Greve da TAP: negociações encerradas; apenas 2 vôos diários ao Brasil garantidos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

TAP

ATUALIZAÇÃO: Veja os vôos garantidos de/para o Brasil clicando aqui.

Nesta segunda-feira, 27 de abril, a imprensa portuguesa considera a praticamente inevitável a greve de 10 dias, de 1º a 10 de maio, convocada pelo sindicato de pilotos.

A TAP deu por encerradas as negociações -- e parece apostar suas fichas na possibilidade de pilotos furarem a greve.

Com problemas de caixa, a TAP não está reembolsando os passageiros prejudicados em dinheiro: neste momento, está apenas remarcando viagens sem custo para até 1 ano ou emitindo vouchers válidos para novas compras. A partir do instante em que os vôos forem efetivamente cancelados ou não-realizados, no entanto, passageiros que não tiverem aceitado a compensação poderão processar a cia. por perdas e danos.

Serviços mínimos: 2 vôos por dia ao Brasil

O Tribunal Arbitral português decretou os serviços mínimos que, mesmo em greve, os pilotos serão obrigados a manter. Para o Brasil, o tribunal determinou a manutenção de dois vôos por dia, de um total de mais de 10 vôos diários que ligam Lisboa a 12 cidades do país. Os vôos não foram especificados.

Ao passageiro da TAP com passagens entre 1 e 10 de maio, só resta ter duas coisas: fé (para rezar por um acordo de última hora, ou por muitas dissidências entre os pilotos) e um bom advogado.

23 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Silvia
SilviaPermalink

Os voos antes do dia 1 ja estao lotados. Meus pais tiveram que desembolsar muito mais dinheiro em novas passagens com outra cia para nao perder a viagem dia 3.

Pedro
PedroPermalink

Se eu for prejudicado por esta greve ainda aqui no Brasil, ok, estou em casa. Mas não quero ter que discutir com o atendente no balcão do Domodedovo, pois meu russo não é lá estas coisas...

Ivo
IvoPermalink

Por outro lado a TAP, de forma irresponsável, continua vendendo passagens para o período da greve.

Nicole Debia
Nicole DebiaPermalink

Tenho uma passagem comprada para Dezembro somente, porém comprei pela Decolar. com. Se neste período eu tiver problemas com a TAP a Decolar se responsabiliza por trocar meu vôo para outra companhia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nicole! Os sites de intermediação de passagens não têm um bom histórico na assistência a clientes que levam cano das cias. aéreas. Mas fique tranqüila, até dezembro a TAP já deve estar privatizada e boa parte desses pilotos, demitida...

Yuri Torres
Yuri TorresPermalink

Será que o governo Português avança com a privatização dessa vez?

Ligy
LigyPermalink

Simplesmente não consigo contato via telefone com a TAP, a viagem e a greve se aproximando. Prejuízo indizível de uma viagem de 25 dias. Estou sem saber o que fazer porque não posso mudar as datas e não tenho muitas opções de vôo visto que minha partida é de Fortaleza. Bóia, minha viagem é dia 08/05. Seria prudente esperar um pouco mais? Teria essa greve força para durar mesmo 10 dias?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligy! Infelizmente não temos como avaliar. O que a gente faz é a ronda do que sai na imprensa portuguesa. Vamos torcer para que haja muita dissidência e a greve não se sustente.

Ligy
LigyPermalink

É. Só nos resta esperar e ficar na torcida. Acho mais estranha a falta de responsabilidade da TAP para com os passageiros do que a falta de sensibilidade dos pilotos. De todo modo, obrigada pelas informações.

Pedro
PedroPermalink

Ligy, segue o número da loja no Shopping Aldeota. Boa sorte!

3458 1540

Ligy
LigyPermalink

Obrigada amigo. Tentarei amanhā pela manhā

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Ligyl, tenho acompanhado e noticiado com detalhe a greve da TAP e, apesar de não ter uma bola de cristal (para utilizar as palavras do aqui do Capitão), acho quase impossível que os pilotos mantenham essa greve durante os 10 dias.Não há muita gente, aqui na opinião pública de Portugal, a apoiar os pilotos nesta luta.

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Ligy, esqueci de dizer que o contacto preferencial da TAP nestas situações de crise é a página da TAP no Facebook. Eles respondem por ordem de chegada, mas neste momento até aí está demorado (é preciso paciência). Abraço e boa sorte

Ligy
LigyPermalink

Obrigada Filipe. Minha esperança é que não se sustente. meu medo é que aconteça e eu seja tarde demais para uma atitude.

julia
juliaPermalink

E quanto a obrigatoriedade para os voos de regresso a Portugal? Será que todos os voos com destino a Lisboa no dia 01/05 irão decolar com os passageiros?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julia! Com exceção de um dos vôos a SP e de um dos vôos ao Rio, todos os outros saem de manhã de Lisboa e voltam no mesmo dia. À 0h do dia 1o. de maio só haverá dois aviões da Tap em solo brasileiro.

Brunela
BrunelaPermalink

Olá!! Meu vôo está na lista dos serviços mínimos, isso é garantia do meu embarque? Ou podem mudar a lista ou colocarem algum passageiro preferencial em meu lugar etc??

lorena
lorenaPermalink

Estamos em bruxelas e daqui vamos pra amsterdam. Nossa volta pela TAP está marcada pro dia 06/05 e a empresa não noa deu resposta alguma ainda.
Existe uma tabela de vôos garantidos que foram publicados por eles.
Estou bem preocupada e sem respostas.

Clóvis
ClóvisPermalink

Bóia,

estou com passagem comprada para o dia 2 pela TAP, e uma outra no dia 4 também pela TAP... Analisei o prejuízo em modificar a minha viagem e pensei em adiar minha viagem por 14 dias... ou seja, começaria no dia 16 de maio...

Só que falei na TAP e eles ficam me dando esperanças de que até quinta pode ser que desistam da greve.... Mas não vejo nada neste sentido nos sites portugueses...

Será que existe a possibilidade de até quinta desistirem da greve?

E outra coisa... será que existe a possibilidade da greve permanecer após o dia 10? tenho medo de mudar para o dia 16 e existir greve neste dia!

obrigado pela ajuda

Flavia
FlaviaPermalink

Olá,
Irei viajar no dia 21 de maio, será que esta greve poderá permanecer após o dia 10?
Estou bem preocupada

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia! Só se os pilotos quiserem realmente fechar a TAP e extinguir os seus empregos...

Filipe Morato Gomes
Filipe Morato GomesPermalink

Ricardo, saiu hoje a lista dos 308 voos que a TAP vai fazer ao abrigo dos serviços mínimos nos 10 dias de greve (ou seja, voos que os pilotos têm mesmo de realizar, por ordem judicial). Do Brasil para Portugal, há um voo diário Rio - Lisboa e outro São Paulo - Lisboa. Pode ver a lista completa de voos e horários numa notícia sobre a greve publicada há poucas horas no Alma de Viajante.

Ligy
LigyPermalink

Como é dificil tomar uma decisão. Paga pra ver a coragem desses pilotos em manter uma greve suicida dessas? Modifica o vôo e perde um bocado de dias da viagem pra não perder a viagem toda? Troca um vôo direto pra ficar 2 dias no dando a volta ao mundo até chegar em Lisboa? Compra outra passagem e acaba de decretar sua falência em euros? Eu só queria tirar férias.....nāo tava no programa tanto estresse.