a saudades e acabamos conhecendo o dia dia dos ingleses (em Liverpool). íamos quase todo dia no supermercado e aproveitamos as promoções e produtos de primeira linha existentes.Fomos no Natal e voltamos depois do Ano Novo. Comemos coisas que provavelmente não teríamos coragem de pagar o preço pedido por restaurantes! Se alguém precisar de dicas é só pedir! Para se ter uma ideia, gastamos em torno de 40 libras por dia em café da manhã, almoço , happy hour e jantar para três pessoas. A maioria dos Museus são grátis. E andar a pé e sem pressa é outro prazer a parte!

    Oi Audrey, acho que a Denise Esteves, que comentou um pouco mais abaixo, gostaria de dicas suas.
    Vê se consegue responder ao comentário dela e ajudá-lá.
    Ela deve ter criado um novo comentário ao invés de responder ao seu e isso pode fazer com que vocês nunca entrem em contato uma com a outra.
    Grande abraço.

    O nome do apart hotel é Adagio Aparthotel Liverpool ( da rede ACCOR) reservei e paguei antecipadamente pelo site do hoteis.com, mas ele está disponível por outros sites de reserva. Inclusive tem em outras cidades do mundo. Se precisar de mais detalhes é só pedir!

    Excelente post! Também faço como a Audrey, seja no Brasil, Nova York ou Itália sempre alugamos apartamentos. Viajando com crianças fica bem mais fácil e econômico. Mas alugue em sites de confiança. Pois tem muita gente esperta passando a perna em outros. Nunca faça depósito em conta de banco tente sempre usar seu cartão para fazer reservas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito