Plantão Vulcão: 3ª erupção do Calbuco é a menos forte; veja situação em Bariloche

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Calbuco
Depois de dois dias de instabilidade, o vulcão Calbuco novamente entrou em erupção no início da tarde de quinta-feira (30 de abril). A erupção, no entanto, foi menor do que as anteriores, com menor potencial de danos.

A situação na região permanece como estava. Em Puerto Montt o aeroporto funciona normalmente. Em Bariloche o aeroporto está operante, mas os vôos são realizados ou cancelados de acordo com as condições atmosféricas.

Em Bariloche a presença de cinzas no ar (e sua queda à superfície) não é constante; varia de acordo com o regime de ventos e chuva. Nos dias em que há cinzas no ar a população é orientada a usar máscaras cirúrgicas e algumas trilhas podem ser interditadas. Estando o dia claro, porém, todos os passeios funcionam normalmente, incluindo os lacustres. (Não temos informação sobre o Cruce de Lagos; acreditamos que não esteja funcionando, porque o trajeto passa pela região interditada de Petrohue.)

Veja a situação em cada um dos destinos:

CHILE

Puerto Montt & Puerto Varas

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: as cidades de Puerto Varas e Puerto Montt não apresentam cinzas.
Passeios: Saltos de Petrohué e Lago Todos los Santos, vizinhos ao vulcão, estão fechados para passeios.
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente, enquanto o alerta vermelho estiver mantido.

Santiago

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Santiago está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.000 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Santiago, Colchagua ou o norte não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Santiago, Colchagua ou o Atacama (no Atacama houve uma inundação há quatro semanas, mas não há problemas para o turismo).

Pucón

Aeroporto: o aeroporto de Temuco, o mais próximo da cidade, fechou no dia 27/4 por causa da chegada de cinzas à cidade. Foi temporário.
Cinzas: não há notícias da cidade ter recebido cinzas do vulcão Villarrica nem do Calbuco.
Passeios: a subida ao vulcão Villarrica está interditada.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão Villarrica continua aceso e em alerta laranja. Nova erupção não está descartada.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente enquanto o alerta laranja estiver mantido.

Torres del Paine

Aeroporto: o aeroporto de Punta Arenas, o mais próximo de Puerto Natales e do parque, está aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que a alta temporada está no fim, e no inverno a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Torres del Paine por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Olha... a melhor época para ir à região é o verão, quando a temperatura é menos extrema e a oferta de passeios é maior. Considere viajar entre novembro e março.

ARGENTINA

Bariloche, Villa La Angostura e San Martín de los Andes

Aeroporto: está habilitado para funcionar. As cias. aéreas decidem quais vôos são realizados ou cancelados de acordo com a presença ou não de cinzas.
Cinzas: são trazidas pelo vento, mas não são uma presença constante. A cidade tem alternado dois dias claros para um dia com cinzas no ar.
Passeios: quase todos estão funcionando, incluindo os lacustres (menos nos dias em que há cinzas no ar).
Possibilidade de novas erupções: o alerta vermelho está mantido.
Devo cancelar minha viagem? Verifique as condições de cancelamento. Se puder, você se livra dessa tortura de acompanhar o noticiário para ver se o vulcão volta a entrar em erupção.
Devo marcar viagem para a região? Não é prudente enquanto o alerta vermelho estiver mantido.

Buenos Aires

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens. Algumas cias. estrangeiras, como Air France, American e Delta suspenderam vôos durante o dia 24 de abril por causa da passagem de uma nuvem de cinzas em altitude elevada. Mas Aerolíneas, Lan, TAM e Gol têm mantido todos os vôos.
Cinzas: estão em altitude elevada, não caíram nem cairão sobre a cidade.
Passeios: Nenhum passeio da região de Buenos Aires, incluindo Colonia e Montevidéu, está prejudicado.
Possibilidade de novas erupções: o vulcão está a 1.500 km de distância e não afeta a cidade.
Devo cancelar minha viagem? Se o seu destino é Buenos Aires, Mendoza ou norte da Argentina não há motivo para cancelar sua viagem por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, não há problema nenhum para Buenos Aires, Mendoza, Uruguai ou norte da Argentina.

El Calafate

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão. Mas note que julho e agosto são baixíssima temporada e a atividade turística, incluindo a oferta de passeios, fica bastante reduzida nesses dois meses.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a El Calafate por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas evite julho e agosto. A melhor época é entre novembro e março.

Ushuaia

Aeroporto: aberto para todos os pousos e decolagens.
Cinzas: a região não recebeu cinzas do vulcão Calbuco.
Passeios: nenhum passeio deixa de ser feito por causa do vulcão.
Possibilidade de novas erupções: não afeta a região.
Devo cancelar minha viagem? Não há razão para cancelar sua viagem a Ushuaia por causa do vulcão Calbuco.
Devo marcar viagem para a região? Sim, mas note que entre junho e setembro a maior atração de Ushuaia são seus centros de esqui. É uma ótima alternativa a Bariloche. Para passeios na natureza, prefira os meses menos frios, entre novembro e março.

ATENÇÃO

Desculpe, mas perguntas tipo "vou para o lugar xis no dia tal; devo cancelar a viagem?" não serão aprovadas nem respondidas. Por favor consulte nossa opinião no tópico relacionado. Se o seu destino não estiver relacionado, é porque não há inconvenientes.

Tampouco temos como dar respostas (ou indicar quem possa) a perguntas como "Quanto tempo vai demorar a limpeza das cinzas?", "A neve vai estar branquinha em agosto?" e outras dúvidas que tenham a ver com o imponderável da atividade vulcânica.

Caso você discorde das nossas recomendações, ou queira complementar nossos conselhos, por favor deixe seu comentário. Todos serão aprovados.

5 comentários

Gisele
GiselePermalinkResponder

Tinha viagem marcada com tudo pago para Puerto Montt, cancelei o hotel e consegui ressarcimento integral, entretanto meu voo de Santiago/Puerto Montt nao estou conseguindo ressarcir nenhum valor. O voo e da Sky Airlines mas comprei pelo site atrapallo do Chile. Alguma dica de como conseguir esse ressarcimento?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisele! Infelizmente um site estrangeiro não pode ser processado no Brasil.

Ferreira
FerreiraPermalinkResponder

Boi e amigos, Estou com viagem marcada para Villa La Angostura em julho e venho acompanhando semanalmente as notícias do vulcão.
Bariloche e Villa não estão mas em alerta vermelho e sim amarelo. O vulcão parece que esta diminuindo sua atividade, vamos torcer que continue assim. Os aeroportos de Bariloche e Chapelco estão operando normalmente e as notícias que tenho lido dizem que as cidades estão completamente sem cinzas.
http://www.diarioandino.com.ar/diario/2015/05/19/sernageomin-disminuyo-el-nivel-de-alerta-del-volcan-calbuco/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ferreira! O alerta é para o vulcão Calbuco, não há um alerta diferente para Puerto Montt e outro para Bariloche smile

Mas sim, o alerta acaba de ser rebaixado de vermelho para laranja. Aconteceu hoje e já estamos preparando um post atualizado a respeito. Obrigada!

Lídia
LídiaPermalinkResponder

Estava em Puerto Varas semana passada e estava tudo tranquilo. A cidade está limpa e o comércio funciona normalmente. Inclusive a barreira montada próxima ao vulcão está aberta em determinados períodos do dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar