Greve da TAP: a lista dos vôos garantidos de 1º a 11 de maio

TAP

Leia o post mais recente:

Um dia depois de o Tribunal Arbitral português determinar um serviço mínimo de vôos durante a greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da TAP, saiu a lista dos 276 vôos que com certeza serão operados.

Os dois vôos da cota garantida ao Brasil fazem a rota Lisboa-São Paulo e Lisboa-Rio.

Veja quais são:

1º de maio

• TP 82 São Paulo-Lisboa (15h45)*
  • TP 75 Lisboa-Rio (14h50)
  • TP 72 Rio-Lisboa (22h25)

*Este vôo não está na lista de serviços mínimos da página da TAP. Mas o Tribunal Arbitral determinou que, além dos serviços mínimos, os pilotos também assegurem a volta a Portugal dos aviões que estejam no exterior no dia 1º. E este avião terá saído de Lisboa às 23h30 do dia 30 de abril. O atendimento da TAP às vezes confirma, às vezes não confirma este vôo.

2 de maio

• TP 87 Lisboa-São Paulo (23h30)
  • TP 2562 São Paulo-Lisboa (15h40)

3 de maio

4 de maio

• TP 87 Lisboa-São Paulo (23h30)
  • TP 2560 São Paulo-Lisboa (15h55)

5 de maio

6 de maio

7 de maio

8 de maio

• TP 82 São Paulo-Lisboa (15h45)
  • TP 75 Lisboa-Rio (14h50)
  • TP 74 Rio-Lisboa (15h50)
  • TP 72 Rio-Lisboa (22h25)

9 de maio

• TP 87 Lisboa-São Paulo (23h30)
  • TP 2562 São Paulo-Lisboa (15h40)

10 de maio

11 de maio

• TP 2560 São Paulo-Lisboa (15h55)

Outros destinos com serviços mínimos assegurados são:

Dentro de Portugal: Porto, Faro, Açores e Madeira
Mundo lusófono: Luanda e Maputo
Europa dos emigrantes portugueses: Paris, Genebra, Zurique, Milão, Roma, Frankfurt, Londres, Bruxelas e Luxemburgo

Veja todos os vôos assegurados nesta página do site da TAP. Consulte por dia, porque o número do vôo pode variar de acordo com o dia da semana.

Remarcações, vouchers, esperança, protesto e litígio

Com problemas de caixa -- e também provavelmente para tornar mais danosa a atitude dos pilotos --, a TAP não está reembolsando passagens em dinheiro. Apenas remarca sem custo para outro dia fora da greve, ou dá um voucher no valor pago para ser usado em até um ano na cia.

A partir do cancelamento efetivo do vôo, porém, os clientes que não tiverem aceito remarcação ou reembolso terão como processar a cia.

A TAP trabalha com a hipótese de a greve durar menos do que o anunciado, se a adesão dos pilotos for apenas parcial. A opinião pública portuguesa está frontalmente contra a greve, cujas exigências soam absurdas (os pilotos querem fazer um acordo antigo que lhes daria entre 10% e 20% da cia. caso a TAP fosse privatizada).

Os demais funcionários da TAP -- que de todo modo não ganhariam participação da empresa -- tampouco estão ao lado dos pilotos. Nesta quarta-feira está previsto um protesto silencioso de funcionários de outros departamentos contra a atitude dos pilotos.

Segundo os leitores (obrigado, Filipe!), o canal de comunicação mais efetivo com a TAP tem sido a página da cia. no Facebook.

Atenção: os comentários estão encerrados.

silvia
silviaPermalink

Com tudo pago em hoteis e o meu voo de Belem a Veneza essa cia vem dizer que que so pode remarcar a passagem? Deve ser piada de Lusitano, ne6?

Ricardo, bom dia!
Estou lotada no vôo TP 82 São Paulo-Lisboa (15h45), dia 01/05/2015.
Aqui, consta como vôo assegurado, mas não consigo localizar ele na lista disponibilizada no site da TAP.

Você poderia, por favor, me dizer onde achou essa lista?

A BóiaPermalink

Olá, Júlia! Não há vôo previsto para o dia 1º de maio na lista da TAP, mas há um vôo previsto na lista do Público:

Deduzimos que haverá um vôo e que será este (e não o referido pelo Público, que não funciona às sextas) porque outra decisão do Tribunal Arbitral ordena que, para além do serviço mínimo (cuja lista está no site da TAP), todos os aviões que estejam fora de Portugal no dia 1º de maio sejam trazidos de volta ao país. A TAP terá um avião em São Paulo, vindo na véspera (vôo 87, que sai de Lisboa às 23h30 do dia 30 de abril). Esse avião precisará voltar por força da decisão do tribunal e, seguindo a lógica dos outros dias, o vôo de volta São Paulo-Lisboa seria vespertino -- logo, o 82. Este vôo só não aconteceria caso o vôo de Lisboa não decole. Dê uma confirmada pelo Facebook da TAP.

IsraelPermalink

Meu vôo também é o TAP0082 e em contato telefônico com a empresa eles afirmam que este vôo não vai ocorrer. Por enquanto eles ainda não dão opção de reembolso mas esperam que a companhia libere a realocação dos passageiros em empresas parceiras. Vou rezar aqui....

A BóiaPermalink

Obrigada pela informação, Israel. Está retificado.

IsraelPermalink

Mudou de novo! Agora eles dizem que este vôo está confirmado apesar de não fazer parte dos serviços mínimos, justamente pelos motivos que A Bóia apontou acima.
Vamos torcer!! Como alguém disse abaixo eles estão realmente esperançosos de que a greve não vá ser tão grande ou pelo menos não tão longa quanto programado.

JúliaPermalink

Israel, entrei em contato com a TAP no 0800 e a atendente me disse que, se não estiver listado, não voa. Meu marido entrou em contato por meio de um fixo de SP e, pra ele, a atendente disse que esse voa vai decolar, tanto que conseguimos fazer o check in.
Coração na mão e cabeça a mil!

Detalhe: nosso destino final é Praga. Como o vôo Lisboa-Praga tá fora de cogitação, ainda terei que comprar essa passagem por fora. Aff!

AndreaPermalink

Estou na mesma situação da Júlia. Fiz o check in pela internet nesse vôo saindo de São Paulo no dia 01/05. Ainda bem que não sou cardiopata, senão já teria infartando! O vôo não está na lista, mas confio no que a boia indicou. TAP nunca mais.

JúliaPermalink

Muito obrigada pela resposta!
Estou muito aflita!

AndreaPermalink

Júlia e Israel, acabei de sair do escritório da TAP na paulista. A atendente falou que o nosso vôo, dia 01 de maio as 15:45hs sai sim, pelo motivo que a boia explicou. Ela ainda me mostrou que esse vôo é a volta de um vôo que está lotado que está saindo amanha as 23:30 de Lisboa. Ele vai ser obrigado a voltar, por isso que não está na lista. Agora a continuação, que no meu caso é pra Londres está cancelado! Ela me indicou pedir no check in mesmo o endosso pra outra companhia diretamente para o meu destino final. Senão, embarcar pra Lisboa e deixar que lá eles resolvem. Ou colocam no próximo vôo pro seu destino, que no meu caso tem assentos, ou endossam pra outra companhia. Mas que não devo resolver por conta própria, comprando passagem de outra companhia pra esse trecho, senão, cancelam a volta. Vamos rezar e nos encontrar em guarulhos no dia 1!!!!

IsraelPermalink

Nossa Andrea, muito obrigado pelas informações!! Ajudou muito! Nosso destino final também não é Lisboa, mas sim Madri, como vamos fazer o stopover nem estava tão preocupado assim com o segundo vôo...

Última notícia...

Continuo torcendo pelos meus voos, que não forma confirmados pela TAP. O contato com eles, seja por qualquer canal de comunicação, tem sido bem difícil.

Fábio Morais
Fábio MoraisPermalink

Bóia, saio dia 30/04 de Brasília para Paris, com conexão em Lisboa, no dia 01/05. O nosso vôo Lis-Paris não consta na cota de vôos mínimos. Entrei em contato com a companhia e o único vôo para Paris disponível está lotado não só no dia 01, como nos dias subsequentes. O atendente disse que quando chegar em Portugal, a TAP vai arranjar uma solução, provavelmente nos realocar em outra companhia, para seguir até Paris. Você acha que dará certo? Estou receoso em dar problemas. O que vc acha? Já aconteceu algo parecido contigo? Eles realocam mesmo em outra companhia?

A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Infelizmente não temos como saber.

Nathalia Toledo
Nathalia ToledoPermalink

Fábio,

Tinha um vôo Lisboa - Nice que não está assegurado pelos serviços mínimos. Em contato com o call center da TAP pedi para me alocarem do de Lisboa-Paris e me disseram que está lotado, mas me colocaram na lista de espera. De todo modo, escrevo para dizer que a atendente pareceu muito confiante de que os pilotos fossem furar a greve, de modo que me disse que o meu vôo poderia sim acontecer. Para evitar surpresas, acabei comprando um vôo Lisboa-Paris e depois um trem até Nice. Já adianto que para os dias de greve da TAP as passagens nas outras cias aéreas estão se esgotando, na própria Air France já não tinha quase nada. Boa sorte!

Abs.,
Nathalia.

ValterPermalink

Estou com passagem marcada para o dia 02/05, POA-LISBOA, e ela não está na listagem da TAP.
Não consigo contato com ninguem e esta indefinição por parte deles me deixa tenso. Desta forma não dá pra reprogramar nada.

Gabi Pizzato - Devaneios de Biela

Valter, manda mensagem pelo facebook, pois eles podem te realocar nestes voos de RIO ou SP... também sairia de POA, mas acho difícil confirmarem este voo... também estou na espera...
Espero ter ajudado... boa sorte para nós!

ValterPermalink

Gabi, já mandei e até liguei para a TAP do Salgado Filho.
Me disseram que até o dia 01/05 não podem dar nenhum parecer, pois oficialmente a greve ainda começou.
Depois disso saberão se terão aviões em solo brasileiro e se conseguirão realocar os passageiros para outros vôos da TAP ou outras cias.

Meu voo seria dia 02/05 as 20:30, terei que ir pro aeroporto ainda de manhã e ficar na espera. Que saco.

Gabi Pizzato - Devaneios de Biela

Finalmente consegui um contato hoje, mas não tenho como chegar em Amsterdam pela TAP, visto que os trechos da Holanda (e de Porto Alegre) não foram confirmados e eles ainda não têm autorização para realocar em outras companhias aéreas; exceto para o trecho POA-GRU. Meu caso segue indefinido, pois desta forma, é necessário que eu compre um trecho seja de Paris ou Bruxelas para Amsterdam; entenda-se custo extra e muito mais tempo de viagem...

Da mesma forma, eles seguem pedindo para aguardarmos as próximas notícias, acompanhando os canais de comunicação.

Se interessar segue a última notícia que resume a situação: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4540879&page=1

Marli
MarliPermalink

TAP minha linda não me decepcione,em 2010 aconteceu algo semelhante espera de 3 horas na Ida e 6horas na volta,nem por isso dou preferência para as outras,continuo acreditando e te preferindo.O meu está na listagem do dia 025 mas tenho voos internos.Vamos aguardar torço para ser apenas uma ameaça de greve,vai dar tudo certo,Vamos confiar

Pedro
PedroPermalink

Daqui a pouco (22:45) embarco de Fortaleza com Helsinque como destino final mas até agora não fiz check-in pela internet por não ter impressora para os cartões de embarque. Só espero que chegando lá eles não tenham colocado outros passageiros no meu lugar, pois senão eu quebro o guichê e saio algemado do aeroporto.

Ligy
LigyPermalink

Amigos, como indicado aqui consegui mudar meu vôo pelo atendimento via facebook. Minha saída era de Fortaleza. Com a mudança vou sair do RJ com um desses vôos mínimos, e pegarei um trecho interno no dia anterior pelo RJ. Uma viagem que ia durar 7hs a principio durará 27hs. Mas dos males o menor, pois pelo menos chegarei ao meu destino no dia marcado (mesmo tendo que sair 1 dia antes e de outra cidade). Diante do prejuízo que teria se não voasse, foi uma alternativas. Torço para que vocês também consigam, ou melhor, que essa greve não ocorra e todos voltem aos vôos originais. Que Deus abençoe a chegada e a partida de todos. Obrigada imensamente pelas dicas!!!

AndreaPermalink

Oi, ligy. E quem pagou esse deslocamento de fortaleza para o rio? Vão deixá-la num hotel até o horário do vôo? Vão pagar alimentação?

Ligy
LigyPermalink

O deslocamento Fortaleza - Rio a TAP pagou pela TAM. Vou ter que esperar no aeroporto mesmo e alimentação por minha conta....Infelizmente.

Raul
RaulPermalink

Olá Ricardo, infelizmente meus voos de Brasília até Frankfurt não estão contemplados nessa lista. Tive que antecipar, com indicativo de greve no site, e comprei pela Lufthansa saindo de Guarulhos. Gostaria de reaver o valor pago com a TAP. Seria algo possível? Tenho esse direito ou só posso remarcar para uma futura viagem?
Muito obrigado e um grande abraço

A BóiaPermalink

Olá, Raul! Quem responde é A Bóia. Você pode entrar em acordo agora e remarcar uma viagem igual para mais adiante, ou receber um voucher no valor que você pagou para gastar na TAP em até um ano. Como está escrito no texto, a cia. não está reembolsando em dinheiro. Para obter reembolso você precisará processar a cia., a não ser que ela mude a postura depois da greve realmente se efetivar.

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Como neste momento a TAP não sabe que pilotos vão trabalhar e quais vão fazer greve, não pode dar os voos como cancelados.
Mas quando um voo for efetivamente cancelado, horas antes da partida (porque o piloto não se apresentou ao serviço), a TAP será obrigada a oferecer a opção de reembolso. É de lei.

Adolfo
AdolfoPermalink

Raul, você pode pedir o reembolso da passagem, mas haverá multa de acordo com a tarifa (em alguns casos, como promocional, não há como reembolso). A opção que a TAP me deu seria a de esperar pela data do voo, e que o mesmo seja cancelado. Aí você poderia pedir reembolso total.

No meu caso, pedi o reembolso com multa mesmo. Já comprei passagem por outra cia aérea e não dava para esperar.

Paulo Roberto Pereira da Silva Carneiro

Como estão os vôos programados para a cidade do Porto, não aparece nada na lista, qual solução que a empresa dará aos seus clientes!

A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Infelizmente não há nenhum vôo ao Porto na lista dos serviços mínimos assegurados.

Christiane Marques
Christiane MarquesPermalink

Ligue no SAC e deixei meu telefone, minha mãe, irmão e familia estão em Lisboa com retorno para BSB, me retornaram, foram atenciosos e solicitos em resolver nosso problema... claro que a comodidade do voo direto eles não vao ter mais... vão parar no Rio uma conexão longa e so depois voo para BSB.
Não critico a companhia, mesmo não concordando com a postura dos pilotos faz parte democracia a reivindicação e greve feita por eles... o negócio e se adaptar.

Diogo
DiogoPermalink

Ricardo.

A logica usada nesse raciocínio que reproduzo abaixo, vale para o voo tp74 do dia primeiro de maio? Em todas as outras datas ele é previsto, menos no dia 1º. Eu estou achando que também é um vôo de retorno, no caso, o TP73. Vocês teriam como confirmar? A TAP não responde nada, nem no facebook, há mais de 12 horas.

A BóiaPermalink

Olá, Diogo! Seu raciocínio faz todo sentido. O vôo que está previsto no serviço mínimo, o TP 72, é volta do TP 75, que sai no próprio 1º de maio de Lisboa. O TP 73 sai de Lisboa no dia 30 de abril às 23h25 e, por isso, estará no Brasil no dia 1º de maio e teria que voltar a Portugal.

Se você conseguir uma confirmação, conta pra gente? Obrigada!

renata
renataPermalink

Pessoal a TAP já está fazendo endosso. Acabei se sair da loja da Tap e vou por outra cia.

ValterPermalink

Quando era o teu voo, Renata?
Pra qual cia te mandaram?

renata
renataPermalink

Vou de Swiss Air, meu voo é na segunda

Claudia
ClaudiaPermalink

Oi Renata!
Você sabe se eles estão fazendo reembolso dos valores pagos? Meu voo sairia de SP no dia 09/05.
Obrigada

A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Isso só será oferecido depois do võo efetivamente cancelado. Até lá, só vouchers ou remarcações sem custo.

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Amigos brasileiros, a greve acaba de ser confirmada pelo pilotos numa conferência de imprensa há minutos (não vão desconvocar).

ValterPermalink

Acabarem de entrar em contato com a minha namorada. Nos realocaram em um vôo da Alitalia, para o mesmo dia (02/05) porém 12 horas mais cedo.

\o

Sônia Regina
Sônia ReginaPermalink

A empresa disponibilizou no site uma lista de voos para " os 3 primeiros dias do período de greve que é praticamente certo que não serão possíveis efetuar. Os passageiros reservados nesses voos estão a ser contatados para encontrar, desde já, as melhores alternativas possíveis".Segue os do Brasil para esse período:

Voos: De: Partida: Para: Chegada: Data:
TP61 Porto, Portugal 9:40 Rio De Janeiro - Galeao Antonio Carlos Jobim, Brasil 16:10 01/05/2015
TP64 Rio De Janeiro - Galeao Antonio Carlos Jobim, Brasil 17:40 Porto, Portugal 7:40 01/05/2015
TP41 Lisboa, Portugal 9:35 Manaus, Brasil 13:45 02/05/2015
TP41 Lisboa, Portugal 9:35 Belém, Brasil 17:45 02/05/2015
TP41 Manaus, Brasil 14:45 Lisboa, Portugal 6:45 02/05/2015
TP41 Belém, Brasil 19:15 Lisboa, Portugal 6:45 02/05/2015
TP81 Porto, Portugal 10:20 São Paulo - Guarulhos, Brasil 17:15 02/05/2015

Buenas...
Depois de 48h de tensão particular, consegui remarcar o meu bilhete de ida diretamente com o contato da TAP em Porto Alegre. Vale salientar que, apesar de todos os transtornos que a iminência da greve causou, sempre que consegui contato fui muito bem atendida (obrigada, Elisa e Maurício em particular).
Em resumo, fui realocada em voo da Lufthansa para conseguir chegar ao meu destino final, que é Amsterdam, no dia 06/5. Dos males, minha jornada durará quase 24h, mas vou conseguir honrar com as reservar que já havia feito.
Boa viagem e boa sorte aos envolvidos!