Vulcão Calbuco: Puerto Montt com vôos; Bariloche ilhada; nova erupção possível

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Calbuco

ATUALIZAÇÃO

  • Veja post mais recente clicando aqui.

Vamos ao boletim matinal da situação da região dos Lagos Andinos chilenos e de Bariloche em virtude da erupção do vulcão Calbuco.

Puerto Montt/Puerto Varas

Ontem (23 de abril) à noite a LAN retomou os vôos a Puerto Montt. Houve dois pousos e duas decolagens entre 22h e 23h, de aviões na rota Santiago-Puerto Montt-Punta Arenas, nas duas direções.

Aeroporto Puerto Montt

É possível monitorar as operações do aeroporto de Puerto Montt no site do aeroporto, de onde tirei o print acima.

Os vôos da manhã de hoje também estão previstos normalmente.

Para ver o estado do seu vôo, clique nesta página, que foi onde gerei os prints acima.

LAN

LAN

O site brasileiro da Lan redireciona sempre para o da TAM; para consultar as informações oficiais mais recentes, use este link da página de comunicados à imprensa do site chileno da cia.

Por outro lado, o SoyChile.com informa que existe a previsão de nova atividade vulcânica no curto prazo.

Se você está pensando em manter planos de viagem neste momento, leve em conta que alguns dos passeios da região, como Saltos de Petrohue e passeios de barco no lago Todos los Santos, não estão operando, por estarem na zona imediata ao vulcão. As cidades, porém, parecem estar limpas, sem cinzas.

Bariloche

De novo Bariloche acaba sofrendo pela erupção de um vulcão do outro lado da fronteira. Por receber cinzas trazidas pelo vento, a cidade está com aulas suspensas e transporte público reduzido. O aeroporto continua fechado, assim como o Paso Cardeal Samoré, a ligação por terra com o Chile. O aeroporto operacional mais próximo é o de Esquel, a quatro horas de ônibus.

29 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Celso
CelsoPermalink

Bom dia,
Infelizmente eu estava de lua de mel agendada, chegaria em Puerto Montt no dia 04/05, e iria embora no dia 11/05. Agora cancelei minha viagem em cima da hora e estou tentando um novo destino. Gostaria de no entanto de saber se existem destinos similares, em aeroportos diferentes de Puerto Montt / Bariloche, que não estejam comprometidos pelo Vulcão, para que eu realize um passeio similar ao que faríamos (Puerto Varas e lagos).
Antecipadamente agradeço pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celso! Pense no Atacama.

Guilherme
GuilhermePermalink

tente transferir seu voo de puerto Montt para Punta Arenas... passe a Lua de Mel em um dos hoteis de charme e aventura no Torres del Paine.
Ou, alem de Torres, atravesse a fronteira e vá até a charmosa El Calafate, no lado argentino, e visite o glaciar Perito Moreno

Tatiana Gonsalves
Tatiana GonsalvesPermalink

Bom dia,
Assim como o Celso, tenho viagem marcada para 4/5 para Bariloche, Vila La Angostura e Puerto Montt. Estou na duvida do cancelamento, pois pode ser que limpe e os aeroportos funcionem até essa data visto que ontem já tiveram dois voos aterrissando ontem em Puerto Montt. Qual vossa experiencia na região? O risco de tentar é muito alto? Digamos que seja possível aterrissar, acha que conseguirei atravessar para o Chile de carro , ou devo ficar apenas em Bariloche e lagos argentinos pois o trajeto terrestre ficara´ainda mais comprometido que o aéreo? Obrigada por compartilhar vossa experiencia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! O problema de Bariloche são as cinzas, levadas pelo vento. É isso que fecha o aeroporto.

Guilherme
GuilhermePermalink

Minha sugestão, Tatiana:
Provavelmente ate dia 4/5 a erupção ja terá terminado e o aeroporto de Bariloche funcionando numa boa.
Porem , a paisagem estará meio feia, coberta pelas cinzas, quanto mais perto do vulcão.
Portanto, a partir de Bariloche, ao inves de ir na direção do vulcão, para Puerto Montt, vá na direção oposta, para San Martin de Los Andes, que fica 200kms ao norte de Bariloche, na beira de um lago, e é linda e charmosa.

Marco Aurélio
Marco AurélioPermalink

Pessoal estou com passagem comprada para Bariloche para o dia 28/04, Aerolineas. Conversei com eles e disseram que não tem nenhuma informação de cancelamento de voos. Se eu quiser cancelar terei que pagar multa de U$ 100,00. Absurdo isso. Como iremos para um lugar que está coberto de cinzas e com previsão de novas erupções? A reportagem informa que os aeroportos estão fechados. O que fazer? Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco Aurélio! O histórico da Aerolíneas é muito ruim nesses casos.

Lima
LimaPermalink

Alguns voos da United, Delta, American, LAN e Air France para Buenos Aires e Santiago de ontem (quinta 23) retornaram à origem ou pousaram no Brasil.

Há previsão das cinzas chegarem hoje (24) à noite a Buenos Aires e Uruguai, o que pode causar cancelamentos também.

Só resta aguardar como as coisas se desenrolam.

Juliana Prata
Juliana PrataPermalink

Vou pra Puerto varas no dia 26 de maio sera que devo cancelar ,pois tenho medo que os passeios para os lagos não saiam,o que vc acha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Acompanhe o noticiário. Verifique as condições de cancelamento da sua viagem.

Rafael Bessa
Rafael BessaPermalink

Boa tarde A Bóia!

Estou com lua de mel em Bariloche marcada para o dia 17/5 de verdade, não sei o que fazer, estamos pensando em algum plano B....

O que acha ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Verifique as condições de cancelamento.

Gleicy
GleicyPermalink

Olá, tenho viagem programada para mês que vem, chegada em Santiago dia 06/05, ida até Pucon dia 10/05 e seguir de Pucon a Puerto Monte dia 14/05 ficando até lá dia 17/05 com destino a Isla Chiloé. Melhor cancelar? Mudar e ir direto de Pucon para Torre del Paine é uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gleicy! Acompanhe o desenrolar da situação. Não há vôos de Temuco a Punta Arenas, apenas de Puerto Montt a Punta Arenas.

Gleicy
GleicyPermalink

Mas minha ida a Pucon será inviabilizada com todos esses acontecimentos?
Eos passseios e atrativos da cidade, considerando a recente erupção do Vulcão Villarica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gleicy! Em Pucón, até onde sabemos, apenas a subida ao Villarrica está interditada.

Lidia
LidiaPermalink

Boa tarde,
estou com passagem para puerto montt no dia 17/05; hóteis pagos em Puerto Varas. entrei em contato com a Decolar (por ter comprado os hoteis com tarifas não reembolsáveis) e fui informada q não me devolverão o dinheiro nem me darão crédito caso eu desista, o que não faz sentido pois trata-se de força maior. será que na data terei algo interessante para fazer e vê por lá?? tendo negociar com a decolar? o q me sugere?
desde já agadeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lidia! É preciso ver as condições de compra da oferta. Com vôos operando, fica mais difícil alegar força maior. Recorra a Procon ou Pequenas Causas caso se sinta prejudicada.

Gustavo
GustavoPermalink

Lidia,
Também comprei meu pacote através da Decolar e quando liguei conversei com a atendente sobre meu pacote também não ser reembolsável. E Ela me deu a seguinte possibilidade, ela entraria em contato com o Hotel solicitando o cancelamento, não é garantido mas é uma opção. Outra opção é você entrar em contato com o Hotel e no setor de reservas ter uma boa e franca conversa com eles sobre os seus medo. Acho que vale a pena tentar. Eu resolvi encarar Puerto Varas, vou dia 30/04 pra lá. smile

Jorge
JorgePermalink

Amigos, cheguei em Puerto Varas as 15 horas da quarta dia 22 e as 18 horas presenciei estarrecido e atônito da varanda do restaurante do hotel Cabanas del Lago o início da erupção. O que foi num primeiro momento um espetaculo emocionante se transformou nas horas seguintes em momentos tensos. As consequências de uma erupção vulcânica são muito mais graves do que nós imaginamos. Eu, sinceramente, pensaria num plano B.

an lucia
an luciaPermalink

Tenho viagem marcada para Santiago no dia 01/05, é possível cancelamentos de vôo devido a vulcão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Lucia! As cias. brasileiras e a Lan têm mantido todos os vôos a Santiago.

Eliane Bastos
Eliane BastosPermalink

Olá, estou com viajem marcada para Santiago dia 30/4 e dia 4/5 vou para o Atacama. Estou com receio por conta das erupções e as cinzas estragarem a paisagem principalmente de Santiago. Se puder me de um Help. tenho até segunda pra cancelar tudo. abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Não aconteceu absolutamente nada com Santiago. Está a 1.000 km de distância.

Lu
LuPermalink

Meu marido está de moto pelos Andes próximo a essa região. Me ligou ontem dizendo q as estradas estão fechadas, c caminhões do exercito tentando limpar, n se vê absolutamente nada. Só conseguiu passar pq estava de moto, e mto possante, e pq è meio louco. Disse q nunca viu nada igual. E olha q ele tinha feito na véspera, antes do vento trazer as cinzas p esse lado, 230 km de off road cruzando os Andes! A água potavel nos mercados ja acabou, só estão chegando caminhões tanque p o abastecimento. Ele foi de El Bolson ate Neuquen, via Bariloche. N dava p ver o lago!! Ele foi informado pelo pessoal da policia da estrada q pode levar meses p normalizar a situação, pq é mta cinza. O chão parece neve, só q cinza, c as trilhas deixadas pelas marcas dos pneus, só q é mto fina e derrapa mto, alem de entrar por tdd os poros. N da p imaginar! Depois desse relato dele, q é uma pessoa extremamente aventureira, recomendo escolher outro destino, sob pena de n poder aproveitar a beleza da região. Mas, claro, ninguém tem bola de cristal ... e estamos falando da mae natureza ...

Marta
MartaPermalink

Minha amiga e família estão em Santiago desde 23/04 esperando conexão para a Austrália. Ontem marcaram a viagem para hoje as 17:00h, sem garantia de partida. As informações para os passageiros não são precisas. Eles estão aflitos e nos pedem relatórios dos nossos noticiários, que por sinal, não são nada bons. Será que, se viajarem, será seguro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marta! Cias. internacionais como Air France, American, Delta e Qantas -- que deve levar seu filho à Austrália -- ontem evitaram voar sobre o Chile por causa do deslocamento da nuvem de fumaça, que não atinge as cidades mas está no ar. A Lan tem tecnologia para driblar essa nuvem, e outras cias., como Gol e TAM, mantiveram todos os seus vôos.

Trata-se de excesso de zelo da Qantas; seu filho logo seguirá viagem.