TAP: 1º dia de greve tem 70% dos vôos realizados; 90% na rota do Brasil

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

TAP

Leia o post mais recente:

Às 17h de Portugal (13h de Brasília), a TAP informou que 70% dos vôos programados até o horário tinham sido efetivamente realizados. A cia. não detalhou quantos desses vôos estavam previstos no programa de serviços mínimos imposto pelo Tribunal Arbitral e quantos tinham sido realizados por pilotos fura-greve.

Se o primeiro dia da greve for uma boa amostra, dá para ver que a cia. está escolhendo a dedo os pilotos para operar os vôos ao Brasil.

Lisboa-Brasília

Até as 19h de Portugal, todos os vôos diurnos previstos para sair de Lisboa em direção ao Brasil decolaram -- a Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Desses, o único previsto na lisa dos serviços mínimos era o Lisboa-Rio (TP 75). Todos os outros oito vôos furaram a greve. Todos os aviões partem de volta ainda hoje, fazendo os vôos noturnos do Brasil a Portugal.

Porto-Rio

O único vôo até agora cancelado entre Portugal e Brasil foi o TP 61, que sairia do Porto para o Rio de Janeiro. O vôo de volta, obviamente, também está cancelado.

Ainda hoje deve decolar o vôo noturno Lisboa-São Paulo (TP 87), previsto nos serviços mínimos -- e, a vingar a tendência do dia, pode ser que decole também o vôo noturno Lisboa-Rio (TP 73), que não está no programa de serviços mínimos.

Muitos vôos intra-europeus, no entanto, têm sido cancelados. A cia. tem endossado as passagens dos trechos completares para que o passageiro viaje por outra cia.

Na guerra de informações entre TAP e sindicato dos pilotos, a TAP evita divulgar o porcentual de pilotos furões, enquanto o sindicato afirma que os vôos têm sido feitos por pilotos com cargo de chefia, que não conseguiriam sustentar as operações por muitos dias porque seu tempo-limite para voar expiraria nos próximos dias.

A ver...

Leia mais:

1 comentário

Atenção: os comentários estão encerrados.

Alexandre
AlexandrePermalink

Parabéns pelas informações. Certamente está ajudando a muitas pessoas em um momento muito difícil.