Contini Cannonball

Achados em Edimburgo: 3 restaurantes descolados e 1 bar secreto

Contini Cannonball

A cozinha escocesa não desfruta da melhor das famas, culpa do aspecto pouco convidativo de seus pratos mais típicos. Mas nem só de haggis, black pudding e porridge são feitos os cardápios dos restaurantes no país, e na capital Edimburgo há muitas delícias a se provar. Queijos, frutas silvestres, peixe, frutos do mar, cordeiro e tubérculos são as melhores pedidas, e muitos restaurantes trabalham com fornecedores locais para oferecer o que houver de mais fresco.

Conheça 3 restaurantes com essa filosofia (e, de lambuja, um bar que você não nunca encontraria ao caminhar pela rua):

Bistrô à escocesa: Contini Cannonball Restaurant

Restaurante Contini Cannonball

Do ladinho do Castelo de Edimburgo, o Contini Cannonball (356 Castle Hill, tel. 0131/225-1550) faz um programa duplo sensacional com esta que é a maior atração da cidade. O salão do restaurante é amplo e agradável, o que cai muito bem depois de uma manhã batendo perna pela Old Town.

Restaurante Contini Cannonball

Restaurante Contini Cannonball


Vale a pena aproveitar o menu de almoço, onde dois pratos saem por 18 libras, e três pratos, por 22. Entre as sugestões do dia, optei pelo salmão defumado, pelos queijos escoceses e o bacalhau fresco, todos muito saborosos e cuidadosamente apresentados. A mesma casa tem ainda um café e uma sorveteria bastante simpáticos.

Restaurante Contini Cannonball

Restaurante Contini Cannonball

Se a temperatura permitir, continue o seu passeio na companhia de um potinho de sorvete de whisky. O de lá é feito com whisky da Glengoyne, a destilaria super tradicional que visitamos nos arredores de Glasgow.

Comfort food em menu degustação: Gardener’s Cottage

Gardener's Cottage

Você não precisa estar viajando acompanhado para jantar entre amigos no Gardener’s Cottage (1 Royal Terrace Gardens, tel. 0131/558-1221). As mesas são coletivas, e o menu fechado acaba estimulando o bate-papo sobre os pratos e os ingredientes.

O lugar é uma graça; um antigo chalé transformado em restaurante que mantém todo o aconchego, com luz baixa, decoração rústica e garçons muito dedicados.

Gardener's Cottage

O jantar vale todo o investimento: são 7 passos por 35 libras, incluindo queijos e sobremesa. O cardápio é montado semanalmente, e dia a dia sofre alterações de acordo com o que a casa achar de mais fresco no mercado. Espere encontrar no Gardener’s Cottage aquilo que se convencionou chamar de comfort food: comida simples, mas feita com carinho e cheia de sabor.

Gardener's Cottage

Gardener's Cottage

Estavam especialmente gostosos a sopinha de aipo e batata, o prato de gurnard (um peixe nativo) e mariscos, o cervo cozido no ponto exato e o singelo bolinho de avelã com ruibarbo e sorvete de xerez.

 

O menu é publicado diariamente no site do Gardener’s Cottage e é imprescindível fazer reserva antecipada.

Cozinha de imaginação: 21212

21212

O curioso nome do restaurante 21212 (diga: two one two one two; 3 Royal Terrace, tel 0845/22-21212) tem a ver com o seu menu degustação de 5 etapas: duas escolhas para a entrada, uma sopa, duas escolhas para o prato principal, uma seleção de queijos, duas escolhas para a sobremesa. É um restaurante elegante, mas bem-humorado e lúdico no décor do salão, no “batismo” dos pratos e na sua montagem. O meu “winter shelffish wonderland” tinha haddock, camarões, caranguejos e crocantíssimas esculturas de legumes desidratados.

21212

O “top cats (fish)” foi certamente o mais colorido prato de truta que já experimentei, com mil e uma texturas e sabores refrescantes para descobrir e recombinar a cada garfada.

21212

A sobremesa, à base de leite e com um jeitão super tradicional, ousava em vir adornada com chips de endro. Tenho minhas reservas com cozinha contemporânea, mas posso assegurar que nenhuma espuma foi utilizada em vão. :mrgreen:

O menu completo custa 55 libras no almoço e 69 libras no jantar; há também opções para 2, 3 ou 4 passos, um pouco mais em conta. O 21212 tem uma estrela no Guia Michelin. É recomendável fazer reserva.

Bônus: Panda & Sons

Panda & Sons

Um turista que passasse em frente ao número 79 da Queen Street dificilmente desconfiaria que a fachada vermelha da barbearia Panda & Sons seria apenas… uma fachada.

Panda & Sons

No subsolo, atrás de uma providencial estante de livros falsa, funciona um bar secreto e ilegal. Tudo de brincadeirinha, lógico — com inspiração nos tempos da “prohibition” americana, em que bares do gênero foram criados para driblar a lei seca.

Panda & Sons

Emperor's New Clothes


O Panda & Sons tem uma carta de drinks criativa, que inclui o teatral Birdcage, um coquetel à base de whisky que chega à mesa em uma nuvem de canela e cravo, e o Emperor’s New Clothes, uma reinvenção de um mojito com rum, saquê, chá de hortelã e mel.

Panda & Sons

O bar tem um clima super amigável e relaxado, e cai muito bem para fechar um longo dia de turistagem devidamente acompanhado de uns bons drinks.

Você esteve em algum bar ou restaurante bacana em Edimburgo? Deixe a sua dica!

Mariana viajou a convite do VisitBritain.

Leia mais:

6 comentários

Michael’s Steak & Seafood na Jeffrey St é uma ótima opção. No almoço servem menus deliciosos com ótimos preços.

21212
Cozinha moderna, chef artista e envolvente.
Preco adequado a proposta
Sem muitas opcoes na cidade em nivel semelhante.
A conferir

Gardener s Cottage na verdade nao espelha o texto do blog.
Fizemos a reserva, local metido a informal, cadeiras muito proximas em 3 mesas comunitarias.
Cardapio tentando ser inovador mas com um que de amador.
Espumas sem nexo, porcoes reduzidissimas em uma sequencia sem ritmo e querendo ser natural e organica.
Para esquecer e tomar cuidado com informacoes por demais emocionadas.

Mariana,
Meu marido e eu acabamos de voltar de Edimburgo,seguimos suas dicas e fomos no 21212 e no Gardener’s Cottage, ambos foram maravilhosos, cada um em seu estilo. Só temos a agradecer por essas dicas fantásticas!

Show, Merrel!!
Fui no 21212 p/o almoço. Acho q tem um passo a menos, e o preço é menor. Mas nada q tire o charme do lugar e a eficiência do chef, q é uma figura!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito