Greve da TAP: nos três primeiros dias, todos os vôos entre Lisboa e o Brasil são realizados

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

TAP
Graças aos fura-greves e a um bom planejamento de escala de tripulações, os passageiros brasileiros foram até agora pouquíssimo prejudicados pela greve dos pilotos da TAP.

As rotas entre Lisboa e todas as cidades brasileiras atendidas pela TAP -- Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio, Salvador e São Paulo -- tiveram todos os seus vôos realizados nos dois primeiros dias de greve. Ontem à noite a cia. distribuiu comunicado confirmando a realização de todos os vôos previstos para hoje, 3 de maio, terceiro dia de greve.

As únicas rotas que têm sido canceladas são as que ligam o Porto ao Rio e a São Paulo.

A realização dos vôos entre Brasil e Portugal não livra os passageiros brasileiros de contratempos na hora de seguir viagem, já que uma média de 30% dos vôos da TAP e da sua subsidiária Portugália têm sido cancelados. Mas uma vez em solo português fica mais fácil para a cia. realocar os passageiros em vôos de outras companhias.

A adesão à greve tem sido superior na Portugália do que na TAP, o que prejudica sobretudo os vôos que chegam e partem do Porto.

Um bom link para acompanhar a evolução da greve é este aqui, do Correio da Manhã, que é atualizado constantemente ao longo do dia com as últimas notícias.

Pelo andar dos acontecimentos, a única ameaça à tranqüilidade dos passageiros é a possibilidade, aventada pelo sindicato, dos fura-greves chegarem ao limite de horas de vôos e a cia. não dispor de outra alternativa senão escalar os grevistas. A TAP tem evitado revelar sua estratégia, mas a verdadeira aula de gestão de crise nesses primeiros dias dá esperança de que os próximos movimentos estejam previstos.

Mesmo com as partidas confirmadas, a cia. recomenda ligar (0300-210-6060) ou acessar o Facebook 6 horas antes do horário de decolagem para conferir o estado do vôo.

Leia mais:

16 comentários

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

A TAP esta recomendando um site chamado CheckMyTrip. E lá consta que esta confirmado. Tanto Rio-Lisboa quanto Lisboa-Paris

Esse site serve de parametro já que a propria TAP recomenda.

Renata Queiroga

Oi Ricardo e demais trips,

Cheguei ontem, 02.05, de Lisboa e o meu vôo (Recife-Lisboa) foi um dos que se confirmou e voou! No entanto, essa situação só se confirmou 30 minutos antes do vôo.
A TAP manda a gente fazer o check in, entrar no salão de embarque, mas ela própria só sabe se o vôo vai partir, no mínimo 1 hora antes, que é a hora que os pilotos e co-pilotos chegam para o "trabalhar". No nosso caso, essa confirmação só chegou 30 minutos antes.
Se não houver o vôo, eles verão o que fazem com os passageiros...
O que estava se dizendo inicialmente era que a TAP só estava devolvendo o dinheiro da passagem ou oferecendo remarcação nos prórprios vôos da companhia.
No dia antes da greve, estive no aeroporto e eles já estavam dizendo que tudo era incerto e que nem se sabia se os pilotos iriam fazer greve etc... Se a TAP iria dar assitência aos passageiros prejudicados, pois tudo isso seria uma decisão diante de cada situação.
No primeiro dia da greve, a maioria dos os vôos em Lisboa foi cancelada, mas já havia uma tendência de uma greve esvaziada por parte dos pilotos, o que se confirmou no segundo dia, onde quase todos os vôos aconteceram, muito embora houve vôos cancelados, principalmente dentro da Europa!
A própria TAP arrefeceu no discurso do suporte aos passageiros e ofereceu endosso em outras companhias. Mas ouvi falar de muitos passageiros que tiveram que fazer pinga pinga em várias cidades da Europa.
Não sei dizer se houve prestação de assistência a passageiros, do tipo, ligação telefônica, acomodação em hotel, pagamento de transporte etc.
O que a TAP jogou na mesa nas vésperas greve, foi que a greve quebraria a companhia e os prejuízos seriam incalculáveis, além da ameaça à demissão de pilotos...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Está corrigido, obrigada por avisar.

Eliane
ElianePermalinkResponder

Eu só tenho elogios para a TAP, nesse episódio da greve.
Meu vôo, de Amsterdã para Fortaleza ia acontecer no primeiro dia da greve (01/05). Estava em viagem pela Europa e no aeroporto de Barcelona procurei o balcão deles, ainda dia 24/04, quando fui prontamente atendida, tendo sido nessa ocasião realocada para um vôo da KLM, sem a menor objeção. Fiz isso porque não queria correr nenhum risco de não retornar ao Brasil. Estou sabendo agora por esse post que meu vôo original aconteceu mas voltei na companhia holandesa, sem nenhum custo adicional.
Portanto, estão de parabéns pela atitude adotada (pelo menos no meu caso) diante desse problema.

Paula
PaulaPermalinkResponder

O voo de Belém para Lisboa, na noite de sábado 02/05 foi cancelado. De acordo com a TAP, os passageiros foram relocados para outros voos, saindo de Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Em 04/05 sairíamos de Paris (Orly) para o Rio com conexão em Portugal.
No check in fomos relocados para voar pela Iberia com conexão em Madri, sem custos adicionais.
Tudo ok.

Olivia
OliviaPermalinkResponder

Quem disse???? Eu tinha vôo Porto-São Paulo no dia 01 de maio que foi cancelado, depois remarcado para sábado 6hs que foi cancelado. Tive que viajar de ônibus por 4 horas até Lisboa no domingo dia 02 de maio para poder tomar o vôo das 23:30hs para São Paulo e que ficamos até o último minuto esperando para saber se seria cancelado também. Esse artigo é simplesmente jogada de marketing positivo para a TAP. Ahhh, a TAP não pagou nenhuma refeição ou hospedagem. Foi tudo por conta do passageiro.

Ricardo Freire

Olivia, no texto eu digo que os vôos do Porto foram cancelados; o título fala que os vôos entre ~Lisboa~ e o Brasil foram todos mantidos.

Todos os contratempos são lamentáveis e só quem passa por isso sabe o tamanho do perrengue. Você pagou por um serviço e quer que ele seja prestado conforme contratado, e tem toda razão de querer ser ressarcida pelos gastos extras. (Se não for, acione no pequenas causas que você ganha.)

Agora: daí a me acusar de fazer "jogada de marketing positivo para a TAP", por favor: dobre a língua. O Viaje na Viagem passou dez dias monitorando notícias da greve na imprensa portuguesa -- todos os outros veículos, da grande imprensa ou online, só foram dar a notícia na véspera -- e sinceramente temíamos pelo pior. Diante do caos que se anunciava, a operação da crise foi fantástica.

Se a TAP não tivesse conseguido preservar 9 dos seus 10 vôos diários ao Brasil (ao invés dos 2 ordenados pelo tribunal), o seu perrengue talvez não tivesse sido "precisei ir de ônibus a Lisboa e não me pagaram nem um café", mas sim "estou há quatro noites dormindo no aeroporto e não me embarcam em vôo nenhum".

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Boa noite! Gostaria de saber como está a greve da TAP. acabou?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! A situação permanece inalterada. A greve vai até o dia 10. A cia. está conseguindo realizar 70% dos vôos diários; na rota entre Brasil e Portugal, só os vôos do/para o Porto estão sendo cancelados.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Obrigada pela informação!

Tatiana Ximenes

Acabamos de ficar na rua por causa do cancelamento do voo Lisboa-Brasilia. Eu, meu marido e meu filho de 4 anos. Não tivemos nenhum tipo de assistência da TAP e só soubemos que estava cancelado porque o cartão de embarque foi entregue com a data dia seguinte, nem o funcionário que realizou o checkin sabia. Ficamos sem bagagem, sem hospedagem, sem transporte, sem nada. Graças ao apoio ao turista do aeroporto conseguimos um hotel dentro do valor do ressarcimento deles. E graças ao cartão de crédito temos como nos alimentar. Estou decepcionada com tudo isso.

vanessa
vanessaPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de saber se tudo voltou efetivamente ao normal após o dia 10 ou ainda tenho que me preocupar?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Esta greve felizmente já acabou. O sindicato dos pilotos não descarta a convocação de outra greve mais para a frente, mas a relativa baixa adesão ao movimento enfraqueceu os dirigentes sindicais.

Letícia Santos

Gostaria de saber se vcs tem alguma noticia ou opnião sobre a situação da falência da TAP. Tenho passagens compradas pra setembro pra Europa e estou com medo de acontecer situação semelhante a falência da varig que do dia pra noite deixou todos na mão. Oque vcs acham ou sabem a esse respeito? Os vôos vendidos tem alguma chance de serem cancelados??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! A TAP não está falindo. Está sendo privatizada. Fique tranqüila.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar