Criada nos anos 50 para impulsionar o turismo na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, a Rota Romântica veio a se tornar uma das maiores atrações do país. Ao contrário do que o nome sugere, a beleza da viagem não está tanto na estrada, mas nas cidadezinhas ao longo dos 400 km de rota entre Würzburg e Füssen. Castelos, palácios e as típicas casas de arquitetura enxaimel fazem deste roteiro um deleite visual e um passeio pela História.
Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além das portas de entrada e saída Würzburg e Füssen, são as principais cidades ao longo da Rota Romântica. O ideal é fazer o trajeto de carro, escolhendo uma ou duas bases para pernoite.
Viajar pela Rota Romântica de trem também é possível, mas leve em conta que as cidades são ligadas por (poucos) trens regionais lentos.
O interessante em viajar de trem é poder usar o Bayern Ticket, um passe de 1 dia que permite viajar mais barato entre as cidades da Baviera. (Toda a Rota Romântica está dentro da Baviera, assim como Munique, Nuremberg, Oberammergau e Garmisch-Partenkirchen também estão).
Compre um Bayern Ticket para cada dia de passeio. Um passageiro paga o preço único de 23 euros pelo passe diário, e os acompanhantes, apenas 5 euros cada, com o largo limite de 5 passageiros por ticket.
O Bayern Ticket vale para viagens em trens lentos entre 9h e 3h (do dia seguinte) em dias de semana, e de 0h às 3h (do dia seguinte) aos sábados e domingos. Não vale para trens InterCity. Viajar fora destes horários dá multa, se você for pego pela fiscalização.
Ônibus turísticos, como o Romantic Road Coach, e tours organizados são outras alternativas para quem não dirige.
Queremos saber: você já percorreu a Rota Romântica? Em quantos dias? Em quais cidades montou base? Que transporte usou? Conheceu algum restaurante imperdível? Os hotéis valem uma recomendação?
Conta pra gente! As respostas serão compiladas em um guia com dicas dos leitores.
Aos comentários!
48 comentários