Erupção do vulcão Calbuco suspende vôos a Puerto Montt e Bariloche

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

ATUALIZAÇÃO: Há um post mais recente sobre o assunto. Clique aqui.

Conforme o Neftalí prontamente nos avisou ontem à noite (gracias, estimado corresponsal!), mais um vulcão chileno resolveu acordar.

Ontem foi o Calbuco, um vulcão a cerca de 30 km em linha reta das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt, que expeliu lava e fumaça depois de 43 anos quieto.

Aulas e vôos foram suspensos na região; a cidadezinha de Ensenada foi evacuada. Agorinha há pouco, a presidente Bachelet decretou alerta sanitário na região.

Os efeitos da erupção também são sentidos do outro lado da fronteira. Bariloche amanheceu coberta com uma fina camada de cinzas (o vulcão está a 100 km em linha reta da cidade). As aulas e os vôos também foram suspensos por lá.

(Anteontem outro vulcão, o Villarrica, em Pucón -- que continua interditado para visitas -- também resolveu acender de leve.)

ATUALIZAÇÃO

A Dayana está na região e deixou o seguinte depoimento (obrigado!):

"Estou em Puerto Varas… Liguei para a Tam para alterar o meu voo e eles não sabem de nada. A Lan não altera as passagens da Tam. Voltarei para Santiago de ônibus. A cidade está com cheiro forte já! As autoridades não sabem de nada. Dois dias antes já sabiam da possibilidade de erupção e sequer bloquearam o acesso à região. Disseram que não ia haver mais e 6 horas depois o vulcão explodiu com força maior do que a última vez. Tem pessoas desaparecidas. Não recomendo virem agora. Caos!"

Se você tem viagem marcada para a região, acompanhe a evolução da situação pelos sites Soychile.cl e ANBariloche.com.ar.

19 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gustavo
GustavoPermalink

Semana que vem eu vou para Puerto Varas, vou de ônibus mas volto de avião. Sabem o que fazer caso os voos não sejam operados? Eles oferecem ônibus para Santiago?

Liguei agora (10h00 - 23/04) par a TAM e ela informou que os voos estão operando normalmente na região, achei estranho pois as notícias que estão sendo vinculadas são opostas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Oá, Gustavo! Quem opera os vôos é a Lan. A central da TAM está mal informada. Não é usual oferecerem ônibus. Fique atento ao desenrolar dos acontecimentos; mantidas as condições atuais, você não vai querer viajar ao sul.

Gustavo
GustavoPermalink

Meu Deus, tudo já está pago, Hotel (Não reembolsável) e Aluguel de Carro. Liguei para o hotel e eles disseram que está funcionando normalmente. sad

Gustavo
GustavoPermalink

Liguei no Hotel e falei com um casal que está em Puerto Varas e ambos disseram que a cidade está completamente limpa, sem cinzas e mal cheiro. As atrações estão fechadas (Osorno e Petrohue). Olhei o site do Aeroporto de Puerto Monnt e os voos desta noite foram normalizados, tanto chegadas como partidas (http://aeropuertoeltepual.cl/Default.aspx). Diante disso, mantenho minha ida até lá. A partir do dia 30 vou atualizando vocês por aqui. smile

Dayana Motta
Dayana MottaPermalink

Estou em Puerto varas ... Liguei p Tam alterar o meu voo e eles não sabem de nada. A Lan não altera as passagens da Tam. Voltarei p Santiago de ônibus.
A cidade está com cheiro forte já!
As autoridades não sabem de nada. Dois dias antes já sabiam dos abalos cismicos e sequer bloquearam o acesso na região.
Disseram q não ia haver mais e 6 horas depois o vulcão explodiu com força maior do que a última vez.
Tem pessoas desaparecidas.
Não recomendo virem agora. Caos!

Adriana
AdrianaPermalink

Meu vôo para Bariloche é sábado agora. Estou acompanhando a evolução da situação e já vou cancelar todas as reservas. Obrigada VnV pelas informações. Um abraço.

Regina Santelli
Regina SantelliPermalink

Grande Neftalí , foi um de nossos guias em Janeiro. A região é lindíssima e vale a pena. Os sismos estavam ocorrendo desde esta época, mas não sentimos nada.

Marcos
MarcosPermalink

Eu, acho que, como muitos que acessam o tópico, tenho viagem marcada para Bariloche no inverno de 2015... A minha é em agosto. Para quem entende um pouco ou tem experiência de outras erupções, será que há a possibilidade de prejudicar nossa viagem? Cancelo a viagem? Quem estava pensando em viajar no inverno, espera alguns dias? O que vocês acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Ainda é muito cedo para prever.

carolina
carolinaPermalink

Estou em Bariloche . iria para Puerto Varas sábado. Não está saindo ônibus daqui para o Chile e precisava voltar a Santiago.
Bariloche está cheia de silício e não tem condições de fazer nenhum passeio . ninguém consegue vê nada e todos estão usando máscara para respirar, não vale a pena vim nos próximos dias.
Caso não consiga ônibus irei alugar um carro para voltar para o Chile.
Muito triste!

laura
lauraPermalink

Estou em Bariloche também . Cheguei um dia antes da erupção, a cidade e lindíssima, mas agora não vale a pena vir. Não se consegue ver nada e está tudo fechado. Melhor cancelarem as viagens.

Tatiane
TatianePermalink

Estou com passagem + hotel fechado para 05/05 daqui alguns dias. Será que até lá vai estar melhor?
Ou é melhor eu cancelar?

Silvia
SilviaPermalink

Estou com a mesma dúvida, vou estar em Buenos Aires dia 05.05 e de lá iria para Bariloche no dia 11.Hotel reservado e pago. Sinto que vou ter que cancelar Bariloche, que tanto quero conhecer...

Caroline
CarolinePermalink

Estou ja com as passagens , hotel e aluguel d carro marcados para dia 11/05 para Puerto Varas, o q vcs acham q devo fazer???? Sera q ate la a paisagem ja esta clara???

Cássia
CássiaPermalink

Olá, sei que de Santiago para Puerto Varas é longe, mas será que há possibilidades de cancelarem viagem para Santiago? Tubo bem que minha viagem é para o final do mês que vem, mas a ansiedade com preocupação se misturaram.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássia! São 1.000 de distância. Não há a menor possibilidade.

Marcia
MarciaPermalink

Boa noite.
Irei para Calafate e Torres del Paine em junho. Será que o vulcão afeta essas áreas também?
Pretendo também ir até Puerto Madryn, já que Bariloche também está prejudicada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Até lá a situação em Bariloche já pode/deve estar normalizada. Mas em princípio não haveria por que interromperem o tráfego aéreo para outros destinos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Informações atualizadas neste outro post:

https://www.viajenaviagem.com/2015/04/vulcao-calbuco-situacao-25-abril