Hamelin

10 lugares para encontrar a Alemanha dos Contos de Fada #ad

Hamelin

post-patrocinado

Era uma vez um roteiro que cruzava as histórias da Rapunzel, da Bela Adormecida e da Chapeuzinho Vermelho muito antes da série Once Upon a Time estrear na telinha americana. Assim é a Rota dos Contos de Fadas na Alemanha. São 600 km de cidadezinhas medievais que foram cenários e fonte de inspiração para a criação de algumas das mais famosas fábulas da literatura ocidental.

A rota, baseada na trajetória da vida e obra dos irmãos Grimm, começa na cidade de Hanau, a 25 km de Frankfurt, e termina em Bremen, perto de Hamburgo. Mais de 50 cidades e vilarejos fazem parte desse roteiro que percorre histórias passadas de geração para geração e celebra os mais de 200 anos da primeira edição da coletânea de contos que deu origem a muitas das histórias que nos foram contadas.

Do castelo da Bela Adormecida à torre de onde Rapunzel jogou suas tranças até a casa dos Sete Anões amigos da Branca de Neve, vamos aos destaques desse roteiro, sim salabim.

Hanau

Irmãos Grimm

Endereço do Brüder Grimm Festspiele, um dos festivais de teatro mais importantes da Alemanha dedicados à obra dos Grimm, Hanau é o ponto de partida do nosso roteiro, pois foi aqui que nasceram os escritores. Este ano, o festival acontece entre os dias 15 de maio e 26 de julho e promete lotar o teatro e atrair muitos apreciadores dos antigos contos de fadas.

Steinau

A grande atração de Steinau é um museu na antiga casa da família onde os Grimm passaram parte da infância. A cidade ainda possui algumas trupes de teatros de fantoches que se apresentam na praça central. O escritório de turismo costuma promover alguns tours temáticos em que atores usando trajes especiais recriam as histórias originais passeando pelas ruas da cidade.

Marburg

MarburgMarktplatz_C_LisaMarten_RET (1) (1)

Da infância para a faculdade, Marburg entra nesse roteiro como a cidade onde os Grimm se desenvolveram estudando Direito. No centro de Marburg você encontrará diversas pinturas e esculturas que lembram os contos mais famosos dos escritores como João e Maria, Cinderela e os Sete Anões. Além do cenário de casas em estilo enxaimel bem preservadas, a igreja da Santa Elisabeth e o castelo Landgrave (Landgrafenschloss) são dois cartões postais famosos da região.

Schwalmstadt

Schwalm

Pela estrada a fora eu vou bem sozinha… opa, já imaginou visitar de perto a floresta que inspirou os autores a escreverem o conto da Chapeuzinho Vermelho? Por falar na mocinha de capa vermelha, esse traje é típico das mulheres solteiras na região de Schwalm e ficou bem famoso graças ao conto. No museu de Ziegenhain estão expostas várias peças como essas. Que festa para a criançada!

Bad Wildungen

Dando asas para a imaginação, perto de Bad Wildungen fica o Schloss Friedrichstein, o castelo que foi um dos cenários para criação da Branca de Neve — que, segundo a crença popular, foi inspirado na condessa Margaretha von Waldeck. Hoje, além do castelo, você pode visitar a antiga mina de cobre (Besucherbergwerk Bertsch), o pequeno museu de mineração (Bergamtmuseum) e a casa da Branca de Neve.

Kassel

KasselBergparkWilhelmshoehe07_RET (1)

Kassel | ©Deutsche Märchenstrasse e. V.


O período de maior produção intelectual dos Grimm aconteceu ao longo dos 30 anos que eles viveram em Kassel, uma das maiores cidades da rota. Um passeio riquíssimo é a visita ao Brüder Grimm Museum ou Museu dos Irmãos Grimm, no Palácio Bellevue. Lá você encontrará artigos preciosos da família e manuscritos das obras com anotações pessoais dos próprios autores. Passando pela cidade, não deixe de conhecer também o Parque Wilhelmshöhe, novo patrimônio na lista da UNESCO.

No próximo setembro está prevista a inauguração do Grimm World Kassel, um grande e moderno centro de preservação da memória dessas figuras que já tiveram suas obras traduzidas para mais de 160 línguas.

Sababurg

Bela Adormecida & Príncipe Encantado

O castelo original do conto da Bela Adormecida foi construído no começo do século XIV e fica no povoado de Sababurg, na Floresta de Reinhardswald. Hoje, essa antiga construção abriga um hotel bem preservado chamado Dornröschenschloss Sababurg, onde todas as tardes atores encenam trechos da história encantada. O restaurante do hotel também é conhecido por ter em seu menu alguns pratos a base de rosas.

Trendelburg

MaerchenfigurenaufderTrendelburg_C_PaavoBlofield_RET (1)

De tantas personagens que marcaram a nossa infância, Rapunzel não poderia ficar de fora desse roteiro. Em Trendelburg, fica a torre que inspirou os Irmãos Grimm a escreverem a história das tranças mais famosas da nossa literatura. No hotel anexo à torre, os hóspedes são recepcionados por atores que contam um pouco mais das tradições da região. Não era você quem procurava um lugar diferente para fazer uma surpresa para a sua cara metade?

Hamelin

Conhecida em alemão como Hameln, a cidade — totalmente restaurada — vive em função da lenda do Flautista de Hamelin, que tem origem popular e foi reescrita pelos irmãos Grimm. O flautista era um caçador de ratos que, por não ter obtido seu pagamento, resolveu raptar as crianças da cidade, hipnotizadas pela música da sua flauta. Ratinhos gravados nos paralelepípedos servem como indicação para chegar às principais atrações da cidade — entre elas, claro, a Casa do Flautista de Hamelin. Nas tardes de quarta-feira, entre fim de maio e fim de setembro, você pode assistir à apresentação de Rats, a paródia hameliniana de Cats, encenada na praça principal.

Bremen

Bremen

Cenário do conto Os Músicos de Bremem, o Ratskeller de Bremen é um dos pontos mais tradicionais da cidade. O endereço é um grande restaurante e famoso por ter a maior carta de vinhos alemães do país. A bebida é servida nesse lugar desde 1409.

Como chegar e percorrer a Rota dos Contos de Fadas?

Como a rota começa em Hanau, pertinho de Frankfurt, a melhor maneira para chegar até lá, é voar para Frankfurt e sair de carro, o que vai te garantir mais liberdade durante o trajeto. Alguns trechos podem ser percorridos de trem e os tickets estão à venda no site da Deutsche Bahn ou no próprio terminal da Bahn no aeroporto de Frankfurt. A rota também é procurada por quem gosta de fazer viagens de bicicleta. Para retornar, o aeroporto mais próximo de Bremen é o de Hambugo.

Quem disse que não era possível ser feliz para sempre – ou – pelo menos até o final das suas férias?

*Posts patrocinados são publieditoriais cujo conteúdo é avaliado como útil e vantajoso para os leitores do Viaje na Viagem. As informações são de responsabilidade do anunciante.

Leia mais:

54 comentários

Boia td bem ? Vc acha que é possivel fazer berlin Munique, e as rotas romanticas e de conto de fadas em 22 dias ?? Ou é loucura ?? Obrigada

    Olá, Cristiane! Pense em 5 dias para Berlim e 5 para Munique, com bate-volta a Garmisch. Dá sim.

    Só gostaria de complementar essa resposta antiga para quem passar por aqui de 2016 em diante: não percam a dica d’A Bóia, visitem Garmisch. A subida ao Zugspitze, especialmente na primavera, é imperdível. Pra mim, passeio até melhor que Neuschwanstein. O trenzinho de cremalheira leva montanha acima e ainda há um teleférico para subir ao cume. Lá, é possível passar horas (quando bem agasalhado) só curtindo a vista maravilhosa dos alpes alemães, austríacos e, se o tempo ajudar, italianos! Ainda dá pra colocar o pezinho na Áustria, já que o monte fica parcialmente no país vizinho. Vale passar o dia, pois o local tem restaurante, cervejaria e café. Voltarei sempre que possível!

Quantos dias seriam ideais para percorrer essa rota?

    Olá, Marisa! Dormindo uma noite em Marburg, duas noites em Kassel e uma noite em Bremen você cobre todo o circuito. Para diminuir dias, corte cidades do roteiro.

Que coisa mais profissional todas essas dicas. Da vontade de colocar as crianças no carro agora e sair “pela estrada a fora”…. Pena termos que esperar pelas ferias deles.Valeu muito, faremos isso em Julho. Obrigada Rick

Que lindo! Meus pais estão indo para a Alemanha na semana que vem! Vou recomendar o post para eles!

Que maravilha de post!
Perto de Colônia, a cidade onde estou morando, tem bastante cidadezinha encantada com castelos de conto de fadas. A Alemanha é realmente encantadora!

Nunca fiz este roteiro. Ótima sugestão, Obrigado. Sugiro muito a Estrada Romântica (Romantishe Strasse) – Não pode existir cidade mais linda que Rothemburge ob der Tauber!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito