Pucón: vulcão Villarrica entrou em erupção; população evacuada já voltou para casa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Villarrica erupção

Sob alerta laranja depois de uma semana, a cidadezinha de Pucón, nos lagos andinos, viu o vulcão Villarrica entrar em erupção às 3 da madrugada desta terça.

Segundo o site SoyChile, de onde essa foto foi gentilmente surrupiada, a lava e a fumaça atingiram 8 km de altura. Uma hora depois, porém, a atividade já tinha arrefecido.

Mais de 3.000 pessoas foram evacuadas, e a grande maioria já voltou para suas casas. Apenas 45 famílias de dois povoados estão ilhadas, devido não a lava, mas à subida do nível de um riacho que danificou pontes.

Sempre segundo o SoyChile, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) classificou a erupção como um "evento menor".

Não houve interrupção de fornecimento de energia ou nas telecomunicações.

A região segue em alterta vermelho e o parque, fechado até segunda ordem. Se você tem viagem marcada para Pucón nos próximos dias, recomendo seguir o noticiário pelo SoyChile.com.

Leia mais:

21 comentários

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Tomara que esta erupção, do lado chileno, não comprometa com suas cinzas a cidade de San Martin de Los Andes, no lado argentino, que nem aquela erupção de 2010 soterrou Villa La Angostura de cinzas e acabou com sua temporada de inverno naquele ano ...

Claudio Natal-RN

Vixi! Meu roteiro de junho está conhecer esse vulcão! Aff!

Ana Karina
Ana KarinaPermalinkResponder

tambem estou indo em junho....espero que ate la ele se acalme pra eu poder paquera-lo!!!

Claudio Natal-RN

Mas confio plenamente que ao final de junho possa ir sem medo e escalar o monstrinho.

Eduardo Barros Leal

Espero que o vulcão melhore de sua TPM, pois em setembro irei a Brailoche e San Martin de Los Andes.

Livia
LiviaPermalinkResponder

Vou no dia 20 de março!

Estou torcendo para normalizar porque já está tudo reservado!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Livia,
Como estará por lá antes de nós, se não for incômodo, peço a gentileza de, quando possível, reportar a real situação em Pucón.
Grato,

Maicon
MaiconPermalinkResponder

Acompanhem aqui o nível de alerta:
http://www.municipalidadpucon.cl/
Já está normalizando, mas a escalada deve demorar mais tempo para reabrir.
Iremos em abril e acho que não conseguiremos escalar... vamos ver!

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Muito obrigado pelos links e informações atualizadas.
Iremos em abril também, e como estaremos num roteiro de pouco mais de 01 mês, em carro, o Villarrica seria quase que indispensável.
O lance será ficar na torcida para que a situação se acalme de vez e, longe dos riscos, conseguirmos subir.

Castro
CastroPermalinkResponder

Eu estava lá e saí pouco antes da erupção. Uma semana antes já haviam sido alteradas as condições de verde para amarelo e canceladas todas as subidas. O acesso à base entretanto, estava liberado 2 dias antes.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

O Villarrica ainda pode ter algumas erupções menores, o processo demora várias semanas, até meses. Acredito que no curto e médio prazo não vai ser possível subir o vulcão: www.soychile.cl/Temuco/Sociedad/2015/03/18/310984/Sernageomin-advierte-una-nueva-erupcion-de-baja-magnitud-en-el-volcan-Villarrica.aspx

Neftali
NeftaliPermalinkResponder

A lava esta controlada, mas ja tem cinzas caindo ate em Bariloche. Foi muito mais forte e inesperado que o Villarrica. Ja esta afetando os voos.

Willian Borges

Pessoal.. Tenho viagem marcada para o dia 20 de março para Puerto Montt e Puerto Varas.. Vcs me aconselham a cancelar minha ida para lá?? Será que a situacao ja estará normalizada?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Tenho passagens compradas para Julho, melhor cancelar! Não tenho coragem em levar meus filhos depois desta...

Ralf Delamura
Ralf DelamuraPermalinkResponder

essa era uma das minhas paradas na TRIP de Agosto!!!!!

Renata Gasola
Renata GasolaPermalinkResponder

Caramba, irei para Santiago semana que vem dia 29/04 e desceríamos para Puerto Montt e Puerto Varas dia 04/05. Será que estará calmo? Seria só para conhecer a região mesmo, não iria escalar.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Renata, não sei se V está recebendo as notícias sobre a erupção do vulcao Calbuco.... Fizemos a viagem, exatamente como V programou.... Santiago, Puerto Montt, Puerto Varas, Lagos ANdinos e Bariloche, sAimos de Bariloche no dia da erupção. Está tudo coberto por cinzas, estMos em B Aires e recebemos notícias no telejornal constantemente....Eles não tem ideia do tempo que irá durar a erupção, mesmo que ela pare seus efeitos serão sentidos por muitos dias.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Alguem sabe alguma noticia de como está Pucon??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! O vulcão Villarrica segue com alerta laranja (o Cabulco está em alerta vermelho). Não há cinzas na cidade, mas os passeios ao vulcão estão interditados.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Finalmente, depois de 9 meses, a partir de amanhã estarão liberadas as subidas ao vulcão Villarrica, sempre por intermédio de agências autorizadas:
http://www.soychile.cl/Temuco/Sociedad/2015/11/10/357122/Esta-manana-se-firmo-el-protocolo-para-que-vuelvan-los-ascensos-al-crater-del-volcan-Villarrica.aspx

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar