Plantão Vulcão, 28/4: atividade sísmica diminui; Bariloche tem passeios liberados

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

calbuco

Leia o post mais recente:

Vamos à rodada de hoje de notícias relacionadas à erupção do vulcão Calbuco.

A melhor notícia foi um tuíte do Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração chileno) que registrou uma diminuição da atividade sismica no vulcão.

Sernageomin

Mas do lado chileno, duas notícias desagradáveis: cinzas caíram sobre Temuco, cancelando vôos (a cidade tem o aeroporto mais próximo de Pucón), e também sobre a ilha de Chiloé, ao sul de Puerto Montt.

O lado argentino trouxe notícias moderadamente positivas. O aeroporto de Bariloche segue habilitado para pousos e decolagens, mas fica a critério das cias. aéreas decidirem a operação de cada vôo segundo as condições atmosféricas. Dependendo da presença de cinzas, os vôos são confirmados ou cancelados. A maioria dos passeios e excursões está funcionando, incluindo os passeios pelo lago Nahuel Huapi.

CHILE

Puerto Montt & Puerto Varas

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: as cidades de Puerto Varas e Puerto Montt não apresentam cinzas.
Passeios: Saltos de Petrohué e Lago Todos los Santos, vizinhos ao vulcão, estão fechados para passeios.
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente, enquanto o alerta vermelho estiver mantido.

Santiago

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Santiago está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.000 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Santiago, Colchagua ou o norte não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Santiago, Colchagua ou o Atacama (no Atacama houve uma inundação há quatro semanas, mas não há problemas para o turismo).

Pucón

Aeroporto: o aeroporto de Temuco, o mais próximo da cidade, fechou no dia 27/4 por causa da chegada de cinzas à cidade. Deve ser temporário.
Cinzas: não há notícias da cidade ter recebido cinzas do vulcão Villarrica nem do Calbuco.
Passeios: a subida ao vulcão Villarrica está interditada.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão Villarrica continua aceso e em alerta laranja. Nova erupção não está descartada.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente enquanto o alerta laranja estiver mantido.

Torres del Paine

Aeroporto: o aeroporto de Punta Arenas, o mais próximo de Puerto Natales e do parque, está aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que a alta temporada está no fim, e no inverno a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Torres del Paine por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Olha... a melhor época para ir à região é o verão, quando a temperatura é menos extrema e a oferta de passeios é maior. Considere viajar entre novembro e março.

ARGENTINA

Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de los Andes

Aeroporto: está habilitado para funcionar. As cias. aéreas decidem quais vôos são realizados ou cancelados de acordo com a presença ou não de cinzas.
Cinzas: toda a região recebeu uma camada de cinzas das duas primeiras erupções. Veja o depoimento da Lu. Mas já começaram os trabalhos de limpeza das cinzas.
Passeios: quase todos estão funcionando, incluindo os lacustres.
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente enquanto o alerta vermelho estiver mantido.

Buenos Aires

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens. Algumas cias. estrangeiras, como Air France, American e Delta suspenderam vôos durante o dia 24 de abril por causa da passagem de uma nuvem de cinzas em altitude elevada. Mas Aerolíneas, Lan, TAM e Gol têm mantido todos os vôos.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram nem cairão sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Buenos Aires, incluindo Colonia e Montevidéu, está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.500 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Buenos Aires, Mendoza ou norte da Argentina não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Buenos Aires, Mendoza, Uruguai ou norte da Argentina.

El Calafate

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que julho e agosto são baixíssima temporada e a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida nesses dois meses.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a El Calafate por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas evite julho e agosto. A melhor época é entre novembro e março.

Ushuaia

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Ushuaia por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas note que entre junho e setembro a maior atração de Ushuaia são seus centros de esqui. É uma ótima alternativa a Bariloche. Para passeios na natureza, prefira os meses menos frios, entre novembro e março.

ATENÇÃO

Desculpe, mas perguntas tipo "vou para o lugar xis no dia tal; devo cancelar a viagem?" não serão aprovadas nem respondidas. Por favor consulte nossa opinião no tópico relacionado. Se o seu destino não estiver relacionado, é porque não há inconvenientes.

Tampouco temos como dar respostas (ou indicar quem possa) a perguntas como "Quanto tempo vai demorar a limpeza das cinzas?", "A neve vai estar branquinha em agosto?" e outras dúvidas que tenham a ver com o imponderável da atividade vulcânica.

Caso você discorde das nossas recomendações, ou queira complementar nossos conselhos, por favor deixe seu comentário. Todos serão aprovados.

5 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Jorge Gonçalves
Jorge GonçalvesPermalink

Parabéns ao blog pelo trabalho de informação realizado!!! Para quem está com viagem marcada para a região e aflito por noticias, o blog traz uma segurança maior para tomar a decisão sobre a viagem.

Sérgio Vidonho
Sérgio VidonhoPermalink

Parabéns!!! Serviço maravilhoso!! Amei...gostaria de saber notícias dárias sobre o Vulcão, e a região. Estou com passagens, hospedagens e passeios pagos para 8-14 julho...daí a preocupação!! E em 2011, passeio pelo cancelamento de tudo...foi frustrante..bço

rodrigo
rodrigoPermalink

Boa tarde!

Sabe se o Cruce Andino (Puerto Varas para Bariloche) está funcionando?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Não sabemos. É provável que não esteja.

Pergunte diretamente no site:
http://www.cruceandino.cl/en/circuits/bariloche-puerto-varas

Jaylon Jander Cordeiro da Silva

Muito bom! O negócio é ir e conhecer o vulcão Calbuco. Vai que estando lá você consegue ver as imagens dos últimos dias ! Parabéns pelo post e pelo Blog !